PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: VENHAM A MIM

VENHAM A MIM

Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos, e eu lhes darei descanso (Mt 11, 28)
19 de junho de 2020


Que palavra maravilhosa para nossa meditação neste Dia do Sagrado Coração de Jesus. Jesus vê que o grupo dos seus discípulos - homens e mulheres que o seguem – estão cansados, carregados de fardos pesados.

Que fardos são esses? Esses fardos eram, em primeiro lugar, as obrigações que a Lei de Moisés impunha, ou melhor, a interpretação da Lei feita pelos mestres e fariseus; fardos são também as responsabilidades e sofrimentos da vida; as decepções, o desencanto, os problemas que cada um carrega; a falta de horizonte em muitas situações de uma vida rotineira; a situação de sobressalto que se vive em função dos compromissos com a sobrevivência. Diante desse quadro, de pessoas acachapadas pelo sofrimento, pelo medo, pelo cansaço do trabalho com pouco retorno, pela falta de horizonte e de esperança, Jesus se apresenta com um convite: Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos, e eu lhes darei descanso.

Mas, como Jesus pode aliviar o nosso peso? O seu ensinamento nos liberta de tantos fardos pesados, torna leve a nossa carga. Na verdade, ele está nos sugerindo que troquemos os fardos que estamos carregando pelo seu peso que é leve, o nosso coração inquieto pelo seu coração manso e humilde. E qual é o ensinamento de Jesus? O maior deles é que Deus nos ama como um pai. Ele cuida de nós, nos sustenta, nos socorre. Não estamos sós. Não lutamos apenas com as nossas forças. Sendo assim, o peso de nossas obrigações já fica mais leve. Alivia o nosso peso pelo seu ensinamento.

Mas, também alivia o nosso peso pela reconciliação. Jesus nos revela que o Pai nos perdoa e nos reconcilia consigo pelo sacrifício de sua cruz. Assim, o peso do nosso pecado e de suas consequências nos é retirado das costas. Podemos caminhar com mais leveza e esperança. O amor de Deus nos liberta. O perdão nos tira o peso das costas.

Também o amor nos liberta do massacrante peso da vida. O amor ao próximo, que Jesus nos ensina, liberta o nosso trabalho da marca da obrigação desumanizadora. Nosso trabalho, por amor aos outros, passa a ser um serviço, em sintonia com Deus que nos ama. Também pelo amor, a própria prática religiosa deixa de ser uma obrigação enfadonha para ser um louvor alegre e restaurador.

Guardando a mensagem

Jesus encontrou o povo de Deus oprimido por muitas situações de exploração, violência e dominação. Por isso, o evangelho está cheio de doentes, leprosos, cegos, possessos, encurvados. Ele chamou a si esse povo humilhado, oferecendo-lhe a vida, a liberdade, a felicidade. Ele nos revelou o amor do Pai e o seu amor por nós. Ele carregou-se de nossas dores e nos abriu o caminho da vitória sobre toda opressão por meio de sua palavra, de suas atitudes, de sua morte na cruz, de sua ressurreição.

Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos, e eu lhes darei descanso (Mt 11, 28)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Estamos sobrecarregados com muitos fardos que nos tiram a alegria de viver, que tornam a nossa vida sofrida e enfadonha. É a exploração no trabalho. É o abatimento na doença. É o esvaziamento de uma vida sem sentido. Para quem está assim fatigado sob o peso de fardos insuportáveis, tu, Senhor Jesus, ofereces a tua palavra, o teu ministério, o teu coração. Tua palavra – a revelação do Pai – desmascara a alienação do trabalho e o liberta para ser uma atividade criativa e prazeirosa. O teu carinho pelos doentes e sofredores ilumina a experiência de sofrimento e de dor, tornando leve o peso da enfermidade e dos limites biológicos de nossa condição humana. Teu amor nos abraça, nos perdoa, nos restaura. Vem, Senhor, ao encontro de todos os que estão cansados, amargurados, sobrecarregados com o peso dessa vida e desta pandemia. A todos, com a tua graça, alivia, consola, orienta."Sagrado Coração de Jesus, nós confiamos em ti". Amém.

Vivendo a palavra

Hoje, imite Jesus, ouvindo alguém que está no meio de uma grande dificuldade, prestando atenção ao seu sofrimento e dizendo-lhe palavras de conforto. No meio dessa pandemia, muitas pessoas precisam de um ombro amigo, com quem possa compartilhar suas dores. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

25 comentários:

  1. PE. JOÃO CARLOS. AMOOO A MEDITAÇÃO. É UMA BELISSIMA REFLEXÃO DIARIA, UMA BENÇÃO. TODOS OS DIAS COMPARTILHO PARA FAMILIARES, AMIGAS, AMIGOS,E TODOS DO MEU CONTATO. TODOS O AGRADECEM, MUITOOO OBRGD. QUE O DE MUITAAA SAÚDE E O LIVRE DE TODO MAL. AMÉM 🙏
    GRATIDÃO

    ResponderExcluir
  2. A mansidão e paciência que Jesus passou para nós nos momentos de aflição, mostrando que a solução de tudo estava nas vossas escolhas;"venham todos vocês que estão cansados dos fardos",nesse momento ele faz pensar!!Porquê estou infeliz? És a resposta:os fadigados sentoam-se atraídos pela mansidão que Cristo tinha e as escultava seus perfeitos princípios humanos.Sentiam-se aliviados, pois aprendiam a pedagogia cristã através da serenidade que era aplica.Hoje não é diferente quanto mais pervassa é a condição humana, destemidos devemos ser, diante dos ensinamentos pregando por Jesus,a pademia chegou com um cunho muito perverso: junto há vários conflitos...O s livre seguem de cabeça erguida no processo evolutivo do cristianismo venceremos juntos,essa angustia, porém compredo que ainda estamos vivendo essa momento sendo vítima dos fardos que encontramos conforto na vida eterna "Estarei contigo não desanimem",...

    ResponderExcluir
  3. .






    ✌️ *Recebam & compartilhem diferentes versões para homilias do Santo Evangelho elaborado por diversos Padres, diariamente, no seu aparelho celular e por todas as madrugadas e manhãs; em texto, em vídeo e em áudio pela minha "Lista de Transmissão do WhatsApp"!!!*

    A divulgação numerosa de notícias oficiais da Igreja Católica Apostólica Romana, bem como orações & grupos de orações, missas on-line e artigos relacionados, também estarão inseridos na rotina diária.
    Muitas dezenas de compartilhamentos!

    Para ser um beneficiário/ compartilhador, bastará enviar "EVANGELHO DIÁRIO" para meu WhatsApp e não se esquecer de registrar meu contato:
    - 11 99715-5319 (c/ JONAS)

    - "COMPARTILHEM OS ARTIGOS DA VOSSA IGREJA PELAS REDES SOCIAIS ATÉ QUE ELES SE TORNEM VIRAIS!"

    Por gentileza, não se esqueçam de fornecer vossos nomes e sobrenomes em razão dos homônimos para os nomes mais comuns!

    Obs: Por razões técnicas os perfis de usuários sem qualquer imagem no avatar, não podem ser aceitos!

    *_TUDO COM JESUS CRISTO/ NADA SEM MARIA SANTÍSSIMA!_*






    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo as reflexões que o padre faz tocam o coração são um alimento e conforto para o nosso dia material e espiritual obrigado padre João Deus te proteja sempre

      Excluir
    2. Adorei esta reflexão
      Nesta festá do Sagrado Coração de Jesus, só Ele pode nos consolar e nos dar novo alento. JESUS EU CONFIO EM VÓS.

      Excluir
  4. Olha estou gostando ja vejo todas leitura do dia, e o alimento espiritual me deixa mais leve e com paciência. Bem haja Padre João Carlos. Amei

    ResponderExcluir
  5. Amem obrigado meu deus por mais um abençoa senhor amim e minha familia e todos aqueles que clama por ti meu deus

    ResponderExcluir
  6. obg Jesus por compartilhar por mais um dia.recebi de uma amiga.apos terminar o terco da misericórdia.li e reli.me trará paz hj é sempre coma meditação,ensinarei meus filhos a carregar essa leitura para toda a vida .obg senhor e protege minha família e o mundo desta pandemia.

    ResponderExcluir
  7. Amém obrigado senhor por mais um dia abençoa minha família nunca me canso de agradecer a meu pai de muitos fardos quer já me livrou 🙏🙏

    ResponderExcluir
  8. Amém Jesus, como eu queria aliviar o peso do meu fardo

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos, obrigado por mais está meditação de hoje.

    ResponderExcluir
  10. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
  11. SENHOR JESUS alivia o peso do meu fardo, amém.

    Bom dia Pe João Carlos.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre João Carlos, e obrigado pelas meditações. Peço ao Sagrado Coração de Jesus um coração manso e humilde, para eu acolher todos que se achegaram perto de mim, e Agradeço pôr mais um dia. Sagrado coração de Jesus te abençoe Padre João Carlos, todos os dias REZO pela sua Missão e pelo mundo inteiro.🙌🙌👏👏👏👏👏😘

    ResponderExcluir
  13. Linda palavra essa de hoje Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos. Que seu dia seja carregado de amor, paz e sabedoria. Muito linda a MEDITAÇÃO de hoje e a REFLEXÃO com Padre João Carlos.
    Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos, e eu lhes darei descanso ( Mt 11, 28 )
    SENHOR JESUS, a todos que se encontram cansados e amargurados "com a tua graça, alivia, consola, orienta.
    "Sagrado coração de Jesus, nós confiamos em ti." AMÉM.
    A Padre João Carlos e toda equipe da AMA, uma sexta-feira abençoada por Deus.

    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  15. Amém! Bom dia. Que linda oração. Peço a Deus e a Virgem Maria, que cuide da saúde e da vida de meu filho, Pedro Henrique Brandão dos Santos e do meu netinho, Luige Guilherme Brito Brandão, que afaste o covid 19 e todos os virus da nossa humanidade. Peço a Deus que restabeleça a minha saúde e me cure do covid 19. Amém. A ti senhor, toda honra e toda glória. Vilka

    ResponderExcluir
  16. A oração está sendo muito reconfortante, principalmente diante dessa pandemia. Só tenho a agradecer. A ri senhor, toda honra e toda glória🙏🙌

    ResponderExcluir
  17. Senhor Deus Pai olhai os teus filhos que estão sofrendo com esta pandemia Livrai-nos Senhor. Protejei minha família e iluminai os caminhos de meus filhos, noras. e netos. Obrigada Senhor por toda a minha vida cheia da vossa bondade. Amém

    ResponderExcluir
  18. Amém obrigada meu DEUS POR TUDO DE BOM E QUE AS COISAS RUINS SIRVA DE LIÇÃO AMÉM

    ResponderExcluir
  19. Bom dia padre João Carlos!Peço ao nosso bom Deus que sejamos luz pra todos que estão nas trevas do pecado!

    ResponderExcluir
  20. Obrigado Padre João Carlos, que o Deus Espírito Santo o mantenha sempre iluminado para nos enviar msgs tão lindas e significativas como esta. Amém !

    ResponderExcluir
  21. Bom dia padre João Carlos que o sagrado coração de Jesus zele e amparem no seu amor o senhor
    Tenha um dia abençoado e iluminado 😇🌟🌟🌟🌹💕
    O Jesus quero me aproximar do senhor em todo o meu sofrimento.
    Confio que o senhor estará próximo e ouvirá a minha súplica.
    Ajude me a saber, mesmo quando eu não consiga ver um sinal da sua presença e zelo, que o senhor está me amparado no seu amor e desejando de todo coração trazer me conforto.
    Sagrado coração de Jesus, confio e espero em vós
    🙌🌹💕👏

    ResponderExcluir
  22. Pai Santo, eu LHE agradeço pela solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Entretanto, me conceda a graça de viver como um verdadeiro consagrado. Me conceda a graça da VOSSA proteção. Me conceda a graça de amá-Lo santamente. Me conceda a graça de guardar, praticar e observar os VOSSOS mandamentos, as VOSSAS leis e os VOSSOS decretos. Me conceda a graça de amar todas as pessoas. Me conceda a graça perdoando os meus pecados. Me conceda a graça de ter os dons e os frutos do Espírito Santo. Me conceda a graça de proclamar e testemunhar o santo evangelho. Me conceda a graça de ser pequenino. Me conceda a graça de viver diuturnamente com o meu SALVADOR. Me conceda a graça de ser manso e humilde de coração. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

São José, rogai por nós!

   19 de março de 2024.    Solenidade de São José, esposo da bem-aventurada Virgem Maria e patrono da Igreja    Evangelho.    Mt 1,16.18-21....

POSTAGENS MAIS VISTAS