PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A MENINA E A MULHER

A MENINA E A MULHER

“Coragem, filha! A tua fé te salvou” (Mt 9, 22)

06 de julho de 2020.

O Chefe da Sinagoga chegou informando que sua filha acabara de morrer. E implorou que Jesus fosse à sua casa, trazer a menina de volta à vida. Jesus já seguia pra lá quando uma mulher que sofria de fluxo de sangue tocou na barra do seu manto e ficou curada. Na casa da menina falecida, Jesus dispensou o povo e os músicos que estavam no velório. E levantou a menina pela mão e ela voltou a viver.

São duas histórias entrelaçadas, a da filha do chefe da Sinagoga e a da mulher que sofria de hemorragia. Nos evangelhos de Marcos e Lucas, essa história tem mais detalhes. Fica-se sabendo, por exemplo, o nome do chefe da Sinagoga, Jairo e a idade da menina, 12 anos. As duas histórias estão juntas por alguma razão. As duas mulheres têm um impedimento grave para gerar a vida, para ter filhos. Na menina, aos 12 anos, idade da primeira menstruação, o organismo estaria se preparando para a futura maternidade. Morrendo, morrem as possibilidades de futuro, corta-se pela raiz a possibilidade de ser mãe. No tempo de Jesus, as mulheres se casavam muito cedo. E a mulher, sofrendo de perda de sangue há 12 anos, também não podia ser mãe, possivelmente por ter a sua menstruação desordenada. Afinal, as duas não podiam gerar vida, ser mãe.

E não poder ser mãe era realmente um problema? Ainda é um problema muito grande. Muitos casais hoje vivem em grande sofrimento, porque a esposa não consegue engravidar, não é verdade? Nem sempre a causa está na mulher. No tempo de Jesus, a coisa era ainda mais grave. A mulher não sendo mãe era completamente desconsiderada. A viúva sem filhos não tinha nem direito aos bens deixados pelo marido. E família sem filhos, como a de Abraão, não tinha futuro. Para nos darmos conta do drama, basta nos lembrar das mulheres estéreis da Bíblia, como Sara (a esposa de Abraão) no Antigo Testamento e de Izabel (a esposa de Zacarias) no Novo Testamento. As duas viviam tristes por não poderem dar filhos aos seus maridos, por não garantirem o futuro de suas famílias. Deus interveio na vida dessas duas mulheres estéreis, garantindo–lhes a fertilidade.

Então, eram duas mulheres: a menina de 12 anos e a mulher que perdia sangue há 12 anos. Elas estão impedidas de gerar filhos, descendentes. Por elas, não vai passar o futuro. Será que essas duas mulheres poderiam estar representando o povo de Deus? Bom, o número 12 é o número do povo de Deus, o povo das 12 tribos. Jesus escolheu 12 apóstolos, em seu trabalho de restauração do povo eleito. E a mulher muitas vezes aparece como representante da comunidade. É só pensar na mulher vestida de sol, coroada de 12 estrelas, em dores de parto, na visão que teve o apóstolo João. Então, essas duas histórias entrelaçadas podem estar representando a condição em que se encontrava o povo de Deus, a comunidade de Israel. Uma comunidade estéril, sem frutos como a figueira sem figos; sem filhos, como a história das duas mulheres Sara e Isabel.

Aí é que entra Jesus. Ele, o redentor, veio exatamente para isso: para restaurar o povo de Deus como comunidade fértil, capaz de gerar filhos para Deus. Por sua paixão, morte e ressurreição, comunicou vida nova à sua comunidade, o povo dos 12 apóstolos. Na primeira pregação de Pedro, anunciando Jesus morto e ressuscitado, no Pentecostes, foram gerados filhos sem conta para Deus... mais de três mil convertidos e batizados. Um útero fértil, o do povo de Deus restaurado.

Guardando a mensagem

A menina morreu na idade em que o seu corpo começava a se preparar para a maternidade. A mulher estava perdendo sangue, perdendo vida, sem condições de gerar filhos. A menina e a mulher representam bem o povo de Israel em sua condição de esterilidade e incapacidade de gerar descendência e futuro. Foi por meio de Jesus, que as duas mulheres reencontraram a vida. Pelo ministério de Jesus, particularmente por sua morte e ressurreição, o povo de Deus foi restaurado, ganhando a capacidade de gerar filhos, assegurar descendência e futuro como família de Deus.

“Coragem, filha! A tua fé te salvou” (Mt 9, 22)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Na história da mulher do fluxo de sangue que tocou a barra de teu manto, tu lhe disseste “Coragem, minha filha, tua fé te salvou”. A fé é a primeira condição para acolhermos a vida nova que tu nos trazes. A fé é a condição para o batismo. Na fé, renascemos nas águas batismais, como novas criaturas. Dá-nos, Senhor, a graça de viver na fé, como filhos e filhas de Deus, renascidos pela água e pelo Espírito Santo. Sendo hoje o dia de Santa Maria Goretti, a menina de 12 anos que sofreu um assédio sexual e foi morta pelo agressor por reagir bravamente, nós te pedimos, Senhor, em favor de todas as vítimas de assédio e por todos os adolescentes, eles e elas, para que sejamos capazes de ajudá-los a viver santamente a sua sexualidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Faça, hoje, um momento de oração: pelas mulheres casadas que não estão conseguindo engravidar, para que o Senhor as abençoe com a maternidade; pelas Congregações Religiosas, para que sejam férteis na geração de novos filhos e filhas consagrados ao Senhor; por toda a Igreja que é nossa mãe, para que ela continue gerando muitos filhos para Deus pela pregação do evangelho e pelo batismo.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

20 comentários:

  1. O evangelho encontramos resposta"Levanta filha tua fé te salvará!Quem tocou em mim?"Dois momento perfeito onde a fé é inquestionável valor da salvação:a história do povo de Deus é contada e encontrada através de escritos a Bíblia é hoje é o maior documento onde encontra-se, respostas para tudo inclusive Cristo viveu pregando aqui mostrou quais os melhores caminhos a ser traçados para sermos livres da escravidão: Fé, esperança, persistência...tudo está em nossas mãos.Perfeitos como o nosso pai!Quem resolveu todos os problemas naquela época foi as palavras Santas percebia claramente por todos os que aceitavam o modelo de Vida Cristã,hoje não é diferente dependendo da situação que é mais fácil aínda,pois já existem recursos maís atualizados para aproximar as pessoas, basta fazermos as escolhas e nos sentirmos tocadas pelo novo, mudar de atitudes sermos livres e preticarmo os insinamentos propostos por Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre e mto obrigada pela meditação,hoje fiquei mto tocada, pois não consigo engravidar,sinto-me impotente, desejo mtoooo ser mãe, dado a idade, fico bastante triste e isso afecta a minha cabeça e o meu viver, peço-te padre que ores por mim, para que Jesus toque em mim, para que eu tbm toque suas vestes e me cure, para que aunmente a minha Fé, quero estar curada. ( Deolinda Delgado.Angola/Luanda)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus a de ti abençoar
      E vc vai conseguir
      Aconteceu com a minha nora
      É hj ela tem uma linda menina

      Excluir
  3. Louvado seja Deus! Que linda explicação sobre o evangelho de hoje Padre João! Que o Bom Deus me conceda a graça de gerar frutos de santidade todos os dias de minha vida! Não só pra mim, mas para todo o povo escolhido por Ele! 🌹

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Muito lindo o Evangelho de hoje se temos fé vencemos qualquer barreira. Deus é misericordioso e temos que confiar nele.

    ResponderExcluir
  6. Amém glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  7. Jacinta Maria Fortaleza.bom dia padre duas leitura maravilhosa importante para esse tempo que estamos vivendo e fe e acredita sem ser vê e focar a relação com Deus e deixar i esprito santo bailhar em nossas vidas e continuar a rezar sem sair do foco e permanecer com ele Deus e vi espírito santo são os três pessoas da santíssimo Trindade 🙏🙏🙏🙏💐💐💐

    ResponderExcluir
  8. Deus nos abençoe seja missericordioso eu creio amém.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre hoje o evangelho mim tocou muito pós o ano passado sofri um acidente de moto onde eu e minha filha kalliny vitória de Sousa Silva faleceu e ela tinha 13 anos e até agora não consegui mim recuperar nem fisicamente que ainda não andou ja realizei 3 cirugia mais ainda não andou e espiritual estou arrasada peço oração para acertar minha condição atual e a perda da minha princesa.

    ResponderExcluir
  10. Senhor tende misericórdia do mundo e do Brasil. Protegei nosso presidente e q nenhum mal o atinja. Senhor protegei minha família e alivia minhas dores. Amém

    ResponderExcluir
  11. Anônimo6/7/20 09:18

    Bom dia Padre João Carlos. Neste dia eu te desejo o bem, o amor e a paz. Grata pela MEDITAÇÃO diária e pela REFLEXÃO.
    Dá-nos, Senhor, a graça de viver na FÉ, como filhos e filhas de DEUS, renascidos pela água e pelo Espirito Santo.
    Que a fé e a paz de DEUS desça sobre todos nós, abençoe nossos lares, nossas famílias e nos conceda uma semana muito tranquila, cheia da graça e do amor de DEUS.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  12. Amém. Linda mensagem e reflexão. Que Deus nos abençoe, proteja e ilumine sempre. Que não percamos a fé em Deus. Que Ele abençoe sempre e nos encoraje a ser firme e fiel em sua palavra.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo começo de semana abençoada e iluminada
    Meu bom pastor, que seu rebanho cresça cada vez mais
    😇🌟🌟👏🙌🌹
    Dá me ó bom Jesus inteligência, sabedoria para entender que é pela minha fé em ti,serei renovada a uma nova criatura.
    Que minha vida junto a ti seja uma prioridade a cada dia, acolhe me. 🙌🌹💕

    ResponderExcluir
  14. Padre João Carlos, BOM DIA!!!na paz do SENHOR e de Nossa Senhora de Fátima protegendo e abençoando a vida do sr. e sua missão, nossas preces sempre por todos dai. sua bênção.

    ResponderExcluir
  15. Padre João Carlos! Boa tarde!
    Eu e minha esposa estamos há 2 anos tentando ter mais um filho! Até o momento não tivemos essa graça de Deus concedida! Rogo a Deus pela sua infinita misericórdia e a santa Maria Goretti para que possamos aumentar nossa família presente em Deus! Amém eu Creio em ti Senhor!!

    ResponderExcluir
  16. Obrigado padre por senhor ser este grande pastor adoro suas homilia amo suas musiga amo de coração

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde padre João Carlos 2 exemplos de e confiança em Cristo Jesus que nos ensina como devemos praticar nossa fé , se dissermos que temos fé mas não confiamos não nos adianta pedir algo ao nosso senhor Jesus Cristo que por dia morte e ressurreição nos deu vida nova , assim como aconteceu com as 2 a menina e a mulher que voltaram a vida
    Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo hoje e sempre amém

    ResponderExcluir
  18. Amém hoje peço por todas as mulheres principalmente por minha nora luana que tem problema de saúde doenca de crohn e agora o médico diz que ela pode ter seu bb eles ja tem onze anos de casados e estao bastante anciosos pra ter o bb agora que a doença ta sob controle

    ResponderExcluir

  19. Ó glorioso Deus altíssimo, eu LHE agradeço por todas as graças que foram concedidas ao VOSSO povo. No entanto, me ajude evitar o pecado da idolatria. Me ajude ser justo, fiel e misericordioso. Me ajude adorá-Lo da melhor forma possível. Me ajude pedir com fé e confiança. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude ter bons e santos pensamentos. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS