PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: VINHO NOVO EM ODRES NOVOS

VINHO NOVO EM ODRES NOVOS



18 de janeiro de 2021

EVANGELHO 


Mc 2,18-22

Naquele tempo, 18os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?”
19Jesus respondeu: “Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. 20Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar.
21Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. 22Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos”.

MEDITAÇÃO 


Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos (Mc 2, 22)

Vou logo lhe dizer o que é um odre. Odre é uma bolsa feita de couro de animal para guardar ou transportar líquidos, particularmente vinho. Claro, no tempo de Jesus não existia garrafas de plástico ou de alumínio para isso. Tinha-se que recorrer a utensílios de barro, madeira ou couro. O odre era feito de couro curtido de carneiro ou de bode. Uma das extremidades servia como gargalo, fechada com uma rolha de madeira ou também amarrada fortemente. 

Então, odre é uma bolsa de couro curtido de bode ou carneiro para guardar ou transportar líquidos, especialmente o vinho. O vinho novo ainda está fermentando e se expande dentro do recipiente. Se o odre for novo, ele tem elasticidade suficiente para continuar mantendo o vinho no seu interior. Se o odre for velho, já sem elasticidade, o vinho novo na sua fermentação acaba por arrebentá-lo e se derramar. 

Tudo certo até agora? Ótimo. Então, posso lhe fazer uma pergunta: o vinho de Jesus é novo ou velho? Calma, primeiro vamos saber que vinho é esse. 

O vinho representa festa, alegria, celebração de alguma coisa muito boa. Quando começou a sua pregação, Jesus disse que o tempo tinha se cumprido e o Reino de Deus tinha se aproximado. A presença dele renovando vidas, reunindo os dispersos, restaurando a aliança com Deus inaugura um novo tempo, o tempo do Reino de Deus. É o tempo da salvação que chegou. Esta obra redentora tem seu ponto mais alto na cruz, nos reconciliando com Deus, no sacrifício de sua vida em favor dos pecadores, sacrifício da nova e eterna aliança. 

Com Jesus, chegou o novo tempo: o tempo da reconciliação, da restauração da aliança, da salvação. Em Jesus, Deus está fazendo novas todas as coisas. (Você está conseguindo me acompanhar? Ótimo). No evangelho, isso está dito de muitas formas. Em Caná da Galileia, no casamento, ele oferece o vinho melhor, vinho que estava faltando naquela festa de aliança. Na mesa da última ceia, ele oferece o cálice de vinho, cálice do seu sangue derramado pela remissão dos pecados. A santa ceia, a Missa, é a celebração do sacrifício da cruz pela qual ele nos alcançou a reconciliação e ação de graças pela salvação que nos chegou por ele. 

A obra redentora de Jesus é um vinho novo. O evangelho que anuncia essa notícia é um vinho novo. A vida em Cristo, pela habitação do Espírito Santo em nós, é um vinho novo. 

Vamos à palavra de Jesus, hoje: “Ninguém põe vinho novo em odres velhos”. Dá para entender? “Ninguém põe vinho novo em odres velhos”. Essa novidade que é a obra redentora, a vida em Cristo, anunciada no evangelho não cabe numa vida velha, num jeito pecador de se viver; pede uma vida nova, pede mudança de vida. “Vinho novo em odres novos”.

Guardando a mensagem

Muita gente estranhou o estilo de Jesus, comendo com os pecadores, participando de banquetes, contando histórias de festa. E nada de fazer jejum, com os seus seguidores, como os grupos tradicionais faziam. A presença de Jesus, inaugurando o Reino de Deus no meio do seu povo, é um tempo novo que começou. Seu evangelho anuncia a grande novidade: Deus está reinando entre nós, nos conduzindo para a plena realização, para a salvação. Ele está restaurando a aliança de Deus com seu povo. O clima é de casamento, de festa. Ele é o noivo. Só quem não está entendendo, pode pensar em jejum numa hora dessas. Agora, é hora de festa, de alegria. O evangelho de Jesus não é um vinho velho. É um vinho novo. Não pode ser guardado ou transportado pelo velho Adão pecador. É uma novidade que só cabe numa vida nova, restaurada pela graça. 

Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos (Mc 2, 22)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Há sempre um risco de sermos pessoas muito religiosas, mas não expressarmos em nossa vida religiosa a grande alegria da redenção que nos alcançaste por tua morte e ressurreição. Dá-nos, Senhor, ser odres novos para guardar e transportar essa novidade de vida que é a reconciliação que nos alcançaste na cruz. A tua obra redentora, anunciada no evangelho, não é mais um elemento a ornamentar a nossa vida velha, o nosso modo de pensar e viver no egoísmo, na injustiça, no pecado. Pela pregação de tua palavra e pelos sacramentos de tua Igreja, tu nos dás o vinho novo. Que sejamos, Senhor, odres novos para recebê-lo, conservá-lo e portá-lo a outros. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra 

Leia o evangelho de hoje, em sua Bíblia: Mc 2,18-22. E responda no seu caderno espiritual o que você entendeu por ‘roupa nova’.

Você que recebe a Meditação pelo seu celular pode ver melhor o que é  um ODRE, na foto que está junto com o texto da Meditação. É só clicar no link que estou lhe enviando. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

18 comentários:

  1. Bom Dia!!! padre João Carlos, obrigada pela meditação que nos envia, tenha uma semana abençoada com as graças de DEUS na vida de todos ai, por favor se cuidem, me preocupo com vocês, os cuido daqui com nossas preces. sua bênção

    ResponderExcluir
  2. A sua benção padre João Carlos,..que possamos está atento na nossa vida cotidiana,tendo mas cuidado em nossas vidas, respeitando,tendo más cuidado com sigo mesmo e o próximo, principalmente as crianças e os idosos,..de joelho em oração...

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que nós podemos cuidar uns dos outros.

    ResponderExcluir
  4. Ouvir desta forma tão clara como o padre nos passa a palavra de Deus diariamente, é uma benção!!! Sejamos gratos. Obrigada Padre João Carlos. PS. Silvania Maracanaú-CE

    ResponderExcluir
  5. O vinho novo é jesus exemplo concreto da alegria contagiante entre os que aderirem a pedágogia Cristã, Vida nova.

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia Pe João Carlos.
    Sua Bênção!
    Deus Pai lhe recompense com Saúde e Bênçãos, pela oportunidade q nos concede de ouvirmos esta gloriosa homilia.
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  7. Iniciar uma vida nova. Reconcilar-se. Perdoar e viver em harmonia e paz com o próximo. Fazer novas todas as coisas.
    Obrigada Pe. João Carlos pela meditação de hoje. Que sejamos instrumento de paz amor entre os homens. Amém.

    ResponderExcluir
  8. É entendermos a mudança partindo do interior de cada um para podermos entender o próximo e sim podermos ajudar seguindo os princípios de Jesus Cristo, amém.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre Joao Carlos, muito importante o santo evangelho Jesus é o vinho novo que veio para a nossa salvação e quer que vivamos uma vida nova nos afastando de tudo que não lhe agrade.Meu Senhor e Meu Deus eu creio mais almenta a minha fé. SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos. Antes de qualquer coisa agradeça a Deus, não só pelo dia que começa, mas por tudo que Ele tem feito em sua vida, e por tudo que Ele ainda fará... Mudemos as atitudes do nosso coração.
    Que sejamos, Senhor, odres novos para recebê-lo, concervá-lo e portá-lo a outros.
    Senhor Jesus , que padre João Carlos e todos da AMA tenham uma semana tranquila com muita saúde e muita paz.
    Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  11. Bela reflexão! Sempre tive dúvidas quanto a essa passagem bíblica, porém, agora, tudo ficou claro em minha mente.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre João Carlos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração para o Amor na Palavra e que possamos transmitir em todas as nossas pequenas ações diárias renovando-nos no Amor. Salve Maria.🙏

    ResponderExcluir
  13. Padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo começo de semana abençoada e iluminada que papai do céu sempre te proteja e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho meu bom pastor que permitir que eu tenha um ótimo ensinamentos do evangelho.🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus Cristo, tudo o que antes não deu que seja recomeço.
    Renova me cada vez mais, para eu tirar as coisas velhas e colocar coisa novas na minha vida, que eu cresça no conhecimento da tua verdade, para experimentar com o pai uma renovação de corpo e alma e espírito.
    Que eu possa ser testemunha viva do teu amor.
    Agradeço pela vossa presença em minha vida,e assumir o compromisso de fé na igreja e vida em comunidade.
    Que assim seja.🙌👏🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  14. Vinho novo em odres novos temos uma resposta de que tudo poderá ser de acordo com o Senhor , como ele nos ensinou,que sejamos odres novos para a nossa salvação. A presença de Jesus é um tempo novo para a nossa libertação

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre João Carlos a sua benção que linda pregação

    ResponderExcluir
  16. Boa Noite Pe.Joao Carlos
    Que sejamos vinho novo todos os dias de nossa vida para sentir essa felicidade de estarmos sempre ao lado de Jesus. Que Deus lhe abençoe tbm.

    ResponderExcluir
  17. Ó glorioso Deus altíssimo, eu LHE agradeço por ser filho da santa igreja. No entanto, me conceda a graça de ser um bom cristão. Me conceda a graça de rezar santamente. Me conceda a graça de ter compaixão das pessoas. Me conceda a graça de ser todo da SANTÍSSIMA TRINDADE. Me conceda a graça de ser obediente. Me conceda a graça de fazer bons jejuns. Me conceda a graça da minha conversão. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite padre João Carlos obrigado por essa meditações maravilhosa o vinho novo e jesus que veio para nós salvar e nós tornar uma vida nova padre J Carlos Jesus lhe abençoe e te proteja amém paz e bem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS