PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A MISSA É A NOSSA CEIA PASCAL

A MISSA É A NOSSA CEIA PASCAL


 
23 de abril de 2021

EVANGELHO


Jo 6,52-59

Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?” 53Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim o que me come viverá por causa de mim. 58Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre”.
59Assim falou Jesus, ensinando na sinagoga em Cafarnaum.


MEDITAÇÃO


Aquele que come este pão viverá para sempre (Jo 6, 59)

O capítulo 6 do Evangelho de São João é uma linda catequese sobre a obra redentora de Jesus, celebrada na Eucaristia. Ele falou muitas vezes sobre o alimento que ele daria para a vida eterna: sua carne e seu sangue. Muita gente achou aquilo muito estranho e se afastou. Mas, quando as comunidades começaram a celebrar do jeito que Jesus fez na última ceia, começaram a entender esse seu ensinamento.

E o que Jesus fez na última ceia? Ele antecipou a sua entrega na cruz, entregando-se ao Pai em nosso favor. Na cruz, ele deu a sua vida por nós. Aquela oferta generosa e obediente de si mesmo na cruz foi a mesma da ceia. É a mesma da Missa. A Missa renova aquela oferta do calvário, a sua morte redentora em favor da humanidade. A morte cruenta foi uma única vez. Mas, na Missa, como na última ceia, esse sacrifício é renovado, reapresentado a Deus.

Jesus fez sua celebração com os discípulos na ceia da páscoa. A última ceia foi uma ceia de páscoa. Na ceia da páscoa, comia-se o cordeiro assado, cordeiro que tinha sido antes oferecido em sacrifício a Deus. Na ceia de Jesus, não houve cordeiro sacrificado. O cordeiro era Jesus. Ele seria sacrificado. Ele seria o alimento a ser comido, na ceia da páscoa.

A Missa é a ceia da páscoa. O cordeiro que comemos, em família, em ação de graças pela libertação, é o próprio Jesus. Jesus está sacramentalmente presente no pão e no vinho consagrados. “Comam. Este é o meu corpo”. “Bebam. Este é o meu sangue”.

Na ceia pascal, a grande família rendia graças a Deus por todas as maravilhas que o Senhor realizara na história do seu povo, desde a criação, a escolha daquele povo, a libertação do cativeiro do Egito, a posse da terra prometida e muito mais. Na ceia dos cristãos, tudo é ação de graças ao Pai, por tudo que ele fez desde a criação até a vinda de Jesus e do Santo Espírito. Ação de Graças virou o nome da ceia pascal dos cristãos, Eucaristia.

Ele disse ao povo: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”. De fato, por sua morte, ele nos trouxe a vida. Ressuscitado, ele apresentou-se aos discípulos e lhes comunicou a paz e o Espírito. A sua vida entregue expiou o nosso pecado. Ressuscitado, ele nos abriu as portas da casa de Deus: pelo dom do seu Espírito, agora somos filhos Deus. Na sua morte, ele nos deu a vida.

Na missa, na nossa ceia pascal, nos unimos a Cristo pela fé, pela caridade, pela oração e, muito especialmente, pela comunhão no pão e no vinho consagrados. Nós nos associamos ao seu sacrifício com nossas dores, nossos sofrimentos, nossas lutas. “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele”. Na comunhão, nos unimos a ele e ele se une a nós.

Guardando a mensagem

Jesus falou de sua carne e de seu sangue que ele daria para a vida do mundo. Ninguém entendeu. E muitos se afastaram. De fato, foi o sacrifício de sua vida na cruz – corpo entregue e sangue derramado – que nos trouxe a vida, a salvação. Jesus celebrou essa entrega obediente de sua morte na ceia pascal, a última ceia. Do pão, fez sacramento do seu corpo e o deu em alimento. Do vinho, fez sacramento do seu sangue e o deu em bebida. No lugar do cordeiro sacrificado da ceia pascal, comemos pão e vinho, que, pelas palavras do Salvador e pela efusão do Espírito Santo, tornam-se substancialmente corpo e sangue de Cristo. Pela comunhão no seu corpo e no seu sangue, nos unimos profundamente a ele e ele a nós. Na Missa, elevamos ao Pai - com Cristo, em Cristo e por Cristo – a mais alta louvação e dele recebemos as mais elevadas graças e bênçãos.

Aquele que come este pão viverá para sempre (Jo 6, 59)

Rezando a Palavra

Esta é uma oração medieval rezada por Santo Inácio de Loyola, que continua sendo usada por milhões de cristãos após a comunhão.

Alma de Cristo, santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me.
Água do lado de Cristo, lavai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me.
Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro de vossas chagas, escondei-me.
Não permitais que me separe de vós.
Do espírito maligno, defendei-me.
Na hora da minha morte, chamai-me.
e mandai-me ir para vós,
para que vos louve com os vossos Santos,
por todos os séculos.
Amém.

Vivendo a palavra

Fale com alguém sobre esse evangelho de hoje. Você pode começar perguntando se ele (ou ela) participa da comunhão.

E eu já lhe falei do Show online que vou fazer no próximo dia 05 de junho. Para mais informações, acesse www.sympla.com.br ou fale conosco pelo whatsapp 81 9964-4899.

Pe. João Carlos Ribeiro, SDB

18 comentários:

  1. Bom dia Padre João Carlos. Desejo que Deus acima de tudo Te dê um dia iluminado com muita saúde e muita paz. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Padre que Deus lhe conceda sabedoria para continuar na sua missão. Bom dia.

    ResponderExcluir
  3. Padre que Deus lhe conceda sabedoria para continuar na sua missão. Bom dia.

    ResponderExcluir
  4. Padre que Deus lhe conceda sabedoria para continuar na sua missão. Bom dia.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre sua benção, senhor soupra nós pulmões daqueles que estão doente com essa doença que tanto maltrata soupra nós pulmões da minha filha que está no são Paulo sozinha ser toma a frente dela e de sua família eu creio e te 🙏🙌

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoee livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre! Que Deus continue te abençoando e iluminando! Que Nossa Senhora seja sempre sua intercessora junto ao Filho Dela. Amém.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre! Que Deus continue te abençoando e iluminando! Que Nossa Senhora seja sempre sua intercessora junto ao Filho Dela. Amém.

    ResponderExcluir
  9. Boa dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia iluminado e abençoado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho meu bom pastor 🙌😇🌟🌟🌟🐑🌹
    Senhor Jesus,o teu próprio sacrifício do corpo e do sangue,o sacrifício da cruz.
    É o sinal da unidade,da caridade o banquete pascal, no qual te recebemos, a alma e coberta de graça e é dado o penhor da vida eterna.
    A comunhão da vida divina é a unidade do povo de Deus.
    🙌😍🌹💕

    ResponderExcluir
  10. BOM DIA! padre João Carlos, obrigada por nos trazer a LUZ de DEUS para nossas vidas através desta meditação. PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas. Estaremos em Oração nos Mistérios Dolorosos para a Fé em Jesus na Eucaristia e que possamos receber sua Misericórdia e transmitir Sempre. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  12. Jesus nosso confessor ,ele nos ensinou que através da confissão viveremos para sempre. Então ele se torna o nosso verdadeiro pai em comunhão. Queime desse pão e bebe deste vinho víveres para sempre,ele é a força da nossa vida em vos.

    ResponderExcluir
  13. Ó Deus, que revelastes ao mundo o esplendor da vossa glória pelo parto virginal de Maria, eu LHE agradeço pelo dom da saúde. Todavia, me ensine vencer a perseguição e o sofrimento. Me ensine segui-Lo com humildade. Me ensine obedecê-Lo da melhor forma possível. Me ensine rezar com fé e confiança. Me ensine evangelizar com amor. Me ensine ficar cheio do Espírito Santo. Me ensine viver o meu batismo. Me ensine fazer santas comunhões. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  14. Bendito seja o seu Santo nome agora e para sempre AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  15. Quem está disposto a uma experiência no mundo Espíritual nunca mais terá sede,aqui Cristo relata de sede e pão que sabiamente as coisas quando retratada através de exemplos concretos fica mais fácil atigir os objetivos.E naquela época então era mais fácil chegar na alma nada muito diferente do agora os seus amigos tinham desejo de um pão físico e isso facilitou bastante coisa pra Cristo.

    ResponderExcluir
  16. Padre que Deus ti ilumine nesta caminhada de Evangelização. Obrigada pelas palavras

    ResponderExcluir
  17. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre Jesus é nossa senhora Auxiliadora lhe ilumine sempre amém jesus é a verdade e a vida o pão que desseu do Céu ele é misericordioso aleluia aleluia gloria a deus paz e bem Nilza Maria de Jardim paulista pe,

    ResponderExcluir
  18. Pe João Carlos boa noite. mais uma vezbsua explicação maravilhosa encheu meu coração. Obrigada.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS