PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: CONSTRUIR UNIDADE

CONSTRUIR UNIDADE


11 de março de 2021

EVANGELHO


Lc 11,14-23

Naquele tempo, 14Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.
16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra.
18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa”.

MEDITAÇÃO


Todo reino dividido contra si mesmo será destruído (Lc 11, 17).

Jesus está realizando a sua missão. Qual é a missão de Jesus? Anunciar o Reino de Deus entre nós, aproximar as pessoas de Deus, refazer a aliança de Deus como o seu povo, salvar a humanidade que se separou do Criador pelo pecado. Esses são modos como tentamos explicar a missão de Jesus. Nós o vemos no seu trabalho redentor: anunciando o amor de Deus, convidando as pessoas à conversão, perdoando os pecadores, libertando pessoas da dominação do poder opressor e do demônio.

Que os demônios se opusessem a Jesus, isso a gente entende. Que os grupos privilegiados de Jerusalém o odiassem, até dá para entender. Mas, que pessoas religiosas, praticantes da Lei, se indispusessem contra Jesus, a ponto de o difamarem, tentando desmoralizá-lo ou até tramando a sua prisão, isto nos deixa perplexos. Pois, foi o que aconteceu. No evangelho de hoje, eles começaram a espalhar que Jesus expulsava demônios com a força do próprio satanás. Olha que jogo baixo: espalhar que Jesus agia em nome do diabo. Haja paciência! Era gente de má vontade procurando desqualificar a vitória de Jesus sobre o mal. Agora, o pior é que se tratava de gente de dentro da religião do povo de Deus.

Jesus chamou para a lógica. Se for assim, se o mal está combatendo a si mesmo, diabo contra diabo, então estão realmente perdidos, pois ‘todo reino dividido contra si mesmo será destruído’, acaba se esfacelando, se autodestruindo. Não tem a menor lógica. Mas, essa palavra de Jesus também poderia ser entendida a respeito dos seus opositores. Esse grupo de gente maldosa estava cavando o buraco para o seu próprio povo. Se eles ficassem contra Jesus, fazendo propaganda contra ele, dividindo o povo, causando desunião... qual seria o fim do seu povo? “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído”. De fato, 40 anos depois da morte de Jesus, houve uma guerra dos romanos contra os Judeus e não ficou pedra sobre pedra. Os judeus perderam tudo. Um reino dividido, não prospera. Termina caindo uma casa por cima da outra, como falou Jesus.

O que Jesus diz no evangelho de hoje nos espanta. Ele tão tolerante, um dia não quis que os discípulos proibissem alguém que pregava e curava em seu nome sem pertencer ao grupo deles. Deixa, ele disse, “quem não está contra nós, está a nosso favor”. Mas, no evangelho de hoje, ele diz, a respeito dos que o estavam difamando: “Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa”. Disse tudo.

Guardando a mensagem

Jesus, no exercício do seu ministério, encontrou muita oposição. Oposição das elites e de muitas lideranças populares, como foi o caso dos fariseus. Foi acusado de muita coisa. Uma dessas acusações dizia que ele agia em aliança com Satanás. Coisa triste, gente dividindo o povo. A difamação, as falsas acusações geram desconfiança e divisão na comunidade cristã. Hoje, com as redes sociais, é muito fácil falar mal de uma pessoa, difamá-la, destruir a sua imagem. E tem muita gente ruim interessada em desmoralizar a Igreja Católica e sua opção pelos pobres. Não repasse acusações maldosas contra a Igreja ou seus ministros. Não aceite que a defesa dos pobres seja taxada de comunismo. Trabalhe pela comunhão, pela unidade.

Todo reino dividido contra si mesmo será destruído (Lc 11, 17).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Tu nos chamas a reconhecer o Reino de Deus que chegou com tua presença, com tua palavra, com tua ação. Disseste: “Se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vocês o Reino de Deus”. Cremos em ti, Senhor, e não queremos apenas usufruir de tua graça e de teus dons. Queremos também estar ao teu lado, tomar tua defesa, quando maldosos continuarem te difamando ou te injuriando em tua Igreja, em teus ministros, em nossas pastorais. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vamos viver a palavra

A unidade da Igreja não é só uma construção humana. É, sobretudo, dom do Espírito Santo que nos une a Cristo, cabeça do corpo. Então, hoje, reze pela unidade de todos os que estão unidos a Cristo pela fé e pelo batismo.

E o 23º passo em nossa escadaria quaresmal é este: Construir a unidade. O que fomenta desconfiança e desunião não vem de Deus. 

E, hoje, como todas as quintas-feiras, vou rezar por você na Santa Missa, às 11 horas, com transmissão pelo rádio e pelas redes sociais. Se você recebe a Meditação no seu celular, veja o link que lhe enviei para acompanhar a celebração. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

16 comentários:

  1. Amém!🌹Bom dia Padre João! Como é triste a divisão! Diferente da Partilha, ela só trás sofrimento!
    Que o Bom Deus nos ajude a viver a comunhão com O Seu Filho Jesus Cristo e com os nossos irmãos! Sem comunhão com Cristo não há comunhão com ninguém ou coisa alguma!

    ResponderExcluir
  2. Que a quaresma seja a nossa reflexão para o melhor de nós, e comunhão com Jesus Cristo redentor

    ResponderExcluir
  3. Que a quaresma seja a nossa reflexão para o melhor de nós, e com a comunhão com Jesus Cristo redentor

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Pe João Carlos, nossa benção minha e da minha mãe, reze para minha mãe para a saúde dela, para mim filha que cuida dela e para meus familiares, que a quaresma seja nossa reflexão para todos nós, é para o fim da Pandemia, para vivermos nossa vida normal, que seja bendito seu santo nome hoje e sempre amém, que Deus lhe abençoe sempre, obrigada pelas meditações que ajuda a nos refletir.Amem

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos. Que o Espírito Santo de DEUS derrame bênçãos sem medida sobre você e lhe dê muita saúde paz e alegria neste dia.
    Todo reino dividido contra si mesmo será destruído (Lc 11, 17) *Construir A unidade *.
    Um dia muito abençoado e iluminado à padre João Carlos e todos da AMA.

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. É muito triste mesmo ver essa desunião entre seu povo senhor.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia seu padre. Alegria, paz e bem! Que Deus o abençoe pela missão que abraça para manter unido o povo de Deus! que possamosaprender seguir Jesus e trabalhar pelo Reino. Amém!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima quinta feira abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho estarei aguardando a sua celebração maravilhosa que nos
    fortalece nesse momento difícil
    🙌😇🌟🌟🌹
    Jesus não veio pôr ele,por nós.
    Cumprido a sua missão, trazendo o reino de Deus,e a palavra penetrasse no nossos corações.
    Muitos não o acolhe,nem aceita e nem o ama.
    Mesmo assim ele nunca vai deixar de nos dizer, mude a sua vida, que sua palavra permita a direção e o sentindo do nosso viver.
    Convertamos e mudemos a nossa vida.
    Senhor Jesus, acolhe me a habita no meu coração para cada dia eu mude minhas atitudes
    Meu melhor amigo 🙌🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  9. Bom dia,Padre!
    Paz e Bem.

    ResponderExcluir
  10. Ó Pai de misericórdia, eu LHE agradeço por mais um dia de vida. Entretanto, me conceda a graça de ouvi-Lo com amor e atenção. Me conceda a graça de seguir o caminho da felicidade. Me conceda a graça de evitar o erro e as más inclinações do coração. Me conceda a graça de servi-Lo com humildade. Me conceda a graça da minha conversão. Me conceda a graça de ter mais fé e confiança no meu SALVADOR. Me conceda a graça de expulsar o que não presta. Me conceda a graça de ter bons e santos pensamentos. Me conceda a graça de colaborar com a construção do VOSSO REINO. Me conceda a graça de ser uma boa morada da SANTÍSSIMA TRINDADE. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  11. A divisão naquela época aconteceu pôr discórdia,mas tudo é necessário acontecer mesmo o que jogamos ser ruim, entender!Que se não houver divisão,decepção isso fez crescer,com essa pespectiva que o Reino de Deus foi sendo reconhecido,a partir da quebra de elo.Lá na frente os adversários sentem a necessidade de reproduzir o sagrado, construção de uma sociedade marcada pôr traças de Cristãos.Foi e será uma tentava do que se oponhem ao projetos de liberdade pregados,isso não dá certo porquê as as coisas que se rompem ficam marcas violentos,mesmo assim Jesus Cristo os perdoa,entre a qualquer ideologia haverá decepção,divergência faz parte do processo de desenvolvimento humano.

    ResponderExcluir
  12. Como sempre, feliz em ouvir sua reflexão diária. No entanto, eu esperei, sinceramente, que o senhor aproveitasse a sua mensagem em comentar o que alguns grupos católicos estão fazendo em relação à CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA.O degrau de hoje é parte do lema dela. Construir a unidade ! Esperando seu posicionamento , peço sua benção.o e mail é da minha neta. Eu sou Vera Matte

    ResponderExcluir
  13. Boa Tarde Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas. Estaremos em Oração para o Perdão e o Amor e que Jesus nos ilumine com seu Amor de união e fidelidade. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde padre João Carlos a sua benção obrigada pela palavra

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre por nós enviar essas maravilhas com a reflexão muito bem explicado jesus veio com emissão de anuciar o reino de Deus ele é maravilhoso muita fé gratidão Jesus e são José lhe abençoar proteja de todo mal amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  16. Obrigado Senhor por tua força divina, expulsando os inimigos dos nossos caminhos e sejamos humildes com aqueles que nos magoam. Sejamos sempre obedientes a palavra do pai.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS