PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A ORAÇÃO

A ORAÇÃO


Peçam e receberão. Busquem e acharão. Batam e lhes será aberto 
(Lc 11, 9) 

08 de outubro de 2020.

Pois, quem pede, recebe; quem procura, encontra; e para quem bate, se abrirá. 

Quando rezamos, costumamos pedir muito. E nem sempre sabemos pedir bem. O ensinamento de Jesus, hoje, vem em nosso auxílio. É certo que a nossa oração não pode ser só “de pedidos”, precisa ser também de louvação, de reparação e, sobretudo, de escuta da palavra de Deus. Mas, podemos pedir também. Neste caso, é bom aprender com ele. 

No “Pai nosso”, que vem um pouco antes desse texto do Evangelho que estamos meditando, Jesus ensinou que a primeira coisa a pedir, na oração, é a glorificação do nome de Deus e a realização de sua vontade: “Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino”. Depois vêm os pedidos, a começar pelo pão de cada dia, mas também o pedido de perdão pelos nossos pecados e a vitória sobre a tentação. No pedido do “pão de cada dia” está tudo o que é necessário para nossa sobrevivência com dignidade: o trabalho, a saúde, a superação dos problemas que ameaçam nossa integridade e nossa paz. 

“Peçam, e receberão. Busquem, e acharão. Batam, e lhes será aberto”. É um convite a pedirmos a Deus com humildade, com confiança, com perseverança. 

Peçam e receberão. Pedir é coisa de quem precisa. Quem precisa, pede. Assim, exercita a humildade. Está na condição de necessitado, reconhece que precisa do outro, que precisa de Deus. Pede, não manda. E está pedindo, não está cobrando. É um exercício de humildade. 

Busquem e acharão. A gente busca, porque sabe que pode encontrar, e que pode receber. É um ato de confiança. O pedido, na oração, nos pede confiança. Pedimos a Deus porque confiamos nele, seguros que ele pode nos conceder, certos de que ele vai nos dar o que pedimos. Sabemos que não temos merecimento para alcançar o que pedimos, mas confiamos na sua misericórdia, no seu amor. Confiamos. 

Batam e lhes será aberto. Na história que Jesus contou do homem que bateu à porta do amigo, tarde da noite, pedindo pão, aparece claramente a necessidade de perseverança. Se não for atendido por amizade, será por insistência, pela importunação, como no caso da história. Perseverar, insistir é uma forma de mostrar que realmente damos importância ao que estamos pedindo. 

Guardando a mensagem 

Jesus está nos ensinando a rezar bem. Se vamos pedir, é preciso fazê-lo com humildade (“Quem pede, recebe”), com confiança (“Quem procura, acha”) , e com perseverança (“A quem bate, lhe será aberto”). Humildade, confiança, perseverança. É assim que deve ser nossa oração de pedido a Deus.


Peçam e receberão. Busquem e acharão. Batam e lhes será aberto ( Lc 11, 9) 

Rezando a palavra 

Senhor Jesus, 
Aprendemos contigo a louvar o Pai pelo seu imenso amor, bendizê-lo por tudo que ele nos concede. E também pedir o pão de cada dia, o perdão dos nossos pecados e a libertação do mal. Pedir é o que nós mais sabemos fazer quando rezamos. Hoje, tu nos dás orientações importantes para nossa oração de pedido. Ajuda-nos, Senhor, com o teu santo Espírito a pedir com humildade, com confiança e com perseverança. Sendo uma coisa boa para nós, para nosso crescimento humano e espiritual, seremos atendidos, sobretudo se pedirmos em teu nome. Obrigado, Jesus. Tu és o nosso Mestre e Senhor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
 

Vivendo a palavra 

Nesta preparação da festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, peça a Deus, pela interecessão da Virgem, que o nosso Brasil, depois de tantas mortes e sofrimento nessa pandemia, encontre caminhos de justiça, paz e prosperidade. 

E hoje, podemos nos encontrar, em dois momentos: na Missa das 11 horas e na Live da Oração da Noite. Para quem recebe diretamente a Meditação, já estou enviando o link para acompanhar a Missa pelo Youtube . 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. O pedido ainda é uma condição em que Deus está sempre orientando,concededo graças necessária para sua manifestação daquilo que será essencial a nossa vida.Midiante a misericórdia AMOR do nosso pai,vai nos concedendo misericórdia,toda graça necessária a nossa Vida.A fé nos incoraja nessa luta constante em busca de algo que jogamos necessário, aprendamos que nossos desejos acontecem aos olhos de Deus 🙏 no tempo dele.Peder e será concedido,que sejamos sábios aos olhos do pai,ao receber saibamos mater e agradecer pela realização. Tudo que perdides em meu nome concederei para horra e glória do Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  2. Deus te abençoe padre João Carlos por tanto bem que nós faz as meditações.
    Livra-nos SENHOR de todo mal. Amém!

    ResponderExcluir
  3. Todos os dias leio a sua mensagem e gosto muito.
    Gostaria de receber tudo que o senhor proporciona de evangelização.

    ResponderExcluir
  4. Amém 🙏🙏🙏 bom dia padre

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado
    Papai do Céu te proteja e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Pai,tu tens sido e sempre serás um Deus bom e amoroso,tu és bom para teus filhos.
    Eu te agradeço e te louvo.
    Eu confio em teu coração,quando eu for afetada diante dos desapontamentos, quando eu estiver lutando contras os problemas da vida.
    Eu pergunto porque, mais Deus sabe as razões de seus atos.
    Tu, Senhor, és bom.
    Bom e justo é o senhor.
    Pai me dá as graças que eu preciso e perdoa os meus pecado,e que eu faça o mesmo quem me ofendi.🙌👏🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos que Deus nos abençoe e proteja de todos males que esse mundo estamos vendo! Amém mãe Aparecida é de atenderaos meus louvores e pedidos.Sou deReriutaba CE.Sigo o Evangelho e as meditação todos os dias me sinto muito feliz graças ao amigo Flamarion do nosso grupo e conterrâneo.Sua benção padre João Carlos e ótimo Dia 🙏

    ResponderExcluir
  7. Saber pedir...
    Buscar...
    Esperar...
    Receber...
    Etapas de uma espera de pedidos, louvações...
    Agradecimentos..
    Orações...
    Senhor,
    Que eu saiba sempre ter a humildade e sabedoria para te pedir algo...
    Reconhecer que em Ti tenho.a Palavra, o Reino...
    Quando peço com fé, a superação de problemas
    no trabalho, saúde, nas relações, creio na força de Seu amor ...
    Com humildade espero...
    Porque confio....
    Perseverar ,
    insistir, e esperar é estabelecer um elo de respeito ao momento do nosso pedido e o tempo para o nosso merecimento...
    Que a justiça, paz, harmonia e prosperidade estejam presentes em nossa caminhada...
    Assim seja!
    Bom dia!

    ResponderExcluir
  8. BOM DIA padre João Carlos, muito obrigada por todos os dias poder ouvir a palavra de DEUS tão bem explicada pelo sr. DEUS sempre o cumule de muitas bênçãos, Nossa Senhora de Fátima o proteja e o guarde sob seu MANTO DIVINO, A novena de Aparecida estamos rezando aqui em intenções do sr. e de sua missão, da nossa família AMA, e por todos daí, sua bênção.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Pe João Carlos, que Deus te abençoe sempre, por tantas palavras de amor ao próximo, pelas meditações que recebemos todos os dias, obrigada por tudo, abraço

    ResponderExcluir
  10. Padre João Carlos bom dia, não sei o que está acontecendo, não estou recebendo as suas meditações do evangelho pelo meu Whatsapp, todo os tenho que entregar no Google para ter aceso a sua homilia diária. Gosto de receber pelo Whatsapp porque é mais fácil de enviar para outros contatos, é uma maneira de evangelizar os amigos e familiares. E principalmente me ajuda na minha reflexão da minha oração pessoal. Iraci de Fortaleza

    ResponderExcluir
  11. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS e sua benção.

    Senhor Jesus obrigado por me ensinar como fazer os meus pedidos ao SENHOR, seja bendito o teu santo nome hoje e sempre amém.

    ResponderExcluir
  12. Ajuda-nos Senhor,na Fe,Perseverança, Coragem a sermos fieis a vontade do Pai. Que possamos vencermos todos os momentos dificeis em que estamos atravessando.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Pe João Carlos Deus abençoe

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos, obrigado pelas palavras recebidas e que o Brasil seja abençoado por Nossa Senhora Aparecida para interceder a Deis e obtermos Bons Governantes e consigamos eliminar os sofrimentos para vivermos Sempre na Alegria. Salve Maria.🙏

    ResponderExcluir
  15. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas

    ResponderExcluir
  16. Peço oração intencecao rogo senhor pelo desenvolvimento da fala de Gabrielly q fala pouco p/ idade dela ,pelos doentes desempregado cem teto desanimado endividado é abatido,misericórdia senhor , gratidão por tudo na minha vida sejam feita a tua vontade,saúde e paz de toda minha família e amigos,pelo meus sonhos é objetivos

    ResponderExcluir
  17. Bendito seja seu nome agora é para sempre AMÉM! Obrigado meu JESUS, por tudo que faz por nós!

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Padre João Carlos. Que o Todo Poderoso derrame sobre você a Santa Paz e guie seus passos por onde você andar com amor e saúde. SENHOR JESUS, ajuda-nos, com o teu Santo Espírito a pedir com humildade, com confiança e com perseverança as coisas boas para nosso crescimento humano e espiritual, sobretudo se pedirmos em teu nome. Obrigado Jesus, tu és o nosso mestre e SENHOR.
    Depois de tantas mortes, e sofrimento nesta pandemia, que o nosso BRASIL encontre caminhos de justiça, paz e prosperidade...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite padre João Carlos agradeço muito pelas meditação maravilhosa essa de hoje é um ensinamento muito bom que jesus mostra nós como devemos pedir e esperar agradecer por tudo nossa senhora Aparecida lhe cubra de bençãos amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Eu vim ao mundo como luz.

24 de abril de 2024   Quarta-feira da 4ª Semana da Páscoa.     Evangelho.   Jo 12,44-50 Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: “Quem c...

POSTAGENS MAIS VISTAS