PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: JESUS É O NOVO TEMPLO DE DEUS

JESUS É O NOVO TEMPLO DE DEUS




27 de abril de 2021

EVANGELHO


Jo 10,22-30

22Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do Templo. Era inverno. 23Jesus passeava pelo Templo, no pórtico de Salomão. 24Os judeus rodeavam-no e disseram: “Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente”.
25Jesus respondeu: “Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; 26vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. 27As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão.
29Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30Eu e o Pai somos um”.

MEDITAÇÃO


Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai (Jo 10, 29).

O evangelho de hoje começa informando que, em Jerusalém, onde Jesus se encontrava, celebrava-se a festa da Dedicação do Templo. Certamente, essa informação pode nos ajudar a compreender o contexto das palavras de Jesus nessa ocasião. Que festa será essa da “Dedicação do Templo”?

Primeiro, vou lhe dizer que Templo era esse. O de Jerusalém, claro. Mas, não era o Templo de Salomão. O Templo de Salomão tinha sido destruído pelos babilônios seis séculos antes (ano 587 a.C). O Templo que Jesus frequentou nas grandes peregrinações foi o Templo reconstruído no retorno dos exilados (século segundo a.C) e restaurado por Herodes Magno, mais ou menos no tempo em que Jesus nasceu. Assim, o Templo que aparece no Novo Testamento é o Templo de Herodes. 

E a festa da Dedicação do Templo? Bom, essa é uma linda história que está contada nos dois Livros dos Macabeus, no Antigo Testamento. Por um tempo, os pagãos da Síria dominaram o povo de Deus e pintaram e bordaram no Templo de Jerusalém. Foi um tempo de muito sofrimento e humilhação, mas afinal, sob a liderança de Judas Macabeu, o povo conseguiu expulsar os dominadores de suas terras. Depois que limparam e consertaram o que podiam do Templo, fizeram uma linda festa para purificá-lo e dedicá-lo de novo ao culto a Deus. Cada ano, com essa festa, recordavam essa Dedicação do Templo.

O Templo de Jerusalém (só existia um templo em todo o país) era um centro de unidade para o povo de Deus. Para eles, era um sinal visível da presença de Deus que os guardava e protegia. Nele, os pecadores se reconciliavam com Deus, oferecendo sacrifícios de animais. Ali, ouviam as explicações da Lei e rendiam graças por todos os favores que recebiam do Altíssimo.

Pois Jesus está no Templo, na festa de sua Dedicação. Se aquele povo tivesse acolhido a pregação de Jesus, entenderia que mais do que aquele Templo, o sinal visível da presença de Deus no meio do seu povo era o próprio Jesus. Que em Jesus, Deus estava reunindo as ovelhas dispersas e amparando os mais sofridos. E que, mais do que os sacrifícios de touros e carneiros que eles ofereciam ali, seria o sacrifício de Jesus, o verdadeiro cordeiro de Deus, a redimir o seu povo dos seus pecados. O próprio Templo, em si mesmo, já era um testemunho sobre Jesus.

Mas, eles estavam de coração fechado para Deus e para a boa notícia do Reino que Jesus estava anunciando. Consideraram que Jesus estava ofendendo a Deus com suas palavras e suas pretensões, chamaram-no de blasfemo e quiseram até apedrejá-lo. Não eram de suas ovelhas. As suas ovelhas ouvem a sua voz.

Nós somos as ovelhas que o Pai encarregou Jesus de cuidar e salvar. Ele nos conhece e nos dá a vida eterna. Nós, suas ovelhas, escutamos sua voz e o seguimos. Ele nos tranquiliza: não nos perderemos e não seremos arrancados de sua mão. E nos diz o porquê: Ele e o Pai são um. Ele manifesta o Pai e com o Pai ninguém pode.

Guardando a mensagem

Na festa da Dedicação do Templo, ficou claro: Mais do que o Templo, Jesus é a presença salvadora de Deus no meio do seu povo. Ele é o bom pastor que dá a vida por nós, suas ovelhas. Ninguém vai nos dispersar, nem nos arrancar de suas mãos. Ele nos revela que o Pai que cuida de nós, nos defende, nos salva, nos constitui seu rebanho. Por nossa causa, ele foi oferecido como se fora um cordeiro imolado no Templo. Por sua ressurreição, o cordeiro tornou-se pastor. Ele é o bom pastor que marcha à nossa frente. Reconheçamos a sua voz. Sejamos seus seguidores.

Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai (Jo 10, 29).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Bom pastor de nossas vidas,
nós te bendizemos pelo amor fiel que te levou ao sacrifício da cruz. Nós te louvamos por seres o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. E nós queremos ser fieis a ti em nosso seguimento, acolhendo tuas palavras, unindo-nos como tua Igreja que somos e protegendo e cuidando dos mais frágeis e sofredores. Nós te recomendamos, hoje, especialmente, as pessoas adoecidas pelo coronavírus e suas famílias, para que as renoves na fé e na esperança, sustentando-as na defesa de sua saúde. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Sábado próximo, começa o mês de maio, o mês de Maria. Vá pensando como viver esse mês mariano com sua família, como tempo de intensa evangelização.

E nós temos um encontro marcado todas as noites, na Live das 21:30. Nela, retomamos a Meditação do dia e rezamos as orações da noite. Você pode me acompanhar em meu canal do youtube ou em minha página do facebook. É só procurar 'Padre João Carlos'.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

14 comentários:

  1. 🙏🙏💞🙏que sigamos nosso bom pastor, para sermos como ele aos nossos semelhantes.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos! Que Deus te abençoe e continue lhe dando muita sabedoria, saúde e inspiração para evangelizar e conduzir as ovelhas até ao pai sem perder-las nenhuma🙏

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos que belo dia seja assim o seu iluminado e abençoado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho
    🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Jesus quer agente sejam pela palavra creia nele, como pai és nele,e Ele em nós.
    Para o mundo todo conheça que Deus o enviou, para que todos ame o nosso Pai, nosso Deus,como ele ama Jesus.
    Samos chamado para ser um como pai e o filho são um, porque Ele nós capacitou a amar, para
    conquista esse objetivo devemos seguir o filho no caminho que leva a vida.
    Jesus faz a vontade do pai, vamos fazer a vontade do pai e do filho.
    Quando tais dificuldade se fizerem necessárias que nós tenha força e coragem de dizer obrigado,pai, mais está no lição.
    Que assim seja.
    🙌😍🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre sua benção, que o senhor proteja minha filha e eu ponhe tuas mãos poderosa cura minha filha e do covid e meus sitomas gripais 🙌🙏

    ResponderExcluir
  5. Ó Deus, criador e redentor do gênero humano, eu LHE agradeço pelas solenidades religiosas. Todavia, me ajude vencer a perseguição. Me ajude aprender, viver e ensinar a VOSSA palavra. Me ajude ficando comigo para sempre. Me ajude seguir o caminho da conversão e da graça. Me ajude permanecer fiel ao Senhor, com firmeza de coração. Me ajude ser bom, cheio do Espírito Santo e de fé. Me ajude trabalhar na VOSSA igreja. Me ajude testemunhar o meu REDENTOR. Me ajude ser uma boa ovelha. Me ajude segui-Lo com amor. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração para o Amor na Fé em Jesus e por todos os batizados na Fé. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos. Que Deus te dê a paz e a felicidade no teu coração.
    JESUS é o novo tempo de DEUS. Jesus, Bom Pastor de nossas vidas, nos te bendizemos pelo amor fiel que te levou ao sacrifício da cruz. Glória a Deus nas alturas...
    Muitas bênçãos para Padre João Carlos e todos da AMA. Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Olá padre João Carlos a sua benção obrigada pela palavra Jesus é o novo tempo

    ResponderExcluir
  9. BOA TARDE
    Que sigamos sempre o Nosso verdadeiro PASTOR que se Sacrificou para nos dá a Vida Eterna livre de Todo mal, A Ele toda Honra e toda Glória para sempre 🙏🙏✋✋👏👏

    ResponderExcluir
  10. Todos nós temos as mesmas oportunidades oferecida por Jesus Cristo pregados no evangelho?-Eu conheço a voz do bom pastor! Quem conhece a verdade necessária se aproxima às oportunidades de Deus,indentificam a corrente libertadora a luz do Espírito Santo que diferente do pastor tornou-as imolado pôr um sistema cheio de crueldade,seu próprio corpo lapidado em defesa do mundo.Foi traços marca do RG de Deus que foi concretizada naquele homem santo filho primogênito de Deus.

    ResponderExcluir
  11. Bendito seja o seu Santo nome agora e para sempre AMÉM JESUS!!!

    ResponderExcluir
  12. Nos somos as ovelhas que Jesus nos leva a cuidar e salvar dos nossos pecados .Senhor Jesus tu és o bom pastor de nossas vidas,hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite padre João Carlos sua bênção muito obrigado por nós ajudar a compreender o evangelho muito bom Jesus e o nosso pastor que morreu por nós e por que nao acreditar jesus lhe proteja muito na sua evangelizacao o senhor e nosso pastor também paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe,

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre sua benção,que o senhor faca_nos enchega o seu amor para com nós obrigada senhor por td em minha vida 🙏🙌

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS