PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: REZAR COM HUMILDADE

REZAR COM HUMILDADE



13 de março de 2021

EVANGELHO


Lc 18,9-14

Naquele tempo, 9Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: 10“Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. 11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’.
13O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’
14Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”.

MEDITAÇÃO 


Quem se eleva, será humilhado e quem se humilha será elevado (Lc 18, 14) 

Chegamos ao 25º dia da Quaresma. A Palavra hoje nos convida a avaliar como anda nosso estilo de oração. Dois homens subiram ao Templo para rezar. Um era fariseu. E o outro, publicano. O pecador voltou pra casa, abençoado. O que se julgava santo, não. 

O que é que houve de errado com a oração do fariseu? A oração do fariseu não agradou a Deus porque foi uma auto-exaltação idolátrica e porque discriminou o seu irmão. O louvor que ele fez foi a ele mesmo: “não sou como os outros (ladrões, desonestos, adúlteros), isto é, os que não cumprem os mandamentos da lei de Moisés. Pelo contrário, eu cumpro direitinho toda a Lei”. Foi uma exaltação de si mesmo. Mostrou-se presunçoso, orgulhoso. Jesus descreveu a postura dele: rezava de pé, para si mesmo. E mais: era tão bom cumpridor da lei que fazia mais do que estava prescrito: jejuava duas vezes por semana (quando a lei mandava jejuar apenas uma vez por ano) e dava o dízimo de toda a sua renda (contribuindo sobre itens que nem estavam previstos pela lei). 

E por que Deus não gostou dessa oração? Porque o fariseu se colocou no lugar de Deus. Ele era o santo, o perfeito, merecendo ele mesmo ser honrado e louvado. Ele estava tomando o lugar de Deus, louvando-se a si mesmo. Quando você reza assim, não há mais lugar para Deus. Você está no centro, no lugar que cabe a ele. E olha que tem muita oração assim. Não há mais lugar para Deus quando nós nos bastamos a nós mesmos. Não há lugar para o mistério de Deus quando nós somos a nossa própria referência. A Palavra de Deus já não nos orienta, nem nos corrige quando estamos convencidos que sabemos o caminho e não precisamos mais mudar em nada. Então, não é mais oração. É idolatria. A pessoa se toma a si mesma como deus. 

O fariseu gabou-se de não ser como os outros, de ser muito praticante da religião e de não ser como o cobrador de impostos. Assim, estava julgando seu irmão. E quem julga é Deus. Mas a oração no estilo fariseu é de quem tomou o lugar de Deus. Com a própria oração, estava desclassificando, discriminando, ofendendo o seu irmão. Em vez de reconhecer o outro como irmão, a oração idolátrica reforça as atitudes de discriminação, de exclusão, de violência contra o outro que não é igual a mim. Falou mal do irmão na frente do Pai. Rompeu com a caridade, que é o coração da Lei de Deus. Claro, que Deus não gostou dessa oração. Claro, que esse orgulhoso não saiu abençoado do Templo. 

Por que Deus se agradou da oração do publicano? O publicano era o nome dado aos cobradores de impostos (a rede de cobrança do imposto para o império romano). Eles eram mal vistos, porque agiam como aliados das forças de ocupação e por suas práticas extorsivas na arrecadação dos impostos. E numa cultura em que se dava tanto valor à pureza ritual, os publicanos eram impuros por sua proximidade com os pagãos romanos. Ser publicano, portanto, era viver na condição de pecador diante de todos. 

Por que Deus se agradou da oração do publicano? Porque sua oração foi um mergulho na misericórdia de Deus. Realmente, ele se sentia pecador. E, com humildade, batia no peito, dizendo: “Senhor, tem piedade de mim, que sou um pecador”. É uma verdadeira oração. Não toma o lugar de Deus. Reconhece sua condição de distanciamento da lei do Senhor. E Jesus descreve as quatro atitudes que denotam sua humildade e sua reverência a Deus: “ficou à distância, de olhos baixos, batendo no peito e clamando a misericórdia de Deus”. Diferentemente do fariseu, não se gabou de si mesmo, nem menosprezou quem quer que fosse. Fez uma oração de verdade, porque Deus estava no centro e o seu coração estava aberto à ação de Deus que é misericórdia. 

Guardando a mensagem 

O que é que teve de errado na oração do fariseu? A oração do fariseu não agradou a Deus porque foi uma auto-exaltação, uma oração idolátrica, destronando Deus e colocando-se ele mesmo no altar e porque discriminou o seu irmão. E por que Deus se agradou da oração do publicano? Porque sua oração foi um reconhecimento de sua pequenez e um mergulho na misericórdia de Deus. 

Quem se eleva, será humilhado e quem se humilha será elevado (Lc 18,14) 

Rezando a palavra 

Senhor Jesus, 
Queremos que a nossa oração seja como a do publicano: “Meu Deus, tem piedade de mim, que sou pecador”. Diante de tua presença, diante da santidade de Deus, nos reconhecemos falhos e pecadores. E nos confiamos à tua compaixão, à misericórdia divina. Ajuda-nos, Senhor a corrigir, a nossa oração, para que ela seja sempre humilde, confiante, verdadeira. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra 

A palavra de hoje já vai nos preparando para celebrar o 4º Domingo da Quaresma. Por causa da pandemia do novo coronavírus, é possível que você tenha que participar da Missa em casa mesmo, através do rádio, da televisão ou do facebook. Tudo bem. Agora, mesmo nessas condições, faça todo esforço para participar dignamente deste momento sagrado: identifique o melhor horário para acompanhar a transmissão da Santa Missa, deixe de lado outras atividades, concentre-se e participe com atenção e piedade do começo ao fim. Não é um programa para se ver. É uma celebração da qual você vai participar à distância. Para ajudar, eu estou enviando digitalmente o folheto litúrgico deste domingo para você acompanhar as leituras.

O 25º degrau de nossa escadaria quaresmal é o seguinte: Rezar com humildade. Não ser o centro da oração. Rezar em comunhão com seus irmãos. Rezar com humildade. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

20 comentários:

  1. Sua Bênção Pe Joao CARLOS
    Q fantástico.quanta dedicação....amei é sempre bom não esquecer q devemos ser humilde na oração e com TDS.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Pos quem se elava, será humilhado, e quem se humilha será elevado

    ResponderExcluir
  3. eu quero passar a receber todas as mensagens da palavra do senhor,
    Como farei para que eu tenha as mensagem sempre

    ResponderExcluir
  4. Amém 🌹Bom dia Padre João! Que meu coração esteja aberto pra reconhecer a grandeza da Misericórdia de Deus! Obrigada Padre João por me lembrar o que me torna possível ficar de pé, mas com o coração humilde e os joelhos dobrados: A Oração!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a você que quer passar a receber todas as meditações da Palavra do Senhor com o Padre João Carlos! Entre em contato com o telefone/zap 81 9964-4899 e solicite que logo você receberá! 🌹

    ResponderExcluir
  6. Que o o meu coração esteja aberto para ouvir e compreender a misericórdia de Deus

    ResponderExcluir
  7. Gostaria, se possivel, é claro, repetir os degraus da caminhada quaresmal. Perdi o 6/3, 8/3 depois de 10 a 13/3. Obrigada e uma boa missão para o Senhor, pe. J. Carlos.

    ResponderExcluir
  8. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que Deus nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos. Antes de tudo Fé. Depois de tudo GRATIDÃO.
    *Rezar com humildade*. Quem se eleva, será humilhado e quem se humilha será elevado ( Lc 18, 14 ). Ajuda-nos, Senhor a corrigir a nossa oração, para que ela seja sempre humilde, confiante, verdadeira. AMÉM.
    À Padre João Carlos e todos da AMA paz e bênçãos do DEUS Altíssimo e um dia muito feliz.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  10. A ato de serviço dá a humildade de forma correta,nós vamos fazer a vontade de Deus não para elevar nossas vidas e sim para ministrar na caminho da aproximação real do bem comum,temos necessidade espiritual para dá condições física a nós ser humildw.Portanto foi é será um dos melhores caminhos para essa aproximação entre Deus e os humanos.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia , que sejamos mais humildes com nossos irmãos, não sejamos arrogantes

    ResponderExcluir
  12. Quero receber diariamente a palavra do padre João Carlos

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Pe. João Carlos obrigado por me enviar todos os dias à reflexão sobre o Evangelho estou aprendendo com seus ensinamentos. Obrigado
    Sua bênção

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo final de semana abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre.
    Padre João Carlos infelizmente não vou assistir minha missa dominical a causa o isolamento social mais estarei como sempre presente ouvindo sua celebração maravilhosa no domingo assim sejam amém 🙌😇🌟🌟🌟🌹💕
    Na oração devemos nos entregar com o coração sincero, Deus tem o prazer em ouvir um filho que vêm a Ele em oração,e dizer tudo o que quer a seu papai.
    Esse relacionamento através da oração, Deus mostrar o que Ele quer mudar e transformar em nossa vida.
    Não vá a Ele em oração com o coração egoísta, Ele não vai gostar e não vai lhe escutar.
    🙌👏👏🌹💕

    ResponderExcluir
  15. Bom Sábado Padre João, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas. Estaremos em Oração para o Amor no Perdão e que Jesus nos ilumine com a Humanidade e Fé na Palavra. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  16. Ontem não pude lhe cumprimentar pela sua pregação, citando e comentando a CAMPANHA DE FRATERNIDADE ECUMÊNICA e fazendo também a Oração da própria, que é belíssima.Muita gratidão de quem na 5a feira fez uma crítica construtiva , depois de sua reflexão. Vera Matte

    ResponderExcluir
  17. Sejamos confiantes. nas nossas orações para que tenhamos misericórdia divina .pois só podemos chegar ao pai através da humildade. Obrrigado senhor, por aprender tantas coisas maravilhosas.

    ResponderExcluir
  18. Bendito seja seu Santo nome agora e para sempre AMÉM JESUS!!!

    ResponderExcluir
  19. Pai santo e fiel, eu LHE agradeço por todos os profetas. Contudo, me ajude na minha conversão. Me ajude curando os doentes do corpo e da alma. Me ajude viver na VOSSA presença. Me ajude segui-Lo da melhor forma possível. Me ajude amar santamente. Me ajude ter um bom conhecimento. Me ajude tratar bem todas as pessoas. Me ajude rezar com humildade, amor e fé. Me ajude perdoando os meus pecados. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado por nós ajudar muito a ter mais fé devemos fazer as nossas orações com fé e amor a Deus nao agredir o irmão padre um bom fim de semana que jesus lhe ilumine sempre no seu trabalho eu estou acostumado todos os dias a missa de Aparecida ou evangelizar deus abençoa amém paz e bem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A missa é a ceia de páscoa.

    19 de abril de 2024   Sexta-feira da 3ª Semana da Páscoa.     Evangelho   Jo 6,52-59 Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dize...

POSTAGENS MAIS VISTAS