PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SERENIDADE NA TEMPESTADE

SERENIDADE NA TEMPESTADE


29 de junho de 2021

EVANGELHO


Mt 8,23-27

Naquele tempo, 23Jesus entrou na barca, e seus discípulos o acompanharam. 24E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, dormia.
25Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!” 26Jesus respondeu: “Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?” Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. 27Os homens ficaram admirados e diziam: “Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?”

MEDITAÇÃO


Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo! (Mt 8, 25).

Tradicionalmente, 29 de junho é o Dia de São Pedro. Na liturgia, porém, a celebração está transferida para o próximo domingo, quando celebraremos a Solenidade de São Pedro e São Paulo.

"Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo". Foi este o pedido de socorro dos discípulos a Jesus que estava dormindo, na barca. Estavam no meio de uma grande tempestade, a barca estava sendo coberta pelas ondas. E em meio a esta preocupante situação, Jesus dormia, calmamente. Eles o acordaram aos gritos: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo”.

Jesus acordou, certamente sem muita pressa. E lhes fez uma pergunta muita séria: “Por que vocês estão com tanto medo, gente fraca na fé?”. Levantou-se e repreendeu os ventos e o mar, e estes se acalmaram. O medo é a reação de quem se sente acuado, sem saída. O medo é a resposta de quem não tem fé ou de quem tem uma fé muito fraca.

Podemos nos perguntar, por que Jesus estava dormindo àquela hora, na barca, em pleno mar revolto? Bom, talvez estivesse cansado. É que a sua vida era uma loucura. Está escrito no Evangelho que ele nem tinha tempo para comer, tantas eram as pessoas que o procuravam. E, além da atenção permanente às pessoas, havia os longos deslocamentos a pé, o cuidado permanente com a formação dos discípulos, as noites de oração... tudo isso contribuía para o seu cansaço. Possivelmente, o seu sono era de cansaço.

Mas, há outra coisa que podemos considerar também. Quem dorme assim na barca, ou no avião ou no carro, dorme tranquilo se tiver confiança em quem está na direção, o motorista, o piloto, não é verdade? Jesus dormiu tranquilo porque estava cansado e também porque confiava na experiência dos seus discípulos pescadores. Confiava nos discípulos. E, claro, depositava sua confiança no Pai. Se confiamos em Deus, não vivemos asustados, como se estivéssemos largados, sem referência, abandonados a nós mesmos. 

Agora, cansaço é uma coisa. Estresse é outra. Quem está apreensivo, estressado, preocupado, dorme bem? O que acha? Não dorme. O estressado pode perder o sono, ou adormecendo, dorme um sono agitado pelos sonhos que se cruzam com suas preocupações, chegando até a ter pesadelo... e já acorda agitado, nervoso, irritado. Quem está estressado, descansa um pouco, mas o seu sono não é tranquilo, não é repousante.

O sono de Jesus, na barca, estava tranquilo ou agitado? Pela chamada de atenção aos discípulos, podemos deduzir que ele estava tranquilo, sereno. ‘Por que vocês estão com tanto medo?”. Agitados estavam os discípulos, coitados, esbaforidos com a tempestade agitando a barca. Para eles, estavam de cara com a morte, podendo naufragar a qualquer momento.

O mar agitado é uma imagem das crises que se abatem em nossa vida: as crises no casamento, a enfermidade, a situação gerada pelo desemprego, os problemas internos da comunidade, do país, a pandemia... Tem sempre uma tempestade no mar. O que muda é como nós as enfrentamos: com sinais de desespero ou com serenidade? O clamor amedrontado dos discípulos despertou Jesus. O medo é o contrário da confiança. Pedir é correto. Mas, pedir porque confia, porque se está seguro que Deus nos ampara em todas as nossas tribulações. Mas, nunca como expressão de desespero, de desconfiança que estamos perdidos, que vamos naufragar. Deus está em nosso barco, não vamos naufragar. A fé nos dá serenidade em nossas crises. Faz-nos estar calmos no meio da tempestade, embora buscando saída, procurando solução, trabalhando para resolver os problemas que nos afligem. Mas, movidos pela fé, confortados pela convicção profunda que Deus está conosco, que ele não nos abandona, que é ele a nossa segurança.

Guardando a mensagem

O mar estava revolto. Os discípulos estavam agitados. Bateu o desespero. Gritaram, acordaram o Mestre que estava na barca. “Estamos perecendo, salva-nos!”. Jesus pediu calma, serenidade. Essa é atitude de quem tem fé. Ele mesmo estava dormindo um sono tranquilo, cansado, mas confiante na liderança dos seus discípulos. A serenidade nasce da confiança em Deus, em si mesmo e nos outros. A serenidade é o brilho da fé. Se você estiver vivendo uma tempestade, veja se Jesus está no seu barco, peça a ajuda dele. Não se desespere, não morra de medo. Enfrente serenamente a tempestade, com fé, com confiança. Ela vai passar.

Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo! (Mt 8, 25).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
São tantas as tempestades em nossa vida pessoal, em nossa familia, em nossa vida profissional. Agora mesmo, estamos no meio de uma grande turbulência, esta pandemia. Senhor, como cristãos, renascidos na tua morte e na tua ressurreição, estamos confiantes que a vida, o amor, a fraternidade, a justiça terão a última palavra; que a tua ressurreição entrou para a história humana como superação de todas as crises, sinal da vitória sobre o mal. Por isso, o nosso olhar é um olhar transfigurado pela fé e pela esperança. A todos, chegue, Senhor, a tua palavra e a tua presença que acalmam os ventos fortes e o mar bravio. Seja o teu santo nome bendito, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No meio dos problemas que você talvez esteja vivendo, faça um ato de confiança no Senhor Jesus, Deus conosco, e nas pessoas que estão à sua volta. Muita gente merece sua confiança. Você pode contar com elas também .

Um convite. Podendo, me acompanhe hoje na Rede Vida, às 11 horas, no programa Escolhas da Vida, apresentado pelo meu amigo Dalcides Biscalquin. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

19 comentários:

  1. Excelente reflexao. Anima e fortalece a fé nesse tempo de COVID -uma verdadeira tempestade em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos a sua benção. Obrigada pela palavra que Jesus aumente a minha fé. É o que estou vivendo uma grande tempestade. Mais Deus está comigo.

    ResponderExcluir
  3. Grande injeção de animo, diante do momento que estamos vivendo, quantas tempestades Senhor, mais com certeza o Senhor esta em nossos barcos, é so pedir com fé que ele vaia acalmar, não interessa qual for a tempestade em nossas vidas. Oração, oração e oração 🙏🙏🙌🙌

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS. PELA REFLEXÃO DA PALAVRA QUE CURA SALVA E LIBERTA. TODO AQUELE QUE DELA TOMA POSSE E SE DEIXA LIBERTA. NÃO TENHA MEDO É O PONTO DO DIRECIONAMENTO DAQUELE QUE É PURO AMOR É NÃO NOS ABANDONA. AMÉM!!!.

    ResponderExcluir
  5. Que Deus nos abençoe sempre 🙏
    Tudo passa só o amor de Jesus Cristo permanece 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Padre João Carlos pela homilia tão gratificante tão rica. Q.Deus o abençoe sempre com as bênçãos e as graças do céu.🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  7. Bom dia pe. João Carlos Deus seja louvado . gosto muito de ouvir seu programa .e uma bela Evangelização .Ela nos acalma e sempre nos ajuda a direcionar minha vida. Deus o proteja nesta maravilhosa missão em sua vida. Sou Maria Luzia de Luna e Silva moro em São Paulo no Lauzane Paulista - Santana

    ResponderExcluir
  8. Me sinto muito bem todos os dias, após, ler e ouvir a reflexão da palavra. E o que mais me fortalece é a benção do Pe João Carlos. Pra mim é tudo, para que o meu dia comece firme na rocha da palavra. Muito obrigada. Deus te Abençoe 🙏🙏💓

    ResponderExcluir
  9. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. senhor e confio em vós que essa tempestade vai passar.

    ResponderExcluir
  10. Que tenhamos fé coragem para vencer os desafios que a vida nos proponhe está firme nas palavras Santas pronunciadas pôr Jesus Cristo é uma opção correta,modesto,justa,pois forças para vencer as divergências e conflitos na condição humana fica impossível viver.Há momentos bons e ruins em qualquer uma das situações adiversas temos que está na presença da luz do Espírito Santo, agora nas dificuldades é onde testamos maior potencial humano humanizado porque no sofrimento sentimos o quanto somos importantes.Nas primeiras dificuldades é onde encontramos mais forças para vencer elas passam depois vêm a calmaria.

    ResponderExcluir
  11. Sua benção padre ,lindas palavras .obrigado por acalmar meu coração...

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Paz e que tenhamos serenidade para nossas dificuldades. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Padre João Carlos.
    Serenidade na tempestade
    A serenidade nasce da confiança em Deus, em si mesmo e nos outros. A serenidade é o brilho da fé. A todos,chegue, Senhor, a tua palavra e a tua presença que acalmam os ventos fortes e o mar bravio. Que possamos ter um coração sereno nas dificuldades.
    Deus proporciona a serenidade necessária ao nosso coração...
    Que Deus proteja Padre João Carlos e toda equipe da AMA.
    Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo

    ResponderExcluir
  14. Confiar nas palavras de Deus é muito importante,é um fortalecimento para as nossas ações. Se nos sabemos quem nos leva a algum lugar é confiar que aquela pessoa merece confiança. Vamos ter fé, pois através das palavras do Pai que vencemos os problemas que nos atinge. Deus está sempre em nosso coração, nos ajudando a ser forte com os nossos compromissos para vencer no dia a dia as nossas batalhas ,sendo fervorosos no amor do grande pai todo poderoso.Fortificai senhor a minha fé.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde padre João Carlos que sua tarde seja abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora Auxiliadora envolve o senhor no seu caminho .
    Padre João Carlos e u tenho tanta confiança em Deus,eu durmo tranquila,e nesse friozinho que está fazendo não dá nem vontade de acordar e não estou com pavor desse vírus chamado covid.
    🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹
    Senhor minha fé e confiança depósito em
    ti, tú és minha esperança.
    Depósitor total confiança em quaisquer circunstância.
    Confie em Deus em todos os momentos de ele se manisfesta quando vc mais precisa. 🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  16. Pai misericordioso e Deus fiel, eu LHE agradeço por todos os anjos que o SENHOR colocou no meu caminho. Contudo, me ajude obedecê-Lo. Me ajude fugir das iniquidades. Me ajude com a VOSSA compaixão. Me ajude seguir o caminho da salvação. Me ajude servi-Lo com humildade e amor. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude vencer a tempestade e o medo. Me ajude rezar cada vez melhor. Me ajude ser forte na fé. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Obrigado Padre João Carlos pela mensagem tão rica e linda, pelas palavras reconfortantes que acalmam o espírito me senti ricamente abençoado. Obrigado

    ResponderExcluir
  18. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado por este evangelho muito bom para as pessoas ter mais confiança e fé em Jesus são pedro e São Paulo lhe abençoe e te proteja na sua camisa de trabalho paz ebem
    Nilza Maria de jardim paulista pe .

    ResponderExcluir
  19. Padre João Carlos, bom dia. Meu nome é Maria Tati, sou de Angola-Luanda. Agradeço imenso pela homilia tão suculenta, esclarecedora e motivadora. Gosto muito de escutar o Sr Padre. Desde que comecei a escutá-lo e tbm aos Padres Christian Shankar, Reginaldo Manzotti..., meu entendimento e minha vida espiritualtem estado mais fortalecido e a mudar muito. DEUS ABENÇOE Padre

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Arregace as mangas.

25 de abril de 2024   Dia do Evangelista São Marcos.     Evangelho    Mc 16,15-20 Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15...

POSTAGENS MAIS VISTAS