PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AS CRIANÇAS DO REINO

AS CRIANÇAS DO REINO


Deixem as crianças e não as proíbam de virem a mim (Mt 19, 14) 

15 de agosto de 2020.



Levaram crianças a Jesus. No tempo dele, os meninos a partir de seis ou sete anos andavam sempre com os papais. As meninas estavam sempre ao lado das mães, até se casarem. Era assim o costume do povo de Jesus. Podemos concluir, então, que as crianças estavam acompanhadas dos seus pais. As mães, com os pequenininhos e as meninas e os pais, com os meninos a partir dos seis ou sete anos. E eles queriam que Jesus impusesse as mãos sobre os seus filhos e rezasse por eles. 

Os discípulos reagiram. Começaram a afastar as crianças, a reclamar com os pais e a impedir que se aproximassem do Mestre. Essa atitude revela que eles não estavam entendendo o que Jesus andava explicando sobre o Reino de Deus. Ainda estavam na lógica do ‘quem-vale-é-o-adulto-o-grande-o-maior’. Jesus tinha dito que o Reino de Deus é das crianças. E de quem se parecer com elas. E tinha dito isso, outro dia, exatamente para corrigir os discípulos que estavam discutindo sobre quem seria o maior no Reino. Jesus tinha apresentado a criança como modelo dos cidadãos e cidadãs do Reino de Deus. No Reino de Deus, somos filhos na casa do Pai, não funcionários carreiristas; somos discípulos que aprendemos com Jesus, não fariseus fechados à revelação de Deus; somos filhos que confiamos no Pai, não adultos que confiam apenas em si mesmos. Se não formos como crianças – filhos que amam, aprendem, confiam – não temos parte no Reino. 

O Reino de Deus é um presente do Pai para os seus filhos. E ninguém tem merecimento para recebê-lo. E a quem socialmente mostra-se sem condição ou pretensão de conquista-lo, é a esse que é dado o Reino. Assim são os pobres, os doentes, as crianças. O Reino é um dom do Pai para os seus filhos amados. 

Jesus reclamou, com razão. ‘Não criem dificuldade para as crianças virem a mim, não as impeçam. O Reino de Deus é daqueles que são como elas”. E impôs as mãos sobre elas. Impor as mãos é um gesto de comunicação da bênção. No Evangelho, em muitas curas, Jesus impõe as mãos sobre os enfermos. Os apóstolos também aparecem impondo as mãos, ao curar os doentes. Impor as mãos é comunicar a bênção de Deus ou o dom do seu Espírito. Olha como está escrito: “Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos”. 


Guardando a mensagem 

Levaram crianças para Jesus abençoar. Criança é importante, na mentalidade de Jesus. Criança atrapalha, pensavam os discípulos. Jesus pensava o Reino como uma grande Casa de família, onde Deus é Pai e nós todos somos filhos e irmãos. E, nesta grande família, é às crianças, aos doentes e aos idosos que se deve prestar mais atenção. Os discípulos pensam o Reino como uma instituição de poder, com uma elite mandando na maioria. Nessa mentalidade, gente pequena não vale, criança não conta. O Reino de Deus é das crianças e de quem se parece com elas, ensinou Jesus. 

Deixem as crianças e não as proíbam de virem a mim (Mt 19, 14) 

Rezando a palavra 

Senhor Jesus, 
Foi uma lição e tanto essa história da bênção das crianças. As mães e os pais das criancinhas saíram felizes, com a tua atitude acolhedora. Eles tinham ficado chocados com o jeito dos discípulos dificultarem e proibirem a aproximação dos pequeninos. É, Senhor, pai e mãe sabem como sua criança é importante, porque a amam. E foi isso que viram na tua atitude: perceberam o teu carinho, o teu amor por elas. Um Reino assim que dá valor a quem é pequeno como uma criança, vale a pena, eles pensaram. Eles e nós também. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra 

Veja por aí se as crianças de sua família estão batizadas, estão fazendo a catequese. Ajude os responsáveis a entenderem essa palavra de Jesus: “Deixem as crianças virem a mim”. 

E você já se inscreveu no meu canal do youtube? É que é hoje a nossa live musical solidária. Vou cantar pra você. Vou rezar com você. Eu, minha banda e sua família, numa noite de sábado inesquecível. Agora, é bom ir antes no youtube, procurar PADRE JOÃO CARLOS e clicar em inscrever-se. Toque também no sininho para receber o aviso quando a gente começar o show. Na noite de hoje, sábado 15 de agosto, das 20 às 22 horas. Para quem recebe a Meditação pelo celular, já enviei o link para a live do show. É só clicar e já estará no youtube. 

https://youtu.be/Da4ZrEmHaC8

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



14 comentários:

  1. Ser uma criança não na pureza:Os pequenos são mais flexíveis sempre perdoa, crativos, destemidos,sem barreiras sócias.Ao contrário de que pregamos eles vê tudo assistir e são sensatos nas decisões.Observando o desenvolvimento de um grupo de crianças obteremos respostas Científicas do que Cristo nos ensinou é necessário comprender que ser uma criança independente do situação é está aberto para aprender e mudar a sociedade a partir de uma atitude ingênua porém pura e muito responsável.

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. vou assistir sim

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos e estaremos na live musical solidária como meninos aguardando o show e que o Senhor continue te abençoando e nos abençoando hoje é Sempre 🙏

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos. Que seu dia seja muito feliz, tranquilo e abençoado.
    Que a esperança de um dia melhor fortaleça nossa Fé em DEUS Todo Poderoso, Aquele que tudo faz pela humanidade.
    O Reino de Deus é um presente do Pai para os seus filhos. "Deixem as crianças virem a mim" disse JESUS.
    Que a paz de DEUS desça sobre todos nós, abençoe nossos lares, nossas famílias e nos conceda um final de semana cheio da graça e do amor de DEUS".
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Uma bela palavra, saiu certamente dos lábios de Deus... Como criança devemos estar na presença do pai, ou seja, desmascarados, sem cera!! C/ sinceridade!!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia! Tenho uma pessoa que quer fazer parte no grupo como posso fazer? Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Jesus dizia vinde a mim as criancinhas por é delas o reino dos céus. AMÉM. Como Jesus amava as criancinhas, também temos que fazer o mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Amei tudo isso como eu ensinar meu filho amar Jesus como eu amo tb

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo final de semana abençoada e iluminada que Jesus Cristo te proteja e nossa senhora auxiliadora te envolva no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    A criança é a consagração da vida.
    Senhor Jesus, Bom pastor e irmão nosso, vieste habitar no meio de nós, trazendo vida e esperança neste mundo.
    Abençoai a criança,dando lhes os dons do espírito santo que elas crenças sob a proteção da Virgem Maria.
    O meu Deus Pai,dou vos graças pôr ser pequeno como criança.
    👏🙌🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  10. Amém!! Boa tarde Pé. João Carlos tenha um ótimo final de semana e uma boa live.
    Sou sua fã.

    ResponderExcluir
  11. O Evangelho de hoje nos apresenta uma forma de sermos como as crianças. Jesus Cristo falou que só entra no Reino de Deus, quem se parecer com uma criança. Isso quer dizer que devemos ter um coração puro, sem nenhuma maldade. Que Jesus Cristo nos purifique e nos faça mansos e humildes. Amém 🙏❤️

    ResponderExcluir
  12. Peço oração pelo Desenvolvimento da fala de minha filha Gabrielly tem 4 anos e fala pouco demas,pela saúde e paz da monha família e amigos ,pelo doente desempregado e cem teto pelo q perderom um etem querido,pelo fim da pandemia

    ResponderExcluir
  13. GRATIDÃO a Deus por cada minuto de minha vida

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A missa é a ceia de páscoa.

    19 de abril de 2024   Sexta-feira da 3ª Semana da Páscoa.     Evangelho   Jo 6,52-59 Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dize...

POSTAGENS MAIS VISTAS