PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O DRAMA NÚMERO 01 DA HUMANIDADE

O DRAMA NÚMERO 01 DA HUMANIDADE


01 de julho de 2021

EVANGELHO


Mt 9,1-8

Naquele tempo, 1entrando em um barco, Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. 2Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!”
3Então alguns mestres da Lei pensaram: “Esse homem está blasfemando!” 4Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: “Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? 5O que é mais fácil, dizer: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te e anda’?
6Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados, — disse, então, ao paralítico — “Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa”. 7O paralítico então se levantou, e foi para a sua casa. 8Vendo isso, a multidão ficou com medo e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.

MEDITAÇÃO


Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados! (Mt 9,2)

Trouxeram-lhe um paralítico numa cama. Vendo a fé dos que conduziram o doente, Jesus perdoou-lhe os seus pecados. “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!”. Isso foi motivo de escândalo para os mestres da Lei. Julgaram que Jesus estivesse blasfemando, ofendendo a Deus com aquela conversa. Para que soubessem que ele tinha poder para perdoar os pecados, Jesus curou também o paralítico. “Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa”. Foi um espanto só. Perdoou os pecados e curou da doença.

O evangelho está cheio de gente sofrida: doentes, cegos, paralíticos, leprosos, possessos... Jesus se aproxima dessas pessoas ou essas pessoas se aproximam dele. Jesus lhes dá atenção, toca nelas, as cura, as liberta... Isso tudo pode passar uma imagem equivocada da missão de Jesus. Ele não é um curandeiro. Não curou todos os cegos, nem todos os doentes, nem todos os leprosos. A mensagem que está sendo transmitida é que o encontro com Jesus, o enviado do Pai, resulta em transformação de vida, em mudança radical na própria existência, em libertação de todas as amarras e opressões.

A enfermidade, a cegueira, a lepra, a possessão apontam para um drama maior na vida das pessoas e da sociedade, o pecado. São Paulo resumiu bem essa percepção, quando disse: ‘o salário do pecado é a morte’. O pecado gera destruição, morte. Basta lembrar o caso de Adão e Eva, que é o símbolo do desastre que foi a humanidade dar as costas a Deus, rompendo a amizade com ele. Então, o sofrimento estampado no evangelho é uma indicação do pecado, o pecado como rompimento da aliança com Deus, por parte das pessoas e por parte de toda a comunidade de Israel.

A vinda de Jesus está explicada no próprio evangelho, em relação ao perdão dos pecados. O pai de João Batista, o sacerdote Zacarias, referiu-se à missão do Messias que viria trazer a salvação do povo pela “remissão dos seus pecados”. O próprio João Batista identificou e apontou Jesus como o “cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. O resultado da obra de Jesus, finalmente, é a salvação, o perdão dos pecados. E sua obra é a pregação, a morte de cruz e a ressurreição. No Sermão no dia de Pentecostes, tendo anunciado Jesus morto e ressuscitado, Pedro convocou o povo à conversão e indicou o batismo para o perdão dos seus pecados.

Nesta cena do paralítico deitado numa cama, aparece Jesus no exercício de sua missão. Ele veio para perdoar os nossos pecados. E fez isso, por sua morte expiatória na cruz. Ele nos reconciliou com o Pai, por meio de sua cruz. O perdão nos põe na comunhão amorosa com o Pai, por meio do Filho, no seu Espírito. E em comunhão também com os nossos irmãos.

Guardando a mensagem

A missão de Jesus está descrita, nos evangelhos, em relação ao perdão dos pecados. O pecado é o drama número um do povo de Deus, por sua infidelidade à aliança. É o drama número um também da humanidade, como consta na história de Adão e Eva. Jesus veio para nos reconciliar com o Pai e nos alcançou isso por sua morte e ressurreição. Os doentes e sofredores, tão numerosos nos evangelhos, apontam para a presença do pecado no mundo. O pecado gera sofrimento e morte. Jesus veio para nos comunicar a vida, o perdão de Deus. Curar os doentes, exorcizar os demônios, purificar os leprosos eram ações que prefiguravam a obra por excelência de Jesus em nosso meio: a salvação, a remissão dos pecados, a vida nova da graça. Não peçamos apenas a Jesus a cura dos nossos males físicos ou a solução dos nossos problemas. Ele veio a nós para muito mais. Peçamos-lhe, em primeiro lugar, a graça da conversão e o perdão dos nossos pecados. A obra dele, por excelência, é a salvação.

Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados! (Mt 9,2)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Quando curaste o paralítico, o mandaste ficar de pé, carregar o leito e ir para casa. Tu o devolveste perdoado e sadio à sua família. Essa é a graça de vivermos santa e sadiamente: fazermos alguma coisa para os outros, a começar pelos de nossa casa. A sogra de Simão que tu ajudaste a se levantar de sua febre pôs-se logo a serviço. Servir é o que dá sentido à vida do cristão com saúde no corpo e na alma. Rezamos, hoje, Senhor, pelos enfermos. Dá-lhes conversão, oportunidade para receberem o perdão dos seus pecados e saúde para estarem a serviço, em suas famílias e em suas comunidades. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Mostre interesse, particularmente hoje, por um enfermo ou por alguém que esteja passando por uma grande tribulação. Pergunte por sua saúde, mande uma mensagem ou telefone. Mostre interesse pelo seu bem. E o bem maior, você sabe, vai muito além da saúde física.

Às 11 horas de hoje, celebro a Santa Missa nas suas intenções. Acompanhe pelo youtube, pelo facebook ou pelo aplicativo Tempo de Paz. Para me encontrar nessas redes, digite Padre João Carlos.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. Bom dia padre João. Que Jesus derrame sua misericórdia sobre todos nós. São tantas pessoas doentes clamando a Deus a cura .que tenhamos coragem para continuar que Jesus nos perdoou .e nós der dirscernimeto para compreender a palavra de Deus

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada meu Senhor e meu Deus por ter criado e dado sabedorias ao seu povo.
    Para levarem suas palavras encinamentos a todas criaturas.
    Que Deus abençoe todos concedendo-lhes saúde, forças fé esperança amor perseverança sabedoria livramentos.

    ResponderExcluir
  4. bom dia padre João Carlos,
    Amém, tantos doentes da alma, mais que fisico.
    tenham um bom dia

    ResponderExcluir
  5. Que Deus nos abencõe e que possamos glorificar o seu nome todos os dias. Amém.

    ResponderExcluir
  6. Perdão é a chave mas precisa no processo de desenvolvimento humano,por-se no lugar do Espírito Evoluído dedicado no projeto de Deus é o ápice da Vida,pois Jesus fez isso o tempo todo,perdoava sem julgar sempre.E pedia mudança de rota:hábitos diferentes para solucionar os eventuais problemas que mata.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre gosto muito de ler a reflexão do evangelho que o senhor faz me dá muita luz para o meu crescimento espiritual um abraço

    ResponderExcluir
  8. Peço a cura de minha coluna, pois depois de ter curado da covid19 fiquei com secuela, interceda por mim nessa cura 🙏🏼

    ResponderExcluir
  9. Padre João Carlos que o senhor tenha um mês de julho abençoado e iluminando com muita prosperidade e felicidade que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora Auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    O que Jesus faz em primeiro lugar é perdoar os pecados.
    Não de forma mágica Ele nos cura, Ele nos liberta daquilo que nos faz cair,e que nos paralisa e nos mantém presos, escravos ou cativos a esse mundo.
    A maior paralisia da vida humana e a pessoa não ter mais capacidade para reconhecer os próprios pecados.
    Não devemos ser acomodado não se entregar,a sua vida espiritual paralisa, não crescemos na relação com Deus.
    Senhor perdoar os nossos pecados.
    🙋🙏😍🌹💕

    ResponderExcluir
  10. Anônimo1/7/21 10:24

    Bom dia Padre João Carlos.
    Deus lhe dê saúde, paz e serenidade...Deus o abençoe poderosamente...
    Fique com Deus.
    Campinas São Paulo..

    ResponderExcluir
  11. Boa Tarde Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e estaremos em Oração para o Amor na Fé e no Perdão e que Jesus Nosso Salvador nos ilumine Sempre. Salve Maria 👍

    ResponderExcluir
  12. Obrigada Pe.Joao Carlos, pela reflexão de hoje. Vou meditar sobre o perdão dos pecados! Obrigada por esse trabalho de evangelização que faz!

    ResponderExcluir
  13. Deus, fonte e origem de toda luz, eu LHE agradeço por todas as bênçãos, que foram concedidas ao VOSSO povo. Entretanto, me ensine vencer as provações. Me ensine obedecê-Lo. Me ensine adorá-Lo e glorificá-Lo da melhor forma possível. Me ensine ter fé e confiança na VOSSA providência. Me ensine ser dócil aos santos anjos. Me ensine ter o santo temor. Me ensine fazer boas confissões. Me ensine ter bons e santos pensamentos. Me ensine fugir do pecado. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre por nós ajudar muito a intender mais a bíblia sagrada que o espírito santo lhe abençoe muito com a sua equipe paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS