PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A SUA FAMÍLIA É COMO A CASA DE SIMÃO

A SUA FAMÍLIA É COMO A CASA DE SIMÃO




A SUA FAMÍLIA É COMO A CASA DE SIMÃO


EVANGELHO


Lc 4,38-44

Naquele tempo, 38Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. 39Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los.
40Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males, os levaram a Jesus. Jesus punha as mãos em cada um deles e os curava. 41De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: “Tu és o Filho de Deus”. Jesus os ameaçava, e não os deixava falar, porque sabiam que ele era o Messias.
42Ao raiar do dia, Jesus saiu e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo de as deixar. 43Mas Jesus disse: “Eu devo anunciar a Boa Nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado”. 44E pregava nas sinagogas da Judeia.

MEDITAÇÃO


Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão (Lc 4, 38)

Jesus saiu da sinagoga, com alguns discípulos, naquele sábado e foi para a casa de Simão e André, como informou o evangelista Marcos. Lá, falaram-lhe da sogra de Simão que estava de cama, com febre. Jesus recriminou a febre e ela ficou boa e começou a servi-los. De tardezinha, a frente da casa ficou cheia de gente e Jesus curou várias pessoas. De madrugada, Jesus saiu de casa e foi rezar num lugar deserto. Lá tomou a decisão de ir a outras aldeias e cidades. E assim, começou o seu trabalho por toda a região.

Prestemos atenção, nesse texto, em como aparece a casa de Simão. A cidade é Cafarnaum. Da sinagoga, Jesus vai para a casa. Na casa, cura a sogra da febre. No terreiro da casa, faz o bem a muita gente doente e sofrida. E da casa sai para a missão em toda a região. Casa nos lembra família. Casa também nos remete à Igreja. Tentemos, então, olhar esse texto a partir da ‘casa’.

A casa de Simão é uma casa acolhedora de Jesus. Como você lembra, a família era formada por todos os aparentados e quase sempre moravam juntos. No caso, encontramos a sogra de Simão morando ali também. E Jesus, quando voltou da Judeia, depois da prisão de João Batista, ficou morando em Cafarnaum. E sempre que volta pra casa, volta pra esta casa de Simão. A casa de Simão é também a casa de Jesus. A casa da família de Simão é a casa que acolhe Jesus!

A casa de Simão é uma casa acolhedora do doente. As pessoas ali estão preocupadas com a mulher que está de cama, por isso intercedem a Jesus em favor dela. Ele preocupou-se com ela e a libertou da febre.

A casa de Simão é uma casa missionária, aberta à comunidade. À tardinha, o povo de Cafarnaum reuniu-se à porta da casa. E Jesus, ali mesmo no terreiro da casa, atende às pessoas, cura algumas, restaura outras.

A casa de Simão é uma casa missinária, aberta para o mundo. De casa, Jesus saiu, ainda escuro, para rezar num lugar deserto. Ali, em oração, tomou uma decisão: partir para outros lugares. A casa se transforma numa plataforma para o ministério de Jesus por todo o país.

Guardando a mensagem

A sua família, como a casa de Simão, é chamada a ser uma casa que acolhe Jesus.A sua pessoa, o seu evangelho têm um lugar especial em nossa vida de família, marcam o nosso modo de ser e de viver. A presença de Jesus fica clara quando a gente fala dele, quando a gente reza. E até para sinalizar sua presença na casa, a gente pendura um crucifixo num lugar de destaque na sala ou põe um quadro do Coração de Jesus ou põe a Bíblia Sagrada num lugar especial. São sinais. Eles avisam que aquela casa, como a de Simão, é casa de Jesus.

A sua família, como a casa de Simão, é uma casa acolhedora do doente. A família é o primeiro espaço de vivência de nossa fé. Ali aprendemos a amar as pessoas, a cuidar com carinho e respeito das crianças, dos doentes e dos idosos. Temos sempre diante de nós a atenção que Jesus teve com a sogra de Simão.

A sua família, como a casa de Simão, é uma casa missionária, aberta à comunidade. Contrariando as tendências de hoje de isolamento e anonimato, a casa dos cristãos se comunica com a vizinhança e se abre à comunidade cristã do seu lugar. Jesus continua fazendo o bem, a partir da porta de sua casa.

A sua família, como a casa de Simão, é uma casa missionária, enviando para o mundo. Os cristãos são sal da terra e luz do mundo. A família é o primeiro espaço de formação para isso. Forma cidadãos conscientes para agir, com o fermento do evangelho, no mundo do trabalho, da cultura, da economia, da política, do lazer. A família é a plataforma de onde partem profissionais, cidadãos, pais de família segundo o espírito do evangelho. A família é onde nascem as vocações apostólicas. É a primeira escola de formação de missionários leigos, consagrados e ordenados para levar o evangelho a toda criatura.

Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão (Lc 4, 38)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Nós te acolhemos em nossa casa. Queremos fazer como os discípulos de Emaús que te disseram: “Fica conosco, Senhor, é tarde, a noite já vem”. Nós te acolhemos, em nossa casa, na pessoa do doente, do idoso, da criança. E queremos te apresentar as suas necessidades, para que os visite e os abençoe. Nós queremos que nossa casa seja missionária, aberta à comunidade e educadora de cidadãos e cristãos comprometidos em melhorar o mundo, para o bem de todos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Pe. João Carlos Ribeiro, SDB

16 comentários:

  1. AMÉM COMBINADO MINHA CASA É COMO CASA DE SIMÃO E A MINHA BÍBLIA JÁ ESTÁ ESPOSTA NO MEU ALTAR.DEUS NOS ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre minha bíblia fica aberta diariamente padre amo suas pregações antes de levantar todos os dias escuto suas pregações padre Deus de muita saúde ao senhor todos os padres papa Francisco e ao mundo inteiro

    ResponderExcluir
  3. bom dia a todos mes da blibia o evangelho de hoje a meditacao esprica tudo que podemos fazer como diz no testo muito lindo o evangelho de hoje a espricacao mas ainda muito obrigado padre joao carlos deus abencoe hoje e senpre DAMIANÁ amém

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1/9/21 07:33

    Bom dia Padre João Carlos. Deus lhe abençoe e lhe dê Saúde e paz neste dia. Desejo que Deus continue derramando bênçãos sem medidas em sua vida hoje e sempre. A minha casa é como a casa de Simão...
    Uma quarta-feira com saúde e paz para Padre João Carlos e toda equipe da AMA.
    Fiquem com Deus em seus corações.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Glória a Vós Senhor 🌺🙏🙌🏼🌺 bom dia Padre sua benção 🙏 obrigada pela meditação 🙏

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  7. Em primeiro lugar pesso a sua benção,e desejo um abençoado dia , vou topar o desafio de ler e vou prestar atenção no que São Paulo diz prá mim Deus abençoe o sempre

    ResponderExcluir
  8. Bom dia! Amém.Minha casa é simples mas tem a Bíblia Sagrada, melhor presente que recebi do meu marido. Deixo na sala sobre a mesa.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Palavra e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos com Amor. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  10. Padre João Carlos que o senhor tenha uma quarta feira abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o
    senhor no seu caminho, padre João .
    Carlos minha Bíblia saio do quarto e
    foi para a sala ficou linda lá estarei
    Cumprido o desafio se Deus quiser.
    🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Os verdadeiros cristãos devem seguir Jesus, a família tem valor para Jesus. Quando a fragilidade surgi no dia a dia encontre resposta rápidas.
    Igreja doméstica significativo que
    jesus Cristo, convivendo em seu lar.
    A importância de uma mãe na família interceder pelos filhos em todos os momentos,foi Maria que incentivou jesus em seu primeiro milagre, água em vinho. Crê no Senhor Jesus que será salvo tu e tua família.🙏🙋😍🌹💕

    fazendo o desafio promessa será comprida se Deus quiser

    ResponderExcluir
  11. Todos se sentiam transformados, pelas ações de Jesus,mais uma vez ele ajuda momento de afliçao.Saindo de um momento de oração segue uma missão,os mais preparandos logo descobriu que Ele era o Filho Amado de Deus,mas jesus pediu para não divulgar,pois ainda precisava de mais tempo para fazer sua obra e a Notícia se espalha mais por outras cidades,sendo assim o deserto era o lugar que Ele se encontrava na presença do Espírito Santo.Em meio ao seus amigos nunca deixava espalhar pelo desânimo com palavras de ânimo reerguia seu povo e todos se animavam pela boa Nova anuciada pôr ele.

    ResponderExcluir
  12. Padre todos os dias minha bíblia fica aberta sempre vejo um salmo padre quando falou do idoso fiquei triste porque estou sem falar com minha mãe estou depressiva e minha mãe faz de tudo por meu irmão é me desprezou Deus sabe o quanto eu amo ela é meus irmãos

    ResponderExcluir
  13. Boa noite padre João Carlos sua bênção na minha casa a bíblia sagrada é aberta a vida inteira eu aprendi com uma senhora que no mês da Bíblia quem chegasse na casa dela pedia a pessoa lê um trechinho muito bom todos os dias escuto o senhor na rádio Recife amor suas palavras maravilhosa que Deus te ilumine sempre amém 🙏🙏🙏 paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Padre João Carlos a sua Bênção!sei que o senhor mandou-me ler a carta de São Paulo aos Gálatas sim vou ler sim; Deus O Abençoe sempre Amém

    ResponderExcluir
  15. Obrigada Pe. João Carlos pela reflexão de 1° de setembro. Nossa Biblia está sempre colocada em lugar visível!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS