PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: HONRAR A DEUS COM OS LÁBIOS E O CORAÇÃO

HONRAR A DEUS COM OS LÁBIOS E O CORAÇÃO




29 de agosto de 2021

22º Domingo do Tempo Comum

Rezando pela vocação dos catequistas


EVANGELHO


Mc 7,1-8.14-15.21-23

Naquele tempo, 1os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre.
5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?”
6Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”.
14Em seguida, Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai, todos, e compreendei: 15o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem”

MEDITAÇÃO


Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim (Mc 7, 6)

O que Jesus está fazendo na Galileia chama a atenção das autoridades religiosas da capital Jerusalém. Assim, de lá vem gente para fiscalizar o que está acontecendo e, claro, para por sob controle esse novo fenômeno. Uma comissão de fariseus e mestres da Lei chega de Jerusalém e vai logo encontrando defeito naquela movimentação em torno de Jesus. Identificam logo um perigo naquele movimento: ‘Jesus não segue à risca os costumes e os rituais da tradição’. Que tradição é essa? Vamos ver se descobrimos.

Vamos dar um jeito de entrar na roda da conversa que está se formando, em torno de Jesus. É bom a gente chegar mais perto para ouvir bem o que estão dizendo. Chega mais! Olha a cara de sonsos dessa turma de Jerusalém! Estão se queixando que os discípulos de Jesus comem sem lavar as mãos. Parece uma bobagem. Não ria! Isso pra eles é uma coisa muito séria. O que é que eles estão dizendo? Dá para escutar alguma coisa? Ah, estão dizendo que os discípulos comem com as mãos impuras... Vamos escutar. “Isso é um desrespeito à nossa religião. Comer o pão sem lavar as mãos, onde já se viu uma coisa dessa? A religião manda lavar as mãos antes de tomar o alimento, isso é que é o certo. Para estarmos bem com Deus, não podemos nos contaminar com coisas impuras. E nós, fariseus levamos isso muito a sério e cobramos isso de nossa gente. Ao voltar da praça, deve-se tomar banho. E, em casa, tomar cuidado com o alimento que se come, lavar direito as vasilhas e os copos. Nós somos um povo santo. Precisamos estar atentos para não nos contaminarmos com a impureza em relação a alimentos, doenças de pele, sangue, cadáveres, estrangeiros... A pessoa impura está afastada de Deus que é santo e não pode frequentar o culto até se purificar”.

Puxa! Você ouviu isso? Pra eles, Jesus estava acabando com a religião deles, desconsiderando as normas religiosas da pureza. Parece que Jesus vai falar. Presta atenção. “O que o profeta Isaías escreveu, nas Escrituras Sagradas, foi mesmo pra vocês, hipócritas: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim”. Uma coisa é o ensinamento de Deus, outra coisa são os costumes que vocês criaram. Vocês estão confundindo o mandamento de Deus com as tradições humanas. Vocês estão esvaziando a Palavra de Deus, com essa preocupação exagerada com coisas externas”. Nossa! Sabe de uma coisa? Eu estou achando que essa oposição dos fariseus a Jesus está só começando. Infelizmente.

Guardando a mensagem

Jesus não somente agradou a muita gente, particularmente às pessoas que nele encontraram sentido para sua vida, esperança, restauração da saúde.. . mas também, deixou muita gente perplexa e irritada, sobretudo os grupos que controlavam a vida religiosa do seu povo. Um dos pontos de atrito foi a preocupação dos fariseus e mestres da Lei com a pureza legal. Eles faziam uma separação rígida entre o puro e o impuro. Contraindo uma impureza, a pessoa se afastava da presença de Deus que é santo e ficava impedida de participar do culto, até se purificar. A impureza estava em muitos alimentos que não podiam ser consumidos, na lepra ou doenças da pele, no contato com o sangue ou com cadáveres, na atividade sexual e no contato com estrangeiros. Para se purificar, havia vários ritos previstos, conforme a impureza contraída: abluções (lavar as coisas ou parte do corpo), tomar banho, oferecer sacrifícios depois de sete dias, etc. Toda essa preocupação levava as pessoas a viverem uma religião de práticas externas, de ritos, deixando de lado coisas mais importantes da fé como o amor a Deus e ao próximo. Esse perigo de se ficar no ritualismo estéril é de toda religião. No cristianismo católico também podemos incorrer nesse engano. As práticas externas nos ajudam a viver na fé e na comunhão com o Senhor nosso Deus. Mas, cuidemos para que elas não esvaziem a Palavra de Deus e acabem nos fazendo servidores apenas de tradições humanas.

Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim (Mc 7, 6)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Encanta-nos Senhor, a liberdade com que anunciavas o Reino de Deus, sem aquela preocupação exagerada com os rituais de purificação que os fariseus tanto prezavam. Não estavas tão preocupado com o exterior, com o que se vê, com a aparência. O interno, o que está no coração, é isso que realmente tem valor. Senhor, nós vivemos, hoje, sob a ditadura da aparência. Em nosso mundo, importa mais a embalagem, o externo. Assim, é na roupa que se veste, no corpo que se quer ter, na idade que se disfarça, na foto sorridente das redes sociais. Importante é parecer que se está bem, vitorioso, feliz. Até na liturgia, chega essa preocupação excessiva com a exterioridade. Às vezes, a preocupação com as vestes litúrgicas parece ofuscar a atenção à qualidade da oração. Liberta-nos, Senhor, com o teu evangelho. Nós te pedimos, hoje, Senhor, uma bênção especial para os nossos catequistas. Eles são ministros muito valiosos no serviço da palavra e da formação cristã das novas gerações. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Aproveite esse domingo, em que você tem mais tempo, e leia a passagem de hoje na sua Bíblia (Marcos 7, 1-23). Responda no seu diário espiritual (seu caderno de anotações): Esse evangelho está lhe dizendo alguma coisa em relação à sua prática religiosa?

E eu quero agradecer, de coração, as preces e as saudações carinhosas que muitos de vocês me enviaram no dia de ontem, pela passagem do aniversário de minha ordenação. Rezo por cada um, por cada uma. Deus abençoe a todos.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

17 comentários:

  1. Parabéns padre João Carlos Deus o abençoe sempre na sua caminhada

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Pe.Joao Carlos! Que o Senhor abençoe sua valiosa e linda missão.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pe. João Carlos, que o Espírito Santo Deus, continui morando em seu coração e por todo lugar onde o é solicitado a anunciar o Santo evangelho do senhor Jesus, obrigado Deus abençoe você e suas famílias. Dc.Martins, de juazeiro do Norte Ceará.

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. um feliz domingo do senhor a todos.

    ResponderExcluir
  5. 🙏🙏Amém, que o Divino Espírito Santo esteja conosco

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos. Paz e serenidade em sua vida hoje e sempre...
    Honrar a Deus com os lábios e o coração
    Padre João Carlos, que Deus lhe abençoe e lhe dê saúde , paz e serenidade em sua vida hoje e sempre.
    Que seu dia seja lindo e cheio das graças de Deus... Fique com Deus presente no seu coração...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns ao padre João Carlos. Honrar deus com os lábios do coração um lindo dia para o senhor e que deus abençoe sempre a sua vocação sacerdotal o senhor padre e uma pessoa iluminada por deus precisamos muito padre de seus conselhos que nos fazem muito bem aí coraçao tudo com deus honra e glória deus lhe abençoe com suas lindas menascem bom dia.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre! Parabéns! Obrigada pela palavra diária!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Pe João Carlos. Parabéns pelo aniversário da sua ordenação. Bendito o dia que o Senhor lhe convocou. O Sr.é uma bênção em nossas vidas. Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Bom Domingo Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé em Jesus e que sejamos Iluminados para todas as coisas que façamos com Amor. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  11. Aprender a ser a verdade mesmo diante das supostas situação que plantou,sem dúvidas nos esforçarmos para o amor deixando de lado os rótula da sociedade inclusive o excesso de rituais que temos as crianças do puro,e seguir os critérios prescritos pôr Deus através de Jesus Cristo,portanto justifica que o homem novo deve ser restaurado na vida em tudo não que hábitos saudáveis possível a serem praticados mas o olhar fixo na lei do amor como princípio da liberdade para uma vida plenamente na presença do bem comum.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo domingo abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹
    Viver o modo dos fariseus é ser escravo
    Sem ter liberdade de escolher o fazer
    ou com quem fazer, é está pelos benefícios que ontem.
    É uma prisão, não vamos deixar que essa é a única forma de viver, sempre a mesma coisa, não habitua a ela, vamos viver uma existência com significado, que faça sentindo ser vivida,agrega valor a sua vida, e estamos no sentido correto, tudo vira a nosso favor.
    Os fariseus fecham o Reino do Céus, diante de Jesus,por meio Dele o Reino do céus se abre, um coração grato em Cristo.🙋🙏😍🌹💕

    ResponderExcluir
  13. obs.beneficios que obtém

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pela reflexão de hoje acerca dos fariseus, que viviam uma vida dando importância à aparência! Vamos procurar ser diferentes e observar mais o lado espiritual!!

    ResponderExcluir
  15. Deus Santo, eu LHE agradeço por todos os dons preciosos e todas as dádivas perfeitas que vieram do VOSSO amor. Todavia, me conceda a graça de cumprir as VOSSAS leis e os VOSSOS decretos. Me conceda a graça de guardar os VOSSOS mandamentos. Me conceda a graça de ter a verdadeira sabedoria e a verdadeira inteligência. Me conceda a graça de invocá-Lo com fé e confiança. Me conceda a graça de receber e praticar com humildade a VOSSA palavra. Me conceda a graça de assistir os órfãos e as viúvas em suas tribulações. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça de evitar a hipocrisia, as más intenções, as imoralidades, os roubos, os assassínios, os adultérios, as ambições, as maldades, as fraudes, a devassidão, a inveja, a calúnia, o orgulho e a falta de juízo. Me conceda a graça de ter um coração puro. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre por nós enviar essas mensagens maravilhosas reflexão muito boa que nossa senhora Auxiliadora lhe abençoe muito amém 🙏🙏🙏 paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  17. Boa Noite Padre João Carlos, e obrigado pelas orações, quem tem de agradecer sou eu ao Sr Padre João Carlos, pelo seu belo trabalho de evangelização, que Jesus e Nossa Senhora Auxiliadora continuem iluminando sua Missao.🙌🙏🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS