PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: GENEROSIDADE NA RESPOSTA

GENEROSIDADE NA RESPOSTA



02 de julho de 2021

EVANGELHO


Mt 9,9-13

Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos.
11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” 12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.


MEDITAÇÃO 


Eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores (Mt 9, 13).

A escolha de Jesus foi surpreendente. Ele chamou um cobrador de impostos para segui-lo, para fazer parte do seu grupo. Um cobrador de impostos? Pois é, este era o tipo de gente detestada, porque arrancava o dinheiro do povo em favor dos dominadores romanos. Estavam a serviço dos pagãos, eram, portanto, tidos como traidores e impuros. E ainda assim, Jesus o chamou. “Segue-me”. O homem vê a cara, mas Deus vê o coração. Jesus o chamou para ser seu discípulo. Ele mesmo explicou depois: “eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

A resposta de Mateus também foi surpreendente, foi imediata e generosa. Ele se levantou e seguiu Jesus. Deixou a sua posição cômoda, seu emprego de funcionário de uma rede a serviço do Império e seguiu Jesus. Estava sentado na coletoria de impostos e levantou-se, acompanhando Jesus prontamente. E mais: deu um jantar em sua casa para Jesus e seus discípulos e convidou seus colegas de profissão. Ist o foi razão de escândalo e crítica para os fariseus. Mateus, desta forma, está homenageando seu Mestre e aproximando-o de outros pecadores como ele. Seu exemplo certamente levou outros a abraçarem o convite de Jesus, tornando-se discípulos do Reino de Deus.

Ele era um funcionário, trabalhava coletando impostos para os romanos, profissão mal vista pelo seu povo. Deixou tudo. Tudo o quê? Tudo o que representava segurança, estabilidade, ser um elo na rede de arrecadação de impostos. Largou isso. Deu outro rumo à sua vida. Zaqueu também era um cobrador de impostos, e mal afamado. Ao que parece, ele não deixou a sua profissão, como Mateus, mas também deu novo rumo a ela. Prometeu reparar a quem prejudicara. Vá, então, pensando no seu caso. Deixar tudo pode significar dar um rumo novo ao seu trabalho, à sua profissão, ao seu casamento.

Guardando a mensagem

Jesus chamou um cobrador de impostos para ser seu discípulo. Fez dele um apóstolo. Mateus, o convidado, aceitou com prontidão e generosidade o convite. E logo arrumou um jeito de colocar Jesus em contato com seus colegas de profissão. E qual é a lição que você pode tirar desse evangelho? Bom, não aja como um fariseu, se escandalizando porque Jesus continua se misturando com os pecadores e os convidando a se tornarem seus discípulos. Ele veio para chamar os pecadores. Encante-se com Jesus, que age de uma forma assim tão surpreendente. E mais: Reconheça que também você é um pecador, uma pecadora que precisa se levantar de seu comodismo, de sua zona de conforto para por o pé na estrada, na companhia de Jesus. E prepare-se para enfrentar a língua dos fariseus, porque de fariseu o mundo está cheio.

Eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores (Mt 9, 13).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
A prontidão de Mateus em largar tudo e te seguir nos encanta. Chamado, não ficou protelando a sua adesão. Entendendo que o convite para te seguir comportava largar aquele vínculo de serviço ao Império como cobrador de impostos e a segurança do seu emprego, ele soube largar tudo, sem demora, nem desculpas. É um exemplo para nós, Senhor, esse teu apóstolo e evangelista. Também nos encanta o fato de tu, Senhor, não o teres discriminado por sua condição de colaborador dos romanos, mas o teres convocado para a missão, ao teu lado. Precisamos aprender contigo, Senhor, a dar valor às pessoas, fugindo de preconceitos e de qualquer discriminação. E precisamos aprender com Mateus a responder com generosidade ao teu chamado. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, responda: ‘Como tem sido a minha resposta ao chamado de Jesus?’

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

13 comentários:

  1. 🙏🙏🙏🙏🙏Deus nos ilumine nas nossas decisões.

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  3. Ele preferiu o povo da Mente aberta,pois os ideias pra Jesus Cristo foi justamente transformar vidas.Isso é claro porque quando estamos frágios é mais fácil aceitar uma ideia que venha favorecer as pessoas não pôr favor e sim pelo desejo da luz do Espírito Santo,sendo aqui a figura de pecadores até hoje é críticada,mas Jesus não se importa com as opiniões e focava na vida de Luz.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo2/7/21 08:40

    Bom dia Padre João Carlos.
    Deus quer que tenhamos misericórdia em nossas ações.
    Eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores ( MT 9 , 13 )
    Generosidade na resposta
    Precisamos aprender contido, Senhor, a dar valor às pessoas, fugindo de preconceitos e de qualquer discriminação. E precisamos aprender com Mateus a responder com generosidade ao teu chamado.
    Padre João Carlos, desejo o melhor de Deus para sua vida...e um final de semana muito feliz e abençoada com saúde e serenidade. Fique com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótima sexta feira abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora Auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹
    Que ouvem o chamado e seguem a Jesus, Deus dá uma vida nova,um plano que Ele tem para cada pessoa e que Ele nos convida a seguir.
    Todos precisamos atender ao chamado de Deus, uma vocação ou uma orientação.
    Eu sinto que algo me chama para seguir um certo caminho em minha vida.
    Adorar a Deus,se estamos longe dele, nunca nos sentimos completos, é para ter um relacionamento com Deus.
    Arrependendo-nos de nossos pecados, encontramos o verdadeiro sentido para nossa vida.🙋🙏😍🌹💕

    ResponderExcluir
  6. Deus Onipotente e Eterno, eu LHE agradeço pela vida de São Bernardino Realino. No entanto, me ajude rezar pelos falecidos. Me ajude com a VOSSA bênção. Me ajude fazer a VOSSA vontade. Me ajude ser dócil aos santos anjos. Me ajude segui-Lo da melhor forma possível. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude ter a saúde do corpo e da alma. Me ajude ser misericordioso. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  7. BOM DIA PADRE João Carlos, que o DEUS de infinita bondade sempre proteja com saúde o sr. sua equipe e seus familiares. obrigada pela meditação que nos envia. PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  8. Boa Sexta-feira Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor em Jesus e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos com Amor e Misericórdia. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  9. Jesus,nos chama para seu encontro surpreendendo a cada um de nós de acordo para ouvir suas orientações, pois so6 assim através dos seus chamados seremos Salvos dos pecados.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite padre João que Deus me ilumine nesta caminhada de Evangelização.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre Jesus Cristo lhe ilumine sempre lhe abençoe muito amém 🙏🙏🙏 paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS