PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

Olha que teu pai e eu estávamos angustiados, à tua procura! (Lc 2, 48)

20 de junho de 2020 – Dia do Imaculado Coração de Maria

Em sintonia com o dia de hoje, dedicado ao Imaculado Coração de Maria, lemos, na liturgia da Igreja, o texto que nos relata a perda e o encontro do adolescente Jesus no Templo.

Quando eu estive em Jerusalém, no muro das lamentações, vi uma cena que me fez entender o que aconteceu com Jesus no Templo, aos 12 anos. Vi garotos de 12 anos participando de pequenas procissões, conduzindo festivamente rolos da Lei. Só para lembrar: os livros do Antigo Testamento foram escritos em pergaminhos. Livro é uma coisa moderna. Bom, os meninos levavam rolos da Lei em procissão, todos vestidos de branco, acompanhados de músicos e instrumentos. Depois, eles liam em público, pela primeira vez, uma passagem da Torá. A Torá corresponde aos primeiros cinco livros da Bíblia. Nessa idade, os meninos passam por uma cerimônia pela qual são integrados como membros adultos na comunidade do povo de Deus. A cerimônia se chama Bar Mitzvá. Doze anos é a idade da maturidade. Passam, a partir de então, a ter aliança com Deus e ter obrigações como adultos no conhecimento, no estudo e na prática dos mandamentos da Lei de Deus.

Jesus vai com os pais para a peregrinação da Páscoa, em Jerusalém. Está com 12 anos. Doze anos é a idade de sua integração como adulto no povo da Aliança. Qualquer menino ficava fora de si, de tanta alegria, num momento como esse. Ficava de maior, no sentido da lei judaica. Assim, Jesus, encantado com tudo aquilo, vai ficando por ali, nas rodas de debate que os mestres da Lei promoviam em vários pontos do Templo. Segundo o texto, escutava, fazia perguntas, dava respostas inteligentes. Encantava a todos, com sua sabedoria e seu interesse. Claro, está empolgado, sente-se por dentro dos costumes judaicos... por um momento, os laços familiares se enfraquecem... sua consciência de que é o filho de Deus está crescendo, suas descobertas mais amplas do mundo judeu, sua compreensão das coisas de Deus se aguçando...

Quando seus pais chegam, angustiados, sua mãe reclama. “Meu filho, porque agiste assim conosco?”. E ele, sentindo-se agora adulto, responde que eles deviam saber que ele devia estar na casa do Pai dele. Uma forma surpreendente de se referir a Deus: “o meu Pai”. É a sua consciência de filho que está emergindo naquele clima de festa e de aprofundamento do judaísmo. É verdade que ele voltou para casa, com os pais, em completa obediência. Mas, que sua cabeça tinha mudado muito, isso lá tinha.

Guardando a mensagem

A passagem para a vida adulta não é fácil para o adolescente, nem para os pais. É tempo de rebeldia, de afirmação da própria autonomia. No tempo de Jesus, talvez essa fase da adolescência nem existisse. Aos 12 anos, o menino já se tornava adulto, integrado plenamente no mundo religioso, por uma cerimônia familiar no Templo. Maria e José, mesmo conhecendo as origens do seu filho, se surpreenderam com o seu nível de autonomia e de consciência. Maria, sábia educadora, como seu esposo, no dizer da palavra, “conservava todas essas coisas no coração”. Quanto os pais podem aprender com os seus filhos! A pessoa humana é sempre um mistério surpreendente. Mas, isso não fez de Jesus um jovenzinho rebelde, mal-educado e desrespeitoso com os seus pais. Nada disso. Voltou pra casa, na companhia deles, em completa obediência e comunhão.

Olha que teu pai e eu estávamos angustiados, à tua procura! (Lc 2, 48)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
É surpreendente essa tua ida a Jerusalém naquela Páscoa em que ficaste no Templo, depois que teus pais e parentes voltaram para Nazaré. Tu te sentiste em casa, no meio daqueles mestres que explicavam a lei de Deus ao povo. Como todos os meninos daquela tua idade de 12 anos, passaste formalmente a ter parte na aliança com Deus e a responder pela Lei de Deus como uma pessoa adulta, emancipada. Impressiona a tua consciência de filho de Deus, o teu amor à Casa do teu Pai. Essa consciência de filho e esse teu amor pela Casa do Pai, também nós precisamos ter. Senhor, queremos hoje te pedir, de maneira especial, pelos adolescentes de nossas famílias. Que eles também, com o teu mesmo zelo e o teu mesmo entusiasmo, se encantem pelas coisas de Deus e experimentem a grande alegria de serem filhos de Deus e membros do seu povo. Amém.

Vivendo a palavra

Hoje é dia dos mistérios gozosos no terço de Nossa Senhora. Se não puder rezar o terço todo, recite pelo menos o quinto mistério, onde contemplamos a perda e o encontro do adolescente Jesus no Templo.



Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

26 comentários:

  1. Amém!! Lindas palavras e maravilhosas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém maravilhoso esse texto bom dia Deus te abençoe sempre vocês

      Excluir
  2. É uma alegria receber todos os dias essas mensagens.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada meu Deus. Por este alimento espiritual. Neste momento de muita dor e tristeza da minha vida. Obrigada senhor por fazer parte da minha vida.

    ResponderExcluir
  4. BOM DIA! padre João Carlos, neste sábado, nossas preces pelo sr. e sua família, que o IMACULADO CORAÇÃO de MARIA os guarde sob o seu MANTO SAGRADO os protegendo. DEUS seja louvado por todos os dias o sr. nos fortificar em nossa fé com a palavra de DEUS. GRATIDÃO. sua bênção.

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma imensa alegria de ser católica, de pertencer Cristão e agradeço ao Senhor Padre de cada dia mais nos tornar mais sabios.
    Que o Espírito Santo, o Sagrado Coração de Maria ilumine cada dia mais o seu Ministério. Sua benção e orações

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pé João Carlos no dia 08 eu comemoro idade nova sou um jovem do ano de 59 leio sempre suas meditações e repasso para mais pessoas

    ResponderExcluir
  7. Somos da mesma data um abraço e sua benção sacerdotal

    ResponderExcluir
  8. Amém padre João Carlos bom dia. obrigada pelas suas palavras tão lindas.

    ResponderExcluir
  9. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
    Salve Maria!!!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre, paz e bem para o senhor.

    ResponderExcluir
  11. Estou muito feliz porque hj Nossa senhora me levou até esse link e conhecer tanta coisa linda. Obrigada meu Deus, obrigada nossa senhora.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre João Carlos. Que Virgem Santíssima te proteja de todo mal e te abençoe poderosamente pelos caminhos da Paz e da tranquilidade...
    Hoje é dia do Imaculado Coração de Maria.
    Salve Maria!!! Maria sempre trilhou por um único caminho: O do bem e da verdade. Salve Maria, retidão da vida consagrada a DEUS. Maria, cobre-nos com teu manto e livra-nos de todo mal.
    Um feliz e abençoado sábado para Padre João Carlos e toda equipe da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  13. Imaculada Conceição tende misericórdia do Brasil e do mundo 🌎 cubra com manto de luz e bondade o meu presidente e minha família. Livra-nos desta pandemia Amém

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre João Carlos,? me chamo Geraldo de jardim são Paulo eu passei 12 anos no evangelio e recentemente voltei pra o catolicismo,e estou muito feliz ,sou irmão de Iraci de Quipapá abraço

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um excelente final de semana que nossa senhora cubra com seu manto sagrado te ilumine e te proteja 😇🌟🌟🌹🙋
    Que vive no coração da mãe de Deus permanecerá constantemente num lugar sagrado.
    Ó virgem Maria,ao vosso coração Imaculado consagramos.
    Firmai os na fé cristã,sob a vossa maternal proteção.
    Que nossos lar, seja como o de Nazaré, repleto de paz e de felicidade, pelo cuprimento da vontade de Deus,pela pratica da caridade 🙌👏🌹💕

    ResponderExcluir
  16. Obgda Deus abençoe todos nós 🌷🙏🙏

    ResponderExcluir
  17. Jesus entre na fase da vida com uma escolha do ambiente onde seria manifestando as obras que o pai os confiou ama por Maria por sua vez sempre querendo protejer o filho.No mundo existem pessoas diferentes, Cristo viveu tal característica quanto desde cedo costumava ir ao templo escultar os dotores da lei, questionava sobre o que ouvia com uma sabedoria inquestionável, Maria ansiosa a precura do filho que tanto amava, jesus Cristo uma criança independente afirmou está na casa do pai.O evangelho mostra qual é a condição que Jesus passou aqui desde de muito cedo já mostrou sentimentos pelo projeto do Reino de Deus.E as fez de forma discreta e Perfeita.

    ResponderExcluir
  18. PALAVRAS LINDAS EU ADORO O NOSSO "JESUS CRISTO"🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  19. Obrigado por manda todos os dias a meditação da palavra do senhor

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde padre João Carlos, que o Imaculado coração de Maria o abençoe com saúde. Me chamo Reginaura e sou de Riachão/PB .

    ResponderExcluir
  21. muito bem ato dos ����������

    ResponderExcluir
  22. Hoje não tem a Palavra do SENHOR?

    ResponderExcluir
  23. deus nos abençoe sempre minha família meus netos meus filhos é amigos vizinhos amém 🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

São José, rogai por nós!

   19 de março de 2024.    Solenidade de São José, esposo da bem-aventurada Virgem Maria e patrono da Igreja    Evangelho.    Mt 1,16.18-21....

POSTAGENS MAIS VISTAS