PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: VEJAM MINHAS MÃOS E MEUS PÉS

VEJAM MINHAS MÃOS E MEUS PÉS


08 de abril de 2021
Quinta-feira da Oitava da Páscoa

EVANGELHO


Lc 24,35-48

Naquele tempo, 35os discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!”
37Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”.
40E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. 41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu diante deles. 44Depois disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.
45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, 46e lhes disse: “Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 47e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso”.

MEDITAÇÃO


Vejam minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! (Lc 24, 39)

Não foi fácil para os discípulos assimilarem o fato histórico da ressurreição de Jesus. Nem de longe, estavam esperando que isso acontecesse. Mesmo que Jesus tenha falado disto com os doze, explicado várias vezes que ele seria vítima de uma morte dolorosa e ressuscitaria ao terceiro dia, não estava no horizonte deles tudo o que aconteceu. Consideremos também que a ressurreição de Jesus não foi como a de Lázaro, em que o morto ficou vivo de novo e continuou sua vida normal, morrendo no tempo certo. A ressurreição de Jesus foi algo completamente novo e diferente.

O fato de os discípulos estranharem tanto, por um lado, foi bom para alguém não acusar que a ressurreição tenha sido uma saída honrosa que eles arrumaram para o aparente fracasso do seu Mestre. No evangelho lido hoje, vemos Jesus tentando convencê-los de que é ele mesmo. E isso, é claro, está valendo pra nós. Nós também não temos ideia do que seja mesmo a ressurreição de Jesus e a nossa ressurreição com ele.

Quando a comunidade dos discípulos estava reunida, e os discípulos de Emaús estavam contando como eles tinham se encontrado com o Senhor Ressuscitado, ele mesmo apareceu no meio deles e lhes fez a saudação de paz. Eles ficaram assustados, com medo, cheios de dúvida, pensando que era um fantasma. Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. Neles, estavam os sinais da crucificação. “Vejam minhas mãos e meus pés. Eu não sou um fantasma. Toquem em mim. Um fantasma não tem carne, nem osso”. Mesmo assim, eles ainda continuavam duvidando. Então, Jesus pediu algo para comer. Deram-lhe um pedaço de peixe assado e ele comeu à vista de todos.

Essa é a primeira lição da ressurreição. Jesus não é um fantasma. Não é alguém que voltou do mundo dos mortos e está perambulando por aí. É ele mesmo, vivo, saudável, com um corpo glorioso, mas numa nova situação, situação difícil de se entender e de se explicar. E é bom a gente tentar captar alguma coisa porque essa é a nova condição que alcançaremos, se estivermos em comunhão com Cristo. Ele foi o primeiro, é o primogênito de muitos irmãos, como diz São Paulo. Nós vamos atrás dele.

Jesus venceu definitivamente a morte. Não levantou-se da morte para continuar vivendo biologicamente a mesma vida. Foi elevado a um novo patamar de existência. É a vida plena em Deus. É a existência em Deus. Não é um espírito vagando por aí, como alguém poderia pensar. Ele tem um corpo. Seu corpo está marcado pelas chagas da crucificação, ele pode ser visto, ouvido, tocado e, nessa passagem, mostrou que também pode se alimentar. Tem um corpo, um corpo glorioso com que ele entrou na sala com as portas fechadas. Agora, sim, ele pode estar conosco até à consumação dos séculos, como nos prometeu. A primeira lição é essa: ele não é um fantasma, nem uma aparição de alguém que voltou do mundo dos mortos.

A segunda lição a ser assimilada está na explicação do próprio Jesus nessa cena. Tudo isso é cumprimento do que está escrito nos livros de Moisés, nos Profetas e nos Salmos, isto é, nas Escrituras Sagradas. Sua morte e sua ressurreição são a realização das promessas de Deus, como se pode ler nas Escrituras. O que Deus prometeu? Vida plena, a vitória completa do seu servo. Seu servo não conheceria a corrupção da carne, como diz o salmo 16.

A terceira lição a ser assimilada por nós, como o foi para a primeira geração dos discípulos, é que a força da ressurreição nos faz testemunhas e anunciadores de sua obra. A conversão e o perdão dos pecados serão anunciados a todos os povos, em seu nome, por nós.

Guardando a mensagem

Falamos de ressurreição, mas não entendemos ainda bem o que seja. Ela já aconteceu em Jesus. É uma mudança radical no nosso ser biológico e espiritual. Pela ressurreição, entraremos na esfera divina, ultrapassando os limites de espaço e tempo. A nossa alma já foi criada imortal, mas faltava essa plenificação em Deus. Pela ressurreição, teremos também um corpo transformado. Jesus é o primogênito da grande família dos filhos de Deus que vai à nossa frente. Ele não é um fantasma, uma aparição. Ele levou para a esfera de Deus a nossa própria humanidade. Essa novidade que irrompeu na história pela ressurreição ao terceiro dia era já uma promessa na história e nos livros santos do povo de Deus. Nós agora somos testemunhas de tudo isso, levando ao mundo o anúncio da salvação em Cristo, pelo perdão dos pecados que ele alcançou por sua morte e ressurreição.

Vejam minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! (Lc 24, 39)

Rezando a palavra

Senhor Jesus, 
queremos compreender um pouco mais da tua ressurreição e da nossa ressurreição contigo. Não se trata de um jogo de palavras, mas de uma realidade que nos ultrapassa, que só pode ser acolhida na fé. Não nascemos para a morte, nascemos para a vida, para a plenitude. É a nossa vocação de seres criados à imagem e semelhança de Deus. Em ti, Senhor Jesus, já vemos a realização plena do ser humano. Sendo Deus, tu te fizeste humano. Estavas já na glória com o Pai e o Santo Espírito. Mas, agora, estás também como humano. Em ti, contemplamos nossa condição humana glorificada, em Deus. Aspiramos a isso. Sonhamos com isso. Estamos vocacionados para a completa realização, como filhos de Deus. Continua, Senhor, a ser para nós, caminho, verdade e vida. E agora, com esta pandemia, quando experimentamos nossa fragilidade e nossa pequenez, aumenta em nosso coração a virtude da esperança. Que em nossos sofrimentos, em nossas pelejas humanas nos sustente a certeza da completa vitória que a tua ressurreição nos assegura. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Recomende, em oração, a Jesus ressuscitado as pessoas suas conhecidas que estejam em situação de aflição e sofrimento, neste momento de uma nova alta do novo coronavírus.

Sábado próximo, temos um encontro marcado em sua casa, no Show da Páscoa: Padre João Carlos e Banda cantando a esperança. Você nos acompanha pelo youtube, com acesso exclusivo. Adquira o seu ingresso no site www.sympla.com. Na dúvida, faça contato com a gente pelo whatsapp 81 9964-4899.

Hoje, quinta-feira da oitada pascal, temos a nossa Missa de Páscoa, às 11 horas, com ouvintes e associados. E você nos acompanha pelas nossas redes sociais. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

12 comentários:

  1. Anônimo8/4/21 04:48

    Bom dia Padre João Carlos. Que o Espírito Santo de DEUS derrame bênçãos de Amor e Paz sobre você e que você tenha um dia muito abençoado... Fique com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS a sua benção.
    Que Deus nos ilumine hoje e sempre amém .
    JAURACI de São Gonçalo RJ

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que Deus nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos a sua benção.
    Que o Senhor Jesus lhe abençoe e lhe proteja de todas as ciladas da vida. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  5. Abençoado seja o dia do sr. Padre João Carlos e de todos dai, com saúde e a PAZ de JESUS. PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado e uma maravilhosa celebração como sempre e que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌟🌹
    A morte de Jesus foi um plano de Deus pai para sua ressurreição e a nossa.
    Um plano de salvação, redenção
    e purificação pelos pecados do homem.
    Temos que ter a compreensão da ressurreição de Cristo,se não vai ser em vá a nossa fé e pregação,a nossa fé cristã será
    uma entre muitas outras crenças, às dúvidas a respeito do sentido da vida.
    Não deixe de ir a igreja ela continuam defender e transmitir a mensagem da ressurreição.
    🙌





    ResponderExcluir
  7. 🙌👍👏🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  8. Ei,você está bem?Sim,porque? Quê bom!Sabes aquele homem Jesus Cristo seu amigo?-Seu não nosso ele foi o cara!-Continua vivo!Como assim? Não me diga que não sabes?Ele apareceu.Tá equivocado e sabes o que o Cara morreu?A notícia já se espalhou em toda roda de conversa.Deixa,disso quê é verdade?Sim.Quem nunca viveu com um pouquinho de incredulidade, desconfiança,medo,insegurança... Faz parte da condição humana,não crê em coisas abstratas.Ainda continuamos igual mudou-se pouco!O quê estamos fazendo com as ações manifestada pelo Salvador?Pomos em prática?

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado por passar seu entendimento da Palavra e canção à nós. Estaremos em Oração para o Amor na Palavra e que Jesus nos ilumine para entendermos Sempre a Sua Vontade. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  10. Bendito seja o seu Santo nome agora e para sempre AMÉM JESUS Cristo.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado por tudo que o Sr nós mostrar nesse evangelho muito bonito e bem explicado jesus lhe cubra de bençãos saúde e paz para nós ajudar com essas maravilhas que o Sr nós enviar o aumentar a nossa fé em Cristo Jesus amém paz e bem

    ResponderExcluir
  12. Ó Deus, fonte e origem de toda paternidade, eu LHE agradeço por ser cristão. Entretanto, me ensine glorificá-Lo com amor, coragem e fé. Me ensine servi-Lo santamente. Me ensine ser justo e humilde. Me ensine testemunhar o ressuscitado. Me ensine ter a saúde perfeita. Me ensine sofrer com paciência. Me ensine ter um bom arrependimento dos meus pecados. Me ensine seguir o caminho da conversão e da bênção. Me ensine ouvi-Lo com atenção. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine ter a verdadeira paz. Me ensine fugir do medo, da preocupação e da dúvida. Me ensine ter inteligência para compreender as escrituras. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS