PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: JESUS É O CORDEIRO DA PÁSCOA

JESUS É O CORDEIRO DA PÁSCOA



24 de abril de 2021
Comemoração Mensal de Nossa Senhora Auxiliadora

EVANGELHO


Jo 6,60-69

Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” 61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isto vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não creem”. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo.
65E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. 66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?” 68Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.

MEDITAÇÃO 


A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna (Jo 6, 68)

Estamos terminando a leitura do capítulo 6 do Evangelho de São João. Nesta passagem, Jesus falou de si e da realização de sua missão com as imagens do maná e do cordeiro sacrificado na páscoa. O maná foi já uma preparação para a revelação do verdadeiro pão do céu. Jesus é que o verdadeiro pão descido do céu para alimentar o seu povo. A páscoa celebrada na saída do Egito é uma imagem da páscoa definitiva, no sangue do cordeiro de Deus. Jesus é o verdadeiro cordeiro oferecido em sacrifício, verdadeiro alimento dos que circundam a mesa da páscoa.

Por um lado, Jesus reafirma a sua decisão de se entregar pelos seus, enfrentando a morte de cruz. Por outro lado, celebra, com os seus discípulos, esta sua entrega radical na ceia pascal. A ceia torna-se o memorial de sua paixão, morte e ressurreição. Ali se atualiza essa entrega fiel de Jesus, na cruz. A morte é celebrada como expressão maior de seu amor. E a sua ressurreição como a resposta amorosa do Pai, aprovando o sacrifício do filho e dando vida nova a todos os que crerem nele.

Diante dessa revelação de Jesus – vai sofrer, vai morrer, vai dar a vida – muitos dos seus seguidores entraram em crise. Ninguém quer saber de perseguição, de fracasso, de morte. Está escrito: “A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele”.

Mesmo diante da deserção de muitos discípulos, Jesus não amenizou o seu discurso. Sim, ele daria a sua vida pelos seus: sua carne e seu sangue, sua vida humana. Ele é o cordeiro da páscoa. Ter parte com ele é acolher o seu sacrifício. Comer o pão na sua mesa, comungar, é entrar em profunda sintonia com ele, acolhendo o modo como ele redime a humanidade, dando a sua vida pelos pecadores. Ele é o alimento que sustenta e comunica a vida de Deus, a vida eterna.

Guardando a mensagem

Muita gente não largou ainda a ideia de um messias poderoso que impõe o seu reinado com a força de Deus. Jesus escolheu outro caminho para realizar a sua missão, ele escolheu o caminho do esvaziamento, da solidariedade com os sofredores, do aparente fracasso da morte de cruz. O seu abaixamento como servo, a sua renúncia à grandeza humana continuam desiludindo muita gente, que se afasta, que se desinteressa ou que não mergulha no sentido da ceia do Senhor, a Santa Missa. A Missa é a ceia de páscoa onde Jesus de novo, como servo, purifica os seus discípulos, lavando os seus pés. Sua morte nos lava do pecado. A Missa é a ceia de páscoa onde o cordeiro imolado é o alimento do povo que vive em aliança com Deus e em comunhão com os seus semelhantes.

A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna (Jo 6, 68)

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
Diante da desistência de muitos discípulos, do estranhamento de outros, perguntaste aos doze: “Vocês também querem ir embora?”. Esta é a mesma pergunta que nos fazes hoje. “Não, Senhor, não vamos embora, nós queremos ficar. Nós cremos no teu sacrifício redentor na cruz, renovado em cada celebração eucarística. Nós cremos na tua ressurreição gloriosa, pela qual nos deste a vida nova. Nós cremos que estás realmente presente - em corpo, sangue, alma e divindade – no pão e no vinho consagrados, como disseste, para nos alimentar e nos fortalecer no caminho do Reino. Na Santa Missa, anunciamos a tua morte e proclamamos a tua ressurreição, enquanto aguardamos a tua nova vinda. Hoje, dizemos como Pedro, “Aonde nós iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna”. Amém.

Sendo hoje dia 24, comemoração mensal de N. Sra. Auxiliadora, rezemos com as palavras de São João Bosco: 

Ó Maria, Virgem poderosa,
Tu, grande e ilustre defensora da Igreja,
Tu, auxílio maravilhoso dos cristãos,
Tu, terrível como exército ordenado em batalha,
Tu, que só destruíste toda heresia em todo o mundo:
nas nossas angústias, nas nossas lutas, nas nossas aflições, defende-nos do inimigo; e na hora da morte, acolhe a nossa alma no paraíso. Amém.

Vivendo a palavra

Aproveite o dia de hoje para preparar-se bem para o dia do Senhor. Planeje o seu domingo como dia do ressuscitado, da comunidade que celebra, da família que se encontra e festeja a vida que é dom de Deus. Mesmo se tiver que ficar em casa, prepare-se para participar piedosamente da Missa, pelas redes sociais. A Missa é o centro do nosso dia. É o coração do nosso domingo. 

E amanhã, com o Domingo do Bom Pastor, teremos o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

8 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos.
    Hoje dizemos como , "Aonde nós iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida
    eterna".
    Que Nossa Senhora Auxiliadora tenha misericórdia de nós e do mundo inteiro.
    Que Ela nos proteja de todo mal nesta vida de tanto sofrimento espiritual e nos dê paz e serenidade...
    Um ótimo final de semana muito abençoado e iluminado...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Bom Sábado Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas. Estaremos em Oração para o Amor de Jesus Ressuscitado e que possamos receber Sua Luz Sempre. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos que seu final de semana seja como esse belíssimo dia iluminado e abençoado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Se afastar de Jesus já mais.
    Deus nos mandou juntos sermos a sua igreja, fazer a obra Dele.
    Essa grande missão de cada cristão.
    Prosseguir nosso caminho escolhendo as coisas de Deus não é nada fácil,as vezes vivemos altos e baixos.
    As vezes profundo relacionamento com Deus,mas também tempos de vazios de Deus.
    Por isso devemos cada vez mais exigente no compromisso de ser homens e mulheres de Deus.
    Cuidado com pessoas que se aproximar de vc, para fazer que vc se afaste de Deus.
    Acredite tem pessoas sugam nossas forças.
    Se afaste coloque o Espírito Santo no seu coração siga a sua
    escolhas e seu comportamento.
    Eu já tive convite para coisas do mundo mais não é meu comportamento nem minha escolha
    me afastei.🙌🐑😍🌹💕


    .

    ResponderExcluir
  5. Deus é maravilhoso a ele devemos seguir os seus ensinamentos e seguir a palavra do Pai. O cordeiro imolado é o alimento do povo que vive com ele em comunhão com seus semelhantes. Deus é o nosso verdadeiro cordeiro que está em comunhão com seus semelhantes.

    ResponderExcluir
  6. Bendito seja o seu Santo nome agora e para sempre AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde padre sua benção entra senhor na minha casa faz morada proteje minha filha ou pai 🙏🙌

    ResponderExcluir
  8. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre Jesus e nossa senhora Auxiliadora lhe abençoe e te ilumine um bom fim de semana com muita saúde e um bom descanso paz e bem para todos da sua equipe amém . Nilza de jardim paulista pe,

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você consegue amar seus inimigos?

     12 de setembro de 2024.    Quinta-feira da 23ª Semana do Tempo Comum    Evangelho    Lc 6,27-38 Naquele tempo, falou Jesus aos seus dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS