PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: MARTA E MARIA

MARTA E MARIA


Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas (Lc 10, 41)

06 de outubro de 2020.

Normalmente, vivemos ocupados e preocupados com muita coisa. Imaginamos que estamos fazendo muita coisa pela família, pelos outros e até mesmo para Deus. Talvez sua família precise de mais atenção do que de coisas. Com certeza, mais importante do que sua frenética ação é a direção do que você faz.

Jesus entrou num povoado e hospedou-se na casa de Marta. Sua irmã, Maria, sentou-se aos pés do Senhor e escutava sua palavra. Marta, ocupada com muitos afazeres, reclamou porque sua irmã não a estava ajudando no serviço da casa. Jesus observou que Marta estava muito ocupada com tanta coisa, quando uma só coisa é necessária.

Marta mostrou-se muito trabalhadora, muito preocupada com os afazeres da casa, super atarefada, tudo para receber bem o Senhor. Uma excelente anfitriã. Maria sentou-se aos pés de Jesus, como faziam os discípulos nas escolas dos rabinos. Estava escutando a sua palavra. Como discípula, estava aprendendo, atenta, interessada nos ensinamentos do Mestre. Ouvir a palavra do Senhor é fundamental para encontrar o sentido e a direção do que precisamos fazer. Na palavra do Senhor, o discípulo encontra a orientação de sua ação. Maria é modelo de discípula.

Jesus corrigiu Marta. ‘Uma coisa só é necessária, Marta. Você se preocupa e anda agitada com tanta coisa!’. O que será essa coisa necessária? A coisa necessária foi a que Maria escolheu. Podemos pensar assim: Marta está se ocupando com muitas coisas. Maria está se ocupando de Jesus. Marta atira para todos os lados, nos seus compromissos de dona de casa. Maria, escutando Jesus, está acolhendo uma direção para sua existência e para os seus compromissos.
De verdade, a gente, normalmente, faz muita coisa, corre muito, e sempre há mais o que fazer. O mais importante não é fazer muitas coisas, mesmo que seja para Deus. O necessário mesmo é ocupar-se de Deus, curtir a sua presença, acolher a sua palavra. E assim, encontrar um sentido e uma direção para sua vida e para suas atividades.

Guardando a mensagem

Marta foi uma boa anfitriã, fazendo coisas pra Jesus, ocupada com tantos afazeres na preparação da casa e do almoço. Maria foi uma discípula exemplar, ocupando-se de Jesus, atenta à sua pessoa, à sua palavra. Como estamos na Semana da Criança, podemos aplicar isso também aos pais. O principal não é fazer coisas para a criança, por mais necessário que pareça, como é trabalhar, fazer a feira, arrumar a casa, levar o filho para a escola. O mais importante não é fazer coisas pelos filhos ou enchê-los de presentes. É estar ao seu lado, participar de sua vida e do seu crescimento, curtir a sua presença, estar com eles. Estar presente. Isso é o mais importante. Marta se ocupa com muito trabalho. Precisa fazer como Maria: ocupar-se de Jesus.

Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas (Lc 10, 41)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
É muito nobre a ação, como também o compromisso do trabalho e o exercício da missão. É santo o tempo da oração, da escuta amorosa da tua palavra, para encontrar sentido para a ação, pra gente não virar escravo do trabalho, mas sermos sempre operários de tua vinha. Sem a oração, Senhor, nossa correria fica estéril. Fazemos muito e colhemos pouco. Com a oração, nosso esforço ganha luz e sentido. Fazemos menos e colhemos mais. Senhor, dá-nos um pouco de Maria, porque de Marta já temos bastante. Tranquiliza-nos aos teus pés, orienta-nos com tua palavra, conduze-nos com a tua luz. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Lembrando o desafio desse mês: rezar o Terço de N. Senhora todos os dias. Ainda dá tempo começar. Esse é um bom jeito de imitar Maria, a irmã de Marta.

Para você que recebe pessoalmente a Meditação, segue o link da nova Encíclica do Papa Francisco TODOS IRMÃOS - Fratelli Tutti. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

30 comentários:

  1. Padre João Carlos BOM DIA, que seja de paz e alegria para o sr. seus familiares e todos dai, nossas preces por vocês e o nosso carinho. DEUS os protejam, Nossas Senhora de Fátima os cubram com seu Manto Santo. muito obrigada pela meditação que nos envia.

    ResponderExcluir
  2. Senhor precisa mais de Maria porque de Marta já tenho demais. Dai-nos um dia abençoado.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre! Que Deus continue ti abençoando com paz e saúde!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um dia iluminado e abençoado e papai do céu te proteja e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus, tú nos ensinar que devemos ter dedicação a oração.
    Não devemos esquece de orar,e quando nos lembrar, não fazer uma oração apressada, cheia de palavra vazias.
    As paredes do inferno tremem quando uma pessoa com o coração honesto e uma confissão fiel diz, oh Deus, como tu és grande.
    Aproximemos de Deus e dê tempo a Ele nas nossas vidas.
    Senhor gracioso, dá um pouco de Maria para que eu possa sempre fazer da oração uma prioridade em minha vida a cada dia.
    Acolhe me eu te amo.🙌🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  5. Amém !Hoje essa palavra foi para mim ..vivo correndo para dar conta de tudo em casa ,mas ainda falta o que fazer ..e muitas das vezes me frusta ,porque não consigo de conta ,fico muito agitada. Mas hj com essa palavra aprendi que fazer o necessário é o bastante pra minha família e para mim .Estar aos pés de Jesus é o primeiro passo pra toda caminhada do dia a dia *Buscai primeiro o Reino de Deus e todas as coisas serão acrescentada ...Obrigado Senhor por essa palavra que caiu como uma luva no meu coração ...é como a semente que caiu em terra boa e deu bons frutos ...Te amo Jesus seja bem vindo O meu lar ..ao meu coração Te amo Te amo .,Amém !

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre joao Carlos sou jacinta Fortaleza. Hoje essa leitura e demais eu me sinto as duas um pouco de Maria e Marta amo essa leitura até veja recebendo Jesus em minha casa bem eu tenho ele comigo mais e ótimo até ri quando senhor diz que de Marta nos já temos e que peço sermos Maria vamos confiar cada dia mais que a palavra esta a nos espera na ação obrigada

    ResponderExcluir
  7. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas.

    ResponderExcluir
  8. BOM DIA PADRE
    É muito gratificante ler o Evangelho logo cedo e a explicação. AMEM

    ResponderExcluir
  9. Essa linda reflexão estamos vivenciado nós dias atuais estamos preocupados com as coisas do mundo e esquecemos do principal que Deus. Deus e amor.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS a sua benção.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia,Padre João!luz e cura,que aumente a minha fé! Gratidão e sua benção!

    ResponderExcluir
  12. Pe. Carlos, resido em Petrolina/PE e sempre escuto suas homilias que traduzem bem a palavra de Deus aos dias atuais. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia p. Carlos, é muito bom ouvir estas palavras de sabedoria e ouvindo os comentarios a gente sente muito a presença de Deus. Deus seja louvado em todos os lares Amem...

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas palavras Sempre Iluminadas. Estaremos em Oração e nos nossos a fazeres, tudo que fizermos o faremos com Amor, assim colocaremos em prática o que é necessário. Salve Maria.

    ResponderExcluir
  15. Glória a Vós Senhor 🌺🙏🙌🏼🌺 quero mais Maria 🙏 pois já tenho muito de Marta, ó meu Jesus ❤️🙏 me fortaleça nas minhas orações 🙌🏼❤️ amém 🙏 é bem edificante toda palavra de Deus 🙏 obrigada Padre João sua benção 🙏

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre João Carlos. Que Deus multiplique as bênçãos celestiais em sua caminhada pela vida à fora...
    Antes de tudo Fé, depois de tudo GRATIDÃO.
    Senhor, dá-nos um pouco de Maria...
    Tranquiliza-nos aos teus pés, orienta-nos com tua palavra, conduze-nos com a tua luz.
    Daí, Senhor, a padre João Carlos e toda equipe da AMA um dia abençoado e repleto de muita saúde e muita paz.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia padre João Carlos sua benção daí mim coragem Jesus para enfrentar as tripulações da vida.padre João preciso que mande o boleto para pagar sou uma associada da Ama.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde padre João Carlos. Hoje essa leitura foi para mim. Me preocupo demais com os afazeres de casa e corro para dar conta de tudo, mas ainda sempre falta algo e não consigo dar conta. Hoje com essa palavra que fazer o necessário é o bastante para mim e para minha família. Fiquei aliviada e agradecida ao Senhor por essa palavra de sabedoria e reflexão. Estou rezando o terço com a certeza que Nossa Senhora me fortaleça na fé. Deus seja louvado! Amém

    ResponderExcluir
  19. A atenção que temos que ter é a mesma:Maria,Marta, Joana, Júlia tadas as mulheres são assim,se doam aos afazeres na parte acima descrever duas situações diferentes, porém essências Alimentação e Espíritualidade, sabemos que nem só de pão vive o homem, é digno comer fruta de seu trabalho.Em nosso dia a dia cabe cada um ocupar suas funções naquilo que têm mais habilidade, certamente entre elas já havia uma combinado,então Jesus Cristo não corrigia que Marta estava errada mesmo porque depois houve a partilha os todos ceiaram aquele alimentação delíciosaa que Marta fez.Hoje as caisa são mais flexíveis,e com certeza Cristo compreende as multiplicar inteligências.Atualiza-se para que ninguém se sinta de fora da casa do senhor.

    ResponderExcluir
  20. Peço intercedo oração pelo desenvolvimento da fala de Gabrielly q fala pouco p/ idade dela ,pelo desempregado cem teto,desanimado doente ,pela saúde e paz de toda minha família,misericórdia senhor
    Gratidão por todas as benção é graças senhor,por todos q perdeu alguém na família

    ResponderExcluir
  21. Meu Pai, eu LHE agradeço por essa semana em defesa do nascituro. No entanto, me ajude vencer o sofrimento. Me ajude ser um cristão zeloso. Me ajude pregar o evangelho com sabedoria e fé. Me ajude viver o meu apostolado. Me ajude falar somente a verdade. Me ajude glorificá-Lo diuturnamente. Me ajude escutá-Lo, rezar e trabalhar da melhor forma possível. Me ajude evitar o pecado e a agitação do dia a dia. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  22. Preocupações ...
    Ansiedades...
    Falta de direção...
    Reclamações ...
    Falta de organização...
    Não sobra tempo para as necessidades do Reino...
    Achar a direção...
    Saber o que é preciso...
    Seguir o modelo....
    Dar prioridade...
    Escutar...
    Se comprome ter...
    Acolher a Palavra em nossas vidas e em nossas atividades...
    Estar ao Seu lado..
    Estar presente...
    Ele é meu amigo a esperar..
    Assim seja!
    Dia de paz e bem.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite padre João Carlos. Sua bênção. Padre como preciso aprender ser Maria. Estou sendo muito Marta no cotidiano

    ResponderExcluir
  24. Boa noite padre João Carlos sua bênção eu hoje estou como Marta precisando de ajuda estou um pouco adoentada mas tudo vai vai ficar NB bem com a graça de Deus Jesus e Maria lhe ilumine sempre 🙏🙏🙏🌹🌹

    ResponderExcluir
  25. Inspirado todos os dias para extrair de cada Evangelho a mensagem sagrada,assim O Padre João Carlos vai nos orientando O CAMINHO,A VERDADE E A VIDA.GRATA!Que Deus abençoe sua ILUMINADA missão. Saúde ,Paz!(anônima SERVA de Cristo..São Luís MA)

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS