PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SÃO PEDRO E SÃO PAULO

SÃO PEDRO E SÃO PAULO

Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja e o poder do inferno nunca poderá vencê-la (Mt 16, 18) 

28 de junho de 2020 – Solenidade de São Pedro e São Paulo. 

Fechando esse mês de junho, e também o ciclo junino, celebramos hoje Pedro e Paulo, apóstolos ‘que plantaram a Igreja e a regaram com o próprio sangue’. É também o dia do Papa, bispo de Roma e sucessor de Pedro. Celebrar o dia do Senhor com essa festa dos dois apóstolos-colunas nos une ainda mais em torno de Cristo, como sua Igreja em missão. 

E, como Igreja, nós temos, na atualidade, dois desafios a enfrentar. O primeiro é que o nosso povo batizado conhece pouco a fé cristã, inclusive boa parte nem pisa na Igreja. O segundo é que os que participam se contentam com a Missa de vez em quando e não se sentem responsáveis pela evangelização dos outros. 

Quando houve aquela grande assembleia de bispos da América Latina em Aparecida, em 2007, eles transformaram esses desafios em um compromisso duplo: levar o povo católico a ser um povo de discípulos missionários. Como bons discípulos do Senhor, cada um conhecer melhor a fé cristã, professá-la com sinceridade e ensiná-la aos outros. Como seus missionários, levarmos o fermento do evangelho ao mundo, levando a boa nova aos afastados, distantes e excluídos. 

A solenidade de São Pedro e São Paulo, que celebramos hoje, pode reforçar essa nossa caminhada de formação e compromisso como discípulos missionários. Os dois apóstolos Pedro e Paulo são exemplos, modelos de compromisso com o Senhor e com a missão evangelizadora. Eles são igualmente nossos intercessores junto a Deus na animação de comunidades de discípulos missionários, igreja em saída para as periferias humanas. Mesmo sendo os dois apóstolos modelos de discípulos missionários, podemos olhar para cada um deles e identificar de maneira mais acentuada uma dessas dimensões. 

A grandeza de Pedro, por exemplo, foi proclamar a fé, em nome dos seguidores de Jesus. Como disse o Mestre, fé que é revelação de Deus, mais do que conhecimento humano. ‘TU ÉS O MESSIAS, O FILHO DO DEUS VIVO’ (Mt 16,16). Disse tudo, disse toda a fé da Igreja, em sua forma mais nuclear. Cremos que Jesus é o Messias, o ungido, prometido por Deus ao povo de Israel. Esse Jesus, de fato, é o Cristo, tradução grega da palavra hebraica Messias, Ungido. Cremos que Jesus de Nazaré é o próprio filho do Deus vivo, vindo a nós em nossa condição humana, homem e Deus verdadeiro, nosso Salvador. Pedro, como disse Jesus, é essa pedra, esse alicerce, essa fé sobre a qual ele funda a sua Igreja. 

Com Pedro, aprendemos a ser discípulos. Somos discípulos, na medida em que conhecemos a fé da Igreja, a fé de Pedro, acolhendo a revelação de Deus, professando-a e vivendo-a com alegria e simplicidade. 

Já a grandeza de Paulo foi levar a mensagem do evangelho às nações pagãs, ultrapassando as barreiras culturais e religiosas em que o mundo judeu delimitava o povo de Deus. Ele é o apóstolo dos gentios, missionário dos pagãos. Fez quatro grandes viagens por quase todo o mundo conhecido, pregando o evangelho e edificando novas comunidades. Paulo reconheceu: “O Senhor esteve ao meu lado e me deu forças, ELE FEZ COM QUE A MENSAGEM FOSSE ANUNCIADA POR MIM INTEGRALMENTE E OUVIDA POR TODAS AS NAÇÕES” (2 Tm 4,17). 

Com Paulo, aprendemos a ser missionários. Somos missionários, na medida em que nos preocupamos e nos responsabilizamos pelo anúncio do evangelho em todos os ambientes, em toda a sociedade.

Guardando a mensagem 

Nossos desafios são dois: conhecer melhor a fé cristã e participar de fato da evangelização. Em Aparecida, abraçamos um programa de crescimento maravilhoso: vamos nos empenhar para ser melhores discípulos e missionários do Senhor. Pedro inspira nosso compromisso de bons discípulos de Jesus, abraçando e conhecendo melhor a fé cristã. Em sua proclamação de fé, ele é a pedra, sobre a qual Jesus edificou sua Igreja. Paulo anima nosso compromisso de missionários entusiastas do Reino. Ele é o homem das viagens missionárias, da evangelização das nações. Paulo inspira o impulso missionário dos discípulos e das comunidades de hoje – Igreja em saída. 

Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja e o poder do inferno nunca poderá vencê-la (Mt 16, 18) 

Rezando a palavra 

Senhor Jesus, 
Neste domingo, nos alegramos com a solenidade de São Pedro e de São Paulo. Eles, com sua pregação apaixonada do evangelho, seu exemplo de seguidores e o testemunho do seu martírio, enriqueceram a tua Igreja com um povo convertido e fiel. Essa comemoração nos chama a um maior compromisso com a fé cristã, vivida com fidelidade e anunciada com entusiasmo em todos os ambientes onde vivemos, trabalhamos, nos divertimos. Dá-nos, Senhor, uma profunda sintonia com a tua Igreja e uma ardorosa adesão aos caminhos de conversão e renovação que o teu Santo Espírito tem inspirado. Abençoa, Senhor, o Papa Francisco no seu ministério de unidade. Abençoa também nossas famílias, os doentes, os idosos, o pessoal da saúde. Dá-nos vitória, Senhor, nesta luta contra este vírus. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra 

O nosso Papa Francisco sempre pede que rezemos por ele. Com a festa de São Pedro e São Paulo, festejamos também o Dia do Papa. Ontem, ele completou 28 anos de ordenação episcopal. 
Então, com grande amor pela Igreja, reze hoje pelo Papa Francisco.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

18 comentários:

  1. Bom dia Padre João Carlos.
    Obrigado pelas lindas palavras do evangelho de hoje, que Deus esteja sempre presente em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas.que Deus abençoe o santo padre.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre obrigada pelas mensagens q Deus abençoe sempre sua vida com saude p q posa continuar com a missão q jesus confiou a vc Bom domingo boa semana com as benção de Deus.

    ResponderExcluir
  4. Bom.dia
    Padre João Carlos que Deus abençoe o senhor muito bonita suas palavras.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João carlos pelas palavras do evangelho que cada dia que passa eu tenho certeza que ta nos abençoando e peço que aumente minha fé em nosso deus me misericordioso. Padre feliz domingo pra o senhor.

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos,belíssima palavra que Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo domingo abençoado e iluminado meu bom pastor 🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Senhor e mestre vós que deu o exemplo, que eu faça como o senhor fez.
    Peço que cada faceta da minha vida traga glória a ti,
    a amar com um coração de servo,e mão em compaixão amorosa para ajudar os necessitados da tua palavra,ser
    sua serva evangelizadora.
    Minha vida na tu vida e tua vida na minha vida, entrar senhor,a casa da minha vida
    🙌👏🌹💕

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos, linda a evangelho de hoje. Vamos rezar sim pelo Papa ele nos representa mundiallmente q Deus o abençoe sempre na proteção de Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém

    ResponderExcluir
  9. Senhor agradeço por tudo que me tendes dado e aos meus filhos obrigada Senhor. Senhor protegei meus filhos,noras.e netos. Protegei nosso PR daí a ele forca,sabedoria para governar tua terra �� Brasil. Amém

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos. Linda MEDIAÇÃO e reflexão do Evangelho de hoje com palavras de conforto para nossa vida espiritual... Obrigado...
    Pedro é a pedra, sobre a qual JESUS edificou sua Igreja. Como cristão, e com muita Fé, devemos viver com fidelidade as palavras do Santo Evangelho.
    Abençoa, SENHOR, o Papa Francisco no deu ministério de unidade e que ele continue firme na fé e na sua caminhada missionária,com grande amor pela Igreja e pelos pobres e sofredores ...
    Que Deus na sua infinita bondade nos conceda um domingo de paz...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  11. A igreja sobre a qual jesus Cristo costruio é a do Espírito Santo,que passa além de nossa condição humana,a confiança depositada em Pedro foi algo extra ordinária pois, às pessoas diferentes dos padrões sócias foram os melhores amigos do Mestre, tinham tempo para ouvir seus ensimentos,vivenciava sua fala, isso atrai seguidores,que ouviam atentamente após a esculta convidava-os a mudarem de vida com Pedro então não foi diferente além da mudança foi confiado a dar continuidade no processo de construção de novas igrejas;"Sobre te edificarei minha igreja",que responsabilidade para dá continuidade ao projeto vivico,o primeiro homem depois de jesus há continuar no processo de construção de igreja,sobre vida humana.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde padre Carlos todos os dias eu leio sua meditação.é muito importante pra mim.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde padre João Carlos. Esse Evangelho é belíssimo.

    ResponderExcluir
  14. Ó Deus, cuja providência jamais falha, eu LHE agradeço pela Solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo. Contudo, me conceda a graça de vencer o sofrimento e a provação. Me conceda a graça de rezar continuamente pelo papa Francisco. Me conceda a graça de obedecê-Lo com amor. Me conceda a graça da libertação. Me conceda a graça de combater o bom combate, completar a corrida e guardar a fé. Me conceda a graça de alcançar a coroa da justiça. Me conceda a graça de esperar com amor a VOSSA manifestação gloriosa. Me conceda a graça de evangelizar com sabedoria. Me conceda a graça de glorificá-Lo para sempre. Me conceda a graça de ser um bom filho da Mãe Católica. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde padre Joao Carlos que Jesus e Maria Santisma derrame muitas bênçãos sobre o senhor, com muita alegria hoje pude ler e refletir sobre o santo evangelho muito importante,creio muito na Santa Igreja e no Papa Francisco em todo clero à Santa Igreja será combatida mais nunca vencida, nós membros deste corpo que é à igreja temos o dever de resar pelo o PAPA FRANCISCO E TODO O CLERO também procurando viver o santo evangelho. Socorro Martins

    ResponderExcluir
  16. Padre João Carlos, vez ou outra aparece uma tempestade em nossa vida, hoje foi um dia destes, mas com DEUS, passamos por ela fortalecidos, graças a DEUS ouvi e rezei com o sr. e por todos dai nesta Santa Missa pela rádio tempo de paz. obrigada por este Santo Evangelho. sua bênção. GRATIDÃO sempre.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS