PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: REPONDER COM GENEROSIDE

REPONDER COM GENEROSIDE

 




28 de junho de 2021

EVANGELHO


Mt 8,18-22

Naquele tempo, 18vendo uma multidão ao seu redor, Jesus mandou passar para a outra margem do lago. 19Então um mestre da Lei aproximou-se e disse: “Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás”.
20Jesus lhe respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. 21Um outro dos discípulos disse a Jesus: “Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai”. 22Mas Jesus lhe respondeu: “Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos”.

MEDITAÇÃO


Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos (Mt 8, 22).

Nos evangelhos, encontramos textos maravilhosos em que aparece a generosidade de pessoas que foram chamadas a seguir Jesus e largaram tudo para atender ao seu convite. É Deus quem chama. Seguir Jesus é uma expressão para indicar a condição de ser seu discípulo, sua discípula. Caminhar com ele, ao lado dele, como muitos faziam, era uma espécie de escola, de tempo de formação e um modelo para toda a vida. Mesmo não andando com Jesus o tempo todo, o discípulo ou a discípula tinha sempre em mente estar caminhando com ele, seguindo os seus passos.

Generosos foram os primeiros discípulos, como narrado nos evangelhos. Aqueles pescadores largaram o barco, o mar, a família e passaram a acompanhar Jesus em suas andanças missionárias. Levi, sentado na coletoria de impostos, deixou tudo, ao ouvir o convite ‘Segue-me’. Mas, nem sempre a resposta foi pronta e generosa por parte de quem foi chamado. É assim que lemos, no texto de hoje, dois casos em que os convidados se mostraram reticentes e pouco generosos diante do convite para seguir Jesus.

A um que se apresentou para segui-lo, um mestre da Lei, Jesus, por alguma razão, disse-lhe: “As raposas têm tocas. Os pássaros têm ninhos. Mas, eu não tenho nem onde deitar a cabeça”. Está claro. O discípulo não está atrás de segurança e de comodidades. Deve acompanhar Jesus em seu despojamento. Esse tal, pela conversa de Jesus, não estava disposto à vida de andarilho e sem conforto que Jesus levava.

Outro discípulo arrumou logo uma desculpa para retardar o seu engajamento total no movimento de Jesus: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. Isso quer dizer que ele adiaria o seu seguimento de Jesus para depois que o seu pai se fosse. Aí, sim, pensou ele, estaria livre, desimpedido... Não, meu amigo, o chamado é pra hoje. “Deixe que os mortos enterrem os seus mortos, mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. Anunciar o Reino de Deus é comunicar ao povo uma boa nova, uma notícia maravilhosa. É anunciar a vitória da vida sobre a morte e o mal. O pai dele precisava exatamente desta boa notícia. Não de um coveiro.

O Reino de Deus pede prioridade e exclusividade. ‘Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus’, ensinava Jesus.

Guardando a mensagem

Nos evangelhos, são narrados muitos exemplos de pessoas que, sentindo-se chamadas para o seguimento de Jesus, deixaram tudo e prontamente aderiram ao convite do Senhor. O evangelho de hoje, curiosamente, traz dois exemplos de convidados que não foram generosos e prontos na resposta. O primeiro estava preocupado com a segurança e as comodidades. Precisava entender o despojamento de Jesus e imitá-lo. O segundo condicionava sua adesão ao convite de Jesus ao final da vida do seu pai. Precisava entender que seguir Jesus é participar da experiência e do anúncio da vida nova, com plenitude e sentido. Esse era o bem maior a fazer ao seu pai.

Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos (Mt 8, 22).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Dom Hélder Câmara dizia com propriedade: “Começar é uma graça. Mas, graças das graças é perseverar”. Então, nós te pedimos, Senhor, essa graça das graças: não interrompermos o que começamos com tanto entusiasmo em nossa vida cristã, em nossa caminhada de batizados, mas ir contigo até o fim, como teus discípulos e missionários. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Será que alguma coisa está impedindo você de seguir Jesus com mais entusiasmo? Seria interessante você escrever alguma coisa sobre isso, no seu caderno espiritual.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

11 comentários:

  1. Bom dia! paz de Cristo e amor de Maria,padre eu tenho uma forte dúvida, antes de me converter eu sentia mais apresenca de Deus,hoje choro muito quando ouço ou leio alguma palavra da Bíblia,mas as vezes acho que algo tá faltando.sou Cláudia católica a convertida a dois anos e meio

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. obrigada meu Deus.

    ResponderExcluir
  3. Ao ler esta mensagem pensei como Deus comunica-se comigo. Minha fé foi é é enorme mas, nestes tempos a graça de perseverar precisa de uma força interna pois o ambiente externo é bem desestimulante, competitivo e egoísta. Que Deus nos permita manter a graça de perseverar, amém:)

    ResponderExcluir
  4. Está vivo significa isso está a disposição pra celebrar a Deus em momento da vida está atento quando jesus Cristo falar.Observa qual caminho devemos seguir para não ficar preso,deixa e seguir são dois verbos de ação estão presentes no evangelho de forma nenhuma deve-se pegar ao pé da letra,o desprender requer inovações olhar diferente para pratica social.Onde estiver não olhe para traz,servir requer postura correta:foco meta,coragem.Mas às vezes não têm quem nunca tenho se sentindo desencorajando normalmente a condição física perpassa pôr muitas etapas,portanto justifica que vencerá os que forem fiéis nada de desestir cabeça erguida fé coragem são sentimentos que aproxima de Deus.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos. Que o Senhor Deus de bondade e a Virgem Santíssima te visitem neste novo dia e levem amor, paz, fé e esperança ao seu coração!!!
    GRATIDÃO por me enviar a MEDITAÇÃO COM A LINDA REFLEXÃO DO EVANGELHO DE HOJE.
    Segue-me e deixa que os mortos sepultem os seus mortos (MT 8,22)
    Seguir Jesus é trabalhar para se ter a vida digna. Responder com generosidade.
    Senhor, dá-me a graça para te seguir até o fim com perseverança...
    Que possamos ser fiéis aos ensinamentos Santo Evangelho.
    Que Deus abençoe nossa semana com saúde e paz... Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo começo de semana abençoado e iluminando que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora Auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Senhor Jesus, já cheguei até aqui, não vou desisti dos planos que Deus tem pra mim uma vida melhor.
    Ele me ama,com amor eterno,vou sempre perseverar vou conseguir junto contigo meu melhor amigo meu salvador te amo.
    🙋🙏😍🌹💕

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre sua benção sim a força de vontade mais Deus é comigo 🙏🙌

    ResponderExcluir
  8. Ó Deus, da esperança e da vida, eu LHE agradeço por todas as bênçãos que me foram concedidas. No entanto, me ensine guardar os VOSSOS caminhos. Me ensine praticar a justiça e o direito. Me ensine evitar o pecado. Me ensine ser justo e a viver na VOSSA presença. Me ensine segui-Lo com amor. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada jesus por este texto maravilhoso.obrigada padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  10. Boa Tarde Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor no Caminho e na Vida em Jesus. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  11. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado pelas informações maravilhosa do evangelho de hoje nossa senhora Auxiliadora lhe abençoe e te proteja em todos deu trabalho paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe tv

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Parece que o mundo não gosta de você.

04 de maio de 2024    Sábado da 5ª Semana da Páscoa.      Evangelho.   João 15,18-21 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18. &qu...

POSTAGENS MAIS VISTAS