14 maio 2020

PERMANECER EM CRISTO

Se vocês guardarem os meus mandamentos, permanecerão no meu amor (Jo 15, 10)
14 de maio de 2020

Jesus está à mesa com os discípulos. No clima de intimidade da ceia, ele descreve a comunhão existente entre ele e os discípulos como a relação entre a videira e os ramos. A videira era já uma representação do povo de Deus, no Antigo Testamento. Ele lhes diz: “Eu sou a videira verdadeira, vocês são os ramos. Meu Pai é o agricultor”.

Jesus está unido ao Pai, permanece no Pai. E o Pai nele. Assim, os discípulos: permaneçam em Jesus, pois Jesus permanece neles. Como ramos, estejam inseridos na videira, profundamente, para dar frutos. O Pai poda os ramos para que deem mais frutos e corta os que não dão fruto. Como bom agricultor, o Pai cuida da videira e é glorificado pelos frutos que colhe. Daí a recomendação: "permaneçam no meu amor".

Mas, o que é ‘permanecer’? A imagem da videira nos ajuda a entender bem o que seja ‘permanecer’. Permanecer é estarmos inseridos em Cristo, em comunhão com ele, alimentando-nos dele e produzindo frutos. Vamos nos explicar melhor. 

PERMANECER EM CRISTO é, antes de tudo, estar em comunhão com ele, reconciliados e perseverantes na oração e na prática de sua palavra. “Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto”. Estamos unidos a Cristo pela fé e pelo batismo. No batismo, fomos inseridos nele, enxertados como ramos na videira. O batismo foi o banho purificador, que nos lavou do pecado, inserindo-nos no mistério de sua morte e ressurreição. Jesus falou que o Pai limpa o ramo e que nós já estávamos limpos pela palavra que recebemos. É bom lembrar que eles estavam ali na ceia, e que a ceia começou com o lava-pés. Por sua morte e ressurreição, Jesus nos limpa, nos purifica, nos reconcilia. Permanecendo em Cristo, o que pedimos ao Pai, ele nos concede. Permanecendo nele, suas palavras permanecem em nós.

PERMANECER EM CRISTO é também estar em comunhão com a sua Igreja, com a comunidade dos discípulos. Quem está unido a Cristo precisa viver unido à comunidade dos discípulos, à Igreja, ser conhecido, participar, contribuir com a missão.

PERMANECER EM CRISTO é ainda guardar os seus mandamentos. “Se guardarem os meus mandamentos, permanecerão no meu amor”, disse ele. E apresentou o seu próprio exemplo: ele guardou os mandamentos do seu Pai e, assim, permanece no seu amor. O discípulo de verdade é o que faz a vontade de Deus, como ele. E ali na ceia, ele nos deu o mandamento do amor fraterno: “amem-se uns aos outros, como eu amei vocês”.

Guardando a mensagem

Como os ramos estão unidos à videira, assim nós estamos unidos a Cristo. Para dar frutos, isto é, para realizarmos nossa vocação de ramos precisamos permanecer nele. Permanecer é estar em comunhão com ele, participando de sua Igreja e praticando os seus mandamentos. Só assim podemos dar frutos. O grande fruto é nos tornarmos seus discípulos: andar nos seus caminhos, ter os seus mesmos sonhos, amar com o seu coração compassivo, servir aos sofredores como ele o fez, ter o seu mesmo compromisso com o Reino.

Se vocês guardarem os meus mandamentos, permanecerão no meu amor (Jo 15, 10)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

Pela fé e pelo batismo, estamos unidos a ti. Como ramos, fomos enxertados na videira verdadeira, que és tu. Não é fácil, Senhor, manter essa comunhão contigo, permanecer na graça. São tantas as provações, as tentações que teimam em nos afastar de ti e da comunhão com a tua Igreja, o teu corpo místico. Ajuda-nos, Senhor, com a força do teu Espírito, a nos manter perseverantes e fiéis, alimentados pelo pão da Palavra e da Eucaristia, produzindo muitos frutos para a glória do Pai. Sendo hoje o dia do teu apóstolo Matias, que foi escolhido para ficar no lugar de Judas Iscariotes, queremos, por sua intercessão, renovar nossa comunhão contigo e com a tua Igreja, nesse momento difícil que estamos atravessando como humanidade. Abençoa, Senhor, este 14 de maio e todas as pessoas que hoje, em todo o mundo, num grande esforço de unidade, estão clamando pelo fim da pandemia e pelo advento de um tempo de paz e fraternidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

Neste dia de oração, jejum e invocação a Deus pela humanidade atingida pela pandemia do novo coronavírus, faça o seu momento pessoal de oração rezando nesta intenção.

Se você tiver um tempinho, às 10 da noite, a gente se encontra na live da Oração da Noite no youtube e no facebook. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

9 comentários:

  1. >>



    Recebam diferentes versões para o Santo Evangelho diariamente no seu aparelho celular e por todas as manhãs; em texto, em vídeo e em áudio pela minha "Lista de Transmissão do WhatsApp"!

    Para ser um cadastrado bastará enviar "EVANGELHO DIÁRIO" para meu WhatsApp e registrar o número na sua agenda:
    - 11 99715-5319

    Por gentileza, não se esqueçam de fornecer vossos nomes e sobrenomes em razão dos homônimos para os nomes mais populares!



    >>

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima quinta feira abençoada e iluminada 🙌😇😇🌹👏

    Senhor Jesus ajuda nos a das ouvidos às tuas palavras, e a sermos obdientes aos teus mandamentos.
    Tendo em vista o que mesmo sofreu quando tentado,ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados.
    Querido senhor lembra me de parar e orar, ajuda me a decidir me a me concentrar no teu plano para minha vida.
    Obrigada pai,por teu amor maravilhoso 👏🌹🙌💕

    ResponderExcluir
  3. Pa João carlos peço sua benção. E oração para freia essa pandemia que esta solando o nosso pais e nossas cidade amem

    ResponderExcluir
  4. Querido Deus,perdão por tudo livra-nos desse vírus que ataca a humanidade,Piedade senhor,Piedade. Amém

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Pe João Carlos a sua bênção que o senhor tenha um dia abençoado que o Senhor tenha misericórdia de todos e acabe com esta pandemia amém Jesus eu confio em Vós Francisco Taubate SP

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Padre João Carlos. Que Deus esteja sempre presente, em todos os momentos de nossas vidas!
    Permanecer em Cristo é está em comunhão com ele, reconciliados e perseverantes na oração e na prática da sua palavra, guardar seus mandamentos, andar nos seus caminhos,amar e servir aos sofredores.
    Ajuda-nos, SENHOR, com a força do teu espírito a nos manter perseverantes e fiéis, alimentados pelo pão da palavra e da Eucaristia para a glória do Pai.
    Peço-te, SENHOR, por toda humanidade atingida pela pandemia do novo Coronavirus.
    Boa tarde a todos da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Criador inefável, eu LHE agradeço pela solenidade de São Matias. Entretanto, me conceda a graça de evitar o pecado. Me conceda a graça de viver o meu ministério e o meu apostolado. Me conceda a graça de ser fiel. Me conceda a graça de testemunhar a ressurreição do meu SALVADOR. Me conceda a graça de rezar santamente. Me conceda a graça de guardar os VOSSOS MANDAMENTOS e de permanecer no VOSSO amor. Me conceda a graça de amar todas as pessoas. Me conceda a graça de produzir bons frutos. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  8. Padre João boa noite que Jesus e Maria Santisma lhe abençoe elhe guarde de todo mal O evangelho de hoje Jesus é muito claro com nosco pede que guardemos seus mandamentos que ele permanecera em nós, MEU SENHORJESUS ME AJUDE A FAZER A VOSSA VONTADE Socorro Martins

    ResponderExcluir
  9. Padre João Carlos boa noite Jesus e Maria Santisma derrame muitas bênçãos sobre o senhor. Jesus me ajude com a vossa mozericordia a SoSguardar os vossos mandamentos para que permanesas em mim me guardando e a toda a minha família

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@hotmail.com ou o whatsapp 81 9.9964-4899.