PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O MAR ESTAVA AGITADO

O MAR ESTAVA AGITADO



17 de abril de 2021

EVANGELHO


Jo 6,16-21

16Ao cair da tarde, os discípulos desceram ao mar. 17Entraram na barca e foram em direção a Cafarnaum, do outro lado do mar. Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha vindo ao encontro deles.
18Soprava um vento forte e o mar estava agitado. 19Os discípulos tinham remado mais ou menos cinco quilômetros, quando enxergaram Jesus, andando sobre as águas e aproximando-se da barca. E ficaram com medo.
20Mas Jesus disse: “Sou eu. Não tenhais medo”. 21Quiseram, então, recolher Jesus na barca, mas imediatamente a barca chegou à margem para onde estavam indo.

MEDITAÇÃO


Soprava um vento forte e o mar estava agitado (Jo 6,18).

O que aconteceu foi o seguinte. Os discípulos, de tardezinha, pegaram a barca pra voltar para Cafarnaum, que ficava do outro lado do mar. O mar deles, na verdade, era o grande lago da Galileia. Jesus tinha ficado no monte. Tinha se esquivado do povo que o queria proclamar rei, depois da multiplicação dos pães. A travessia estava muito difícil. Escureceu, o vento contrário foi ficando forte e o mar ficou agitado. Já estavam na metade da viagem quando viram aquele vulto andando sobre as águas, vindo na direção deles. Foi um medo só. Jesus de lá gritou: “Sou eu. Tenham medo não”. Puxa, que susto. Eles ficaram esperando que Jesus subisse na barca, mas nem deu tempo. A barca de repente chegou ao destino.

O que essa história está ensinando? Só contando um fato curioso? Certamente que não. O próprio texto (Jo 6, 16-21) já nos dá uma pista de compreensão. A palavra “mar” (ou águas), por exemplo, está repetida quatro vezes. ‘Mar’ é sempre uma representação do mundo a que os discípulos estão enviados como missionários. O ‘mar’ é o mundo onde se realiza a missão. A palavra “barca” está repetida quatro vezes. Não pode ser por acaso. ‘Barca’, você sabe bem, é uma representação da comunidade, da Igreja. A barca de Pedro é a Igreja, a comunidade dos discípulos. O que é que está acontecendo? Eles estão tentando atravessar o mar e estão encontrando muita dificuldade. O que significa a barca dos discípulos atravessando o mar? É a Igreja realizando a sua missão no mundo, no meio de muitas dificuldades. Note as palavras que aparecem: já estava escuro, os ventos eram contrários, o mar ficou agitado. Que dificuldades encontra a Igreja na realização de sua missão? Nem precisamos fazer uma lista, ou precisamos? O Papa acabou de falar, na Exortação sobre a Santidade, de duas correntes muito fortes que enfraquecem a fé. Ele falou do gnosticismo e do pelagianismo. É, o mar continua revolto. E os ventos, contrários. Noite escura nessa travessia. Olha, como esse texto é atual!

Voltemos ao mar da Galileia. O que aconteceu no meio daquela apreensão toda dos discípulos, coitados, no meio daquela tempestade? Eles viram um vulto andando sobre as águas e vindo na direção deles. Ficaram de cabelo em pé. Mas, reconheceram quem era, quando ele se apresentou. Lembra o que foi que Jesus disse? Vou recordar: “Sou eu. Tenham medo não”. E quem é ele? Claro, é Jesus. Mas, ele disse SOU EU. Disse como Deus, o Pai, tinha dito no Monte Sinai a Moisés. EU SOU. Diga ao Faraó que EU SOU mandou dizer que liberte o meu povo. EU SOU é Deus. Podemos pensar assim: no meio daquele vendaval, daquela tormenta, os discípulos fizeram uma experiência maravilhosa: Jesus é Deus. Ele é EU SOU. Você lembra que muitas vezes ele foi se revelando: Eu sou o pão vivo descido do céu. Eu sou o Bom Pastor. Eu sou a Luz do Mundo. Ele é Deus. É Deus quem domina o mar, é Deus quem acalma a tempestade. Por falar em tempestade, cadê a tempestade? Mal os discípulos se prepararam para Jesus entrar na barca, tinham chegado.

Guardando a mensagem

O mar é o mundo, onde os discípulos levam adiante a missão que Jesus lhes confiou. A barca é a comunidade dos discípulos, a Igreja. De vez em quando, a comunidade se encontra cercada de problemas e dificuldades, no meio de uma verdadeira tempestade. Em momentos como esse, faz uma profunda experiência de Deus. Jesus mesmo vem ao seu encontro. Jesus é o Deus vencedor do pecado, do mal e da morte. É ele quem garante o êxito da missão, ele domina a tempestade.

Soprava um vento forte e o mar estava agitado (Jo 6,18).

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
Minha família também é como uma barca, navegando no mar. De vez em quando, dá cada tempestade! Pensando bem, nunca nos deixaste sozinhos no meio das tormentas. Nós é que somos distraídos. Tu vens ao nosso encontro, mesmo quando partimos sem ti. É quando experimentamos, com emoção, a força de tua proteção, a grandeza do teu amor. Tua presença acalma a tempestade. Muito obrigado, Senhor. Tu és o nosso Deus e Salvador. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

É possível que, hoje, se apresente uma oportunidade para você dizer uma palavra de fé que ajude a acalmar uma tempestade. Se aparecer essa oportunidade, dê seu testemunho sobre Jesus: testemunhe que é ele quem acalma o mar.

Pe João Carlos Ribeiro, SDB

13 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas.vamis ter mais um pouco de calma que logo essa tempestade vai passar se deus quiser.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos um bom descanso que esse final de semana seja iluminado e abençoado e que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Jesus, ele tem poder sobre todas as coisas.
    O que fazer nas dificuldades.
    Às vezes, os problemas da vida
    Parecem impossível de resolver mas nessa hora podemos ir a Jesus.
    Ele tem a solução até para as situações mais perigosa.
    Onde está a sua fé
    Todos passamos por problemas,parecem sem soluções, nada o que fazemos resolver o problema, sentimos que vamos afundar.
    Precisamos ter fé, não há nada que Jesus não pode fazer,se ele deu ordens ao mar e ele obedeceu, ele pode nos ajudar tenha fé, Ele é nosso único salvador, eu estou contigo levanta-te. 🙌🐑😍🌹💕

    ResponderExcluir
  3. Em que mar estamos navegando?Nos seguintes ambientes famílias,trabalhos,cidades,Estados, Países as navegações marítimas acontecem sobre qual clima?Quem conduz os mares desses ambientes têm realizado as melhores direções?Qual é a função das tempestades em nossas vidas?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos. Desejo à você hoje:... sorriso contagiante. Uma vida de bondade, amor e harmonia de verdade e as bênçãos do CRIADOR.
    Jesus tua presença acalma a tempestade.
    Muito obrigado SENHOR. Tu és o nosso
    DEUS e Salvador...Um dia cheio da graça e do amor de DEUS à padre João Carlos e todos da AMA. Fiquem com Deus...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Bom Sábado Padre João, suas bênçãos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração para o Amor na Fé em Jesus Cristo e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos com Amor. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  6. Assim como Jesus acalmou o mar,ele há de fazer sumir está pandemia que tem levado muitas pessoas perderem seus entes queridos,de forma assustadora,sabemos que o mar é o mundo e que a barca são aqueles que são guiados pelo pai. Que ele nos guie e ilumine a todos pesquisadores que lutam para salvar vidas e fazer medicamentos o mais breve possível para termos uma vida melhor. Que o nosso bom Deus nos socorre nos livrando de tantas pestes que assolam o mundo. Oh! Deus tem-se compaixão de todas as famílias emolduradas que estão passando por momentos difíceis. Obrigado Senhor por ter nos ensinado nesta hora.

    ResponderExcluir
  7. Bendito seja o seu Santo nome hoje e para sempre AMÉM JESUS Cristo!!! O meu JESUS estamos nesse momento precisando muito do SENHOR.

    ResponderExcluir
  8. Assim como Deus acalma a tempestade do mar ele também acalma a maldade do mundo, Deus è bom ,Deus è incrível e divino 🙏🙌

    ResponderExcluir
  9. Que Deus acalme todas as tempestades que estão acontecendo no mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  10. Que Deus abençoe o senhor Padre João Carlos pelas lindas palavras e abençoe também o Padre Roberto que envia a quem tem interesse e muito amor pelas Palavras de Deus.

    ResponderExcluir
  11. Deus Onipresente e Eterno, eu LHE agradeço por mais uma semana que passou. No entanto, me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine pregar com humildade. Me ensine viver repleto do Espírito Santo, de fé e de sabedoria. Me ensine dedicar-me inteiramente à oração e ao serviço da Palavra. Me ensine valorizar os sacramentos. Me ensine vencer o sofrimento e o medo. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite padre João Carlos agradeço muito pelas meditações diárias deus lhe abençoar desejo um bom domingo também a toda sua família e a sua equipe amém paz e bem

    ResponderExcluir
  13. A paz de Cristo!
    A bênção padre, Deus continua lhe abençoando nesta sua preciosidade missão, levando a palavra de Deus.
    QUERO RECEBER AS MEDIÇÕES DA PALAVRA TODOS OS DIA. (11)9 9202-9614

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS