PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: FAMÍLIA É PROJETO DE DEUS

FAMÍLIA É PROJETO DE DEUS


 
O que Deus uniu, o homem não separe (Mt 19, 6)

14 de agosto de 2020.



Nós estamos vivendo a Semana Nacional da Família. E o Evangelho de Jesus, hoje, nos fala do casamento. A união do homem e da mulher é obra do Criador. “Já não são dois, mas uma só carne”, diz a Palavra. Unir duas vidas, vivendo um para o outro, partilhando projetos e sonhos, sendo canal para o nascimento de uma nova vida, tudo isso toca o mistério de Deus.

"Jesus, que tudo reconciliou em Si mesmo e redimiu o homem do pecado, não só voltou a levar o matrimônio e a família à sua forma original, mas também elevou o matrimônio a sinal sacramental do seu amor pela Igreja", nos diz a Exortação do Papa Francisco sobre a Família. Você é casado, é casada? Então, viva essa condição como verdadeira graça de Deus. Nos dias de hoje, há muita coisa que conspira contra o matrimônio. Mas, não se deixe seduzir pelo mal. Não assuma o pensamento do mundo sobre o casamento. Assimile o pensamento de Deus, como Jesus o exprimiu no seu evangelho. A vida a dois é exigente, porque pede esforço de superação do egoísmo, do individualismo. Casamento não dá certo com gente egoísta ou interessada apenas no desfrute dessa vida.

Como é importante que o casamento seja vivido em obediência à vontade de Deus! É um estado de santidade, de participação no mistério de Deus que é Amor e Unidade. Por isso, é importante vivê-lo em clima de espiritualidade. Assim, lembremos a oração, a oração de todos pelo bem dos esposos e a oração dos esposos, um pelo outro e dos dois juntos. Longe de Deus, o casamento tem pouca chance de sobreviver e ser caminho de plenitude na vida do casal. Viva o seu casamento em obediência e comunhão com Deus. Esse é o caminha da felicidade.

Na Exortação Apostólica “O Amor na Família” (Amoris laetitia), o Papa Francisco deixou escrito: “A família e o matrimónio foram redimidos por Cristo, restaurados à imagem da Santíssima Trindade, mistério donde brota todo o amor verdadeiro. A aliança esponsal, inaugurada na criação e revelada na história da salvação, recebe a revelação plena do seu significado em Cristo e na sua Igreja. O matrimónio e a família recebem de Cristo, através da Igreja, a graça necessária para testemunhar o amor de Deus e viver a vida de comunhão”.

Noutra parte do documento, o Papa escreveu: “Um amor frágil ou enfermiço, incapaz de aceitar o matrimónio como um desafio que exige lutar, renascer, reinventar-se e recomeçar sempre de novo até à morte, não pode sustentar um nível alto de compromisso. Cede à cultura do provisório, que impede um processo constante de crescimento. Para que este amor possa atravessar todas as provações e manter-se fiel contra tudo, requer-se o dom da graça que o fortalece e eleva”.

O grande educador Dom Bosco, cujo aniversário estamos preparando com a novena, entendeu que sem família não se educa, não se evangeliza. A obra prima de São João Bosco foi a comunidade educativa, uma grande família de educadores e educandos, em estreitos laços de amizade e convivência, para abrigar adolescentes e jovens com pouca ou nenhuma referência familiar. Sem família, onde a pessoa se sinta amada e acolhida, não se cresce para a vida e para a fé. 

Guardando a mensagem

O casamento é obra do Criador, que o concebeu como expressão de verdadeira comunhão. Mesmo que os casais do seu tempo encontrassem dificuldades e limites na vida a dois, Jesus confirmou o ensinamento da Escritura: A unidade (os dois serão uma só carne) e a indissolubilidade (o que Deus uniu, o homem não separe). Feliz o casal que chega a viver o seu matrimônio como expressão de amor e de obediência a Deus e ao seu projeto de felicidade e salvação!

O que Deus uniu, o homem não separe (Mt 19, 6)

Acolhendo a palavra

Senhor Jesus,
Abençoa os casais que estão enfrentando turbulências no seu casamento. Senhor, que eles possam beber da fonte do amor que és tu mesmo e em ti encontrar forças para perseverar neste amor, exercitando a paciência e o perdão. Cura, Senhor, as chagas abertas pela infidelidade no matrimônio. Dá a graça da reconciliação, da restauração da vida matrimonial a tanta gente que se vê tocada por tua graça. Abençoa, Senhor, com a bênção dos filhos, a união matrimonial dos casais jovens. Abençoa, com a bênção dos netos, os casais mais adultos. Repete no coração de todos que o casamento é santo, lugar de santificação e de união com Deus. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Dedique, hoje, um momento de oração por sua família. 

Na novena de Dom Bosco que estamos fazendo em nossos programas de rádio, o tema de hoje é o amor às Vocações. Você encontra a novena no final da Meditação de hoje no meu blog padrejoaocarlos.com (aqui). Quem recebe a meditação no celular, é só clicar no link que enviei.

Contagem regressiva para a nossa próxima live musical solidária. Faltando 02 dias. É amanhã à noite, das 20 às 22 horas. Ainda não tendo se inscrito no canal, faça-o ainda hoje. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb





NOVENA DE DOM BOSCO 
Quinto dia

Tema: O amor às vocações

Escreveu São João Bosco: “Quando um filho deixa os pais para seguir uma vocação, Jesus Cristo ocupa o lugar da família”

Oh! Dom Bosco Santo! Tu que a fim de continuar e estender sempre mais teu santo apostolado, fundaste a Sociedade Salesiana e o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, bem como a Associação de Maria Auxiliadora e a Associação dos Salesianos Cooperadores; faz que os membros da tua grande família salesiana, formada hoje por 32 grupos, estejam sempre cheios de teu Espírito e sejam fiéis imitadores de tuas heroicas virtudes.

Faça aqui o seu pedido....

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.

São João Bosco – rogai por nós.



40 comentários:

  1. Assim seja....Amén. ...

    ResponderExcluir
  2. Assim seja....Amén. ...

    ResponderExcluir
  3. O modelo de Família precisa servir ao projeto de Deus.Haje viver em comum requer bastante conhecimento para o outro, aceitar as imperfeições para assim se tornar perfetos.Aceitar?Sim não há pessoas santas sem a presença da cumplicidade,amorc,intendimento e bastante diálogo.Estruturar uma família sem conhecer o cristianismo é mais difícil em alguns casos torna-se impossível.Porque na escolha feita por jesus ele preferiu os"imperfeitos"para transformar.No casamento também segue os mesmo critérios:a quem compete orientar o caminho de chegar até Deus é a parte que se interessa em manter os laços;sendo assim não há casamentos perfeitos ou Família eterna, há aceitar as diferenças e unirmos forças,pois foi o que Cristo sempre ensinou.Nas famílias mais desestruturada é onde Jesus manifesta seu amor.Hojeo que nos falta e paciência para aceitar as imperfeições.Isso fará Família eterna.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos! Meu nome é Marenise Pinto Cunha. A sua benção e Deus o abençoe também. Obrigada pela bela homilia diariamente. Um abração do tamanho do Maranhão. Slz/Ma.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos. Sua benção e que sempre o Bom Deus sempre sua vida e nos por receber todas as manhãs a palavra de fé em Jesus Cristo.Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos sua bença assim seja como e de costume amém 🙌🙌🙌🌹

    ResponderExcluir
  7. Amém Jesus e glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Pe João Carlos, a sua benção.
    Em suas orações peça para que a cirurgia de minha mãe da visão corra bem, proteja ela, não a deixando sofrer,

    ResponderExcluir
  9. Bom dia,sua benção,adoro suas orações, peço oração pelo meu matrimônio.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Pé João Carlos, sua benção.
    Peça em suas orações, para que corra tudo bem na cirurgia de minha mãe de 95 anos da visão.obrigada por receber todas as manhãs, essas palavras de fé.Um grande abraço

    ResponderExcluir
  11. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas.

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é João Bosco,natural de campo Grande -MS sou de 12/08/1960 Tenho a idade da capital Federal-Brasilha...

    ResponderExcluir
  13. Como faço para receber a homilia diária pelo celular,padre João Carlos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encaminhe agora uma mensagem QUERO RECEBER A MEDITAÇÃO para o zap 81 8249-9100 que vc passará a receber regularmente. Deus te abençoe e guarde. #EquipeProducao #WilsonFirmo #AMA #RadioTempodePaz

      Excluir
  14. Bom dia padre a sua benção,muito linda a meditação

    ResponderExcluir
  15. Ó Pai, Eterno Deus, eu LHE agradeço por tanto amor e carinho. No entanto, me ensine evangelizar com sabedoria e fé. Me ensine fugir do pecado. Me ensine ser fiel a VOSSA PROTEÇÃO. Me ensine pedir o VOSSO perdão. Me ensine trabalhar pela santificação das famílias. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine colaborar com a construção do Reino dos Céus. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre João Carlos obrigada por essa meditação tão bonita sobre o casamento e a família.

    ResponderExcluir
  17. Amém 💒🙏💒 abençoe a minha família obgda 🙏

    ResponderExcluir
  18. Senhor gratidão por tudo. Amém

    ResponderExcluir
  19. Bom diaa amém gratidão pela minha família.o senhor Jesus sei filho e Maria inteseda por todas as famílias.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas palavras de hoje. Possamos alcançar as Graças do Senhor em curar todas as turbulências em Casamentos e que se tornem Perdão e Reconciliação. Acreditemos sempre no Infinito Amor, Perdão e Oração. 🙏

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Padre João Carlos. Muito a Reflexão sobre a importância do, casamento, da família etc Parabéns!!

    ResponderExcluir
  22. Peço oração para minha família se mas unida

    ResponderExcluir
  23. Bom dia Padre João Carlos que o senhor tenha uma sexta feira abençoada e iluminada que papai do céu te proteja 🙌😇🌟🌟🌹
    Deus abençoe todos os casais que fez o casamento um projeto de amor para te um lar, abençoado de fidelidade, respeito e companheirismo.
    As vezes você perdeu o que não queria mais conquista o que vc
    Nunca imaginou, Deus mais presente na sua vida,pessoas com seu grande valor 🙌👏🌹😍💕

    ResponderExcluir
  24. Abençoa Senhor a nossa família.🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  25. Bom dia padre!
    Que seja cumprida a palavra de Deus no meu casamento, o que ele uniu o homem não separa. Que ele nos der a graça da reconciliação e vida matrimonial do meu casamento de 16 anos.
    Eu creio...amem!

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde padre João Carlos a sua benção que Deus abençoe a minha família e as do mundo inteiro

    ResponderExcluir
  27. Deus abençoe as famílias.
    Amém.
    #SemanaNacionaldaFamilia

    ResponderExcluir
  28. Deus abençoe minha família, amém

    ResponderExcluir
  29. Deus, abençoe e protege a minha família...

    ResponderExcluir
  30. Peço oração pelo Desenvolvimento da fala de minha filha Gabrielly tem 4 anos e fala pouco demas ,pela saúde e paz e amor pela minha família pelo fim da pandemia ,Gratidão a ti senhor

    ResponderExcluir
  31. Peço oração pela reconciliação com minha esposa Acácio x corinha e pela minha família

    ResponderExcluir
  32. Nilza Maria Santos do Carmo padre João Carlos obrigado pela palavra sobre a importância do casamento e sobre a família o meu casamento graça a deus foi muito bem hoje ele está com deus amém peço uma bebênç boa noite

    ResponderExcluir
  33. Uma benção receber as mensagens do padre.🙏

    ResponderExcluir
  34. Peço oração pela minha família e em especial minha mãe Nadir de Mello q está doente e ñ sabemos, ainda, se é covid. Agradeço desde já pelas meditações q recebo. Obgda🙏🏾😍♥️

    ResponderExcluir
  35. Peço oração por minha família

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS