PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ÁGUAS MAIS PROFUNDAS

ÁGUAS MAIS PROFUNDAS




02 de setembro de 2021

EVANGELHO


Lc 5,1-11

Naquele tempo, 1Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se a seu redor para ouvir a palavra de Deus. 2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões.
4Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. 5Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem.
8Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” 9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. 11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.

MEDITAÇÃO


Em atenção à tua palavra, vou lançar as redes (Lc 5,5)

“Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos”. Experiência de muita gente. Você se mata de trabalhar, corre pr’um lado, corre pro outro, e não vê crescimento, não vê perspectiva no que está fazendo. A experiência dos pescadores no lago da Galileia resume bem isso. Eles passaram a noite toda pescando, remando, lançando rede, puxando rede, expostos ao vento frio... voltaram do mar ao raiar do dia, cansados, enfadados, sonolentos... e com as mãos vazias. Não conseguiram nada. É o retrato do fracasso, da luta inglória de tanta gente que, apesar do esforço, do trabalho duro, não vê as coisas irem pra frente, progredirem, melhorarem. Isso acontece no trabalho, na família, no país e na vida cristã também.

Jesus escolheu um daqueles barcos parados e subiu nele para falar ao povo reunido na praia. Sentou-se, como faziam os Mestres daquele tempo. Interessante é que ele escolheu a barca de Pedro, o líder daquele grupo de pescadores que tinham voltado do mar de mãos abanando. Ali, na barca, Jesus proclamou a Palavra de Deus. Depois, mandou o grupo de Pedro voltar ao mar, pescar de novo, mas dessa vez em águas mais fundas. Mas, olha só. Jesus não era pescador, era carpinteiro. Sabia fazer algum móvel rústico ou a cobertura de uma casa, não sabia nada de pescaria. É claro que os pescadores não acharam aquilo razoável. Pedro mesmo disse logo que eles já tinham passado a noite toda pescando... e não conseguiram nada.

O mar não estava pra peixe. Mas, Jesus insistiu: “vão para águas mais profundas e lancem as redes”. Xi.. e agora: Vão ou não? Se eles forem, irão por alguma razão que não está na lógica humana... eles sabem que que não iam conseguir nada. Se forem, irão em atenção ao próprio Jesus, em confiança na sua palavra. “Como é, a gente vai?, devem ter se perguntado”. Só foi uma barca, a de Pedro. A outra não foi. Pedro e seus companheiros foram e pegaram tanto peixe que quase afundaram o barco. Foi preciso chamar o outro barco para ajudar a trazer os peixes.

Olha que cena maravilhosa. Não tinham pescado nada, a noite toda. Mas agora, tinham feito uma pescaria fantástica. O que mudou? Eles pescaram do mesmo jeito, não houve uma técnica nova. Com certeza, voltaram ao mesmo lugar onde já tinham estado. O que houve de novo? Vamos dizer assim: Eles foram seguindo a indicação de Jesus. A pescaria foi um gesto de obediência à palavra de Jesus. Permitiram que Jesus orientasse o seu trabalho. Isso é que é pescar em águas profundas. Não eram apenas trabalhadores esforçados realizando uma tarefa, eram trabalhadores orientados por Jesus, guiados por sua palavra, agindo na confiança em Deus.

Guardando a mensagem

Bom, talvez seja isso que esteja faltando na sua vida. Você corre muito, já está ficando de cabelo branco, planta muito e colhe pouco, trabalha exaustivamente e quase não vê nada prosperar. Está faltando alguma coisa, não acha? Jesus diria: você está precisando pescar em águas mais profundas. Deixar-se orientar por Deus. Agir em obediência à sua palavra. Trabalhar em sintonia e em comunhão com o Senhor. Aí pode ter certeza, a sua pescaria vai ser surpreendente. A família que você está construindo vai ser uma bênção. A missão vai dar muitos frutos.

Em atenção à tua palavra, vou lançar as redes (Lc 5,5)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Longe de tua graça, as coisas não dão certo mesmo. Muita coisa não vai bem em nossa vida, porque nos distanciamos de ti. Quando não estamos realizando nossa vida como adesão à tua vontade, o que colhemos é cansaço, fracasso. Pedro e seus companheiros, em atenção à tua palavra, conseguiram uma pescaria abundante. Como disseste: “Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus, e tudo o mais lhes será dado em acréscimo”. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Recordando o desafio desse mês da Bíblia: nestes primeiros dias do mês de setembro, ler a Carta de São Paulo aos Gálatas. Você topou o desafio? já começou? 

E está valendo também aquela sugestão: colocar a Bíblia em destaque aí na sua casa.

Desejando aprofundar um pouco mais a mensagem de hoje, estou deixando no final do texto da Meditação  “Os sete passos da pescaria abundante”. É só acessar www.padrejoaocarlos.com. Para quem recebe a Meditação no seu celular, é só clicar no link que estou lhe enviando.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb




OS SETE PASSOS DA PESCARIA ABUNDANTE 
Pe. João Carlos




No evangelho de Lucas, que estamos lendo hoje, Lucas 5, 1-11, podemos identificar sete passos no encontro dos primeiros discípulos com Jesus. Esses passos podem ser os seus também. 

PRIMEIRO PASSO

Depois de uma noite de fracasso, eles estão lavando as redes, na praia. São pescadores de duas barcas. Trabalham juntos no Mar da Galileia. É curioso que eles estejam no mesmo local em que o povo se apinhou para ouvir Jesus. Então, eles e o povo estão na mesma situação. Todos vêm de uma noite de fracasso e frustração. 

SEGUNDO PASSO

Ouvem atentamente o ensinamento de Jesus. O Mestre está sentado na barca de Simão, ensinando ao povo. É a palavra de Deus que ele proclama. Ele está sempre falando do Reino de Deus que chegara, uma forma de falar do grande amor de Deus que abraça os seus filhos dispersos, querendo reuni-los como os pais reúnem seus filhos numa refeição festiva de família.

TERCEIRO PASSO

Simão adere à Palavra de Jesus. A palavra de Jesus torna-se uma orientação clara para eles: pescar em águas profundas. Simão explica, como pescador experiente daquele lago, que passaram a noite toda e nada conseguiram. Mas, diz que vai obedecer à sua palavra, vai lançar as redes em águas profundas. E vai mesmo, com a sua barca, a que Jesus estava nela. A outra barca não foi.

QUARTO PASSO

A barca de Pedro pegou tanto peixe, que as redes já estavam para se romper. Chamaram a outra barca para ajudar. Os dois barcos ficaram tão cheios que quase afundaram de tanto peso. Foi uma experiência maravilhosa. O mar era o mesmo. O que mudou foi que agora estavam agindo em obediência à palavra de Jesus. 

QUINTO PASSO

O espanto tomou conta de todos. O espanto de que aqui se fala é aquele sentimento de temor diante da grandeza de Deus que ali se manifestou. Isaías ficou tomado desse espanto, desse medo, desse temor sagrado, quando, em visão, se viu diante do trono de Deus. Nessa condição, seja Isaías, seja Pedro, reconhece sua indignidade, sua condição de pecador. 

SEXTO PASSO

Jesus tranquiliza Pedro e lhe confia a missão: “Não tenhas medo! De hoje em diante, tu serás pescador de homens”. Jesus, na barca, orientando a pesca é o divino pescador. Ele acaba de resgatar aqueles homens de uma vida fracassada. Agora, quer que eles também façam como ele, resgatem outros para a vida abundante. 

SÉTIMO PASSO

Eles deixam tudo e seguem a Jesus. Tornam-se os primeiros seguidores, os primeiros discípulos do Mestre. Esta resposta radical, generosa, pronta é um modelo para todos os outros seguidores de Jesus, para nós. E está narrada em três movimentos: levam as barcas para a margem, deixam tudo e seguem a Jesus. Deixaram tudo que lhes parecia importante na vida. Dão o primeiro lugar a Jesus. No seguimento de Jesus, sempre precisamos renunciar a muita coisa que nos parece importante, para colocar Jesus e seu evangelho no lugar mais importante de nossa vida. 

Você pode repassar esses sete passos e conferir o seu caminho com Jesus. Você também se encontrou com Jesus. E esse encontro pode mudar sua vida, se já não mudou. A mudança é na qualidade de vida: passar da vida superficial, epidérmica para a vida de comunhão com o Senhor, com a sua graça. Pescar em águas profundas! 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


15 comentários:

  1. Anônimo2/9/21 08:07

    Bom dia Padre João Carlos. Deus lhe abençoe e lhe dê Saúde e paz neste dia.
    Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e tudo mais será dado por acréscimo. Um dia abençoado à todos..
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Pe João Carlos a sua benção comecei a ler carta aos Galatas parabéns pela meditação tão linda Deus abençoe nosso dia Francisco Taubaté SP

    ResponderExcluir
  3. Amém! 🌹Louvado seja Deus por este milagre da "pescaria abundante"! Dar atenção e obedecer por amor, à Palavra de Deus , é algo maravilhoso que só traz confiança e fé para os que seguem o Divino Pescador! Obrigada Padre João por me orientar e conduzir na busca de "águas mais profundas"! Embora viva num pedacinho de água na beira da praia, mais adiante vislumbro um mar imenso! Eu chego lá! "A gente chega lá "!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Pe João Carlos, minha benção e da minha mãe, já topamos eu e minha mãe, começamos a ler a carta de São Paulo aos Gálatas, muito obrigada pela meditação tão linda, que Deus abençoe sempre o senhor, um grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas.que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. minha Bíblia sempre está no melhor lugar vem vissivel , vou comecar a ler hoje .

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre li palavra de galatas muito bom tô amando

    ResponderExcluir
  7. Padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima quinta feira abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho estou aguardando a Santa missa e estou cumprindo o desafio.🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹 ,
    As bençãos de ser obediente e ser orientado por Deus acompanha todas as áreas da vida .
    Obedecer é importante para atentarmos a voz de Deus, para alcançar cada dia mais suas bênção.
    Aprendera obedecer e ser guiado,
    nosso Deus e Senhor.🙋🙏😍🌹💕

    ResponderExcluir
  8. O SENHOR seja louvado por por estes ensinamentos que nos fazem caminhar sempre na LUZ de DEUS. AMÉM.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e estaremos em Oração para o Amor na Fé em Jesus. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  10. Grande convite,pescais em águas profundas!Um,será podemos fazer parte desse modelo de viver,sem perder de vista a essência principal do evangelho?E monte dificuldades que costumamos colocar no lugar da 🎣?Mesmo em tempos pouco favorável qualquer lugar pode encostar sua rede e pegar cadurme,pois se usarmos os instrumentos principal teremos uma vida saciada na presença da ambulância;obedecer,sim no momento quê todos estão a caminho basta práticar os critérios prescritos no evangelho,agora esse resultado chegar na medida que colocar nossas vidas na rota Santa.

    ResponderExcluir
  11. Senhor dos exércitos, eu LHE agradeço por todos os prodígios. Todavia, me ensine rezar com perseverança. Me ensine ajudar as pessoas a conhecerem plenamente a VOSSA vontade. Me ensine ter sabedoria e discernimento. Me ensine levar uma vida digna do Senhor. Me ensine ser agradável a SANTÍSSMA TRINDADE. Me ensine produzir bons frutos. Me ensine conhêce-Lo com humildade. Me ensine ter paciência e constância. Me ensine agradecê-Lo com alegria. Me ensine participar da luz. Me ensine fazer boas confissões e boas penitências. Me ensine evangelizar. Me ajude pescar homens para o VOSSO REINO. Me ensine deixar tudo para segui-Lo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Que bela reflexão,sequir orientados pela fé em Jesus e que lancemos nossas redes nas águas mais profundas nos tornando pescadores da Palavra e do anuncio do Reino de Deus .Parabéns Pe Joào Carlos.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo2/9/21 23:15

    Decidi rezar uma Ave Maria diariamente para o Senhor, padre, logo após a leitura, meditação, e vida meditada e rezada com o auxílio de um caderno para oração pessoal.
    Deus seja louvado por sua vida e missão,
    Ave Maria, cheia de graças
    O Senhor é convosco...

    Deus o proteja Padre.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite padre João Carlos sua bênção desculpa hoje tive um dia sufocando não deu para ler a carta de s Paulo Deus te ilumine sempre amém 🙏🙏 paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  15. Obrigada Pe.João Carlos pela reflexão do dia 2 de setembro! Vamos pescar em águas profundas seguindo a orientação de Jesus! E confiar!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS