PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AS TRÊS DESCULPAS

AS TRÊS DESCULPAS


03 de novembro de 2020

EVANGELHO


Lc 14,15-24

Naquele tempo, 15um homem que estava à mesa disse a Jesus: “Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!” 16Jesus respondeu: “Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. 17Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: ‘Vinde, pois tudo está pronto’.
18Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: ‘Comprei um campo, e preciso ir vê-lo. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 19Um outro disse: ‘Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 20Um terceiro disse: ‘Acabo de me casar e, por isso, não posso ir’.
21O empregado voltou e contou tudo ao patrão. Então o dono da casa ficou muito zangado e disse ao empregado: ‘Sai depressa pelas praças e ruas da cidade. Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos’.
22O empregado disse: ‘Senhor, o que tu mandaste fazer foi feito, e ainda há lugar’. 23O patrão disse ao empregado: ‘Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia’. 24Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete”.

METIDAÇÃO


Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: venham, pois tudo está pronto (Lc 14, 16)

Não faltam desculpas para quem não quer participar da Igreja. Não encontra tempo para ir à Missa, não encontra motivação para viver em comunidade a sua fé. “Ah, não posso, não tenho tempo, ando muito ocupado. Ou: vivo para o trabalho, quando chego em casa não tenho mais ânimo pra nada. Ou ainda: ah, quem tem família, com filhos pequenos ainda, não tem condições de participar”. Essas desculpas já eram dadas no tempo de Jesus.

E o próprio Mestre ilustrou uma história com as três desculpas que ele ouvia sempre. Alguém preparou uma bela festa e convidou um bocado de gente. Um disse que não podia ir porque tinha comprado uma terra e estava louco pra ver o novo sítio. Outro tinha adquirido cinco juntas de bois para lavrar a terra e ia começar o serviço. Um terceiro tinha se casado e, claro, mandou pedir desculpas, não podia ir à festa. Ninguém foi, que decepção!

O que tinha comprado o campo representa bem os que têm muitos bens e não se lembram de nada mais fora deles. Pode ser uma casa, uma empresa, uma fazenda, um negócio. Se não se tomar cuidado, os bens podem virar donos da gente, serem nossos senhores. A gente é que tem que ser dono das coisas, não o contrário. Os bens materiais podem se tornar um verdadeiro deus ao qual me sacrifico ou sacrifico os outros. E Jesus disse bem claro que não se pode servir a dois senhores, a Deus e aos bens materiais, representados no dinheiro. O apego aos bens materiais leva muita gente a não frequentar a Igreja, a não se lembrar do Deus verdadeiro. Já tem seu próprio deus.

O que ia lavrar a terra com seus novos bois bem pode representar os que não acham tempo para Deus por causa do trabalho. O trabalho parece que é tudo, não dá mais tempo para fazer nada. Uma boa desculpa para não pisar na Igreja. Diz que não dá tempo, que está cansado. Mas a pessoa não vive só para trabalhar. No início da Bíblia, se diz que Deus trabalhou seis dias na criação do mundo e no sétimo, descansou (Gn 1). E o livro do Êxodo comenta: “Seis dias trabalharás, no sétimo descansarás, que é o repouso do teu Deus” (Ex 10). Parar, celebrar, ir à Igreja é um modo de reconhecer o senhorio de Deus em nossa vida. Não somos escravos. Por isso, paramos, pausamos o trabalho, celebramos a liberdade dos filhos de Deus. Reconhecemos que Deus é o nosso único Deus e Senhor.

Aquele que disse que tinha se casado e por isso não podia ir à festa representa os que têm responsabilidade na família e por isso se consideram impedidos de ir à Igreja. Então, a família tomou o lugar de Deus? E Jesus tinha alertado: “Quem amar seu pai e sua mãe mais do que a mim não é digno de mim. Quem amar seu marido ou sua esposa ou seus filhos mais do que a mim, não é digno de mim”. Se Deus é o mais importante, então uma visita em casa não pode me impedir de ir à Missa. Nem uma festinha em família, ou uma criança pequena. Deus é Deus e merece o melhor de mim, do meu tempo, do meu amor. “Amar a Deus sobre todas as coisas, acima de todas as pessoas”, este é o mandamento.

Não faltam desculpas para quem não quer participar da Igreja. Os bens materiais que me prendem, o trabalho que me toma todo o tempo, a família que precisa de mim. Apesar da resposta negativa de muitos, Deus continua nos chamando para a festa, que é o Reino de Deus. E abrindo suas portas para outros mais desapegados, mais disponíveis, mais fiéis.

Guardando a mensagem

Jesus comparou o Reino de Deus com o banquete que um pai de família preparou e para o qual convidou muita gente. Os primeiros convidados não compareceram. Esses faltosos alegaram razões para sua ausência: a compra de um sítio, o plantio com uma junta de bois, o casamento recente. Essas três desculpas podem representar grande parte das nosssa desculpas para vivermos ausentes da vida da Igreja: o apego aos bens materiais, os compromissos do trabalho, os apelos da vida em família. Mas, nada pode nos afastar de Deus ou nos impedir de participar dos atos religiosos, pelos quais, como Igreja, adoramos o Senhor nosso Deus. A mesa está pronta, nos avisa o Senhor. Não nos esquivemos deste maravilhoso convite. Nada de desculpas.

Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: venham, pois tudo está pronto (Lc 14, 16)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Foram três desculpas pelas quais os primeiros convidados se disseram impedidos de participar do banquete. Um tinha comprado uma terra e queria vê-la; outro ia testar cinco juntas de bois que tinha comprado para arar a terra; e o outro, estava de lua de mel. Gente voltada para seus negócios e para o seu casamento, sem tempo para participar do banquete de Deus. Senhor, não queremos repetir isso em nossas vidas. Não queremos perder esse convite maravilhoso para participar do Reino de Deus. Queremos estar contigo, ao redor da tua mesa, participando de tua alegria. Bendito seja o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Pense um pouco... Peça a ajuda do Santo Espírito de Deus. Qual é a sua desculpa número um para não participar da vida da Igreja? 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

19 comentários:

  1. Salve Maria. Bom Dia á sua Bênção..Senhor Jesus Sempre me dá força para ir missa me alimentar da tua Palavra para me conforta... amém.

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas

    ResponderExcluir
  3. Padre João Carlos, obrigada por essa meditação enviada. nossas preces daqui, pelo sr. e sua família, e nosso carinho também, Tudo está na mão de DEUS, ELE é o médico dos médicos, intercedendo pela saúde de todos os enfermos. AMÉM.

    ResponderExcluir
  4. Amém!!! Louvado seja o seu Santo nome.

    ResponderExcluir
  5. Cleide de Salvador3/11/20 09:17

    Amém. Obrigada Pe.João Carlos pela sua meditação maravilhosa. Eu me sinto sempre em falta com as coisas do Senhor. Creio que participo pouco da igreja. Estou sempre me comparando com outros que são tão ativos como membros da igreja. Rogo que o Senhor Cristo Jesus me ilumine para o caminho que me foi reservado pai Criador.

    ResponderExcluir
  6. Quem em pleno século XXI não fez sua escolha ou aderiu ao convite? Precisa urgentemente aceitar,pois verdadeiro sentido da vida está em aceitar a pedágogia libertadoura de Jesus;perpassa por experiência que nortei a essência original de nossa existência.Nao é justificando a ausência por falta de atenção ao Reino, isso é inadimicive,porque no primeiro problema recorre rápido a Deus,deixa tudo e o tempo até sobre! São tantos que repetem as mesmas ações e Deus de misericórdia atende prontamente aos pedidos,porém há regras para pertencer e por mais que tenha misericórdia as escolhas e o não aceitar têm consequências desastrosas,que mesmo pertencendo a festa fica as marcas,secuelas!Quem cedinho madruga Deus abençoe sempre.As bençãos não é ausência de problemas e sim fidelidade ao projeto vivico pregando por Cristo que nos espera de bom grado aos convites lançadas a todos.Que possamos organizar nossas vidas de tal forma que já estejamos efetivados no eventos sem preguiça e com muito prazer.Ser Cristão é o caminho de todos, mas poucos aceitam as dicas bacana deixadas por Cristo,porém compredo que precisamos muito Dele, basta querer e aceitar os acordos.

    ResponderExcluir
  7. JESUS estarei sempre nesse banquete de amor ao meu SENHOR. AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS obrigado pelas lindas palavras e que Deus nos ilumine hoje e sempre amém.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja.
    Meu bom pastor obrigada por estar sempre próximo para transformar minha vida 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor meu Deus és o criador de todas as coisas.
    Deus, altíssimo todo poderoso, presença em todos os lugares, infalível e eficaz.
    Meu Deus tu merece toda honra e toda Glória.
    Lembre se quando uma pessoa entrega o coração a Ele,toma Jesus Cristo como seu senhor e salvador, deixa de ser uma criatura de Deus para ser um filho de Deus.
    Eu me arrependo de muita vezes ter deixado de está na tua presença pôr minhas necessidades terrenas.
    Senhor ainda há tempo de buscar o senhor para ser uma filha, não uma criatura.
    Andar contigo,andar na graça,andar na verdade,andar no amor, andar na luz e andar no espírito.
    Vamos vive intensamente próximo de Deus.🙌🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Senhor Deus e seu demensageiro Jesus que morreu porque nós .Bom dia a todos q levam a palavra q Jesus semeou na terra com o dom do Espírito Santo. Gratidão Senhor por Bruna e por me dares o dom da vida para ver mais um milagre em minha vida. Hoje meu coração alegrou-se no Senhor. Amém

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos e Obrigado. Parabéns pela live Viver a Vida com a cantora Joanna ontem no YouTube, ficou maravilhosa a dupla, um verdadeiro exemplo de Amor extraordinário. Estaremos em Oração e que o Espírito Santo continue nos abençoando e nos fortalecendo. Salve Maria.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos sua bença fais tempo que não vou a ingrej volta em nome do senhor para participar do banquete de jesus eu gosto de ir a missa acapelinha de santo Tonho qu celebrar o padre Everton amém 🙌 mande oração prá mim e minha família estamos precisando muito

    ResponderExcluir
  13. Devemos agradecer a Deus, respeitando e amando por tudo que ele nos oferece.portanto temos que procurar nem que seja 1:00h para refletir o qunto ele nos tem proporcionado em nossas vidas ou na igreja ou no seu lar ,onde for temis sempre que louvar pelos que conseguimos nesta vida.Amem

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Padre João Carlos.
    Que a Paz do PRÍNCIPE DA PAZ esteja sempre presente em sua vida... em seu coração ... Tenha uma semana abençoada.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  15. Deus Onisciente e Eterno, eu LHE agradeço por todas as missas que participei. Entretanto, me ensine ter um sentimento santo. Me ensine ser humilde e obediente. Me ensine adorá-Lo da melhor forma possível. Me ensine proclamar que o meu REDENTOR é o Senhor para a glória de Deus Pai. Me ensine dizer sim ao VOSSO chamado de amor. Me ensine participar do VOSSO banquete. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço oração pelo desenvolvimento da fala de Gabrielly minha filha q fala muito pouco p idade ,pelos desempregados cem tetos doente e abatidos doentes misericórdia senhor,saúde e paz de toda minha família e amigos fim da pandemia ,gratidão a t senhor pelas benção é graças em toda minha vida

      Excluir
  16. Boa noite padre João Carlos obrigada pela reflexão

    ResponderExcluir
  17. Boa noite padre João Carlos obrigado por suas palavras maravilhosas eu mim cinto feliz quando vou a missa so que não estou indo devido a pandemia acisto todos os dias pela televisão e rezo o terço com o padre Antônio Maria Deus lhe abençoar padre paz e bem amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS