PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: COMEÇANDO A QUARESMA

COMEÇANDO A QUARESMA




17 de fevereiro de 2021

EVANGELHO


Mt 6,1-6.16-18

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.
5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

MEDITAÇÃO


E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa (Mt 6, 4)

Estamos começando a Quaresma. A Quaresma se inspira no povo antigo que caminhou 40 anos no deserto, purificando-se, para entrar na posse da terra prometida. Jesus jejuou durante quarenta dias, no início do seu ministério. Recebendo as cinzas, entramos no clima desse tempo litúrgico: o reconhecimento de nossa fraqueza e a confiança no amor restaurador de Deus.

No sermão da montanha, comunicando a novidade do Reino, Jesus apresenta ao seu povo um modo novo de ver e realizar as antigas práticas religiosas. Fala da esmola, da oração e do jejum. Que tudo isso – nos pede ele – seja vivido sem demonstrações públicas, sem busca de reconhecimento dos outros. Essas três práticas de toda religião tradicional continuam valendo para nós, mas vividas com um novo espírito. 

A ORAÇÃO, sem ostentação, é um diálogo de filho, de filha, com o Pai, na intimidade do seu ser (o seu quarto). Quaresma é tempo de rezar mais e melhor. É na quaresma que se faz, a cada sexta-feira, a via-sacra. O conselho pra todo mundo é: não perder as celebrações dominicais em sua comunidade, nesse período. Nesse tempo de Quaresma, cabe um esforço especial para cada um ter seu momento de oração pessoal, todos os dias. A leitura frequente da Palavra de Deus é também parte de nossa vida de oração.

O JEJUM, sem exibicionismo, nos priva do alimento ou de alguma outra coisa. Todas as religiões que se prezam recomendam esta prática. O jejum, durante a Quaresma, está marcado para os católicos para hoje, quarta-feira de cinzas e a sexta-feira da Paixão. E abstinência de carne todas as sextas-feiras da quaresma. O jejum educa a gente, vocês sabem disto. Ajuda a quebrar o nosso egoísmo, a nossa presunção, o nosso orgulho. Sobretudo, nos ensina a solidariedade. Porque jejum que se preze é partilha: a gente passa para quem está com fome aquilo que deixamos de consumir.

A CARIDADE, sem busca de reconhecimento, nos faz realizar gestos de fraternidade. Concretamente, fazer alguma coisa pelos outros que precisam mais. Os profetas falavam de partilha da comida, da roupa, da água... Jesus fala de gestos de atenção em direção aos famintos, sedentos, enfermos, encarcerados, maltrapilhos... quem for fraterno com estes irmãos e irmãs, está sendo fraterno com o filho de Deus, Jesus Cristo. Por isso, na Quaresma também se fala de esmola. Mas, muita gente fica pensando logo num trocado que se dá a alguém. E a esmola de que se fala na Quaresma é a partilha do que temos com quem está passando necessidade.

Com a graça de Deus temos, no Brasil, a Campanha da Fraternidade, que justamente tem o seu momento forte na Quaresma. Assim, ninguém pode confundir gesto de fraternidade com apenas uma feirinha que se dá, ou uma ajuda financeira a uma família pobre. A Campanha da Fraternidade, a cada ano, aponta onde Jesus está esperando nosso compromisso de fraternidade. Neste ano, a Campanha é compartilhada com outras igrejas cristãs. Juntas, as igrejas que forMam o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC) escolheram o tema do compromisso com o Diálogo e a Paz. A Campanha nos ajuda a qualificar a nossa Quaresma, com a conversão na caridade. 

Guardando a mensagem

A Quaresma, que estamos começando com esta quarta-feira de cinzas, vale como um grande retiro para nós católicos. Quarentas dias de caminhada, de crescimento, de práticas religiosas, de gestos de fraternidade. Assim, vamos nos preparando para entrar, com Jesus, em Jerusalém para celebrar, com ele, a Páscoa. E a Quaresma começa já nos apontando três práticas religiosas especiais neste período: oração, jejum e caridade. Mergulhe de cabeça nesta Quaresma!

E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa (Mt 6, 4)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Como disse Paulo, em sua segunda Carta aos Coríntios: “É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação”. E nós não queremos e não podemos deixar passar essa oportunidade. A Quaresma há de ser para nós um tempo de crescimento espiritual, de fortalecimento de nossa fé e de realização de nosso compromisso de fraternidade. Abençoa, Senhor, este tempo de Quaresma que estamos começando. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Para viver a palavra de hoje, eu tenho uma boa sugestão que vale para toda a Quaresma. Você realizar, a cada dia, um momento pessoal de oração. Isso será muito vantajoso para o seu crescimento cristão. Que tal começar hoje?!

O que fazer nesse momento pessoal de oração diário: ler com calma o texto bíblico do dia, ouvir a meditação, anotar no seu caderno alguma descoberta, rezar algumas de suas orações conhecidas. 

E o convite que lhe fiz: você acompanhar a Santa Missa, amanhã, às 9 horas da manhã, pela Rede Vida de Televisão. Nesta Missa, nós vamos abrir o ano jubiliar da AMA, 25 anos de serviço missionário da nossa Associação Missionária Amanhecer. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

17 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. uma abençoada quarta feira de cinzas pra todos nós.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos.
    Precisamos excercer o amor-caridade. O amor-caridade não é o amor a quem escolhemos amar, mas, com o Espírito de Cristo amarmos a todos...
    À quaresma está começando. Que possamos viver a quaresma com a prática da oração, jejum e caridade fraterna. A quaresma há de ser para nós um tempo de crescimento espiritual, de fortalecimento de nossa Fé e de realização de nosso compromisso de fraternidade. Abençoa, Senhor, este tempo de quaresma que estamos começando...
    À padre João Carlos e todos da AMA paz e bênçãos, e um bom dia com amor...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Padre João Carlos que essa coresma mais uma vez seja de aprendizado para todos nós e o mundo inteiro 🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. Sempre é muito gostoso ouvir a Palavra de cada Dia...sempre tem o que acrescentar😃😄😇🙏, no nosso saber...e cada vez mais se aproximar de Deus.🙏💝🥰

    ResponderExcluir
  5. Amem e graça e paz....maravillosa reflexão ...inicia un excelente momento de crescimento espiritual.. muita gratidão....
    prof Ari Amorim

    ResponderExcluir
  6. Pez e BEM estamos vivendo tempo dificio precisarmos arranca de dentro nós todos ódio rancor individualismo

    ResponderExcluir
  7. Padre João Carlos, tenha uma quarta feira repleta de bênçãos em sua vida e de toda sua família, obrigada pela meditação que o sr. nos envia, hoje com o início da quaresma, que eu possa crescer mais em minha fé cristã e assimilar bem todos os ensinamentos que o sr. nos passa sobre a palavra de JESUS. DEUS o abençoe.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus, essa época tenha misericórdia de nós, com nossa oração, nosso jejum e nossa boa obras.
    Não devemos ser egoísta e sim generosos, vamos abrir nossos corações a palavra, fazer o bem a nossos irmãos.
    Senhor Jesus,curai nós das feridas do pecado, concedei nos o que vos pedimos, que transformemos a dor em vida alegre.🙌🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  9. Período repleto de boas intenções, jejum,SILÊNCIO.Pensando bem se aderissimos ao modelo de vida pré escrito nesse período a qualidade de vida melhoraria bestante a ponto de evitar despesas de tempo perdido, olhada os conselhos cristãs os que nos falta é só prática daquilo que é divino!Nada para ser visto pelos dogmas religiosos atualizar-se no conceito do bem são os reis conselho de Deus através de sue filho amado.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos para a quarta-feira de cinzas e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas. Estaremos em Oração para o Amor na Oração na Humilde do Jejum e na Caridade e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos com Amor. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos para a quarta-feira de cinzas e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas. Estaremos em Oração para o Amor na Oração na Humilde do Jejum e na Caridade e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos com Amor. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  12. Bom dia e uma abençoada quarta-feira de cinzas para todos nós

    ResponderExcluir
  13. 🌻🌻🌻🌻🌻🌻

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde padre João Carlos a sua benção que todos tenham uma linda quaresma.

    ResponderExcluir
  15. A quaresma é tempo de reflexão para um novo ano em comunhão com o nosso pai. Que ele nunca nos desampare.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite padre sua benção, que nessa quaresma oremos a Deus pelo doente dessa pandemia e pelo os doentes de corpo e alma oremos 🙏🙌

    ResponderExcluir
  17. Ó Pai todo poderoso, eu LHE agradeço pela Solenidade da quarta-feira de cinzas. Todavia, me ajude seguir o caminho da conversão e da reconciliação. Me ajude fazer bons jejuns e boas orações. Me ajude com a VOSSA bênção. Me ajude ser um bom cristão. Me ajude alcançar a salvação. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude rezar, dá esmola, jejuar e praticar a justiça de forma oculta. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS