PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O PERDÃO DAS DÍVIDAS

O PERDÃO DAS DÍVIDAS


Tu também não devias ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti? (Mt 18, 33)

13 de agosto de 2020.


A compaixão é a marca de Jesus no seu encontro com os sofredores e os pecadores. O patrão da história teve compaixão do seu empregado que lhe devia uma enorme fortuna. Como ele não tivesse com que pagar, teria que ser vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo que possuísse, para pagar a dívida. O empregado, de joelhos, suplicou pedindo um prazo e prometendo quitar a dívida. O patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou a dívida. Esse patrão da história representa o Pai, nosso Deus. Nós somos esse empregado grande-devedor. Fomos perdoados.

No Pai Nosso ensinado por Jesus, no registro do mesmo evangelho de São Mateus, essa parábola fica bem compreendida. Jesus ensinou a rezar com essas palavras: “Perdoai-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores”. E era assim que antigamente se rezava o Pai Nosso. As nossas dívidas com Deus são as nossas faltas, os nossos pecados, as nossas ofensas. Depois, começou-se a dizer para maior clareza: “perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”. Nossa dívida com Deus, nosso pecado é impagável. Mas, Deus nos perdoou por causa do sacrifício de Jesus. Jesus ofereceu a sua vida em remissão dos nossos pecados. E fomos liberados das consequências do nosso débito, a morte eterna. Nossa dívida foi redimida. Fomos perdoados. Nosso Deus teve compaixão de nós.

Mas, a história continua. O empregado, perdoado da grande dívida, encontrou um colega, um companheiro que lhe devia um dinheiro pouco. Cobrou o seu dinheiro, na maior ignorância. O colega fez como ele tinha feito com o patrão. De joelhos, pediu um prazo para quitar a dívida. O empregado não quis conversa, fez uma denúncia na Justiça e o colega acabou preso, e lá ficaria até que pagasse o último centavo. A notícia circulou e chegou aos ouvidos do patrão. O empregado foi chamado. “Homem perverso, eu te perdoei toda a tua dívida porque tu me suplicaste. Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro como eu tive compaixão de ti?” Aí a coisa ficou feia pro lado do empregado que não teve compaixão do seu semelhante.

Você foi perdoado, perdoada, de uma grande dívida pelo seu Criador e Pai. Ele teve compaixão de você. Em Cristo, ele fez de você uma nova criatura, com o nome limpo na praça. Aprenda isso com ele. Aja também com compaixão com os seus irmãos. Seja compreensivo, paciente, misericordioso com os outros. E... tenha cuidado com o Pai Nosso... “perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”.

Guardando a mensagem

Jesus está contando uma história para entendermos que assim como Deus nos perdoou, igualmente devemos perdoar os outros. Deus nos perdoou os pecados, as ofensas, que nós cometemos contra ele. Nossa dívida era impagável. Jesus a pagou por nós, na cruz. Já que fomos assim generosamente perdoados, precisamos tratar os nossos semelhantes com misericórdia e piedade.

Tu também não devias ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti? (Mt 18, 33)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Perdoar não é fácil. E estar disposto a perdoar sempre que a pessoa pede uma chance, ou mostra-se arrependida, é uma tarefa que parece superar nosso limite humano. Mas, também é verdade que perdoar o outro é um gesto de humildade e gratidão para com o Pai que nos perdoou de nossa grande dívida. Nós somos os filhos pródigos que voltamos arrependidos para casa. E ele nos recebe de braços abertos. Então, não há outro caminho, senão imitá-lo na sua compaixão. Também precisamos ter compaixão dos nossos semelhantes. Ajuda-nos, Senhor, a imitar a compaixão do nosso Deus e sermos capazes de perdoar setenta vezes sete. E a rezar de verdade: “Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”. Com a tua compaixão, Senhor, concede-nos a generosidade do perdão e conforta-nos em nossos dramas e em nossas dores, com a tua bênção e com o teu amor. Amém. 

Vivendo a palavra

Com certeza, na sua vida familiar, você tem, no seu coração, mágoas, ressentimentos... coisa de muito tempo atrás ou até coisa recente. Nesta Semana Nacional da Família, faça assim para praticar a palavra de hoje: foque em uma dessas situações e peça a Deus forças para ser capaz de perdoar. E tome uma decisão importante e libertadora: perdoe.

Na Missa de hoje, às 11 horas, rezo por você e por suas intenções. Você pode me acompanhar pelo youtube, pelo facebook ou pelo aplicativo da Rádio Tempo de Paz. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb




NOVENA DE DOM BOSCO 
Quarto dia

Tema: O amor aos jovens

Escreveu São João Bosco: “Em todo jovem mesmo no mais infeliz, há um ponto acessível ao bem e a primeira obrigação do educador é buscar esse ponto, essa corda sensível do coração, e tirar bom proveito”

Oh! Dom Bosco Santo! Pelo amor grande com que amaste a juventude e lhe fizeste de Pai e mestre, e pelos heróicos sacrifícios que fizeste por sua salvação; faz que também nós amemos com um amor santo e generoso a esta porção eleita de Cristo, e que em todo jovem contemplemos a pessoa adorável de nosso divino Salvador.

Faça aqui o seu pedido...

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

São João Bosco – rogai por nós.



39 comentários:

  1. Perdoar de coração não é fácil.Mas quando conseguimos é libertador.Sua benção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Perdão é algo que geramos no coração da nossa alma vivente nós somos almas viventes caso aja dificuldade estamos nós mesmo sendo pesados não para a pessoa que por ventura tenha nos machucado e sim pesados com nós mesmo portanto o Perdão é para nós mesmo.

      Excluir
  2. Jesus, dai - nos a graça de humildade de perdoar e ajudar os nossos irmãos! Convertei os corações do meu filho e do meu afilhado e sobrinho!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos sua bença padre não guardo nadar nó meu coração o que fazers comigo se ter ver de perdoar eu perdoo ficou chatiada com tempo passa o que ficar e a lenblembr da quilo que mim fez mais procuro não lembra isso e perdoar ou não padre João Carlos gostaria de saber do senhor falar com o senhor pelo rádio quando vejo as pessoas falando com o senhor pelo rádio eu queria também e a minha vontade padre e ter essa resposta que perguntei para o senhor do perdão tenham o lindo dia hoje é sempre fiquei na paz amém 🙌🙌🙌🌹🌹🌹

    ResponderExcluir
  4. meu nome é ornilda soares de areias Recife pe já tiver a felicidade de vê o senhor no morro da cConceiçã cantando escutando a ter o fim foi lindo padre chegar esquecido a hora de volta tentei tirar uma foto sua mais tava longe chegar chorei de enmosão Ágora gostaria de falar com o senhor no rádio como as pessoas falar um dia vou coseconse 🙌🙌🙌🌹

    ResponderExcluir
  5. discupa erro de algumas palavras e o meu celular não e discupa quem tiver lendo

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre🙏🏻 peço que reze pelos meus netos, Bryan de 3 anos e Lorena de 1 aninho e por toda minha família e todos que se encontram em situação de rua sem teto obrigada 🙏🏻

    ResponderExcluir
  7. pe João Carlos preciso dos seus conselhos. Como fazer? Bom dia padre! Deuas lhe abençoe.Amem

    ResponderExcluir
  8. Acredito que perdoar é ocaminho certo para encontrar o Reino de Deus,mas as pessoas sem fé não nos dão chances

    ResponderExcluir
  9. Amém Jesus assim seja!!

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma mágoa muito grande em.meu coração, quero muito me libertar mas está difícil peço oração para que um dia possa perdoar

    ResponderExcluir
  11. Perdoar e o jeito simples de estar mais próximo de Jesus

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Pe João Carlos, peço a sua benção, que em suas orações peça a Deus por minha mãe de 95 anos que vai fazer uma cirurgia na sua visão, que corra tudo bem. Obrigada por tudo, amém.

    ResponderExcluir
  13. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. perdoar é muito importante pra gente viver em paz.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre,Deus abençoe pela sabedoria de levar a palavra di senhir ate nos,peço perdão pela minha mae que me deixou sobre os cuidados de outras familua assim que nasci,que onde ela estiver que ela ja esta perdoada por mim,hoje ela deve esta com seus 70 e pouucis anos,ela chama
    Perpetua castro gonçalves de MG

    ResponderExcluir
  15. Obrigado Senhor por este momento de reflexão, já ouvi duas vezes e vou buscar,com ajuda da Virgem María, colocar em prática o exercício do perdão e da reconciliação.

    ResponderExcluir
  16. Nessa imagem me lembro bem O Papa João Paulo ll perdoando o atirador que quase o matou com um tiro num atentado..EXEMPLO MARAVILHOSO!

    ResponderExcluir
  17. Meu senhor e meu Deus obrigado por mais um dia em minha vida concedida pelo Senhor amém.

    Bom dia Padre João Carlos e que Deus esteja sempre presente em nossas lindas vidas

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Padre João Carlos! muito belo o evangelho de hj. Nos convida ao exercício do perdão a todo instante.Amem!

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Padre João Carlos a cada dia aprendo mais com o Sr. Seu jeito de nos ensinar sobre o Evangelho é de fácil compreensão muito obrigada por suas palavras de ânimo quando muitas vezes estou me sentindo sem forças ao ouvi-lo sinto que o meu coração fica mais leve. Que Deus em sua infinita bondade o abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia padre Joao Carlos, que as bênçãos de Deus se derramem sobre o senhor. Tenho muita díficuldade em perdoar,mais peço a Deus que me dê um coração manso e humilde como o seu . Quero perdoar porque também quero ser perdoada por Jesus. O santo evangelho de hoje é importante para refletirmos o que Deus espera de nós. Socorro Martins

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde Padre João Carlos. Agradeço a linda mensagem que nos transmitiu MEDITAÇÃO de hoje e a REFLEXÃO.
    Perdoar não é fácil. Mas, também é verdade que perdoar o outro é um gesto de humildade e gratidão para com o Pai que nos perdoou de nossa grande dívida. Ajuda-nos, Senhor, a imitar a compaixão do nosso Deus e sermos capazes de perdoar setenta vezes sete sem contar . Concedei-nos, Senhor, a generosidade do perdão. Ó Deus de bondade, dai-me forças para que eu seja capaz de perdoar...
    Santa Dulce dos pobres rogai por nós!
    Que a graça de Deus acompanhe padre João Carlos e toda equipe da AMA em todos os momentos desta tarde.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite padre João Carlos a sua benção que reflexão linda como é importante o perdão.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite padre João Carlos sua benção e muito importantes perdoar porque Jesus Cristo perdoar quem somos nós para não perder gratidão muito bom paz E bem boa

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Padre João Carlos, passei ontem o dia sem internet não deu pra acompanhar a Missa, a noite faltou internet novamente teve um probleminha no bairro de energia. Padre eu amo às homilias do Sr, são tão bem explicadas, que consigo entender. Falando do perdão eu graças a Deus, consigo perdoar e Olhar para a pessoa, mais estou rezando para que eu consiga perdoa de verdade uma pessoa dá minha Paróquia que me prejudicou, fui convidada para na festa do PADROEIRO colocar minha barraca de artesanato, eu amo fazer artesanato e nunca tive oportunidade de expor meu trabalho, quando o Frei me convidou uma pessoa me atrapalhou e eu não consegui colocar, essa pessoa me colocava prá andar falando o dia dá reunião para falar sobre às barracas, fui ao Frei e falei, ELE mandou eu pegar meus artesanatos mais eu perdi a graça de tanto que essa pessoa mentiu, tentando esconder o dia certo dá reunião então deixei tudo prá lá, estou rezando e vou chegar prá ELA e perguntar porquê ELA fez isso se eu não tinha amizade com ela, nunca fiz mal a ELA. Pôr CAUSA DE JESUS EU VOU CONSEGUIR, REZE PÔR MIM PADRE PARA QUE EU CONSIGA. PERDOAR SÓ NOS FAZ BEM, TEMOS QUE PAGAR O MAL COM O BEM. Deus te abençoe Padre e obrigado pelas meditações, o Sr é uma benção.🙏🙏😇🙇‍♀️

    ResponderExcluir
  25. Suas reflexões me ajudam muito. Muito obrigado por poder compartilhar conosco as riquezas e preciosidadesda Palavra de Deus a tantas pesso

    ResponderExcluir
  26. Bom Dia Padre João Carlos!
    O senhor é uma benção de Deus nas nossas vidas. Suas reflexões nos ajudam a entender melhor o Evangelho. Deus abençoe o senhor.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo domingo iluminado e abençoado e protegido pelo manto sagrado de nossa senhora auxiliadora 🙌😇🌟🌟🌹
    Não acumular em nossos corações desejos de vingança,detritos do mal.
    Libertar o coração do peço da mágoa e do ódio.
    Jogue os fora, os atos e maledicências calúnias injustiças e traições.
    Sei que não é fácil, perdoem.
    Peça a Jesus serenidade e sua presença na sua vida.
    Faça diariamente, afirmações positivas de alegria e de vitória e aprenda a sorrir de coração para todos.
    🙌👏🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  28. Bom dia padre , mora eu e meu pai ele é um pai muito dificil no sabado dia 12 nos desentendemos ele faz tipo
    coloca uma coisa no lugar ou dar alguma coisa pra alguem , dia seguinte ele quwt saber onde esta aquele objeto ai eu sou culpada .

    ResponderExcluir
  29. Como proceder para fazer a inscrição para o curso bíblico. Não consigo

    ResponderExcluir
  30. 0 perdão é difícil, as vezes ficamos tão magoados e triste de ver tantas ingratidão, mas é preciso perdoar, para que nosso coração fique calmo. AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  31. Bom dia padre joao carlos sou irmã francisca das irmãs do bom pastor sou pernambucana estou morando juiz de fora MG recebo todos dias as suas meditações são realmente muito profundas. Parabens sou sua fã e repasso pra muitas amigas . Um abraço.

    ResponderExcluir
  32. Boa noite padre João Carlos obrigado por essa reflexão muito importante o que Jesus falar devemos perdoar não 07/ vezes mais 70/7 é difícil mas é importante para aproximar mais de Deus gratidão não vou participar do curso bíblico porque estou com problema na vista Deus lhe abençoar paz bem

    ResponderExcluir
  33. Como é bom esperar em ti senhor

    ResponderExcluir
  34. Desejo fazer o curso bíblico

    ResponderExcluir
  35. Na comunidade de Jesus Cristo não existe limites para o perdão (setenta x sete)
    A vida na comunidade de Jesus precisa basear-se no amor, misericórdia , perdão.
    Abra nosso coração e nossa mente ,para entender tudo aquilo que o senhor veio nos ensinar.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Eu vim ao mundo como luz.

24 de abril de 2024   Quarta-feira da 4ª Semana da Páscoa.     Evangelho.   Jo 12,44-50 Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: “Quem c...

POSTAGENS MAIS VISTAS