PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A HISTÓRIA DOS PORCOS QUE SE AFOGARAM NO MAR

A HISTÓRIA DOS PORCOS QUE SE AFOGARAM NO MAR





30 de junho de 2021

EVANGELHO


Mt 8,28-34

Naquele tempo, 28quando Jesus chegou à outra margem do lago, na região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois homens possuídos pelo demônio, saindo dos túmulos. Eram tão violentos, que ninguém podia passar por aquele caminho. 29Eles então gritaram: “Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?”.
30Ora, a certa distância deles, estava pastando uma grande manada de porcos. 31Os demônios suplicavam-lhe: “Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos”.
32Jesus disse: “Ide”. Os demônios saíram, e foram para os porcos. E logo toda a manada atirou-se monte abaixo para dentro do mar, afogando-se nas águas. 33Os homens que guardavam os porcos fugiram e, indo até a cidade, contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio. 34Então a cidade toda saiu ao encontro de Jesus. Quando o viram, pediram-lhe que se retirasse da região deles.

MEDITAÇÃO


Quando viram Jesus, pediram-lhe que se retirasse de sua região (Mt 8, 28)

Eu vou lhe explicar essa história dos porcos que se afogaram no mar. Uma manada de porcos se perdeu. A economia daquelas famílias ficou arruinada. Resultado: a cidade inteira saiu ao encontro de Jesus e o expulsou de sua região. 

E o que tinha acontecido? Jesus chegou a uma região já fora do seu país, uma região de pagãos. Apareceram dois homens possuídos pelo mal. Os demônios ficaram incomodados e pediram a Jesus, no caso de serem expulsos, de irem para a manada de porcos. Dito e feito. Os dois homens foram libertos, mas os porcos desceram de ladeira abaixo e se jogaram no mar. O povo da cidade não gostou do resultado e expulsou Jesus de suas terras.

Agora, vamos fazer uns descontos. Você lembra que o povo de Israel não comia porco e não criava porco de jeito nenhum. Porco era um símbolo da impureza, um sinal dos pagãos. Lembra a parábola do filho pródigo? O jovem judeu terminou no fundo do poço, empregou-se como cuidador de porcos. Foi a máxima humilhação. Então, vejam, Jesus está numa região de pagãos, logo tem porco por ali. Porco, para os judeus, era um sinal de coisa ruim, de gente que vivia longe da fé no Deus vivo. Mais do que uma história, a narração quer mostrar o significado da ação libertadora de Jesus também fora do povo de Deus e a reação negativa das pessoas. Para isso, a narração pode ter ficado um tanto aumentada. Quem conta um conto, sempre aumenta um ponto.

A verdade é que a ação de Jesus que liberta o homem de todas as amarras e opressões não é bem recebida por todo mundo. Uma sociedade má reage contra Jesus, expulsa-o. Por exemplo, libertar pessoas das drogas - os narcotraficantes ficam furiosos, é uma ameaça à sua economia. Libertar pessoas do analfabetismo político - alguém vai logo dizer que é comunismo, porque se beneficia da ingenuidade dessa gente. Denunciar a prostituição de meninas e meninos - a rede que se beneficia desse tipo de exploração reage com violência, pois fica no prejuízo. É o que está dito no texto de hoje. A população pagã daquela região viu-se prejudicada no triste fim da manada de porcos. Preferia que os diabos continuassem oprimindo aqueles homens, mandando naquela terra, impedindo que o povo andasse por aquelas estradas.  Expulsaram Jesus de sua região.

Guardando a mensagem

A ida de Jesus àquela região pagã é uma amostra de seu compromisso missionário com todos, não somente com os judeus. O povo hebreu não comia porco, nem criava porco. Porco era uma marca das regiões pagãs, consideradas impuras. Contando esse fato sobre a ida de Jesus a uma terra estrangeira, era natural que aparecesse porco na história. Livrar a terra dos porcos é também uma forma de falar da purificação daquele ambiente. É claro que essa não é uma narração jornalística, é uma história polarizada pelas disputas entre judeus e pagãos. A reação da cidade à ação de Jesus é a reação ao bem que se faz. Quem faz o bem sempre encontra resistência.

Quando viram Jesus, pediram-lhe que se retirasse de sua região (Mt 8, 28)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Nós nos entristecemos quando procuramos fazer o bem e encontramos tanta má vontade, resistência, oposição. Foi assim naquela região pagã que visitaste. Fizeste o bem, libertando aqueles dois homens possuídos pelo mal e liberando a estrada para o povo passar sem medo. Mas, o povo, invocando prejuízos na economia, acabou te expulsando. Essa desculpa da economia, do dinheiro, do administrativo é motivo para muita gente resistir à tua Palavra, esquivar-se da conversão e da mudança de vida. Concede-nos, Senhor, acolher com abertura de coração e espírito de obediência a tua santa Palavra. E não desistirmos, quando trabalhando pelo bem dos outros, encontrarmos incompreensão, oposição, rejeição. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Pare um pouco pra pensar. Você já foi incompreendido(a) numa coisa boa que tenha feito? Desistiu ou continuou? Talvez alguém perto de você precise de uma força neste assunto.

Amanhã, como você sabe, celebro a Santa Missa dos Ouvintes e Associados, às 11 horas, com transmissão pelo rádio e pelas redes sociais. Gostaria muito de contar com sua participação.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. Seja bem vindo padre João Carlos para sua terrinha e o seu rebanho que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora Auxiliadora envolva o senhor no seu caminho.🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹
    Jesus foi fortemente rejeitado
    a rejeição é um dos piores sentimentos, que nossa presença não é desejada ou não é mais bem-vinda.
    Imagina o que Jesus sentiu
    decepção, tristeza.
    Não devemos rejeita jesus.
    O inimigo contínua Explorando o ser humano.
    O maior desejo do inimigo de Deus é fazer com quer os seus filhos rejeitem o seu criador.🙏🙋😍🌹💕




    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Fui alimentado com a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Segundo o papa Francisco, a rejeição foi um dos maiores sofrimentos de Jesus!

    ResponderExcluir
  4. Expulsar os demônios que impedem de sermos seres livres é tarefa fácil,mas as amarras que as prenderam muita vezes trava os projetos de libertação,sendo assim o melhor caminho para vence-los é orar constantemente,nessa pespectiva de esperança vencessemo àquelas pessoas diferentes(difícil de não aceita o melhor). Retirar das pessoas abertas as mudanças ao escutar sentem sensibilizados para superar suas fraquezas,só quê os resistentes não aceita e Deus em sua infinita bondade não forçar convida e deixa-as livres para escolher.Que aprendamos juntos fazer as melhores escolhas no plano Espíritual.

    ResponderExcluir
  5. O comunismo tira as liberdades individuais, com a justiça do bem coletivo. Logo se perdemos as liberdades individuais estamos também perdendo liberdades coletivas.

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos. Que o Senhor Deus de bondade te visite neste novo dia e leve, amor, fé e esperança ao seu coração !!!
    Concede-nos, Senhor, acolher com abertura de coração e espírito de obediência a tua santa palavra.
    Que Padre João Carlos tenha um excelente dia, repleto das bênçãos da Virgem Santíssima ...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas. Estaremos em Oração para o Amor em Jesus Cristo e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos com Amor e Sempre nos livrando do Perigo. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  9. Com o coração repleto de alegria, por ter encontrado o sr. aqui em São Paulo, eu e minha família ficamos imensamente agradecidos por esta LUZ de DEUS e esta PAZ de JESUS que o sr. transmite e irradia, GRATIDÃO pelo sr. através de DEUS, ser um milagre em minha vida. DEUS o abençoe e proteja.

    ResponderExcluir
  10. Pe. João Carlos, muito obrigada, por suas palavras. Tenho muita admiração pelo seu trabalho evangelizador. Amo ouvir as suas músicas, me levam a oração. Deus continue abençoando sua vida e sua missão!

    ResponderExcluir
  11. Deus bendito, eu LHE agradeço pelo testemunho dos protomártires da Igreja de Roma. Todavia, me conceda a graça de vencer o sofrimento e o medo. Me conceda a graça de obedecê-Lo diuturnamente. Me conceda a graça de está sempre unido a SANTÍSSIMA TRINDADE. Me conceda a graça de expulsar o que não presta. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite padre João Carlos a sua benção obrigada pela palavra nunca quero me sapataria de Deus. É nele que encontro força para caminha.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite padre João carlos meu nome é Solange trabalho na liturgia da igreja na parte da animação (canto). A dois anos perdi um filho assainado brutalmente perto de cssa. Esta sendo muito dificil pra mim até hoje pois não consigo esquecer até hoje as cenas . Peço muito forças a Deus para mim confortar. Ovindo suas reflexões sinto_me melhor. Atualmente comprei um livro que se chama: (a dor que não tem nome) autora: Maria Eugênia de Azevedo. Muito bom um relato de uma mãe que perde seu filho e encontra em Deus a força para prosseguir sua vida. Obrigado lhe admiro muito como (nosso pastor).

    ResponderExcluir
  14. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre Jesus que tinha tantas misericórdia com todos que precisava de cura e de ajuda porém veja só ele sentiu tristeza e também decepção sofreu muito por nós jesus lhe abençoar a nós todos amém 🙏🙏 paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  15. Amei a reflexão
    Parabéns

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Para mim não pode haver festa maior.

18 de abril de 2024   Quinta-feira da 3ª Semana da Páscoa.      Evangelho    Jo 6,44-51 Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém po...

POSTAGENS MAIS VISTAS