PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O SEGUIMENTO DE JESUS

O SEGUIMENTO DE JESUS

04 de novembro de 2020.


EVANGELHO


Lc 14,25-33


Naquele tempo, 25grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 26“Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo.

28Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, 29ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 30‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’

31Ou ainda: Qual rei que, ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. 33Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”


MEDITAÇÃO


Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo (Lc 14, 26)

Ser discípulos de Jesus é o nosso chamado, a nossa vocação. Ser discípulo é ser seguidor. Quando Jesus andava pela Palestina, segui-lo era logo compreendido como acompanhá-lo em suas andanças, andar atrás dele, literalmente. O convite dele era sempre “Vem e segue-me”.

Mas, é claro, hoje como ontem, o verdadeiro seguimento de Jesus não é andar atrás dele. Não é seguir com os passos, do ponto de vista da geografia. É seguir com a vida, do ponto de vista da história. Sou seguidor de Jesus, sou seu discípulo, porque minha vida está iluminada por sua palavra, porque procedo segundo os seus ensinamentos, porque ele é o meu guia.
No evangelho de hoje, o nosso Mestre nos chama a atenção para nossa condição de discípulos e suas exigências. Não dá para segui-lo sem renunciar alguma coisa. Renunciar a si mesmo, isto é, já nao ser eu o centro da minha vida. Renunciar a outro guia, renunciar a outro caminho, renunciar a qualquer amarra que possa nos prender ou nos reter no caminho.
E o que é pode nos prender ou nos reter no caminho, e nos impedir de seguir a Cristo?  Ontem, nós ouvimos Jesus contando a parábola da festa. As três desculpas para não aceitar o convite para o banquete foram: o apego aos bens materiais, a falta de tempo pelo trabalho, as responsabilidades com a família. O amor exige liberdade. As coisas não podem tomar o lugar de Deus. O trabalho não pode consumir todo o nosso tempo. Dependemos de Deus. A família não é desculpa para não acolhermos o convite do Senhor. E ele nos convida a seguir Jesus.  
Uma coisa que, particularmente, pode nos afastar do seguimento de Cristo é o apego às pessoas. É o que está no evangelho de hoje. Pode acontecer que o amor ao pai, à mãe, à esposa ou esposo, aos filhos esteja acima do amor a Deus. Nesse caso, no mínimo, ficamos divididos. E, como Jesus ensinou, não dá para servir a dois senhores. Assim, não podemos seguir Jesus. Sem ter Jesus como o primeiro amor, o amor acima de qualquer outro, não dá para ser discípulo dele.
Guardando a mensagem
A grandeza de nossa vida está em sermos filhos de Deus, seguidores de Jesus,  salvador. Como seus discípulos, nós o colocamos em primeiro lugar na nossa vida. Nosso amor por ele está acima das coisas e das pessoas deste mundo. É claro, possuímos bens, mas nosso amor maior está reservado a ele, nosso Senhor e Salvador. Por ele, podemos até renunciar aos bens deste mundo, se isto ele nos pedir. Amamos nossos parentes e familiares, mas nosso amor maior está reservado a ele, nosso Deus e Senhor. Por ele, podemos até renunciar a um amor neste mundo, se isto ele nos pedir. Jesus, o nosso Mestre, não quer apenas entrar no rol das pessoas que você ama. Ele merece ser o amor maior de sua vida.
Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo (Lc 14, 26)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Tu nos chamas ao teu seguimento. É uma escolha de amor de tua parte. Tu nos dizes hoje: “Não foram vocês que me escolheram, fui eu que escolhi vocês”. A primeira resposta que podemos dar ao teu chamado de amor é amar-te. Amar-te acima de tudo e de todos. Hoje, tu nos lembras que não podemos seguir-te se não carregamos a nossa cruz contigo e se não te amamos acima de qualquer bem deste mundo e de qualquer criatura humana desta terra. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Quando se ama, respira-se esse amor. Ele está em tudo na nossa vida: no pensamento, na fala, nos sonhos, nas fotos, no celular... Jesus é mesmo amado por você acima de tudo e de todos? Ele está mesmo presente em tudo na sua vida? Anote alguma resposta no seu caderno espiritual.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

18 comentários:

  1. Amém Padre João! Jesus Cristo me ajude a agir de acordo com esta Santa Palavra que vem do Seu Misericordioso Coração! Que eu possa livremente Ama lo acima de tudo e de todos!🌹

    ResponderExcluir
  2. José Lúcio4/11/20 07:16

    Que consigamos praticar a Regra de Ouro do cristão tão bem explanada acima pelo Padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  3. Bom sua bença padre senhor ajuda_me deixar as preocupações e tudo que me tira os pensamentos de te senhor fortalece e almentai minha fé meu Deus ajuda_me ser uma mulher forte em Cristo eu e minha casa🙏🙌

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos sua bênção,senhor mim der força para superar uns problemas que estão mim tirando a paciência eu creio que tudo isso vai passar

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Sim Jesus Cristo está em primeiro lugar na minha vida.

    ResponderExcluir
  6. Seguir somente a Ti Senhor...quero receber esta graça. Amém!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Pe João Carlos a sua bênção ótimo dia a todos Meu Deus eu creio mas aumenta minha fé

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Pe João Carlos, que a paz de Deus esteja sempre em nossos corações. Apesar de toda dificuldade que estamos passando,sinto que a fraternidade e a fé em Nosso Senhor está mais presente em nossas vidas. Deus seja sempre louvado.

    ResponderExcluir
  9. Padre João Carlos, que DEUS abençoe e nos de serenidade ao coração, para compreendermos que sem ELE nada é possível. obrigada pela meditação enviada, DEUS abençoe e guarde o sr. e seus familiares. nossas preces daqui por todos dai. abraços.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Por causa do teu grande amor,tu nos deste orientações em tua palavra para nosso próprio bem.
    Querido Jesus eu quero ir aonde o senhor me levar, caminha.na graça,ser um cristão servidor
    Viver como servo.
    Tú és o meu maior amor e o meu melhor amigo , sempre está presente quando eu te chamo nós meu apuros e não falha tu és fiel.🙌🐑😘😍🌹💕

    ResponderExcluir
  11. Para seguirmos jesus temos que se desapegar dos seus familiares e das pessoas que são seus amigos para chegar ao convivio do Pai

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Padre João Carlos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas. Estaremos em Oração para que o Amor Maior nos abençoe sempre em nossas ações e nos ajudem a seguir Jesus. Salve Maria, Mãe do Amor.🙏

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Padre João Carlos. Que este dia seja abençoado com muita saúde, paz, amor e sabedoria em sua vida.
    SENHOR JESUS, que possamos amar-te acima de tudo e de todos. JESUS, tu estás sempre presente em tudo nesta vida. SENHOR... livra-nos de todo mal.
    À padre João Carlos e todos da AMA, Boa tarde abençoada por Deus ...
    Ester de Campinas São Paulo .

    ResponderExcluir
  14. Obrigado Padre por nos passar a palavra de Jeus Cristo, é nos explicar o evangelho. Bendito seja seu nome agora e para sempre AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  15. Senhor, Deus e nosso Pai, eu LHE agradeço por ser cristão. No entanto, me conceda a graça de ser obediente. Me conceda a graça de trabalhar por minha salvação, com o santo temor. Me conceda a graça de fazer tudo sem reclamar ou murmurar. Me conceda a graça de ser um filho sem defeito. Me conceda a graça de conservar com firmeza a palavra da vida. Me conceda a graça de vencer o sofrimento. Me conceda a graça de viver com alegria. Me conceda a graça de segui-Lo com amor. Me conceda a graça de me desapegar das pessoas e das coisas. Me conceda a graça de carregar a minha cruz. Me conceda a graça de renunciar a tudo o que tenho. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Meu Deus amado abençoe q minha filha desenvolva a fala rogo essa graça ,saúde e paz de toda minha família e amigos fim da pandemia ,misericórdia senhor,peço pelos doentes desempregado(Anderson Mariane ),pelos cem teto desanimados abatido triste,é tbm gratidão por tudo senhor na minha vida

    ResponderExcluir
  17. Boa noite padre João Carlos que jesus e Maria Santíssima lhe cubra de bençãos peço muito a deus para a minha filha Bianca conseguir um trabalho ela só sozinha tem um filho com dois 02 anos ela tem medo que eu morra graça a deus estou bem mas o que está acontecendo só Deus é misericordioso mas vimos ter fé para seguirmos Jesus temos que se desapegar de tudo e de todos paz e bem amém

    ResponderExcluir
  18. Boa noite padre João Carlos que jesus e Maria Santíssima lhe cubra de bençãos peço muito a deus para a minha filha Bianca conseguir um trabalho ela só sozinha tem um filho com dois 02 anos ela tem medo que eu morra graça a deus estou bem mas o que está acontecendo só Deus é misericordioso mas vimos ter fé para seguirmos Jesus temos que se desapegar de tudo e de todos paz e bem amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS