PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: LÂMPADA PARA ILUMINAR

LÂMPADA PARA ILUMINAR

Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa (Mt 5, 15).
09 de junho de 2020.

No tempo de Jesus, não havia luz elétrica, claro. As casas eram um pouco escuras, com poucas janelas. O que eles chamavam de lâmpada era uma tigelinha de barro com um bico com um pavio de algodão ou de linho. Dentro da lâmpada - a tigelinha de barro -, se colocava azeite. O povo mesmo produzia o azeite de oliva, assim era barato. A lâmpada era colocada numa prateleira que estava na parede, num lugar mais alto, ou mesmo numa lamparina que estivesse pendurada. Com aquele pavio, a lâmpada podia ficar acesa o dia todo, sem gastar muito. E ficava acesa para iluminar a casa que era meio escura e para acender o fogo na hora de cozinhar. Só para lembrar, não havia fósforo. Tinham que manter a luz acesa mesmo. Uma das tarefas da dona de casa era manter a lâmpada acesa.

Jesus contou várias parábolas em que se fala da luz dessa lâmpada de azeite. Lembra-se da mulher que perdeu uma dracma e teve que procurar a casa toda com uma lâmpada? E aquela parábola das moças imprudentes que se esqueceram de levar o azeite? As lâmpadas se apagaram antes de começar a festa de casamento.

A pequena parábola de hoje também fala da lâmpada (de azeite, claro). "Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa". Todo mundo no tempo de Jesus entendia do que ele estava falando. O que aprendemos com Jesus é uma luz para iluminar a nossa casa. O que temos a dizer com nossas palavras ou com nosso comportamento é uma luz para iluminar nossa família.

Jesus nos disse que somos luz no mundo, cidade edificada na montanha, lamparina no lugar alto da casa. Testemunhamos que, em nossa pequenez, fomos resgatados por seu amor. Em nós, a sua graça e o seu amor resplendem, nos fazendo luz para os outros, luz de Deus para a vida dos outros. Outros podem encontrar sentido em suas vidas, à luz do nosso testemunho. Minha família não vai ficar na escuridão, porque a luz de Deus que preenche a minha vida pode iluminá-la como uma lamparina pendurada no teto ou lâmpada na prateleirinha da parede, no candeeiro. Por nossas boas obras que testemunham o amor de Deus pelos seus filhos, muita gente pode encontrá-lo e bendizê-lo.

Na verdade, você não é luz porque é um exemplo de vida, uma pessoa sem defeitos, um anjo de criatura. Não, você torna-se uma luz para o mundo, porque Deus enche de luz a sua vida (é o que nos dizem as bem-aventuranças). Você é bem-aventurado porque Deus lhe deu o seu Reino, adotou você como filho/filha, consolou você em sua aflição. É isso que você testemunha, é disso que você fala, é esse brilho que está em seu sorriso e em suas obras: a luz de Deus que inunda a sua vida.

Então, não se esconda. Não se camufle. Hoje, mostre a sua cara. Fale, sorria, aconselhe, testemunhe. Seja hoje um canal da luz de Deus para a vida de sua família, de seus amigos, dos que hoje encontrarem você.

Guardando a mensagem

O Senhor com a sua graça e com sua palavra enche nossa vida de luz. Somos chamados a difundir essa luz para iluminar os ambientes humanos em que vivemos: nossa casa, nossa vizinhança, nosso local de trabalho. Seus ensinamentos, as verdades que proclamou, ditos ontem e hoje em ambientes reservados, precisam ser proclamados e difundidos abertamente. Ele é a luz do mundo. Nós, iluminados por ele, temos a vocação de lâmpada acesa no lugar alto da sala. Estamos aí para iluminar a vida dos outros.

Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa (Mt 5, 15).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Quando eras uma criancinha e foste levado ao Templo para a consagração dos primogênitos, o profeta Simeão te tomou nos braços e disse que tu eras a luz para iluminar as nações do mundo. Tu mesmo admitiste na presença dos teus discípulos: ‘Eu sou a luz do mundo, quem me segue não anda nas trevas’. Uma vez iluminados com a tua luz, chamaste a nossa atenção para sermos também iluminadores dos outros. Hoje, te pedimos, Senhor, que a tua luz não se apague em nosso coração e em nossa vida. E que essa luz que vem de tua Palavra, de tua presença através da Igreja, da Eucaristia seja a luz que refletimos para os que conosco convivem ou conosco se encontram. Seja o bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Hoje, faça um momento de oração por sua família. Recorde cada um, cada uma e peça ao Senhor que os ilumine com a sua Palavra. Peça também ajuda para realizar bem a tarefa que ele lhe dá: ser a lâmpada de azeite acesa e posta num lugar alto de sua casa para iluminá-la.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

22 comentários:

  1. A luz do saber que existem nas pessoas, que optam pelo projeto de Jesus requer muita esforço, para manter-se acesa, diante da escuridão que a todo custo é convidado ofuscar tal, precisamos esperimentar, conhecer essa claridade se observarmos o que ele requer de nós essa chama aumentará com um reflexo tão intenso que não haverá mais treva (ignorância), isso é Divino,pois ser a luz do mundo é essencial para transmitir sentido verdadeiro a Vida que Cristo nos orientou.

    ResponderExcluir
  2. Que texto mais lindo! Muito bom ler um texto assim durante a manhãzinha... Serve de reflexão e guia para enfrentar o resto do dia!
    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos sua bença Feliz aniversário muita paz muita saúde e muita luz minha luz e caminha com a luz dê Jesus junto com a minha família sou de areias Recife

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos sua benção! Amém!linda reflexão

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não havia acessado o link para ler as mensagens, mas meu coração disse para ler, sim que meu horário de trabalho atrapalha um pouco, mas vou procurar nunca mais deixar de ler. Achei excelente. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostou muito da tua mensagem como posso receber todos dia

      Excluir
    2. Parabéns padre João Carlos Deus lhe abençoe sempre

      Excluir
  6. Bom dia Padre! Sua bênção! Obrigada por nos presentear todos os dias com as meditações. Amém 🙇‍♀️

    ResponderExcluir
  7. Que nós como cristãos possamos ser luz para o próximo, em especial nossos familiares que são os mais próximos.E preciso evangelizar, levar a Palavra de Deus a todos como ordenou Jesus. Que o Espírito Santo nos ilumine nessa jornada.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns padre! Que essa palavra de hoje nos sirva como reflexão de vida! Que sejamos essa luz!! Amém

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos meus parabéns que o senhor a cada dia ilumine mais que seja essa pessoa em nossas vidas e dando saúde e felicidades de coração. Bem padre essa leitura ela recorda quando eu era criança e foi numa época de São João estávamos ao redor de uma fogueira e uma pessoa soltou bomba só que nos explodiu e eu encontrei essa mesma bomba levei para dentro de casa peguei a lamparina acendi coloquei a bomba e explodiu em na minha mão e no corpo olhe foi um susto grande em todos de minha casa aí fui para o hospital para finalizar estou viva e até hoje eu lembro muito bem e agradeço a Deus e obrminha mãe e família que dera o apoio borrado e sejamos iluminados para iluminar outros pessoa

    ResponderExcluir
  10. Anônimo9/6/20 08:03

    Bom dia Padre João Carlos. Que os dons do Espirito santo estejam contigo neste momento dando-te força para enfrentar cada dia com amor e determinação as dificuldades da vida. Que você seja a lâmpada para iluminar a vida das pessoas que sofrem e dos que se encontram nos leitos dos hospitais... Senhor, te pedimos que a tua luz não se apague em nosso coração e em nossa vida. SENHOR JESUS, tu és a luz do mundo, quem te segue não anda nas trevas. SENHOR, louvado seja o teu Santo Espírito.
    Desejo um dia iluminado à todos da AMA. ESTER de Campinas São Paulo

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, Padre! Parabéns pela sua vida! Deus o abençoe. Eu não o conhecia mas através de uma amiga estou recebendo todos os dias as suas mensagens. Está sendo muito bom. Uma bênção de Deus para começar o meu dia.

    ResponderExcluir
  12. Esse é meu número 092995122376

    ResponderExcluir
  13. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que Deus lhe abençoe sempre, feliz aniversário.

    ResponderExcluir
  14. José Lúcio9/6/20 08:57

    Obrigado, Senhor por nos presentear com Lucas que trouxe mais Luz para nossa família, junto com suas priminhas Júlia e Giovanna que também nasceram nesse tempo difícil, mas de Esperança. Que Nossa Senhora continue nos iluminando e que o Espírito Santo através da Palavra seja a Luz mais alta dos nossos lares.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre João Carlos que essa terça feira seja iluminada para o senhor como o senhor é para suas ovelhas.
    Papai do Céu te abençoe e te proteja 🙌🌟🌟🌹
    Derrame alegria e bondade, que sua família, amigos e vizinhos e quem vc encontra no seu caminho, sintam o valor do seu coração afetuoso.
    E você receberá de volta as vibrações de gratidão de seu coração.
    Meu pai amoroso ti agradeço por mim ter mim tornado essa pessoa
    sincera e brincalhona, gosto de fazer as pessoas sorrir e que mim faça sorrir.
    🌹🙋💕

    ResponderExcluir
  16. Pai rico em misericórdia, eu LHE agradeço por todos os santos brasileiros. Todavia, me ajude viver o meu profetismo batismal. Me ajude vencer as dificuldades da vida. Me ajude obedecê-Lo com amor. Me ajude com a VOSSA proteção. Me ajude ser generoso. Me ajude ser sal da terra e luz do mundo. Me ajude fazer boas obras. Me ajude louvá-Lo e adorá-Lo cada vez melhor. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Jesus misericordioso derrame suas bênçãos de saúde paz pra toda minhfamlha presente e ausente os do mundo inteiro

    ResponderExcluir
  18. Padre João Carlos sua bênção obrigada por ser esta Luz de DEUS em nossa vida. DEUS o proteja,Nossa Senhora de Fátima o cubra com seu Manto Sagrado. GRATIDÃO.Uma boa noite .

    ResponderExcluir
  19. Anônimo9/6/20 22:59

    Parabéns Padre João Carlos, desejo-lhe um feliz aniversário, que Deus o abençoe pelo Padre que o Senhor é, transmitindo todos os dias a palavra de Deus, e nos dando força para carregar nossa cruz. Desejo-lhe saúde e paz, que o Espírito Santo, cada dia mais lhe ilumine, para que o Senhor continue nos transmitindo, a palavra de Deus. Que Ele o abençoe, hoje e sempre. Amém.

    ResponderExcluir
  20. Bom noite padre João carlos. Muito maravilho ter essa luz q o senhor em nassas vidas

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

São José, rogai por nós!

   19 de março de 2024.    Solenidade de São José, esposo da bem-aventurada Virgem Maria e patrono da Igreja    Evangelho.    Mt 1,16.18-21....

POSTAGENS MAIS VISTAS