PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AUTENTICIDADE E TOLERÂNCIA

AUTENTICIDADE E TOLERÂNCIA


Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos (Mt 13, 40)

28 de julho de 2019

O que é que a gente faz com tanta maldade nesse mundo? Não dá pra gente criar um mundo separado. Os fariseus tinham esse complexo. Eles se sentiam os santos e queriam viver apartados dos pecadores. Jesus ensinou que a gente precisa saber conviver com todo mundo, sem ser todo mundo. Precisamos aprender com Deus que é tolerante, paciente, lento em julgar. No livro do Êxodo tem essa apresentação de Deus: “Deus misericordioso e clemente, paciente, rico em bondade e fiel, que conserva a misericórdia por mil gerações, e perdoa culpas, rebeldias e pecados, mas não deixa nada impune” (Ex 33). 

Jesus contou a parábola do joio e do trigo. Um homem semeou boa semente de trigo em seu campo. De noite, veio o inimigo e semeou o joio. Cresceram juntos, trigo e joio. Quando começaram a aparecer as espigas, notou-se que no meio do trigo havia o joio. Na verdade, não é fácil diferenciá-los. O joio tem cara de trigo. Mas, as espigas são diferentes. Os grãos do joio não são bem organizados na espiga como os do trigo e são venenosos. Os empregados queriam arrancá-lo. Mas, o proprietário não deixou. Isso afetaria gravemente o trigo. É que as raízes do joio são rasteiras e saem se entrecruzando com as do trigo. Deixassem chegar o tempo da colheita. Aí, sim, arrancariam primeiro o joio e o queimariam. E recolheriam o trigo no celeiro.

Jesus, à parte, em casa, com os discípulos deu uma explicação a essa parábola. O homem que semeia a boa semente é ele mesmo, Jesus. O trigo são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao maligno. No fim dos tempos, os anjos farão a ceifa. E cada um terá o seu destino: os maus para o fogo eterno, os justos para a glória.

Uma primeira lição é nos precaver, vigiando para que a nossa plantação não seja infectada pelo joio. O inimigo age na calada da noite, "enquanto todos dormem", como Jesus contou na parábola. A semente boa tinha sido plantada durante o dia. Plantar durante o dia, ótimo, mas vigiar também para que, de noite, não venha o inimigo e infiltre o joio na plantação. É preciso estar vigilante também durante a noite. O dia pode representar a clareza e a transparência com que a gente precisa agir. Quando a coisa é pública, é comunicada, é acompanhada por outros, o mal fica com menos chance. Coisas escondidas, conversas à meia voz, segredinhos... são campo fértil para a ação do inimigo. Claro, uma coisa é o direito à privacidade. Outra, a ação às escondidas acobertada pela mentira, pela falsidade, pela impunidade. É aí que o mal se infiltra, que o inimigo semeia o joio em nossa plantação.

Uma segunda lição é, que neste mundo, vivemos misturados joio e trigo. Não é o caso de adotarmos o jeito fariseu de querer viver separados, de formarmos guetos cristãos. Somos fermento na massa. Mesmo vivendo com todo mundo, não podemos ser todo mundo. Os valores do Reino é que nos guiam, não os valores do mundo. Jesus mesmo pediu, em prece, ao Pai, na última ceia, que não nos tirasse do mundo, mas nos livrasse do maligno. O nosso lugar é o mundo mesmo, junto com o joio. Mas, não para nos tornarmos joio, mas antes para ajudar o joio a dar bons frutos, não frutos venenosos. De toda forma, Deus é quem é o juiz. Assim, já sabemos que o fim do joio é muito ruim. Para o celeiro, só vai o trigo.

Guardando a mensagem

O mal existe. O diabo ainda não se aposentou. Nem está de férias. E tem muitos assessores. E aproveita quando o agricultor dorme, para plantar sua semente ruim na sua vida, na vida de sua família, em sua comunidade, em nosso país. É preciso vigilância. O mundo é movido por muitos interesses, nem todos eles legítimos. A parábola do joio e do trigo também nos estimula a tomar distância de coisas escondidas, de situações dúbias, de escolhas duvidosas em situações de pouca clareza. Outra lição desta parábola é a necessidade de, mesmo vivendo próximos joio e trigo, continuarmos a ser trigo, não nos deixando influenciar pelo mal. Como fermento na massa, sejamos nós a influenciar em favor do bem, da justiça, da paz, da fraternidade.

Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos (Mt 13, 40)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Tu nos ensinaste a rezar, no Pai Nosso, “Livrai-nos do mal”. Ajuda-nos, Senhor, a estar vigilantes para que o inimigo não semeie joio na nossa plantação de trigo, na nossa família, na nossa comunidade. Ensina-nos a conviver com quem é joio, sem exclui-lo, mas sem imitá-lo ou deixar-nos cooptar pela desonestidade, pela infidelidade, por suas más ações. Antes, sejamos capazes de ajudá-los a dar frutos bons, antes que chegue o dia final da colheita. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Você está conseguindo conviver bem com pessoas que não pensam como você? que não crêem como você? Pense nisso. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

44 comentários:

  1. Socorro Carneiro28/7/20 00:11

    Gosto muito de ouvir suas reflexões. O senhor tem palavras edificantes, sábias e que nos trazem alento. Que Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim padre e como eu vivo isto com meu genro e minha filha mas quando eles vem com palavras mas é eu simplesmente consigo não responder e simples me calo e sinto que Deus ele conduz tudo para que não venha trazer mais contendas e assim acredito com minhas atitudes eu em nome de Jesus Cristo eles geram o seu chamado para Cristo eu creio amém

      Excluir
    2. Eu estava passando um áudio pra uma pessoa e justamente recebi essa reflexão e não sou muito de lê mesmo leiga agradeço arrepiar é deus AMÉM gloria 🙏🏾

      Excluir
    3. Agradeço querido Padre João Carlos pelas meditações da palavra
      Tenho aprendido muito

      Excluir
    4. AGRADECIDA PELAS PAKAVRAS DE CONSOLO E APRENDIZADO BA GLÓRIA DE DEUS PAI, AMÉM.

      Excluir
    5. MAUITO AGRADECIDA PELA PALAVRA E ORAÇÃO DE CONSOLO AMÉM.

      Excluir
  2. Obgd hoje eu consgui entender melhor. com suas palaras

    ResponderExcluir
  3. Precisamos sempre, há cada dia, tirarmos o joio de dentro de nós, ajudanos Senhor.
    Bom Dia.
    Deus no controle de nossas vidas.
    Obrigado meu Deus, meu tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jacinta de Fortaleza,oi padre joao Carlos. Ótimo reflexão e estudo para nos e verdade conviver com as pessoa que não Age como nos e complicado como diz um ditada tudo passa mais o Deus permanece.

      Excluir
  4. Essa palavra do Padre João Carlos, todas as manhãs me fortifica, exclarece e me faz entender o qnto o evangelho é importante pra nós.

    ResponderExcluir
  5. A meditação da palavra do Padre João Carlos me faz entender qnto é improtante ler a palavra todo dia 🙏

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre muito bom ouvir a palavra de Deus

    ResponderExcluir
  8. Pe. João Carlos obrigado por seus eensinmentos que nos transmite todos os dias e que nos ajudam a caminhar com JESUS Cristo. Salve Maria.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Padre João Carlos pelo seu belo encinameto toda manhã

    ResponderExcluir
  10. Amém palavras de salvação

    ResponderExcluir
  11. Deus abençoe sempre ao Senhor, para que continue levando aos lares a mensagem Dele

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos sua bença meu nome é ornilda Soares todas a manhã.a sim que Deus mim permite eu abrir os olhos eu pego o.meu celular e vou lê a palavra do meu sehose e muito bom ficou muito agradecida pelo senhor buta a palavra de Deus para eu ler e a prender mais mim faz tão bem padre João Carlos ja mim a cordou pegamos o celular pra lê .e escuta o senhor falando sobre a palavra e escuta o Senhor cantado e muito bom mais tarde boto o copo com água e ficou esperando o senhor falar e canta boto bem alto para todos escuta a música do padre João Carlos ficou em mociornada e canto bem alto padre vou li conta uma estória um dia tinha umas vizinhas na minha calçada com fofoca e eu tava fazendo o almoço e escutando o senhor falar quando o senhor comedouro a cantar nutri bem alto quando olhei tinha mais ninguém kkkk. chau padre muita saúde para o senhor é sua família oração pra mim e minha família também escuto o senhor pelo rápido recife FM te a mais tarde 🌹🌹


    ResponderExcluir
  13. e ornilda padre tem algumas falha no que eu escrevi.mais vai copriende o senhor e as pessoas foi eu digitando mim discupa




    ResponderExcluir
  14. José Lúcio28/7/20 07:48

    "Conviver bem com pessoas que não pensam como você e que não crêem como você".
    Esse é o grande desafio do cristão e cidadão, Padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  15. BooommmDiíiiaaa Pé
    João Carlos fico grato com sua evangelização, parabens

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre João Carlos.
    Gratidão, ó Deus, por este dia com mais uma MEDITAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR com Padre João Carlos.
    Como fermento na massa, sejamos nós a influenciar em favor do bem, da justiça, da paz, da fraternidade.
    Que o Deus todo Poderoso nos dê um dia iluminado com muita paz, Amor e felicidade!!!...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  17. Padre joao carlos hoje so quero agradecer adeus por so milagre que recebo todos so dias obrigado meu Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  18. Bom dia padre João Carlos que Deus abençoe o senhor suas meditações São maravilhosa

    ResponderExcluir
  19. Escuto, medito e aprendo muito com o senhor. Amo e vibro pelo seu amor a D. Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado e protegido pelo manto sagrado de nossa senhora auxiliadora.
    Padre João Carlos nunca dúvide, a credite o senhor é uma pessoa iluminada🙌😇🌟🌟🌹
    Se aparecer joio na sua vida não acumule em seu coração,jogue os fora,e esquecendo o que lhe fizeram de mal, maledicências, calúnia e injustiça etc.
    Seja inteligente, perdoei e esqueça, para ser feliz, mais fique vigilante,ajude o joio a se libertar do mal, sempre vai aparecer pessoas que pensam e agem diferente de você.🙌👏🌹💕

    ResponderExcluir
  22. Cada dia um aprendizado uma lição que devemos e precisamos aprender, muito bom padre

    ResponderExcluir
  23. Senhor perdoa meus pecados e me conduza a vida eterna. Amém

    ResponderExcluir
  24. Amém! Padre João Carlos essa parábola é muito gratificante.

    ResponderExcluir
  25. Olá padre tenho verdadeira admiração pela sua maneira de evangelizar expedita de Melo Medeiros Assu paróquia Beata Lindalva

    ResponderExcluir
  26. Essa passagem é um ensinamento Divina para a Vida material... Creio e Acredito no Senhor do Universo...

    ResponderExcluir
  27. A convivência com defereça é um papel necessário na atualidade requer paciência respeito sem muito envolvimento cada um têm uma visão diferente, isso não prova quem mal oi quem são os bons!No evangelho é exposto duas tarefas; separar o joio do trigo afirmando que os dois necessitam estarem juntos porém em tempos oportuno Los haverá separação e que o trigo sendo alimento daquela época bem como continua sendo Cristo afirmou que haverá um rompimento entre ambos, fazendo das palavras dele verdade nós dias atuais não mudou nada porque em qualquer âmbito social sempre haverá duas faces.Cada um deve escolher a que mais se indentifica.O evangelho é posto como duas sociedades que têm metas diferentes,mas precisamos saber conviver para evitar conflitos, pois ser Cristã não é uma regra é escolha que sejamos os melhores.

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde padre Joao Carlos, Deus lhe abençoe com muita saúde e paz. Peço ao bom Jesus que me dê disernimento para que eu nunca seja joio que Deus manda arrancar e jogar fora. Meu Jesus tenha misericórdia destes teus filhos. SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia família de Deus

      Excluir
    2. Bom dia, gostaria de receber a meditação do Senhor pelo WhatsApp, meu número é 81 987462836 me chamo Madalena

      Excluir
    3. Desculpe-me digitei o número do telefone errado, tentei excluir a, mensagem e não consegui. Me chamo Madalena meu nuenro é 81 987462926, desconsidere a mensagem anterior.

      Excluir
  29. Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam, eu LHE agradeço por todos os anjos. Contudo, me conceda a graça do VOSSO perdão e da VOSSA proteção. Me conceda a graça de evitar o pecado da impiedade, do mal e da idolatria. Me conceda a graça de ter fé, confiança e amor. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça de ser uma boa semente. Me conceda a graça de ser justo e generoso. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  30. Quando li a palavra de Deus, acredito que as pessoas, mesmo sendo de grupos de Orações, até no meio familiar, fato este que presencio. Fico pensando :Mas como ? Praticam a palavra de Deus, mas continuam como o joio e o trigo. Daí, preciso me afastar para deixar que Deus cuide dessa família. Piedade, Senhor.

    ResponderExcluir
  31. Cristiane, Janga. Já fz um tempo que recebo as meditação escuto,abro o link pra ler,e gosto muito das suas palavras me dá força nesses momentos tão difíceis que estamos passando,tbm assisto a oração da noite pelo YouTube ainda não fui na igreja, vejo a missa pela televisão ou celular,. faço minhas orações sempre com o senhor obrigada padre por cuidar de nos. Sua benção 🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS