PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: NÓS SOMOS TESTEMUNHAS!

NÓS SOMOS TESTEMUNHAS!




18 de abril de 2021
Terceiro Domingo da Páscoa

EVANGELHO


Lc 24,35-48

Naquele tempo, 35os dois discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!”
37Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”.
40E, dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés.
41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu diante deles.
44Depois disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.
45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, 46e lhes disse: “Assim está escrito: ‘O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, 47e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém’. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso”.

MEDITAÇÃO


Vocês serão testemunhas de tudo isso (Lc 24, 48)

Estamos no terceiro Domingo da Páscoa. A vida cristã está permanentemente sob o impacto da morte e ressurreição de Jesus. Ele viveu entre nós, padeceu, morreu e ressuscitou. Ele está vivo e presente entre nós. Nesse mistério, estamos mergulhados desde o batismo. Morremos com ele. Ressuscitamos com ele. Na Santa Missa, é também esse mistério que celebramos: sua morte e ressurreição. 

Depois da ressurreição, Jesus continuou a se encontrar com os seus discípulos, por algum tempo, ajudando-os a assimilar essa nova realidade. Por sua ressurreição, ele elevou a nossa humanidade à condição de plenitude. Não só ressuscitou, mas abriu o caminho de nossa completa realização em Deus. Como primogênito da criação, disse São Paulo, ele vai à nossa frente. 

As leituras bíblicas deste período querem nos ajudar a contemplar também o mistério de nossa participação na ressurreição de Cristo. A  sua ressurreição não é apenas a sua glorificação, na vitória sobre a morte, o pecado e o mal. É também comunicação da vida de Deus a nós, de sua graça, de seu perdão. Então, vale a pergunta: Onde nós podemos experimentar a ressurreição de Jesus? As leituras de hoje, me parece, nos dão a resposta em sete pontos.

1. Experimentamos a ressurreição de Jesus na fé que vence o medo. Jesus se apresentou no meio deles, e eles, cheios de medo, pensaram que era um fantasma. Jesus insistiu: sou eu mesmo. Vejam minhas mãos e meus pés. 

2. Experimentamos a ressurreição de Jesus na conversão, recebendo o perdão dos nossos pecados. Ele se fez vítima de expiação pelos nossos pecados. O perdão que Deus nos dá nos faz viver uma vida nova, ser conduzidos pelo Espírito Santo. 

3. Experimentamos a ressurreição de Jesus na prática dos seus mandamentos. Escreveu São João em sua primeira carta: “Naquele que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado”. 

4. Experimentamos a ressurreição de Jesus na participação na comunidade que se reúne em nome de Cristo. Os dois discípulos de Emaús reintegraram-se à comunidade, em Jerusalém, onde estavam reunidos os Onze e os outros discípulos e discípulas. Na assembleia reunida, Jesus se apresentou no meio deles.

5. Experimentamos a ressurreição de Jesus na meditação das Escrituras, percebendo como o propósito de Deus se realizou em seu filho e acolhendo o que ele nos revela sobre nossa condição de seus filhos amados. 

6. Experimentamos a ressurreição de Jesus na celebração da Eucaristia. Os discípulos de Emaús contaram como encontraram Jesus no caminho e na fração do pão. O próprio Jesus, no meio da comunidade ainda perplexa, perguntou se não tinham algo para comer. E comeu peixe assado à vista de todos. Na Eucaristia, encontramos Jesus vivo e ressuscitado.

7. Experimentamos a ressurreição de Jesus no compromisso com a missão. Em seu nome, anunciamos a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações. Somos testemunhas de tudo isso (At 3,15. Lc 24,48). 

Guardando a mensagem

Neste tempo pascal, a liturgia vai nos ajudando a contemplar o mistério da ressurreição de Cristo e da nossa ressurreição com ele. A ressurreição do Senhor não é só uma verdade a ser contemplada, mas também uma experiência a ser vivida. As leituras bíblicas deste terceiro domingo da páscoa podem nos ajudar a responder a esta pergunta: “Como podemos experimentar a ressurreição de Jesus em nossa vida?”. A resposta pode ser captada em sete pontos: na fé que vence o medo, no perdão dos pecados que recebemos em nossa conversão, na prática dos seus mandamentos, na participação na comunidade cristã, na meditação das Escrituras, na celebração da Ceia Eucarística e no compromisso com a missão. Em tudo isso, age Jesus ressuscitado, por meio do seu Santo Espírito, nos unindo ao Pai.

Vocês serão testemunhas de tudo isso (Lc 24, 48)

Rezando a Palavra

Senhor Jesus, 
Cremos na tua ressurreição. Por ela, elevaste a nossa condição humana ao nível da comunhão com Deus. Pela fé e pelo batismo, mergulhamos em tua morte redentora, emergindo para a vida nova da graça. Estamos ressuscitados contigo, Senhor, embora nossa condição de filhos não esteja ainda plenamente revelada. Mas, já estamos experimentando a força renovadora de tua ressurreição de muitas formas, em nossa vida cristã. Que esta dinâmica divina pela qual estás fazendo novas todas as coisas nos ajude a ser uma força de mudança neste mundo, em favor da justiça, da paz, da liberdade. Não permitas, Senhor, que a nossa inclinação para o egoísmo, para a indiferença, para o ritualismo acabem por imobilizar a tua viória sobre o pecado, o mal e a morte. Que, no mundo, como nos pedes, sejamos testemunhas de tua ressurreição na defesa e promoção da vida e na construção de um mundo renovado pela fraternidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a Palavra

O domingo, o Dia do Senhor, nossa páscoa semanal, é dia de Santa Missa com a sua comunidade. Pode ser que, dadas as restrições deste tempo de pandemia, você tenha que participar remotamente. Em qualquer caso, participe com atenção e piedade. 

Todos os domingos, eu celebro a Santa Missa, às 17 horas, com transmissão pela Rádio Tempo de Paz. Para participar, você só precisa baixar o aplicativo no seu celular. 

Um abençoado domingo. E até amanhã, se Deus quiser!

Pe. João Carlos Ribeiro, SDB 

17 comentários:

  1. Sr.Pe.gostaria receber a meditação da palavra todos os dias
    +244 926999952

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Pe João Carlos, minha benção e da minha mãe,Feliz páscoa para o senhor, abençoe minha família em suas orações, obrigada por todas as medicações enviada pra mim. Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. AMÉM. Bom dia Padre João Carlos. Que as bênçãos do DEUS misericordioso caiam sobre você. Muita paz e sabedoria na sua vida hoje e sempre. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. um feliz domingo do senhor a todos.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos asua berços eu li agrandeso por o senhor me em via essa palavra diária todo os dia eu sempre conpatinho com aminha família e a minha amizade e só bençãos peso que Deus li de muita saúde e muita felicidade e muita paz amem

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, gostaria de receber a meditação da palavra todos os dias. Sou de Colatina no ES meu tel. 27 999154100

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos que seu domingo seja ótimo e abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho, padre João Carlos estou no aguardo de sua maravilhosa celebração.
    🙌😇🌟🌟🌟🌹
    A ressurreição gloriosa de Cristo é para interpretarmos toda a sua vida.
    Se torna o centro da sua fé, é uma realidade da fé cristã, para continuar confiante,a vida triunfará pela força de Deus.🙌😍🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos!Muito obrigado pelas palavras que me ajudam a viver melhor a ressurreição do Senhor na minha vida em família e comunidade ! Que Deus continue abençoando e guardando sua vida!
    Bom domingo! Antes que esqueça, gostaria de receber suas reflexões diariamente.

    ResponderExcluir
  9. O QUE SEJAMOS TESTEMUNHOS OCULAR? Igual aos olhos JESUS Cristo, pois ser humano humanizado igual aos discípulo é sencacional doar-se e testemunhar uma verdade requer bastante saber! Sejamos ponderados com a força do Espírito Santo inuda nosso ser

    ResponderExcluir
  10. Bendito seja o seu Santo nome agora e para SEMPRE...AMEM!!!

    ResponderExcluir
  11. Bom Domingo Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração para o Amor ao Espírito Santo na Eucaristia e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos com Amor. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  12. Senhor Jesus através da sua força espiritual nos ajude a ter mais fé, coragem, na comunhão com o pai para nós tornar livre do pecado e de todo o mau que está acontecendo neste momento tão difícil das nossas vidas. Transformando os nossos corações perdoando os sofrimentos tendo esperança no nosso pai celestial hoje é sempre.

    ResponderExcluir
  13. Uma abençoada noite padre João Carlos agradeço a Deus por receber todos os dias a meditação da palavra o qual aprendemos muito , que Jesus ressuscitado nós dê a cada dia a nossa direção a seguir em nome do Pai do filho e do exército santo amém

    ResponderExcluir
  14. Pai Justo, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. Contudo, me ajude glorificá-Lo com amor. Me ajude servi-Lo com humildade. Me ajude sofrer com paciência. Me ajude ser justo e santo. Me ajude agir corretamente. Me ajude testemunhar o ressuscitado. Me ajude viver o meu profetismo batismal. Me ajude ter um verdadeiro arrependimento dos meus pecados. Me ajude seguir o caminho da conversão. Me ajude guardar os VOSSOS mandamentos e a VOSSA palavra. Me ajude ter a verdadeira paz. Me ajude ter fé e confiança no Filho do Homem. Me ajude ter inteligência para entender e pregar a Sagrada Escritura. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre Jesus e Maria Santíssima lhe abençoe muito que maravilha agente ter os padres para nos mostra como Deus e bom e misericordioso paz e bem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS