PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O NOSSO ABBÁ

O NOSSO ABBÁ


Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos (Mt 11, 25).

05 de julho de 2020

No evangelho de hoje, Mateus capítulo 11, Jesus louva a Deus, fala de sua intimidade com ele e convida os pequeninos a irem a ele, a segui-lo.

Uma palavra chama nossa atenção nestes poucos versículos. Ela se repete cinco vezes. Veja qual é. ‘Eu te louvo, ó Pai. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai e ninguém conhece o Filho senão o Pai e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar’. A palavra é “Pai”. Na língua falada por Jesus, o aramaico, um filho pequeno chamava carinhosamente seu pai de Abbá, papai. É assim que Jesus está falando com Deus em sua oração: ‘Eu te louvo, Abbá = Eu te louvo, Papai. Ninguém conhece o Filho senão o Papai e ninguém conhece o Papai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar’. Conhecer, na Escritura, é amar, entrar na sua intimidade, estar envolvido no seu mistério.

Abbá é uma palavra central em nossa fé cristã. A gente poderia dizer: a missão de Jesus foi revelar Deus como abbá, como nosso papai. Vale dizer: ele veio nos reaproximar de Deus, o seu papai, nos reconduzir à comunhão com ele. Assim, podemos pensar que o Reino de Deus de que Jesus tanto falava tem a ver com isso. O Reino de Deus é conhecermos Deus como nosso papai, experimentarmos o seu amor, unindo-nos a ele, por meio de Jesus. E nele, reconhecermo-nos irmãos na grande casa do nosso papai. O Reino já está entre nós, pois já podermos dizer juntos: “Papai nosso que estás no céu”.

E como é que Jesus nos reaproximou de Deus, nos reconciliou com ele, nós que vivíamos distante dele, como pecadores que somos? Jesus nos revelou esse seu Papai que o ama, que lhe deu sua natureza, que tudo lhe entregou. Ele nos fez conhecer esse Deus, que, por amor a nós, nos deu o seu próprio filho para nossa salvação. Na cruz, Jesus realizou a vontade do Pai de, por meio dele, nos reconciliar e atrair para a comunhão consigo. Pelo derramamento do seu Espírito, nos concedeu a graça da filiação divina. Diz a Carta aos Romanos. “Vocês receberam não um espírito de escravos, mas um espírito de filhos adotivos, pelo qual clamamos: Abbá, Papai!” (Rm 8, 15).

Então Jesus estava rezando, cheio de alegria: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos (Mt 11, 25)”. Estas coisas ocultadas aos sábios e reveladas por Deus aos pequeninos sãs as coisas do Reino, o conhecimento da paternidade de Deus e da nossa dignidade de filhos. Os sábios e entendidos do seu tempo eram os fariseus e seus mestres que conheciam as Escrituras, mas não abriram o coração para o amor de Deus. Os pequeninos são que se aproximaram de Jesus, em sua pobreza, em sua indigência social ou em sua impossibilidade de cumprir a Lei de Moisés. A estes, o Pai, por meio da humanidade do seu Filho, revelou o seu grande amor, atraindo-os por meio de Cristo. Esta revelação de Deus como papai só é possível ser recebida se nos apresentarmos sem a arrogância da grandeza e da sabedoria humana. O Pai se revela aos pequeninos, aos que se apresentam com a humildade de filhos e o reconhecimento de sua condição de necessitados do seu amor e de sua proteção.

Guardando a Mensagem

Jesus nos revelou Deus como pai. Mais do que isso: Jesus nos fez entender como ele é amado pelo seu Papai e nos deu a graça de participar com ele desse amor filial. Na cruz, ele nos reconciliou com Deus, expiando a nossa culpa. Pelo derramamento do seu Espírito, o Pai nos fez seus filhos adotivos, unidos a Cristo. Nossa felicidade está em vivermos unidos ao nosso Pai, por meio de Cristo, na força do seu Espírito. Nosso sonho é amá-lo sempre mais até chegar a vê-lo face a face, na eternidade, conhecendo-o como ele é. Nessa comunhão de amor, descobrimos o valor que temos, a dignidade de filhos que nos cabe. Com o nosso Papai, aprendemos a ser bons, justos, bondosos, pacientes como ele e a viver em verdadeira fraternidade de amor e solidariedade com nossos irmãos e irmãs.

Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos (Mt 11, 25).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
quem tem a graça de conhecer Deus como seu papai querido, como tu nos revelaste, já não age pela obrigação, age pelo amor. No amor, todo peso é maneiro, todo sofrimento é suportável. É assim que um pai ou uma mãe ama, é assim que um filho ou uma filha ama. No amor, o peso da idade, da doença ou das privações do tempo é vivido com leveza, serenidade, esperança. O teu jugo, Senhor, é suave. O teu peso, Jesus, é leve. Ó Jesus manso e humilde de coração, faz o nosso coração semelhante ao teu coração de filho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Leia o evangelho de hoje, Mateus 11, 25-30 e, em seguida, faça um momento de oração.

Um abençoado domingo pra você e sua família.

Pe. João Carlos Ribeiro. sdb

17 comentários:

  1. A responsabilidade do filho com o pai faz a diferença,hoje midiante a um sistema desumano afastado algumas possibilidades entre laços existentes entre nós que foram implantado a tempos remotos comparando com atualidade requer mais sabedoria ainda só poucos sabem fazer uso desse instrumento que aproxima os homens de Deus por diversos motivos que naquela época Jesus Cristo viveu as mesmas culturas "ostentação, prezer",nada disso atraia ele, pois um homem racional de foco sabe onde quer chegar a cruz era justamente lugar mais humilhate que só os criminosos deviam chegar como sinal de punição para todos os infraestrutures naquela época, triste mais necessário um homem esgueu a cruz para liberação de todos, gratidão é sentimento nobre que devemos exertar continuamente, pois somos livres basta experimentar a fidelidade cumplicidade de nosso irmão.

    ResponderExcluir
  2. Amém! Glória a vós senhor!! Bom domingo pro senhor também padre

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Pe João Carlos a sua bênção obrigado por suas palavras lindas de meditação esta Palavra que chega todas as manhãs me dá ânimo para vencer as dificuldades. UM ótimo domingo à todos Francisco Taubate SP

    ResponderExcluir
  4. Senhor Jesus ajuda-me a diminuir o peso do meu fardo amém.

    Bom dia Padre João Carlos que Deus esteja presente hoje e sempre em nossas vidas

    ResponderExcluir
  5. Senhor Jesus tende misericórdia do mundo e do Brasil. Protegei minha família e nosso presidente. Assim

    ResponderExcluir
  6. Com humildade e amor, o Santo Espirito nos agracia com o entendimento da verdade, que deve ser vivenciada por todos nós, Amém!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo5/7/20 09:36

    Bom dia Padre João Carlos. Gratidão ó Deus por este dia com mais uma MEDITAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR com o Padre João Carlos...
    Senhor Jesus, Ajuda-nos a viver com serenidade,esperança e confiança na providência de Deus que se manifesta na partilhar e na solidariedade.
    Ó JESUS, manso e humilde de coração, faz o nosso coração semelhante ao teu coração de filho.
    Que o domingo nos traga: paz, luz, amor, sabedoria e muita saúde.
    Feliz domingo para Padre João Carlos e todos da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Pe Joao Carlos todos os dias eu ouco a oracao da manha com sua bela e rica meditacao e fico cheia do Espirito Santo pois e um momento gratificante sou maria Ilza da Diocese de Itapipoca no Ceara

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo domingo que papai do céu te proteja e ilumine e derrame bençãos do céu sobre o senhor 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus, só pequenina tu revelaste aí ao encontro do pai
    Eu entrego a vós o meu jugo,me
    sustentar para eu cada dia mais ser uma pessoa melhor.
    Eu te louvo, ó pai.
    O senhor é amor e compaixão, é o meu papai amoroso e bondoso e fiel. 🙌🌹💕

    ResponderExcluir
  10. UM ABENÇOADO DOMINGO PARA O SENHOR. OBRIGADO POR NOS TRAZER A PALAVRA DE DEUS EM CASA : JÁ QUE PASSAMOS UM MOMENTO DIFÍCIL QUE NEM A IGREJA PODEMOS IR .QUE DEUS NOS AJUDE A SUPERAR ESTÁ TERRÍVEL CRISE O MAIS RAPIDO POSSIVEL.SUA BÉNÇÃO. MARIA DA GLORIA FERREIRA SANTOS DUMONT MG. !!!++++

    ResponderExcluir
  11. Bom Dia Padre João Carlos as suas Palavras
    São como Calmantes pra mim

    ResponderExcluir
  12. Um abençoado Domingo a todos !!!

    ResponderExcluir
  13. AMÉM 🙏
    "AMOOO A MEDITAÇÃO "MUITISSIMO OBGDA, PE.JOÃO CARLOS.
    FEILZ DOMINGO, E PARA TODA SUA FAMILHIA TBM🙏
    GRATIDÃO

    ResponderExcluir
  14. AMÉM 🙏
    "AMOOO A MEDITAÇÃO "MUITISSIMO OBGDO, PE.JOÃO CARLOS. FELIZ DOMINGO, E PARA TODA SUA FAMILHA TBM, SAÚDE 🙏
    GRATIDÃO

    ResponderExcluir
  15. Padre João Carlos, ouço todos os dias a sua meditação. Agradeço à Deus por nos enviar um mensageiro da paz para tornar nossos dias mais agradável carregado de fé. Louvo a Deus por sua evangelização, trazendo paz aos nossos corações. Abencoada seja sua fé. Deus te abençoe grandemente.

    ResponderExcluir
  16. Ó Pai, Senhor do céu e da terra, me ensine ser justo, pequenino, manso e humilde de coração. Me ensine alcançar a salvação e o descanso. Me ensine anunciar a paz. Me ensine viver segundo o espírito. Me ensine ser uma boa morada do Espírito Santo. Me ensine louvá-Lo com fé e confiança. Me ensine procurá-Lo com amor. Me ensine carregar o jugo do meu REDENTOR. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Eu estou aqui, ao seu lado. Não tenha medo.

   12 de dezembro de 2024.    Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina    Evangelho.    Lc 1,39-47 39Naqueles dias, ...

POSTAGENS MAIS VISTAS