PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A PESCARIA ABUNDANTE

A PESCARIA ABUNDANTE


09 de abril de 2021
Sexta-feira da Oitava da Páscoa

EVANGELHO


Jo 21,1-14

Naquele tempo, 1Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: 2Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos de Jesus.
3Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”. Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. 4Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 5Então Jesus disse: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”.
6Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca, e achareis”. Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu sua roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar.
8Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. 9Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. 10Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”.
11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu. 12Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor.
13Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. 14Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.

MEDITAÇÃO


Lancem a rede à direita da barca e acharão (Jo 21,6)

A cena acontece dias após a ressurreição de Jesus. Os discípulos vão pescar e não conseguem nada naquela noite. Já de manhã, Jesus na praia deu a orientação certa: lancem a rede à direita da barca e acharão. Quase não conseguiram puxar a rede de tanto peixe, cento e cinquenta e três grandes peixes.

Os discípulos elencados no texto eram, seguramente, pescadores experientes. Tinham sido chamados a ser pescadores de pessoas, no início da atividade missionária de Jesus. Trata-se, então, não apenas de uma simples pescaria de peixes, mas da atividade missionária da Igreja, o trabalho de pescar gente que os discípulos deviam realizar após sua convivência com Jesus; trabalho que se mostraria infrutífero, sem a presença e a direção de Jesus ressuscitado. Naquela experiência no lago, sem a orientação de Jesus, não conseguiram pescar nada.

É claro, além da referência à atividade missionária que se seguiria após a ressurreição de Jesus, o texto também nos ajuda a pensar em nossa relação com o ressuscitado em outras áreas de nossa vida. Sem a presença e a orientação de Jesus, nossa pescaria pode também ser infrutífera, mesmo que sejamos experientes pescadores. Entendeu? A pescaria pode ser o seu trabalho, a sua ocupação profissional, as responsabilidades que você tem na vida. Só a presença e a orientação de Jesus ressuscitado garantem o sucesso do nosso trabalho, o êxito de nossas lutas. Muita gente já experimentou isso, talvez você também já o tenha experimentado. Longe de Deus, nossa luta é infrutífera. Há um salmo na Bíblia que deixa isso bem clarinho: “Se o Senhor não constrói a casa, em vão trabalham os construtores” (Salmo 126).

Os discípulos, com certeza, já tinham lançado a rede naquele mesmo lugar. Mas o fato de agir em obediência à vontade de Deus, à sua Palavra, é que fez a diferença. Eles deram a direção do seu empenho pastoral ao próprio Jesus. E como seria darmos a Deus a direção do nosso trabalho, de nossa família ou de nossa atividade apostólica? O evangelho já dá uma pista.

No texto de hoje, depois de uma noite de trabalho em vão, ao amanhecer, lá está ele na praia, de pé, perguntando se pescaram alguma coisa. O amanhecer é uma referência à ressurreição. Também o fato de ele estar de pé reforça a ideia da ressurreição. É nessa condição de ressuscitado, que ele nos indica a direção que devemos tomar, o que precisamos realmente fazer. Nós o vemos e o ouvimos particularmente pela oração, pela meditação da Palavra de Deus, pelos ensinamentos da sua Igreja. Precisamos, então, dar ouvidos às suas indicações, obedecer docilmente às suas orientações. Nisto, contamos com a ajuda do Santo Espírito. Ele nos ensina a ouvir e seguir Jesus.

Guardando a mensagem

A barca de Pedro é a Igreja. Os pescadores são os missionários. A pescaria é a atividade apostólica. Sem a presença do ressuscitado e sua orientação, o fracasso é certo. Isso vale também para nossa vida cristã. O trabalho sem Deus é estéril. Eles passaram a noite toda pescando e não conseguiram nada. Bastou Jesus ali na praia indicar: “lancem a rede à direita do barco e acharão”. Que bela orientação para o nosso trabalho: não deixar Jesus de fora. Trabalhar, pastorear, empreender, lutar, casar, formar-se, mas contando sempre com sua presença e em obediência à vontade de Deus. Aí não tem como dar errado.

Lancem a rede à direita da barca e acharão (Jo 21, 6)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Quando os discípulos chegaram à praia encontraram o fogo já aceso, pão e peixe assado. E aquela refeição renovou as suas forças, depois de uma noite de trabalho sem fruto e de um alvorecer tão promissor com aquela pescaria abundante. Tu, Senhor Jesus, os alimentaste com pão e peixe. Tomaste o pão e o distribuíste com eles. Essa fração do pão é o sinal da Eucaristia. Fizeste o mesmo com o peixe. Na Eucaristia, nos sentamos à tua mesa e tu nos alimentas com a tua própria vida, vida entregue na cruz e transbordante na ressurreição. Na Eucaristia, tu nos fortaleces, nos renovas as forças. Obrigado, Senhor. Nesses dias de isolamento social, o teu povo está sentindo muita falta deste sagrado alimento, a santa Eucaristia. E tem feito a comunhão espiritual, como nos ensina a Igreja. Dá-nos a graça, Senhor, de viver em comunhão contigo, dóceis aos teus ensinamentos, obedientes à vontade do Pai. Só assim, sabemos, teremos sucesso em nossos empreendimentos, em nossa vida familiar e mesmo na luta contra esta pandemia. Longe dos teus caminhos, nossa pescaria é um fracasso. Seja bendito teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Só para estimular a leitura do texto de hoje (João 21, 1-14), eu tenho uma pergunta pra você: Quantos discípulos estavam nessa pescaria?

Faltando, agora, um dia para o Show da Páscoa. É amanhã, um show online, com acesso exclusivo. E você já está com o seu ingresso? Acesse www.sympla.com.br ou faça contato conosco pelo whatsapp 81 9964-4899.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

16 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que Deus nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA! padre João Carlos, PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos sua benção e obrigado pelas orações e meditações, Deus abençoe sempre o Sr e sua equipe. Sem Jesus Cristo eu não sou NADA, tudo que faço é pela força que Jesus me dar, se hoje estou aqui foi pôr causa de Jesus e Nossa Senhora, agradeço ao Sr Padre João Carlos, que sempre está atento a ensinar a nós seus filhos Espirituais, que o Sr tenha Saúde, Paz e muito AMOR.🌹❤️🌹

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos que dia lindo bem ensolarado, só falta um dia para o show que maravilha, que o senhor padre João Carlos tenha uma ótima sexta feira abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Padre o evangelho de João foram sete os discípulos que participaram da maravilhosa pescaria.
    O que Jesus quer que aprendemos e que devemos fazer na maravilhosa pescaria.
    Jesus no controle sobre todas coisas.
    Jesus gostaria que sempre estivéssemos no centro da bondade de Deus, não sair da direção de Deus, não descer do barco, não abandonar a igreja.
    Não deixa o lugar que Jesus preparou é um instrumento onde Jesus vai nos honrar.
    O barco representa aquilo que nós conduz.
    Obediência gera milagre.
    Meu melhor amigo me conduz.
    🙌👏🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  5. SEREI GRATA A JESUS E NOSSA SENHORA ATÉ O FIM.🙇🙌🙌

    ResponderExcluir
  6. Padre, infelizmente não estou com o meu INGRESSO, e vou mandar minha contribuição de abril hoje.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração para o Amor em Jesus e que possamos contar Sempre com Ele em todas as coisas que façamos com Amor e sem desistir para podermos ser como os Apóstolos na pescaria milagrosa um número Perfeito. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  8. Anônimo9/4/21 12:21

    AMÉM... Boa tarde Padre João Carlos. Deus o abençoe grandemente e te conceda muita saúde e muita paz.
    À humanidade precisa de DEUS presente.
    Ester de Campinas São Paulo

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, sua bênção Padre, Deus abençoe o nosso dia e muito obrigado pela reflexão...
    Por favor, alguém de vcs que acompanha o Padre João Carlos, me manda a reflexão do dia: 30/03, 04/04 e 05/04: meu contato é: 11982798012..
    É que essas eu ñ recebi, se alguém puder me fazer esse favor...agradeço imensamente.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Padre, sua bênção.
    Os nomes dos discípulos nesta pesacria? Pra mim; Simão Pedro, Tomé e
    Natanael.

    ResponderExcluir
  11. Bendito seja o seu Santo nome agora e para sempre AMÉM JESUS Cristo!!!

    ResponderExcluir
  12. Obrigado Senhor pela eucaristia, é ela que nos fortalece através do amor, da prosperidade ,que indica a direção que devemos tomar, e que o nosso alimento seja a fortificação da nossa vida.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde padre João Carlos a sua benção obrigada pela palavra

    ResponderExcluir
  14. Anônimo9/4/21 18:28

    Boa tarde padre pode experimentar a presença de Jesus enquanto ouvia...Jesus é espetacular!

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre João Carlos, stela Silva gratidão por tudo 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  16. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre Jesus Cristo lhe abençoe e ilumine sempre amém 🙏🙏 Nilza Maria comprou o ingresso para

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A missa é a ceia de páscoa.

    19 de abril de 2024   Sexta-feira da 3ª Semana da Páscoa.     Evangelho   Jo 6,52-59 Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dize...

POSTAGENS MAIS VISTAS