PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O DOM DA UNIDADE

O DOM DA UNIDADE

Eu lhes dei a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um (Jo 17,22)
28 de maio de 2020

Ao aproximar-se a festa de Pentecostes, quando celebramos a vinda do Santo Espírito, a Igreja nos lê a oração sacerdotal de Jesus, em João capítulo 17. Na última ceia, com os discípulos, Jesus ora por nós. Ontem, ficamos encantados como ele pediu ao Pai que não nos tirasse do mundo, mas nos livrasse do mal. Hoje, ele fez um pedido ainda mais especial: ‘que todos sejamos um’, isto é, que vivamos em perfeita unidade.


O que será essa ‘unidade’ que Jesus está pedindo ao Pai para nós? O que podemos pensar de ‘unidade’, nós um povo marcado por tanta divisão, nós mesmos tão egoístas e interesseiros, com tanta gente desencantada pelo desamor e até pela traição. A gente fala de unidade, mas nem sabe mesmo o que realmente seja, nem acredita que realmente ela possa existir entre nós.

Jesus pediu ao Pai que nós sejamos um, como ele e o Pai são um, isto é, como eles estão identificados no amor. Olha como ele disse: “para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste”.

Então, entre Jesus e o Pai existe essa unidade perfeita. A unidade é uma expressão do amor. Jesus, entre nós, manifestou o amor do Pai. Ele nos deu a conhecer quem é o Pai. O Pai amou o mundo e enviou Jesus. O que é de um é do outro. “O que é meu é teu e o que é teu é meu”. No dizer de Jesus, o Pai lhe deu suas palavras e a sua glória. Jesus ama o Pai e realiza com todo amor a sua vontade. Nada do que Jesus diz ou faz, o faz por sua conta, mas porque o Pai mandou fazer ou dizer. É tanta identificação, que, mesmo sendo duas pessoas, os dois são um, estão em perfeita unidade.

Essa unidade entre o Pai e Jesus é o modelo de unidade que ele está nos apresentando. É assim que devemos viver na comunidade, em unidade, como Jesus e o Pai. O mandamento que ele nos deu foi o amor fraterno - ‘amem-se uns aos outros’ - com um finalzinho muito, muito sério: ‘como eu amei vocês’. E como foi que Jesus nos amou? Dando-se por nós, entregando-se em nosso favor, tomando o nosso lugar na morte. Esse é o amor com que ele nos amou: ‘morrendo por nós’. Então, esse é o amor que devemos aos irmãos: acolher, ser solidário, compreender, perdoar, sacrificar-se pelos outros,... A unidade é uma expressão do nosso amor.

O que Jesus pediu ao Pai, então? Que ele nos ajude a amar; a permanecer nele, nos identificando com ele; a amar os irmãos, como ele nos amou. Jesus nos deu a glória do Pai, que é o seu amor, cuja máxima expressão é o dom do seu Espírito. É o Espírito Santo que nos faz filhos de Deus, que nos forma como discípulos, com os mesmos sentimentos de Jesus. É o Espírito da verdade que nos conduz para a unidade perfeita entre nós e com o Pai e o Filho.

Guardando a mensagem

Jesus pediu para os que crerem nele o dom da unidade, sermos um, vivermos em perfeita unidade entre nós e com Deus. Não somente imitemos o Pai e o Filho, mas estejamos neles, na sua própria unidade. Isso é possível, particularmente, pelo grande dom do Espírito Santo, que nos faz filhos, unidos a Cristo. A unidade é possível, porque ela já existe entre Jesus e o Pai, no Espírito Santo. E nós fomos alcançados pelo amor de Deus manifestado em Jesus, por suas palavras e suas obras e, sobretudo, pelo dom de sua vida em nosso favor.

Eu lhes dei a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um (Jo 17,22)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Nós estamos na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Tu disseste, Senhor, que a unidade é a condição para que o mundo creia. Perdoa, Senhor, nossas faltas contra a unidade do teu rebanho, pelo pouco amor que demonstramos por tua Igreja e pela distância que alimentamos dos que creem em ti, mas pertencem a outras tradições cristãs. Pelo dom do teu Espírito, estamos unidos a ti, que nos amas de verdade. Por este mesmo dom, estamos unidos a todos os que creem em ti. Que o nosso amor, vivido nas comunidades cristãs e espalhado na sociedade, seja motivo de alegria e de glória para o Pai. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Se se apresentar, hoje, uma ocasião, fale com respeito e amor de sua comunidade cristã. Com igual afeto, faça referências a outras denominações cristãs. A unidade começa no coração.

Participe da Santa Missa que presido, hoje, às 11 horas da manhã, com transmissão pelas redes sociais (youtube, facebook e pelo aplicativo Tempo de Paz). Aproveite e me mande logo seu pedido de oração. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

28 comentários:

  1. Peço pela minha saúde e dos meus filhos Yara, Paula, Sandro Ricardo e Yara. 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. Peço oração para o senhor padre,e para toda a minha família,e também para meu tio Zé que está doente

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Pe João Carlos sua benção peço pela saúde de Quitéria Tenório que está enterrada com problema de má circulação e por todos que estão se recuperando da covid 19.Sou Damiana de Recife.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço oração pra mim e minha família,e tb pela filha da minha vizinha que estar no hospital com essa doença, Jesus cure ela pois ela tem uma filhinha que ainda prescisa.

      Excluir
    2. Peço oração pra minha familia e pelo dia de hoje meu aniversario

      Excluir
    3. Deus te abençoe hoje e sempre!
      Parabéns

      Excluir
  5. Bom dia padre João,quero pedir saúde para minha irmã Ana Célia para que ela seja curada de sua dor de cabeça a mais de treze anos diariamente

    ResponderExcluir
  6. E pela saúde de toda minha família amém!!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌹💕
    Senhor, permiti me ouvir te em ti pensar e capacita que sejamos portadores da esperança
    e da paz.
    Permite me ser sensível quando alguém está triste, quando alguém se sente oprimido, alguém é enganado.
    Permite me ajudar quando alguém
    estiver só, quando alguém se tornar impossível, quando alguém for marginalizado.
    Deus nos colocou no mundo para os outros.
    🙌👏🌹💕

    ResponderExcluir
  8. Peço pela conversão da minha família e de todos os meus familiares

    ResponderExcluir
  9. Peço pelo sangue de Jesus o fim desta pandemia

    ResponderExcluir
  10. Pela minha saúde e de minha família

    ResponderExcluir
  11. Peço pela saúde de meus pais

    ResponderExcluir
  12. Abençoe minha Casa e toda minha família. Amém

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João carlos peço oração por toda minha familia. Padre estamo feliz pois as pessoas que tava com covid 19 foram todos curada em nome de Jesus Cristo . Aqui em euclides da cunha BA.

    ResponderExcluir
  14. Obrigada Pe Joao Carlos pelas belíssimas explicação e reflexão do Evangelho, sobretudo esse capítulo de São João.
    Nossa que bello!!

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Pe. João Carlos.
    Peço pela conversão dos meus filhos (Raphael e Danielli)

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre João Carlos peço oração por mim e toda minha família, pelas pessoas que não tem casa e precisam morar na rua por todos sacerdotes e diáconos que cada vez mais se fortaleçam na fé e também pelo fim dessa pandemia.

    ResponderExcluir
  17. Amém padre abençoe minha família tbm

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Padre João Carlos.
    Obrigado pela MEDITAÇÃO e sua homilia tão linda...
    JESUS entre nós, manifestou o amor do Pai. SENHOR JESUS, pelo dom do Teu Espírito, estamos unidos a ti, que nos amas de verdade. Que o nosso amor, seja motivo de alegria e de glória para o Pai.
    Que o Deus Todo Poderoso abençoe padre João Carlos e cuide de cada detalhe de seu dia. Boa tarde à todos.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  19. Senhor meu Deus, põe um fim nessa pandemia desse vírus,eu te peço✋em nome do teu Filho Jesus Cristo🙏!

    ResponderExcluir
  20. Peço oração pra mim e família e as família do mundo inteiro

    ResponderExcluir
  21. Ó Deus criador do universo, eu LHE agradeço por mais um dia de vida. Todavia, me ajude vencer o sofrimento e a perseguição. Me ajude testemunhar a ressurreição do meu SALVADOR. Me ajude ter fé, esperança, amor e confiança na santíssima trindade. Me ajude rezar pela unidade dos cristãos. Me ajude contemplar a VOSSA glória. Me ajude amar da melhor forma possível. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  22. Padre sua bênção venho pedir oração para um casal que perdeu o filho a um ano mas o pai não aceita está se destruindo na bebida não aceita internação inclusive estão se separando

    ResponderExcluir
  23. Sua bênção padre peço oração para as famílias,Santos,Felix e pela saúde de minha mãe Maria de Lourdes E ir na Patricia que sofrem de Depressão. Amém

    ResponderExcluir
  24. Pelo sufrágio da alma de Juvenal Leite Ferreira (7° dia)

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS