27 julho 2020

O FERMENTO NA MASSA


O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado (Mt 13, 33)

27 de julho de 2020. 

A gente fica esperando o Reino de Deus como uma intervenção poderosa do Senhor em nosso mundo. Uma coisa forte, visível, que todo mundo reconheça e se submeta. Como falamos de ‘reino’, vêm em nossa imaginação os impérios deste mundo, os reinados de senhores poderosos e violentos de quem a história dá notícia. 

Jesus, que tanto falou do Reino de Deus, não deixou uma definição do que é o Reino. Antes, fez comparações que desfazem completamente nossas expectativas farisaicas. O Reino é como a semente plantada na terra que, sem o agricultor saber como, nasce, cresce e produz frutos. O Reino é como uma semente de mostarda que se torna um belo arbusto. É como uma bela plantação, onde o inimigo semeou o joio. Só pra ficar nas comparações na área da agricultura. É melhor a gente desistir de querer definir o que é o Reino de Deus. Parece mais um jeito de Deus agir neste mundo. 

Jesus nos conta, hoje, duas pequenas parábolas sobre o Reino de Deus: a semente que germina sozinha e o grão de mostarda que se torna um frondoso arbusto. Estas duas parábolas nos dão novas pistas sobre o Reino de Deus. 

Uma primeira indicação é esta: O Reino se constrói com pequenos sinais. O Reino está potencialmente presente no que, hoje, nós estamos semeando, que nos parece tão pouco, tão pequeno. Ele é como a semente plantada que germina ou como o grão de mostarda tão pequenininho que vai se tornar uma grande hortaliça. Quando semeamos, nós mostramos confiança na semente e no futuro dela. Ao realizarmos pequenas ações e nos movermos com pequenos passos, estando na direção certa, estamos semeando o reino. É um conselho que damos, é uma desculpa que aceitamos, é uma pequena decisão que tomamos na direção justa. O Reino se constrói com pequenos sinais. São sementes que plantamos, grãos lançados na terra. 

Uma segunda afirmação é a seguinte: O Reino não é obra nossa, é obra de Deus, servindo-se de nossa muito pequena participação. Mesmo que seja o agricultor a plantar a semente, a germinação é um segredo do Criador. É dele o milagre daquela semente tornar-se uma plantinha, crescer, florescer, frutificar. O agricultor colabora, plantando, limpando, irrigando, mas a espiga é obra da natureza e de quem a fez. O mesmo acontece com o grão de mostarda. O arbusto que vai acolher até os passarinhos é fruto de uma dinâmica que não é controlada pelo agricultor. O Reino não é obra nossa. É obra de Deus, com sua lógica, sua dinâmica, sua atuação. 

Uma terceira afirmação é esta: o Reino será uma realidade surpreendente. Se plantarmos, colheremos. A semente dará fruto, dela se colherão as espigas, cuja farinha nos fornecerá um delicioso pão. O grão de mostarda será uma linda hortaliça e abrigará os pássaros do céu. O agricultor vai se surpreender com a obra de Deus em seu favor. 

O Evangelho é a revelação desse evento maravilhoso: o Reino está ao nosso alcance, está batendo à nossa porta, está próximo de nós, está entre nós. 

Guardando a mensagem 

Mesmo com tanta crise, com tanta coisa ruim acontecendo, com tanto desmantelo no mundo, experimentamos cada dia que o Reino de Deus está entre nós, está acontecendo, está em gestação. Ele é obra de Deus, com nossa pequena colaboração. Por meio do seu filho Jesus, Deus está semeando um mundo novo de comunhão, de paz, de reconciliação. Jesus está conosco até a consumação dos séculos, como prometeu. Não nos abandona. O seu Santo Espírito atualiza a sua presença e a sua ação redentora. O Reino já está entre nós. Enfim, na colheita do que plantarmos, o Reino aparecerá pleno, surpreendente. 

O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado (Mt 13, 33) 

Rezando a palavra 

Senhor Jesus, 
Tu estás entre nós, estás conosco na assembleia que se reúne, na Palavra que é proclamada, no Pão eucarístico que nos alimenta. É isso que experimentamos cada dia e que celebramos na Missa: a tua presença redentora entre nós, nos instruindo, nos abençoando, nos conduzindo. O Reino, de que tanto falaste, é a tua presença salvando esse mundo, reconduzindo o pecador à comunhão com Deus, nos guiando no caminho da justiça e da paz. Tu és o Emanuel, Deus conosco. Seja o teu santo nome bendito, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra 

No seu caderno espiritual, escreva uma oração começando com o que rezamos no Pai Nosso: “Venha a nós o vosso reino”. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

27 comentários:

  1. O Reino do céu está acontecendo ?♥️ Na medida em que aceitamos a verdadeira essência da vida eterna.O Evangelho vai crescendo mais,as vidas se transformam tudo muda, diante da mudança é percebido a necessidade de ir acrescentando outras pessoas que na caminhada vão se adequando ao modelo surgerido por Jesus Cristo.A figura da mulher mais uma vez é citado para compartilhar a palavra encontrada nas escrituras:As mãos santas delas fazem uma junção de deferentes ingredientes"pessoas*e dará um resultado surpreendente! Construir é o ato constate utilizado por proceJesus.No processo evolutivo da Vida em comunhão, ele cita palavras de motivadora;" Reino do céu já está entre vós". Nesse momento nós ja sabemos da vida eterna e da presença do Santo Espírito de Deus está no nosso meio.Justiça e paz se encontrarão somos nós que devemos exertar continuamente dentro da sociedade o dispertar da germinação desses sentimentos esseciais,na pequenas ações que encontramos resultado, pois a semente de mortarda que é apresentado nas palavras Santas de jesus simboliza pequenas ações que podem transformar o mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia padre João a paz de de Jesus e maria

      Excluir
    2. Verdade, o Reino de Deus, na nossa vida, o construimos com a nossa vivência pelo bem comum, cumprindo os mandamentos e rezando muito pelos nossos inimigos e pela conversão dos pecadores, inclusive eu. Sua bênção Padre João Carlos!

      Excluir
  2. Muito boa a reflexão. Nos ajudando na compreensão do mistério do reino de Deus. É preciso acreditar na força da semente e do poder do fermento.

    ResponderExcluir
  3. Seguindo as parabolas de jesus com sabedoria com fé conseguimos entender seus ensinamentos e seguir adiante Amém.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos sua bença a paz e a saúde pra todos nós

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
  6. Amém. Louvado seja Deus

    ResponderExcluir
  7. José Lúcio27/7/20 08:12

    Que nossas sementes sejam plantadas consistentemente a fim de obtermos o maior dos frutos: o Reino Celestial.

    ResponderExcluir
  8. Já penso que,como seria o paraíso se fossemos todos obedientes:Ñ roubando, ñ matamos, não mentimos, não invejamo,não fizéssemos nem um tipo de desobediência q prejudicasse o próximo, como o mundo seria melhor. Ñ íamos precisar de presídio, e,em vez de guerra seria só paz,alegria e muito Amor. Como seria bom. AMÉM!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos.
    Que o DEUS misericordioso nos abençoe, nos proteja de todo mal, nos dê sabedoria, Força, coragem, fé e uma
    Linda semana...
    SENHOR, o Reino que tanto falaste, é a tua presença salvando esse mundo, nos guiando no caminho da justiça e da Paz.
    Jesus, abençoa Padre João Carlos e toda equipe da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  10. louvado seja Deus hoje e sempre amém!

    ResponderExcluir
  11. Louvado seja o nome de Jesus amém

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo começo de semana abençoada e iluminada
    E a proteção de Deus esteja presente em sua vida 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor venha a nós o vosso reino
    Essa é minha esperança e meu anseio.
    Que eu viva para fazer algo grandioso para ti,da tua santidade e pureza, honrar e amar meus irmãos, cada um do seu jeito e fazer o bem.
    Aquele que crê em ti viverão contigo para sempre no céu, alí não haverá mais morte,nem tristeza,nem choro e nem dor.
    🙌👏🌹💕

    ResponderExcluir
  13. Senhor Jesus venha a nos o vosso reino. Dá Senhor a paz em nosso pais,protege Senhor aqueles que estão no leito de um hospital lutando contra esta terrível pandemia. Obrigada Senhor pela cura do nosso presidente e proteja minha familia. Amém

    ResponderExcluir
  14. Amém, louvado seja o nome de Jesus hoje e sempre amém.

    Bom dia Padre João Carlos

    ResponderExcluir
  15. Senhor, continue abencoando, o Padre João Carlos, todos envolvidos no tratamento da convid 19, pelos enfermos, presidiários, e doentes químicos.
    Por toda a sua equipe.
    Pela.minha família, uma excelente semana na presença de Deus vivo.
    Pedro Souza.

    ResponderExcluir
  16. Senhor Venha a nós o Vosso Reino, o Vosso Amor e os Dons do Espírito Santo. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Amém prá sempre seja louvado!!

    ResponderExcluir
  18. Seja feita a vossa vontade! Amém!

    ResponderExcluir
  19. Seja feita a vossa vontade! Amém!

    ResponderExcluir
  20. Pai,venha a nòs o teu reino é nòs livre de todo mal.Amėm

    ResponderExcluir
  21. Este padre é de Qual paróquia?

    ResponderExcluir
  22. Ó Pai, Santo, Deus do Céu, Senhor da terra, eu LHE agradeço por todos os amigos e amigas do facebook. Todavia, me ensine obedecê-Lo. Me ensine fugir do pecado da soberba, da maldade e da idolatria. Me ensine ouvir, aprender, viver e pregar a VOSSA palavra. Me ensine viver unido a SANTÍSSMA TRINDADE. Me ensine honrá-Lo, louvá-Lo e glorificá-Lo com amor. Me ensine trabalhar na construção do VOSSO REINO. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  23. Pai, venha a nós o vosso reino, abraçando seus filhos atribulados! Sua benção padre João Carlos!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@hotmail.com ou o whatsapp 81 9.9964-4899.