PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1, 38)

07 de outubro de 2020.
Primeiro, Maria  ficou assustada. De repente, o anjo com uma saudação estranha. “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo”. O que está acontecendo? O que isso significa? ‘Não tenha medo, Maria. Deus está muito feliz com você. Você vai conceber e gerar o filho dele, o filho que vai herdar o trono de Davi’. Maria ainda estava assustada, mas já tinha uma resposta. Deus estava feliz com ela e comunicando-lhe uma grande missão.
Depois do susto, veio a dúvida. ‘Não é possível uma coisa dessas... eu nem casada sou. Como é que uma virgem pode ser mãe?’ E o anjo: ‘Para Deus não tem isso não, Maria, tudo é possível para ele. Quer um exemplo? Izabel. Estéril, idosa, agora está grávida de seis meses’. ‘Como Deus é grande, como ele é bom’, pensou Maria. Desvaneceu-se a dúvida. Ele é o todo-poderoso. Ele faz maravilhas.
Passado o susto, ela dialogou responsavelmente para ver o alcance do que lhe estava sendo comunicado. A dúvida foi esclarecida. Vem agora a entrega. “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”. Entrega-se ao cumprimento da vontade do Senhor manifestada na palavra do anjo. Realizará a vontade do Senhor, como serva. Entrega humilde, generosa, total.
É, Deus sempre nos surpreende. Manda-nos seus recados. Ele nos pega de surpresa. Suas propostas alteram profundamente a normalidade do nosso caminho, de nossa vida. Ele tem planos  diferentes dos nossos. Mas, não é uma ordem do dia, uma distribuição aleatória de tarefas que se dá a qualquer um. É, antes de tudo, uma escolha amorosa. É um voto de confiança de quem ama a quem ele cumula de toda graça, de toda bênção. A escolha é antes de tudo um sinal distintivo do seu amor. “Não foram vocês que me escolheram, fui eu que escolhi vocês”, afirmou Jesus.
Guardando a mensagem
O sim de Maria foi muito especial. Depois do susto, ela procurou saber o alcance daquele convite tão especial da parte de Deus. Convenceu-se de que ele pode tudo e que, com ele, ela poderia vencer qualquer obstáculo, começando por fazer fecunda a sua virgindade. Teve fé. Izabel fez-lhe um elogio por sua fé: “Bem-aventurada a que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor se cumprirá”. A primeira reação à entrada surpreendente de Deus em nossa vida, integrando-nos ao seu projeto de salvação, é o susto, a surpresa. Depois vem a dúvida. E por fim, a resposta. Às vezes, ela não é como a de Maria, a de entrega generosa e humilde. Às vezes, é presunçosa e egoísta. É, muitas vezes, Deus tem recebido um “não”. ‘Não vou, porque já tenho o meu projeto, vou cuidar da minha vida ao meu modo’... Mas hoje, dia de Nossa Senhora do Rosário, não é dia de “não”, hoje é dia de “sim”, do “sim” de Maria e do “sim” generoso e fiel de muitos e muitas como ela.
Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1, 38)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Tu nos chamas ao teu seguimento. “Vem e segue-me!”. Esta é a vocação para a qual tu nos convocas: ser cristãos. Nossa vocação é viver como teus discípulos e missionários do teu evangelho. Na resposta ao teu chamado, queremos nos espelhar em Maria, tua santa mãe. Concede, Senhor, que a nossa resposta ao teu chamado seja generosa, humilde e fiel como o de nossa mãe, Maria Santíssima. Na Senhora do Rosário, celebramos a obra de Deus em nossa história, atribuindo à sua intercessão o livramento de tua Igreja em momentos de grave perseguição. A ela, queremos recomendar a acolhida da Encíclica do Papa Francisco 'Fratelli Tutti', uma verdadeira carta de navegação para os novos tempos da Igreja e do Mundo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Neste dia de Nossa Senhora do Rosário, faça todo esforço para rezar o Terço, hoje meditando os mistérios gloriosos. Aliás, o desafio desse mês (ou se quiser, o pedido de nossa mãe santíssima) é oração diária do Terço.
Amanhã é dia de celebrar a Santa Missa por você e por suas intenções. Você pode acompanhar a celebração às 11 horas, pelo meu canal no Youtube e no Facebook.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

24 comentários:

  1. BOA NOITE PE JOÃO CARLOS! PEÇO DESCULPA QUANDO ENTREI NO LINK
    CAI DE PARAQUEDAS.NUNCA TINHA FEITO A EMOÇÃO TOMOU CONTA.NEM SABIA O Q RESPONDER. DESCULPAS.
    FALANDO DO EVANGELHO: EU ESTOU SEMPRE EM SINTONIA COM DEUS COM MARIA.TUDO O Q ACONTECE P MIM NADA É ACASO ,TUDO É UM SINAL DE DEUS EM MINHA VIDA.
    TEM UMA FRASE Q ESTAVA NO MEU LIVRINHO DO CURSILHO Q DIZIA: MAUS NÃO SÃO BONS,PORQUE OS BONS NÃO SÃO MELHORES. NÓS PRECISAMOS TENTAR SER MELHOR A CADA DIA.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Bom dia padre estou no momento difícil na minha vida mas estou aprendendo muito com a palavra de deus acompanhe todos os dias a meditação e peço a Deus k mi ajude nesse momento tão difícil reze por mim

      Excluir
  3. Bom dia padre João Carlos .Jesus que eu possa sempre da o sim ao teu chamado que eu nunca desista de ti segui.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia
    Padre João Carlos
    Que Deus abençoe a sua vida
    Que eu seja perseverante na fé no meu sim

    ResponderExcluir
  5. Bom dia! Que nos entreguemos a Deus como fez Maria, pois ele faz maravilhas em nossa vida. Maria, Santíssima, nossa Mãe, órgão por nós 🙏

    ResponderExcluir
  6. Está disponível é uma dádiva,pois és aqui a serva do Espírito Santo, enfrentar todos para serviço de Deus sempre será algo muito pertinente para nós Cristãos intender as palavras Santas transforma vidas segundo o sim de Maria,mudou-se as normas de uma sociedade desconfiada;marcada pôr padrões sociais pré estabelecidos.A mãe do homem perfeito que mudou o trajeto da humanidade,claro que não foi tão rápido,imagino!Oferecer seu corpo a algo tão sublime,foge das condições humanas,um mistério inexplicável,que deve ser contextualizado na fé da misericórdia,AMOR capaz de gerenciair vidas como está prescrito no Evangelho descreve uma mulher bonita inteligente sensata sobre tudo determinada que se comprometeu com seu sim transformadou.Que sejamos protagonista do mistério de Deus na vida de Maria.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos. Eu sempre digo que as coisas de Deus para quem gosta é alimento, para quem não gosta é aborrecimento. Eu gosto muitíssimo. Me alimento desta palavra e sei que ela me direciona para a Eternidade. Agradeço a Deus, o Espírito Santo, a Jesus por não noa deixar desorientados na vida.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre Joao carlos,sou de copacabana Rio de Janeiro.sou fiel a Deus e a virgem Maria, +estou no pecado rezo todos os dias o santo terço,fui casada a 42 anos,sou viúva a 14 anos.peço a sua bençáo.Deus sabe de todas as coisas

    ResponderExcluir
  9. Bom dia a paz de Jesus é o amor de Maria abençoando todo seu dia, obrigado padre João Carlos por ser esse pai espiritual que todos os dias acalenta nosso coração e rega nossa fé com a palavra de Deus Jesus abençoe lhe proteja 🙌🔥🙏🥰🕊

    ResponderExcluir
  10. Bom dia pe João Carlos.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João que o senhor tenha uma quarta feira abençoada e iluminada que papai do céu te proteja e o que ele tenha pra vir para o senhor seja de muitas felicidades.
    🙌😇🌟🌟
    O que Deus tem pra gente nos
    alcançará, e nada nem ninguém o impedirá
    Isso eu sei muito bem, agente quer um caminho ele mostra outro.
    Ele é o Deus do impossível o que há de vir virá,o que tiver que ser será.
    Siga seu caminho confiante e sereno, e descobrirá Deus em tudo.
    Digno de glória é o Senhor.
    🙌👏🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  12. Amém, bom dia Padre João Carlos, obrigada pelas suas palavras tão lindas. Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
  13. Seja feito a tua vontade,que Maria disse ao anjo!!! Mensagem linda a Virgem Maria. AMÉM!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS a sua benção.
    SENHOR JESUS que possa sempre dar o sim ao teu chamado e que nunca desista de te seguir.
    Seja bendito o teu santo nome hoje e sempre amém.

    ResponderExcluir
  15. Senhora do Rosário acalma a ansiedade de minha neta Amém

    ResponderExcluir
  16. Nossa Senhora nos ajude a cada dia seguir com clareza todos os ensinamentos de CRISTO, bom dia padre João Carlos, sua bênção PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  17. Senhora do do Rosário rogai por nós que recorremos a vós . Amém
    Bom dia padre João Carlos , que Deus lhe abençoe sempre . Camaragibe Pe

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Padre João Carlos e que o Espírito Santo continue nos abençoando para que Jesus encontre Alegria em todas as coisas que façamos e continuemos em Oração e com Amor. Salve Maria.🙏

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde padre João Carlos sua bença que Deus nos abençoe e proteja amém 🙌

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde Padre João Carlos.
    Hoje é o dia de Nossa Senhora do Rosário. Concede, Senhor, que a nossa resposta ao teu chamado seja generosa, humilde e fiel como o de nossa mãe Maria Santíssima. Que eu possa sempre dá o sim ao teu chamado e me espelhar em Maria , tua Santa Mae.
    ( O Rosário é a oração da Paz.)
    Boa tarde a todos...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde, Padre.Maria nos dá o testemunho de sua fidelidade e de seu amor verdadeiro.Ela minha intercessora.Nd sem Jesus e nd sem Maria.Amem!!!

    ResponderExcluir
  22. Senhor Deus do universo, eu LHE agradeço pela festa de Nossa Senhora do Rosário. Todavia, me ensine viver o meu apostolado. Me ensine perseverar na oração. Me ensine viver cheio de graça. Me ensine encontrar graça diante do meu REDENTOR. Me ensine ser obediente do Divino Espírito Santo. me ensine seguir o caminho da santificação. Me ensine servi-Lo com amor e humildade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite padre João Carlos obrigado pela meditação muito importante da anunciaçã de Maria pelo anjos Gabriel Deus e nossa vida Deus abençoa esse padre maravilhoso que.voce e paz e bem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Eu vim ao mundo como luz.

24 de abril de 2024   Quarta-feira da 4ª Semana da Páscoa.     Evangelho.   Jo 12,44-50 Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: “Quem c...

POSTAGENS MAIS VISTAS