20210427

NÓS CONHECEMOS, OUVIMOS E SEGUIMOS JESUS



28 de abril de 2021

EVANGELHO


Jo 12,44-50

Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: “Quem crê em mim não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. 45Quem me vê, vê aquele que me enviou. 46Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
47Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. 48Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. 49Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. 50E eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou”.


MEDITAÇÃO


Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas (Jo 12, 46)

Palavras preciosas de Jesus, ditas à multidão: “Quem crê em mim não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar”.

Há, de verdade, uma realidade de descrença, de gente que não escuta Jesus e não o segue; não integra o seu rebanho, não faz parte de suas ovelhas. Pela fé, nos aproximamos de Jesus. A fé é um dom de Deus. Mas, um dom, um presente pode não ser recebido, pode ser rejeitado. É que fomos criados na liberdade. Sem liberdade, não há amor. Sem liberdade, não se pode crer, porque crer é uma acolhida incondicional, uma entrega pessoal. Não se pode crer, nem amar por obrigação. Crer é um ato de liberdade.

Há quem realmente não creia. E há muita gente que, mesmo crendo, não permite que sua fé oriente a sua vida. É uma espécie de ateísmo prático. Até crê, mas a fé não é a luz que ilumina os seus passos. Vive como quem não crê, como quem não tem esperança, como quem não conheceu Jesus. Em Jesus, ficamos sabendo que Deus nos ama e o enviou para nos resgatar, nos conduzir para a vida plena. E, sobre isso, não podemos ficar indiferentes. Essa novidade pode mudar a nossa vida, pode ser uma revolução em nossa existência.

Não basta que Jesus seja o bom pastor e nos conheça e dê sua vida por nós. É necessário que nós, em resposta a esse amor do bom pastor escutemos a sua voz e, na fé, o sigamos. Ele disse: “As minhas ovelhas escutam a minha voz”. É preciso ouvir a sua voz. A oração diária do povo de Jesus incluía uma passagem do livro do Deuteronômio: “Ouve, Israel, o Senhor teu Deus é o único Senhor”. Ouve, Israel. É preciso escutar. A fé é a nossa resposta ao que ouvimos. O salmo 94 traz uma chamada de atenção: “Oxalá vocês ouçam hoje a sua voz”. A palavra nos pede para não fechar o coração como o povo antigo que tanto entristeceu o Senhor por sua desobediência. “Oxalá vocês ouçam hoje a sua voz”.

Guardando a mensagem

Escutar a voz do bom pastor é reconhecê-lo como orientação da própria vida, crer nele, assumindo sua palavra como guia de sua existência. Foi exatamente isso que Maria disse aos serventes nas Bodas de Caná: “Façam tudo o que ele lhes disser”. O que Jesus diz, precisamos escutar, acolher, praticar. Crer é a nossa resposta à sua palavra, pela qual nos revela o amor de Deus por nós.

Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas (Jo 12, 46)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Infelizmente, hoje, como no teu tempo, há muita gente que não te escuta de verdade. Uns permanecem indiferentes à tua voz, à tua Palavra; não a distinguem no meio de tantas vozes do mundo de hoje. Outros te escutam com ouvido de mercador: não te levam em conta, não te ouvem com seriedade; não se deixam conquistar pelo amor de Deus que tu anuncias. Mas, que bom que muitos te escutam e te seguem. Peço-te, Senhor, que eu e minha casa estejamos sempre no número dos que te ouvem, te conhecem e te seguem. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Minha sugestão é que você transcreva e reze a oração que Jesus rezava todo dia: Deuteronômio 6, 4-9. Ela começa convidando o povo de Deus a escutar, a ouvir uma coisa muito importante.

Vá pensando como vai ser o Mês de Maio aí em sua casa. O Mês de Maria pode muito bem ser um tempo precioso de evangelização de sua família.

A gente se reencontra às 21:30, na live da Oração da Noite, nas redes sociais: youtube e facebook.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb.

13 comentários:

  1. Padre João Carlos quando amanhecer que a luz divina te ilumine e abençoe que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Jesus é o nosso orientador, nossa referência, exemplo e estímulo para nossa vida, é aquele que está contigo pelo que és, sempre confiará em ti, estará ao teu lado em qualquer circunstância e por toda a vida.
    Amigo que nunca te abandonará.
    Ele é a luz da tua vida.
    Feliz é aquele que crê.🙋🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  2. Este é meu Pensamento agora não existe igual seus amigos tinham certeza,sabiamente ter um mentor embora ter fé na vida seja algo incansável,mistérioso antes da presença concreta de Jesus Cristo já existia também uma esperança naquela época chegaria essa Luz que deu mais firmeza aos olhos de Deus.Ciente que ainda hoje estamos vivendo na graça esperando tocar nos corações insensível,adormecidos quê a eternidade começa aqui agora então o reino de Deus está entre vós.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas orações e meditações, que eu esteja atenta a ouvir Jesus, são muitos barulhos, preciso me recolher para ouvir os ensinamentos de Jesus, ele é LUZ que ilumina esse mundo, longe do Jesus é escuridão, Jesus sempre esteve e contínua perto de mim, e me livrou dá morte, eu sem Jesus não sou nada, serei GRATA ATÉ O FIM. Sua benção Padre João Carlos Deus abençoe sempre o Sr e toda sua equipe maravilhosa.🤲🙌🙌🙇🙋

    ResponderExcluir
  4. Pe. João Carlos somos gratos por suas meditações diárias. Compartilhava para muitas pessoas que hj já recebem diretamente . Já consegui que minha irmã Ivaneide Cavalcanti, do Parnamirim se tornasse voluntária da AMA. Deus continue abençoando o senhor e toda equipe da AMA

    ResponderExcluir
  5. Boa dica padre o mês de maio pode ser para rezarmos o terço em família um abraço e Deus lhe abençoe sempre

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Padre João Carlos. Que Deus o abençoe grandemente e te conceda muita saúde e muita paz ...
    Nós conhecemos, ouvimos e seguimos Jesus.
    Uma linda e abençoada tarde para Padre João Carlos e todos da AMA... Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada padre pelas palavras que Jesus seja a minha luz

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Vida que Jesus nos oferece com Sua Luz. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  9. Bendito seja o seu Santo nome hoje e sempre AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  10. Ó Deus, Pai misericordioso, eu LHE agradeço por ser católico. Entretanto, me conceda a graça de viver a minha vocação. Me conceda a graça de fazer santas celebrações. Me conceda a graça de rezar e jejuar santamente. Me conceda a graça de ser enviado pelo Espírito Santo. Me conceda a graça de obedecê-Lo com amor. Me conceda a graça de anunciar a palavra com humildade e sabedoria. Me conceda a graça de honrá-Lo com sinceridade. Me conceda a graça de ter fé e confiança no meu SALVADOR. Me conceda a graça de permanecer na luz. Me conceda a graça de observar os VOSSOS mandamentos e as VOSSAS palavras. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  11. Obrigada padre João Carlos. Suas meditações da Palavra do Senhor nos estimula, diariamente à reflexão. São verdadeira catequese. Gratidão. 🙌Paz e Bem

    ResponderExcluir
  12. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre pelas meditação maravilhosa o mês de maio eu rezava na igreja agora devido a pademia não posse sai de casa vou rezar o terço e a ladaia de nossa senhora Jesus Cristo lhe abençoe padre .paz e bem Nilza Maria jardim paulista Pernambuco

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 9.9964-4899.

Postagem em destaque

Vá e faça a mesma coisa

Eu já andava desconfiado que o bom samaritano do evangelho fosse Jesus. Agora, já não tenho mais dúvidas. Bom, Jesus contou a históri...