07 junho 2020

SANTÍSSIMA TRINDADE


Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele (Jo 3, 16)

07 de junho de 2020 – Domingo da Santíssima Trindade

A nossa realidade é assim. Desunião dentro de casa. Gente brigada na comunidade. Um país polarizado. Gente que não escuta, nem dialoga, só correndo atrás do seu interesse. Mas, não estamos satisfeitos com isso. Sonhamos com algo bem diferente. Famílias, onde se vive amor e respeito. Comunidades inclusivas e solidárias. Um país no caminho da justiça e da fraternidade. Esse é o sonho que temos no coração.

Podemos pensar: temos um bom exemplo a seguir, a Santíssima Trindade. Eles são três pessoas, mas são um só Deus. Cada um tem a sua individualidade: um é o Pai; outro é o Filho; e o outro é o Espírito Santo. São três, cada um tem sua atuação, mas vivem na perfeita unidade. São um. Podemos nos inspirar nesse modelo para construir famílias e comunidades unidas e felizes. 

Podemos pensar um pouco mais. Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Então, já está no nosso DNA a inclinação para a compreensão, a cooperação, a unidade. Por isso, ficamos tão desapontados com esse desencontro, essa concorrência, essa busca egoísta de felicidade que experimentamos todo dia, em nós, em nossas famílias, em nossas comunidades. 

Pensando ainda melhor, podemos perceber uma realidade surpreendente. O Deus uno e trino, que habita no mais alto do céu, o Deus que adoramos não é apenas um belo modelo a ser imitado. Nós já vivemos mergulhados nele, na grande experiência do seu amor. O salmo oitavo exalta o ser humano e pergunta ao Altíssimo: “Senhor, que é o homem, para dele vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho?”. É que nos vemos rodeados de tanta atenção, de tanto carinho, participantes do seu poder e de sua glória. O Deus lá do alto fez morada cá entre nós. Nós nos sentimos, como Pedro, Tiago e João na transfiguração de Jesus, no Monte: envolvidos pela nuvem de sua presença e de sua glória. 



Nas Escrituras Sagradas, brilha esse mistério da presença e do amor do Deus uno e trino em nossa vida e em nossa história. Deus se revelou e fez aliança com o povo de Israel. No Monte Sinai, Moisés dirigiu-se a Deus, o Pai, com esta linda prece: "Senhor, se é verdade que gozo do teu favor, peço-te, caminha conosco; embora este seja um povo de cabeça dura, perdoa nossas culpas e nossos pecados e acolhe-nos como propriedade tua" (Ex 34, 9). A presença do Santo Espírito, com o Pai e com o Filho, está bem clara na saudação do apóstolo Paulo, em seus escritos : "A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês" (2 Cor 13, 13). O Filho veio para restaurar a nossa comunhão com Deus. "Deus não enviou o Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele" (Jo 3, 17). Deus nos deu o que ele tinha de mais precioso, mais dele, deu de si mesmo. Ele nos deu o seu Filho para sermos libertados da condenação merecida pelo nosso pecado, para sermos salvos. 

Já estamos mergulhados na Trindade. Como disse Paulo, em sua pregação em Atenas: “nele vivemos, nos movemos e somos” (At 17). Fomos inseridos na comunhão com o Pai, pela reconciliação que Cristo, o Filho, nos alcançou em sua cruz. O Santo Espírito foi derramado sobre nós como água viva, nos comunicando a graça da filiação divina. E não nos esqueçamos que fomos criados por Deus, na maravilhosa atuação do Pai, criados à sua imagem e semelhança. Já estamos mergulhados no mistério do Deus uno e trino que contemplamos, tentando imitá-lo em nossa vida de família e de comunidade. 

Guardando a mensagem


Construir comunidades de amor, onde as individualidades sejam respeitadas, onde se dialogue nas diferenças e se reencontre no perdão, não é algo utópico. Dá pra gente fazer. Mesmo com nossa fraqueza, dá pra gente construir famílias mais felizes e comunidades mais acolhedoras. A comunhão é coisa da nossa própria natureza espiritual, nós que agora somos irmãos no Senhor, membros do seu único corpo, filhos e filhas do mesmo e eterno Pai, habitados todos pelo único Espírito. Então, cuidemos de ser mais amorosos dentro de casa, com nossos pais, com nossos irmãos e parentes; mais gentis e generosos com quem encontrarmos; mais gratos e apaixonados pela mãe Igreja, que nos gerou como filhos para Deus e, permanentemente, nos alimenta com o pão da Palavra e da Eucaristia. 

Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele (Jo 3, 16)

Rezando a palavra 

Senhor Jesus, 
A experiência que temos, no dia-a-dia, termina nos fazendo descrentes do grande sonho da fraternidade que está no nosso coração. Nosso estilo de vida nos leva a tratar os outros com segundos interesses ou nos afastar deles tomando-os como inimigos, adversários, concorrentes. Assim vamos perdendo a confiança e o respeito pelos outros e destruindo as boas chances de aproximação, cooperação, amizade. Repetimos esse mesmo esquema dentro de casa, na Igreja também. Daqui a pouco não nos sentiremos mais filhos amados, mas críticos amargos de tudo e de todos. Ah, Senhor, esse domingo da Santíssima Trindade nos ajuda a dar um freio nisso. Não somente Deus é maravilhosamente uno e trino, uma comunidade de amor, que podemos imitar. Mas, por graça, estamos inseridos nessa comunidade de amor. Somos filhos. Somos irmãos. Somos amados. Estamos em comunhão. Que o teu Santo Espírito nos ajude a viver esse amor em casa, na rua, na igreja, no trabalho, na sociedade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Quando, hoje, for fazer o sinal da cruz, faça-o devagar e pensando como o mistério do Deus uno e trino, Pai, Filho e Espírito Santo nos abraça. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

20 comentários:

  1. Amém Jesus glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Deus querido ,por esse apaixonado amor por cada um de nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Meu Deus!!🙏🏾🙏🏾🙏🏾

      Excluir
  4. Bom dia Pe João Carlos a sua bênção Que o Deus Pai Filho e Espírito santo nos iluminem à todos nós para que andemos sempre em sua presença abençoado domingo a todos Jesus eu confio em Vós Francisco Taubate SP

    ResponderExcluir
  5. Sao José,pai de Jesus por merito da Santissima trindade, ho mae imaculada, peotejei-me das obsessoes, das dividas, da siruaçao de desesperança, peocuro a palavra de Deus em que ira me curar de td dor do coraçao e do braço🙏🏽🙏🙏🏼🙏🏽🙏🙏🏼

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um domingo abençoado e iluminado que nossa senhora cubra com seu manto sagrado 🙌😇🌟🌹
    Louvemos a Deus por essas torrentes de graças e ensinamentos
    Que nós atraímos para nossas convivência, palavras, pensamentos voltados sempre para o amor e o serviço do próximo, para um mundo mais pacífico e mais humano.
    👏👏🌹💕

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Senhor por tudo! Muito obrigada Padre João Carlos por essas palavras carinhosas e caridosas! Amém!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo7/6/20 10:12

    Bom dia Padre João Carlos. Linda e reflexão do Evangelho de hoje!!!
    A Santíssima Trindade são três pessoas, e um só DEUS verdadeiro. Que a Santíssima Trindade nos proporcione um país no caminho da justiça, da paz e fraternidade. Esse é o sonho que temos no coração. Tenhamos fé e assim teremos o melhor de DEUS.
    Desejo um domingo muito feliz repleto de muita saúde paz e alegria à todos da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  9. Amém, Glória a Deus nas alturas

    Bom dia Pe.João Carlos.

    ResponderExcluir
  10. os áudios da meditação não está sendo atualizado?

    ResponderExcluir
  11. Senhor, Senhor! Deus misericordioso e clemente, paciente, rico em bondade e fiel, eu LHE agradeço pela Solenidade da Santíssima Trindade. Entretanto, me conceda a graça de obedecê-Lo com amor e fé. Me conceda a graça de adorá-Lo com sinceridade e alegria. Me conceda a graça perdoando o VOSSO povo. Me conceda a graça acolhendo e caminhando com a VOSSA Igreja. Me conceda a graça de trabalhar no meu aperfeiçoamento. Me conceda a graça de viver com coragem, cultivando a concórdia e a paz. Me conceda a graça de procurar o caminho da santificação. Me conceda a graça de alcançar a vida eterna. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Glória a voz senhor, peço Ati senhor, que me conceda sabedoria para compreender, a vossa santa palavra, que eu seja pra ti um membro de alegria, e amor,ti adoro meu senhor trino, hj e para sempre amém!!

    ResponderExcluir
  13. Te adoro senhor e te amo nossa Senhora

    ResponderExcluir
  14. Muito bom se as pessoas meditasem em todas as situações...

    ResponderExcluir
  15. Senhor Jesus me ajuda a compreender sua santas palavras e por em prática todos os dias da minha vida eu peço eu suplico

    ResponderExcluir
  16. Bom dia padre. Joao Carlos maravolhoso recerber a meditacçao da palavras

    ResponderExcluir
  17. Omtem eu assiste.a explicaça sobre a trindade santa sao tres pessoas mais um so Deus muito lindo bom dia padre joao carlos sou graça Queiroz de fortaleza 8 6 2

    ResponderExcluir
  18. Deus pai,Deus filho,Deus Espírito Santo fico feliz em participar dessa família! 😇

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@hotmail.com ou o whatsapp 81 9.9964-4899.