PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AMAR O PRÓXIMO

AMAR O PRÓXIMO


12 de março de 2021

EVANGELHO


Mc 12,28b-34

Naquele tempo, 28bum escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”.
32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”.
34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

MEDITAÇÃO


O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! (Mc 12, 31)

E a quaresma vai prosseguindo. Você lembra, quando começamos esse tempo litúrgico, nos falaram de três exercícios importantes para o nosso crescimento cristão, nesse período: a oração, a penitência e a caridade. Hoje, o evangelho desenvolve esse ponto da caridade.

Um Mestre da Lei perguntou a Jesus qual era o primeiro de todos os mandamentos. Os Mestres da Lei tinham uma lista de centenas de mandamentos, era coisa que não se acabava mais. Vamos ver o que Jesus respondeu. Jesus, como bom judeu, recitou um texto do livro do Deuteronômio. ‘O primeiro mandamento é este: “Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força”. É a oração do Shemá que todo judeu recitava diariamente. E Jesus acrescentou: ‘O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo!’ Também este mandamento estava na Escritura. ‘Não existe outro mandamento maior do que estes’, disse Jesus.

O que será que o Mestre da Lei achou da resposta de Jesus? Antes de considerar esse ponto, vamos pensar mais no que Jesus falou. A pergunta, qual era? Qual o primeiro dos mandamentos, o mais importante. E Jesus respondeu com dois mandamentos. O primeiro e o segundo, notou? Amar a Deus e amar o próximo. Aproximou os dois, juntou os dois. Uma coisa não pode ser desligada da outra. Como escreveu São João na sua primeira carta: “Quem diz que ama a Deus que não vê e não ama o seu irmão que vê, é um mentiroso”. Podemos dizer que o fundamento disso é que Deus nos ama, infinitamente. É o que explica o seu relacionamento com Israel. Deus ama o seu povo, o protege, o livra dos inimigos, o guia. Ele fez uma aliança com o seu povo, uma aliança de amor.

Agora, vamos ver a reação do Mestre da Lei que fez a pergunta. Ele ficou satisfeito com a resposta de Jesus. “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”. Ele estava de acordo com a resposta de Jesus. Jesus ficou admirado com o Mestre da Lei. “Tu não estás longe do Reino de Deus”. Reconheceu que ele estava no caminho do Reino, do evangelho que ele estava anunciando. De fato, a pregação de Jesus era sobre o amor de Deus pelos seus filhos. O verdadeiro culto a Deus tem a ver também com o amor aos irmãos.

Com a quaresma, estamos vivendo a Campanha da Fraternidade, exatamente para nos ajudar a crescer no amor a Deus e ao próximo. Na campanha deste ano, realizada simultaneamente com outras igrejas cristãs, foca-se no compromisso do diálogo: "Fraternidade e diálogo: compromisso de amor". Diálogo para construir relações mais harmoniosas na família, na Igreja, em nosso Brasil habitado por polarizações destruidoras. Por ocasião do lançamento da Campanha, o Papa Francisco enviou uma mensagem, na qual define como “motivo de esperança” o fato de ela ser realizada de maneira ecumênica. “A fecundidade do nosso testemunho dependerá também de nossa capacidade de dialogar, encontrar pontos de união e os traduzir em ações em favor da vida, de modo especial, a vida dos mais vulneráveis”, afirmou o Papa. O pontífice também chamou atenção para os desafios enfrentados devido ao coronavírus. “Precisamos vencer a pandemia e nós o faremos à medida em que formos capazes de superar as divisões e nos unirmos em torno da vida". 

Guardando a mensagem

O Mestre da Lei queria saber qual era o maior mandamento. Amar a Deus e amar o próximo. Um leva ao outro. Deus nos ama. Nós, em resposta, o amamos e amamos o nosso semelhante. O Mestre da Lei, nisso, pensava igual a Jesus. Os dois mandamentos se completam, são faces da mesma moeda. O culto no Templo e o serviço na rua. A oração e a caridade. A Campanha da Fraternidade é uma oportunidade para exercitarmos o amor ao próximo, pelo diálogo e pelo compromisso com a vida, a saúde e o bem de todos, sobretudo dos mais sofridos e vulneráveis.

O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! (Mc 12, 31)

Rezando a palavra

Vamos rezar a oração da Campanha da Fraternidade deste ano:

Deus da vida, da justiça e do amor, 
nós Te bendizemos pelo dom da fraternidade
e por concederes a graça de vivermos 
a comunhão na diversidade. 
Através desta Campanha da Fraternidade Ecumênica, ajuda-nos a testemunhar a beleza do diálogo como compromisso de amor, criando pontes que unem em vez de muros que separam e geram indiferença e ódio. 
Torna-nos pessoas sensíveis e disponíveis para servir a toda a humanidade, em especial, aos mais pobres e fragilizados, a fim de que possamos testemunhar o Teu amor redentor e partilhar suas dores e angústias, suas alegrias e esperanças, caminhando pelas veredas da amorosidade. 
Por Jesus Cristo, nossa paz, no Espírito Santo, sopro restaurador da vida. Amém.

Vivendo a palavra

O 24º degrau de nossa escadaria quaresmal é este: Amar o próximo. Não ser indiferente ao sofrimento dos outros. Não deixar ninguém para trás, como está nos repetindo o Papa Francisco. Amar o próximo.

Todas as noites de segunda a sexta, você me encontra na Live da Oração da Noite, às 21:30. Acesse o meu canal no Youtube ou minha página no facebook

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

12 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. como diz no evangelho, que nós amemos nossos irmãos como a nós mesmos.

    ResponderExcluir
  2. É difícil, para mim , o segundo mandamento...amar o próximo...lidar com certas pessoas...mas tenho tentado, por isso Padre, reze por mim, para que um dia eu chegue lá. Obrigada!
    Amém!!! 🙏🙏🙏🌻🌻🌻

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos. Amar a Deus de todo coração, com todas as forças e com nossa alma. O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo
    ( Mc 12, 31 ) Deus da vida, da justiça e do amor, nos termos bendizemos pelo dom da fraternidade. Ajuda-nos, Senhor,
    Para poder servir a toda a humanidade em especial, os mais pobres, sofredores e fragilizados.
    Que o Senhor Jesus nos proteja, nos guarde e nos livre de todo mal. Senhor, olha para nós nas tempestades da vida.
    Um bom dia à todos... Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos começo de final de semana sexta feira que venha iluminada e abençoada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Devemos ter amor fraternal que une irmão e amigo.
    Quando amamos uns aos outros, revelamos o amor que Deus tem por nós, é isso que Ele propôs a nós fazer,se vc não ama seus irmãos é a falta de Deus no seu coração e não crê em Cristo.
    Jesus disse que devíamos dar a vida pelo irmão.
    Como é grande o amor de papai do céu, sermos chamado filho de
    Deus e Jesus Cristo nosso irmão.
    Vamos amar uns aos outros o mundo será muito melhor 🙌👍👏👏😘🌹💕

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração com os Mistérios Dolorosos para o Amor na Caridade e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos com Amor. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelas ricas reflexões. Se praticarmos esses dois mandamentos automaticamente cumpriremos os dez, pois assim não mataremos, não roubaremos, não levantaremos falso testemunho e os demais. Que Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  7. Vamos amar aos nossos irmãos em Cristo, pois devemos amar sempre ao proximo como a se mesmo. Quem não ama os seus irmãos não será perdoado. Deus é bom maravilhoso e quer o melhor para todos que vos amam e assim seremos salvos dos pecados.

    ResponderExcluir
  8. Bendito seja o seu Santo nome agora e para sempre AMÉM JESUS Cristo!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá padre João Carlos a sua benção obrigada pela palavra

    ResponderExcluir
  10. Boa Noite Padre João Carlos, obrigado pelas orações e meditações, que Jesus e Nossa Senhora Auxiliadora continuem abençoando o Sr. Pempre peço sabedoria e forças a Jesus para amar e perdoar que não é fácil confiar mais, mais em obediência a Jesus Cristo que me amou primeiro. a série María Madalena que estou assistindo, eu vejo quanto amor de Jesus pôr nós, então vale a pena pegar as cruzes e seguir Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado que são José e nossa senhora lhe abençoe e proteja e toda sua família e também todos da ama e como nós manda o segundo mandamento a amar o teu próximo como a te mesmos devemos perdoar os nossos irmaos paz e bem fique com Deus amém 🙏🙏🙏 🌹🌹

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS