PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O SERMÃO DA MONTANHA

O SERMÃO DA MONTANHA

Os discípulos aproximaram-se e Jesus começou a ensiná-los (Mt 5, 1-2).

08 de junho de 2020

São quatro ações de Jesus descritas na abertura do Sermão da Montanha (Mt 5). Faça as contas: “Vendo Jesus as multidões (1ª. Ação), subiu ao monte (2ª. Ação) e sentou-se (3ª. Ação). Os discípulos aproximaram-se (essa ação é dos discípulos), e Jesus começou a ensiná-los (4a. Ação de Jesus). Quatro, você sabe, é um número de totalidade, abrangente como os quatro pontos cardeais.

Estamos no início do chamado Sermão da Montanha, que compreende os capítulos 5, 6 e 7 de Mateus. O Sermão da Montanha é a proclamação da Lei do povo da nova aliança.

Vamos às quatro ações iniciais de Jesus. A primeira foi “Vendo as multidões”... Ele vê o povo que acorre para ouvi-lo, para pedir a cura de suas doenças... Ele não vê só com os olhos, vê com o coração. Na história que contou do homem assaltado e caído na estrada, só o samaritano viu, aproximou-se e cuidou dele. O sacerdote e o levita viram, mas passaram adiante. Jesus vê as multidões como Deus que falou com Moisés no Monte Sinai: “Eu vi, eu vi a miséria do meu povo que está no Egito. Ouvi seu grito por causa dos seus opressores, pois eu conheço as suas angústias”. A primeira ação foi “Ver as multidões”, um olhar de compaixão e de compromisso com o seu bem.

A segunda ação de Jesus foi “Subiu ao Monte”. Que detalhe curioso, “subiu ao monte”! Que monte? Com certeza, uma das colinas próximas de Cafarnaum. O monte, na tradição bíblica, é um lugar privilegiado de encontro com Deus. Mas, por que subiu com a multidão ao monte? Claro, ele é o novo Moisés que está levando o povo hebreu para o Monte Sinai, para prestar culto a Deus, celebrar aliança com ele e dele receber a Lei. “Subiu ao monte” é uma ação cheia de significado. Refazendo o caminho da história, Jesus, o novo Moisés, está restaurando o seu povo, que renasce em aliança com Deus.

A terceira ação foi “sentou-se”. Por que sentar-se? Por que estava cansado? Para ficar mais próximo do povo? Os mestres, em Israel e em outros povos, ensinavam sentados. Na Sinagoga, o pregador ficava sentado. Lembra Jesus, na Sinagoga de Nazaré? Depois que leu, de pé, o profeta Isaías, sentou-se para explicar aquela passagem. Na Sinagoga, havia uma cadeira especial para o pregador, perto do púlpito, num lugar de destaque. Chama-se a Cadeira de Moisés. Quando pediu uma barca para se afastar da multidão e falar-lhes sobre o Reino de Deus, lembra em que posição Jesus ficou? Sentado, claro. Sentar-se é a posição de quem vai ensinar, Jesus assume a condição de Mestre. É o novo Moisés que ensina a Lei de Deus ao seu povo.

A quarta ação foi “começou a ensiná-los”. O que ele começou a ensinar vem a seguir: as bem-aventuranças, as bem-aventuranças do Reino. Na interpretação que se fazia do decálogo do Monte Sinai, o bem-aventurado era o praticante da Lei, o que observava os mandamentos e as normas. Nas bem-aventuranças do Monte, Jesus proclama que o Reino de Deus é um dom para os humildes, os sofredores, os pecadores. O Reino é o consolo para os aflitos e perseguidos, a vitória da justiça e da paz para os sofredores, a força dos mansos, o conhecimento de Deus para os de coração limpo, a misericórdia para os pecadores. Afinal, o bem-aventurado no povo da nova aliança é o humilde e pecador amado por Deus.

Ouvindo essa palavra, sinta-se no meio daquela multidão. Você está na lista dos bem-aventurados do Reino. Não porque você seja muito bom, nem muito santo, nem muito praticante da Lei de Deus. Você está na lista dos bem-aventurados porque, na sua fraqueza, nos seus limites, na sua condição de pecador, Deus ama você. É o que Jesus está dizendo.

Guardando a mensagem

Está começando o Sermão da Montanha. Jesus, com compaixão, vê o povo, como Deus na revelação a Moisés, da sarça ardente. Jesus, com o povo e os discípulos, sobe ao monte. Ele é o novo Moisés que liderou a saída do Egito e levou o povo ao Monte Sinai para celebrar a aliança com Deus. Ele é o mestre que, sentado, ensina ao seu povo a lei do Reino de Deus. O seu ensinamento é o manifesto do Reino. Os pequenos são os amados de Deus, os cidadãos do seu Reino. 

Os discípulos aproximaram-se e Jesus começou a ensiná-los (Mt 5, 1-2)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Longe de nós por nossa confiança no dinheiro, na riqueza deste mundo. Queremos acolher o Reino de Deus, como dom que nos é oferecido, como nossa maior riqueza. Longe de nós vivermos na condição de quem não precisa mais de nada, nem de ninguém. Queremos acolher o Reino, com sede e fome de justiça, buscando fraternidade, solidariedade e confiança na tua providência. Longe de nós vivermos a alegria falsa da bebida, das drogas ou da indiferença com a dor dos outros. Queremos viver a verdadeira alegria que o Reino nos traz pelo perdão, pela salvação que nos alcançaste. Longe de nós querermos agradar ao mundo e à opinião pública, negando o evangelho da vida, da família, da verdade. Queremos ser fieis, mesmo no meio de incompreensões ou perseguições, certos que este é o caminho da vitória. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Leia, na sua Bíblia, a passagem de hoje: Mateus 5, 1-12. 

Agradeço, de coração, a todas as manifestações que estou recebendo pela passagem do meu aniversário. Deus abençoe a todos.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

36 comentários:

  1. Parabéns Deus te abençoe e te proteja sempre!! Amém!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia pa.deus abençoe seu dia com paz sabedoria saúde. Peço oração pela minha familia e muitas discórdia muitas coisas que desagradas a deus atodos nos.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre parabéns felicidade ,paz harmonia e prosperidade, saúde e tudo de bom

    ResponderExcluir
  4. Padre João Carlos, gratidão por ser esse amigo tão especial, essa LUZ de DEUS em nossas vidas. FELIZ ANIVERSÁRIO com muita saúde e alegria em seu coração. DEUS te abençoe abundantemente, abraços.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8/6/20 08:01

    Bom dia Padre João Carlos. Que o Amor de Deus e a chama da Fé e da esperança estejam contigo neste momento...
    Agradeço a MEDITAÇÃO e a REFLEXÃO do Santo Evangelho de hoje.
    SENHOR JESUS, queremos acolher o Reino, com sede e fome de justiça, buscando fraternidade, solidariedade e confiança na tua providência. SENHOR, queremos viver a verdadeira alegria que o Reino nos traz pelo perdão....... Desejo que Deus proporcione à Padre João Carlos e toda equipe da AMA uma semana muito feliz repleto de muita saúde paz e alegria.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. bom dia padre que seja feita a vontade de nosso senhor Jesus cristo na tua vida,meus parabens.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns! Padre João Carlos que o Senhor Deuste ilumine e te guarde e obrigada por suas meditações todos os dias. Feliz aniversário.

    ResponderExcluir
  8. Feliz Aniversário Pe.João Carlos!
    A festa é do senhor, mas o presente é meu de tê-lo como guia espiritual.
    O senhor muito contribui para meu sim de catequista.Gratidão!
    Sou de BH/ MG.
    Que Deus cuide do senhor!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre a paz preciso de oração que Deus lhe proteja

    ResponderExcluir
  10. Parabéns padre João Carlos que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  11. Pe. João Carlos, obrigada por alimentar o meu espírito toda manhã com a Palavra de Deus.
    Que Ele continue derramando o Espírito Santo sobre a sua vida.
    Parabéns!
    Sou de Campos dos Goytacazes-RJ
    Peço oração para a minha cidade e o meu estado no enfrentamentamento da pandemia

    ResponderExcluir
  12. Como faco para receber todos os dias o evangelho

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Padre, pela passagem do seu aniversário! Que Deus lhe conceda saúde, paz e muita luz na sua vida!Feliz aniversário!!!
    Obrigada pelas homilias diárias, me ajudam muito no fortalecimento da minha fé!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns padre João Carlos, muitas bênçãos.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns! !Padre João. Que Deus esteja presente na saúde. Para aumentar com suas homelias as nossa fé. E confiança naquele que nos ama verdadeiramente.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia padre João, sua benção.Parabens pelo seu aniverssario e pelo SIM .que Jesus te guie no bom caminho, e Maria Santíssima lhe cubra com seu manto sagrado.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns felicidades padre

    ResponderExcluir
  18. Bom dia padre João Carlos parabéns pelo seu aniversário ti desejo vida longa saúde e muita felicidade, que papai do céu te proteja e te abençoe e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.👏😇🌟🌹🎈🎂
    Todos nós almejamos a felicidade.
    Buscamos simplesmente prazer material,mas logo caímos no despenhadeiro da decepção
    Senhor meu Deus sem ti a vida é vazia e sem sentido.
    Obrigado por ser nosso querido pai, por dar propósito a nossa vida 🌷🙋💕

    ResponderExcluir
  19. BOM dia padre João Carlos MINHA bênção parabéns pelo o seu anivesario Deus ti abençoe com muita saúde i muitas paz agradável sejas para sempre na presença de Deus com sua.familia cristão hoje mim sinto feliz obrigado pelo oseu encanamento sou cearense católica vivo na minha fe sempre peço oração pela a MINHA saude i paz do mundo

    ResponderExcluir
  20. Parabéns, Pe. João Carlos! Que Deus lhe conceda vida longa e feliz! Sua existência é muito especial para todos que têm o privilégio de acompanhá lo mas redes sociais... Um abraço também para sua mãe que um dia te gerou e o trouxe ao mundo para o nosso deleite! Como Deus é bom! Feliz aniversário! (Tenho uma irmã que também aniversaria hoje.) Sou de Barão de Cocais - Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  21. Padre João Carlos bom dia muitas bênçãos sobre você saúde e paz felicidades pelo seu aniversário muito sucesso na sua missão evangelica que o Divino Espírito Santo lhe ilumine sempre em toda sua vida. Peço aJesus que fortifique à nossa fé para sempre procuremos à obedecer e seguir os mandamentos da lei de Deus e procurar mesnas dificuldades aceitar e fazer à vontade de Deus. Socorro Martins

    ResponderExcluir
  22. Parabéns Padre João Carlos!! Deus o abençoe e multiplique seus dons. Suas homilias nos eleva e preenche os corações!! Felicidades

    ResponderExcluir
  23. Amém boa tarde 😇 bença Padre

    ResponderExcluir
  24. Glória a voz senhor, que Deus lhe abençoe sempre, lhe dando muita saúde, paz e felicidades,o meu filho mais novo também está completando ano hj, José Eduardo que Deus derrame chuvas de bençãos na vida de vcs 👏👏👏❤❤

    ResponderExcluir
  25. Parabéns padre João Carlos, que Deus o abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  26. Continue nós iluminando....GRACIAS!!!

    ResponderExcluir
  27. Parabéns Padre João Carlos, que Jesus te abençoe grandemente, com saúde e paz.

    ResponderExcluir
  28. Divino Pai Eterno, eu LHE agradeço por todos os catequistas da VOSSA Igreja. Contudo, me ensine viver o meu profetismo batismal. Me ensine servi-Lo da melhor forma possível. Me ensine viver dignamente. Me ensine obedecê-Lo com amor e fé. Me ensine evangelizar com alegria e sabedoria. Me ensine ser pobre em espírito, manso, misericordioso e puro de coração. Me ensine promover a paz e a justiça. Me ensine vencer as aflições e as perseguições. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  29. Parabéns Pe. João Carlos! Que Deus lhe abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  30. Parabéns Pé. João Carlos, que Deus o abençoe com muita paz, saúde e anos de vida.

    ResponderExcluir
  31. Estimado Pé. João Carlos, Que Deus o abençoe por este lindo trabalho que o senhor executa todos os dias da divulgação da palavra Dele.

    ResponderExcluir
  32. Parabéns Padre João Carlos

    ResponderExcluir
  33. Pe Joao Carlos.
    Sei das suas tantas ocupações.
    Talvez ñ leia esse texto, mas deixo aqui registrado o meu Grande Abraço pela comemoração do seu Aniversário.
    Deus sempre te ilumine para o grandioso trabalho q realiza.
    Obrigado por tanta coisa boa q nos ensina.
    São maravilhosas as suas homilias. Nos trás uma Paz e Conforto enorme para a Alma.
    Nos sentimos mais pertinho de Jesus. Tíra-nos a aperto do peito e nos elava a calmaria.
    Nos faz leve para a vida.
    Pe João Carlos, o Senhor é uma luz q nos guia e acende em nós a chama da esperança de encontrar o Reino de Deus.
    Deus te dê muito tempo entre nós. Sejam dias abundantes de Vitórias, Saúde e Paz. Sua presença entre nós é como uma mão que nos segura e nos puxa para Deus. Ensina- nos pois a amar o próximo , a perdoar os q nos ofenderam, a ver em nós os nossos erros , para , tbm, guiarmos outros ao Reino de Deus.
    Obrigado pela oportunidade de ser seu seguidor.
    Aqui , no meu cantinho discreto, mas com o coração junto ao seu.
    Deus te proteja contra todos os males.
    Receba um Abração do seu Amigo Paulo, aqui de Maceió.
    Faça-se Deus o Senhor de nossas pequeninas vidas. Amém


    ResponderExcluir
  34. Parabéns Pé João Carlos pelo seu aniversário que Deus lhe proteja com saúde e muitas bençãos para que possa transmitir o evangelho de forma didática e assecível a todos,

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

São José, rogai por nós!

   19 de março de 2024.    Solenidade de São José, esposo da bem-aventurada Virgem Maria e patrono da Igreja    Evangelho.    Mt 1,16.18-21....

POSTAGENS MAIS VISTAS