PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: FUI EU QUE ESCOLHI VOCÊS

FUI EU QUE ESCOLHI VOCÊS

Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês (Jo 15, 16)

15 de maio de 2020

Que grande graça, nós sermos cristãos. Nós aceitamos seguir Jesus, nós o escolhemos como referência fundamental de nossa vida. É por isso que nos chamam de cristãos. Somos seus seguidores. Nós fizemos uma opção por ele, como nosso modelo e salvador. Mas, olha o que ele hoje está nos dizendo: “Não foram vocês que me escolheram, fui eu que escolhi vocês”. Ele nos amou e nos escolheu, por primeiro. O amor dele foi antes do nosso. Como disse o apóstolo: “Quando ainda éramos pecadores, ele nos amou e se entregou por nós”.

O amor de Deus nos precede. Ele deu o primeiro passo, quando ainda estávamos no pecado. A gente sempre pensa com uma lógica diferente. Um dia, meditando a história do filho pródigo (Lucas 15), me dei conta que o filho errado voltou pra casa, em primeiro lugar porque havia um pai misericordioso esperando-o. Esse amor, que ele já tinha experimentado quando estava em casa, vinha antes de sua própria conversão. Movido por esse amor, encorajado por ele, é que este filho pródigo se levantou arrependido e começou o seu caminho de retorno à casa do Pai. Não foi só a conversão que o levou de volta para casa. Em primeiro lugar, foi o amor do Pai que o atraiu e criou as condições para a sua volta. Meditando assim, compus aquela música ‘Meu Bom Deus’. “Meu bom Deus, o teu amor me trouxe aqui”. O amor de Deus é antes do nosso.

A Igreja, no Concílio de Trento, concluído em 1563, explicou que o início da justificação brota da graça preveniente de Deus, por Jesus Cristo, pela qual somos chamados, sem qualquer merecimento de nossa parte. Em resposta, podemos consentir livremente nesta graça e cooperar com ela (Cf Trento 797).

O mesmo mandamento do amor fraterno está baseado nesta experiência de termos sido amados por primeiro. “Amem-se uns aos outros, como eu amei vocês”. Aliás, esse amor vem bem antes no amor do Pai por Jesus: “Como o Pai me amou, eu amei vocês”.

Guardando a mensagem

No antigo catecismo de perguntas e respostas, nós decorávamos uma resposta muito especial. Éramos perguntados: “Você é cristão?”. Respondíamos em coro: “Sim, sou cristão pela graça de Deus”. É disso que nos fala o evangelho de hoje. A salvação é uma iniciativa de Deus que nos amou primeiro, vindo ao nosso encontro, nos oferecendo a graça da redenção em Cristo. Ele nos amou primeiro. Em resposta, acolhemos a graça do Senhor e procuramos, cheios de gratidão, viver como discípulos de Jesus, apoiados pela graça do seu Espírito em nós. 

Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês (Jo 15, 16)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Nós te bendizemos por nos teres escolhido como teus discípulos e discípulas. O Pai nos amou e te enviou para nossa salvação. Tu nos escolheste e nos designaste para darmos fruto. O fruto primeiro é nos tornarmos teus discípulos. Obrigado, Senhor. Dá-nos a graça de sermos perseverantes e fiéis no teu caminho. Senhor, neste momento de sofrimento que estamos enfrentando, dá que o teu povo realize a sua missão de ser luz do mundo. Que nós teus discípulos e discípulas, mostremo-nos responsáveis na proteção da vida, generosos na solidariedade e confiantes na misericórdia divina que não há de nos faltar. Nós te pedimos, Senhor, que cesse essa pandemia e que venha um tempo de paz e saúde para toda a humanidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Hoje, nossa Associação Missionária Amanhecer (AMA) está realizando uma jornada especial para animar os associados e associados na missão. Um de nossos propósitos, hoje, é levantar recursos para aquisição de equipamentos melhores para transmissão da Santa Missa pelas redes sociais. Desejando participar da campanha, clique no link que estou lhe enviando pelo seu whatsapp. Precisando de alguma informação ou ajuda, comunique-se conosco pelo whatsapp 81 9964-4899.


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

9 comentários:

  1. >>



    Recebam diferentes versões para o Santo Evangelho diariamente no seu aparelho celular e por todas as manhãs; em texto, em vídeo e em áudio pela minha "Lista de Transmissão do WhatsApp"!

    A divulgação de notícias oficiais da I.C.A.R., bem como orações & artigos relacionados, também estão inseridos na rotina.

    Para ser um cadastrado bastará enviar "EVANGELHO DIÁRIO" para meu WhatsApp e registrar o número na sua agenda:
    - 11 99715-5319

    Por gentileza, não se esqueçam de fornecer vossos nomes e sobrenomes em razão dos homônimos para os nomes mais populares!

    "TUDO COM JESUS/ NADA SEM MARIA!"


    >>

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas.

    ResponderExcluir
  3. Gratidão padre João Carlos , recebo sua meditação diariamente enviad por um padre amigo, hj ele ainda não me enviou e gostaria muito de receber pode me enviar?
    Suas palavras fortalece meu dia, sou Deka de Campinas/SP

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos. Obrigado por receber a MEDITAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR e a linda reflexão do Evangelho de hoje.
    SENHOR JESUS, dá-nos a graça de sermos luz do mundo... dá-nos a graça também, SENHOR, para que possamos ser
    Perseverantes e fiéis no teu caminho.
    SENHOR, neste momento de sofrimento que estamos enfrentando, ajuda-nos a sermos responsáveis na proteção da vida, generosos na solidariedade e confiantes na misericórdia divina
    SENHOR, daí paz e saúde para toda a humanidade...
    Nós confiamos em ti SENHOR.
    À padre João Carlos e toda equipe da AMA, desejo um final de semana muito feliz repleto de muita saúde paz e alegria...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Pa João carlos peço oracao por toda minha familia.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos.
    Obrigado pelas lindas palavras.
    AMÉM

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos que papai do céu te abençoe e proteja e nossa senhora auxiliadora envolver o senhor no seu caminho,um dia iluminado para o senhor 🙌😇😇💕

    Senhor Jesus,tu fizeste diferença em toda vida que tocaste.Ninguem contínuo o mesmo depois de estar na tua presença.obrigodo porque, como teus filhos, nós também podemos alcançar outras pessoas e fazer diferença na vida delas.
    Viva sua vida mais simples possível,seja uma pessoa melhor, não só na presença de Jesus, somos todos iguais
    🙌👏👏😍😘💕

    ResponderExcluir
  8. Boa noite padre a sua benção obrigada pelo Evangelho que recebo todos os dia

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS