PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: LIVRA-NOS DO MAL

LIVRA-NOS DO MAL

Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do maligno (Jo 17, 15)

27 de maio de 2020


Na oração que Jesus fez ao Pai, rogando por nós, ele disse que não pedia que o Pai nos tirasse do mundo, mas que nos guardasse do maligno. De fato, no Pai Nosso, ele nos ensinou a pedir ao Pai que nos livre do mal. Não que nos tirasse do mundo, mas que nos guardasse do mal que está no mundo, foi o pedido dele.

Neste sentido, há uma outra expressão nessa oração de Jesus muito especial: “Eles não são do mundo, como eu também não sou do mundo”. Nós não somos do mundo, estamos no mundo. Jesus também não é do mundo. Mas, veio ao mundo com a missão de salvá-lo.

No evangelho de João, aparece muito clara a oposição entre Jesus e o mundo. O mundo seria a ruindade que está no nosso meio, essa parte perversa em nós e na sociedade que se opõe a Deus, o domínio do pecado. Poderíamos entender essa palavra ‘mundo’ como a humanidade decaída. E Jesus identifica que o mal desse mundo tem sua inspiração e seu comando no demônio, sendo este, no seu dizer, o pai da mentira. Este está em oposição ao Espírito da Verdade, o Santo Espírito de Deus.

O mundo é, então, esse conjunto de forças que está longe de Deus e que se opôs a Jesus, levando-o à morte. E que se opõe também aos discípulos, penalizando-os com a mesma perseguição. A rejeição e a perseguição foram muito fortes nas primeiras gerações de cristãos. O mundo que rejeitou Jesus rejeitou também a pregação e o modo de vida dos seus seguidores.

Às vezes, somos tentados a pensar numa separação completa entre o que é do mundo e o que é de Deus. E pensamos, erradamente, que de Deus são as coisas religiosas e do mundo são as coisas seculares. Engano. Tudo é de Deus, ele está em tudo e em todos. Deus se manifesta e comanda também o que nos parece secular, fora da órbita do sagrado. O que Deus criou é dele. O sonho é que tudo seja reino de Deus.

Às vezes, somos tentados também a pensar que, de um lado está o bem e do outro está o mal. Também este é um engano. As coisas podem estar misturadas, como Jesus mostrou na parábola do joio e do trigo. Não dá para arrancar logo o joio, senão prejudica o trigo que está crescendo ao seu lado. E só dá pra saber mesmo certinho quem é quem quando chega a hora de dar frutos. Quer coisa mais santa do que o grupo dos apóstolos, que Jesus pessoalmente escolheu, depois de uma noite de oração?! Pois, o traidor foi um dos doze apóstolos. As coisas, realmente, estão misturadas.

Mesmo habitado pelo mal, o mundo foi amado por Deus. E Jesus veio para convidá-lo à conversão. “Deus tanto amou o mundo que enviou o seu filho unigênito”. E o próprio Jesus explicou, para escândalo dos fariseus: “Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores”.

Guardando a mensagem

Na ceia, Jesus pediu ao Pai por nós: que ele nos livrasse do maligno. Nós não somos mais do mundo, somos de Deus. Mas, estamos no mundo. Jesus também não era do mundo, mas veio ao mundo para salvá-lo. Mesmo não sendo do mundo, estamos nele e temos uma missão dentro dele. Reconhecemos que esse mundo que Deus criou está cheio de coisas boas e promissoras. Mas, experimentamos também que há muita perversidade e maldade no meio do mundo. E temos certeza, como Jesus tinha, que sem desmerecer a responsabilidade humana, por trás de tanto mal há a atuação do inimigo da humanidade e de Deus. E temos consciência que o mal não está só fora do ambiente religioso. Também entre nós, há sementes de egoísmo, de violência e desamor.

Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do maligno (Jo 17, 15)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

Que a mentalidade do Reino de Deus – a fraternidade, a justiça, o amor, a paz – marque nossa vida de cristãos e nossos compromissos nesse mundo. E que a mentalidade do mundo – o individualismo, a luxúria, a exploração, o consumismo – não enfraqueça o espírito cristão que professamos. Livra-nos, Senhor, de todo o mal. Amém.

Vivendo a palavra

Estamos na semana de oração pela unidade dos cristãos. É possível que na sua família haja alguém que não seja católico. Hoje, dedique um momento de oração em favor dessa ou dessas pessoas. Peça pelo seu bem, pela sua felicidade, pela sua fidelidade ao evangelho.

A gente se reencontra às 22 horas, na Live da Oração da Noite, nas redes sociais: facebook, youtube e no aplicativo Tempo de Paz. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

23 comentários:

  1. .




    ✌️ *Recebam & compartilhem diferentes versões para homilias do Santo Evangelho elaborado por diversos Padres, diariamente, no seu aparelho celular e por todas as madrugadas e manhãs; em texto, em vídeo e em áudio pela minha "Lista de Transmissão do WhatsApp"!!!*

    A divulgação massiva de notícias oficiais da Igreja Católica Apostólica Romana, bem como orações & grupos de orações, missas on-line e artigos relacionados, também estarão inseridos na rotina diária.

    Para ser um beneficiário/ compartilhador, bastará enviar "EVANGELHO DIÁRIO" para meu WhatsApp e não se esquecer de registrar antes o meu número na sua agenda de contatos:
    - 11 99715-5319 (Jonas)

    - "COMPARTILHEM OS ARTIGOS DA VOSSA IGREJA PELAS REDES SOCIAIS ATÉ QUE ELES SE TORNEM VIRAIS!"

    Por gentileza, não se esqueçam de fornecer vossos nomes e sobrenomes em razão dos homônimos para nomes mais comuns!

    Obs: Perfis de usuários sem foto de avatar ou sem nome completo não serão aceitos!

    *_TUDO COM JESUS CRISTO/ NADA SEM MARIA SANTÍSSIMA!_*

    ��




    .

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela oportunidade de estar mais próximo de Deus e dos irmãos.Deus vos guarde e vos pague.Amem

    ResponderExcluir
  3. Paz e bem! Muito bom e maravilhoso ta todos os dias acordando diante de Deus. Muito grato por esses momentos de meditação e de bênção. Que Daus sela louvado

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos sua bença e muito bom a corda louvado a palavra de Deus amém 🙌

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso acordar com a palavra de Deus! Que Deus tenha misericórdia de todos nós.

    ResponderExcluir
  6. Amém, que neste mundo a paz possa reinar, em nome Jesus.

    ResponderExcluir
  7. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos. Amor e Paz.
    SENHOR JESUS, que a mentalidade do Reino de Deus: a fraternidade, a justiça, o amor, a paz, marque nossa vida de cristão é nossos compromissos nesse mundo. Amém. SENHOR JESUS, sei que Tu nos ama muito, então abençoa o padre João Carlos com muitas graças...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado e protegido pelas mãos de nosso senhor Jesus. 🙌😇😇👏🌹💕
    Deus está em toda parte, portanto, está também dentro de nós e dentro de todas as pessoas que nos cercam, boas ou má.
    Tudo provém de Deus.
    Tudo é manifestação divina mesmo aquilo que nós parece mal ou erro pode ser causa de um benefício futuro.
    Nosso sofrimento resulta do desconhecimento da verdade básica.
    Deus dirige todos os acontecimentos, porque está em tudo.
    O senhor sempre cuidará de mim
    🙌👏🌹💕

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos que Deus o abençoe sempre sua missão de evangelizar obrigada pela mensagem hoje de sabedoria para todos nós eu amo a minha igreja vou sim rezar para que todos seja um no amor de Deus 🙌

    ResponderExcluir
  11. Pa. Sua benção .pa reze pela minha familia pelo meu neto que tem vicios. Pa vivo em oracao por ele ele dar muito desgosto a mãe dele e me doi muito padre ajude minha filha nas oração.

    ResponderExcluir
  12. Eu quero receber a palavra todos os dias

    ResponderExcluir
  13. Que Deus abençoe sempre esses pregadores da palavra,o mundo está precisando de muita oração

    ResponderExcluir
  14. Estou muito feliz em participar todos os dias desse momento de oração,pois a cura para esse novo tempo é a oração.🙏

    ResponderExcluir
  15. Marinalva Silva Teixeira
    Bom dia padre João Carlos
    Deus ti abençoe sempre com muita saúde vida

    Obrigada pelas suas palavras maravilhosa
    Suas mensagens muito linda
    Que deixa meu coração cheio di amor fé esperança

    ResponderExcluir
  16. Prezados bom dia !!!
    Como devo proceder para receber diariamente a HOMÍLIA do Pe. João Carlos via Whatsapp ??? Meu celular 055-(11)-9-8188-8814
    Obrigado
    Elvelcio Frigério

    ResponderExcluir
  17. Padre João Carlos tenha uma abençoada t eu sou José Soares Filho em minha família tenho vários da família que são evangélicos incrível minha esposa e meu filho mais velho , mais todos os dias em minhas orações peço a Deus pra que eles não deixam de professar o santo batismo que recebemos em nome da Santíssima trindade de Deus
    Continuarei em oração todos os dias as 6 da tarde pela intenção de toda humanidade
    Que a virgem Maria mãe de nosso senhor Jesus Cristo nós cubra com seu manto assim seja

    ResponderExcluir
  18. Amém 🌟 palavras sabiá.

    ResponderExcluir
  19. 27 o5 2o. Padre joao carlos boa noite. Como e lindo q palavra linda o evangelho e quando osenhr explica com essa sua calma nos conforta e deixa bem trnaquila sou graça Queiróz de fortaleza

    ResponderExcluir
  20. Ó Deus de Misericórdia, eu LHE agradeço pela semana de oração pela unidade dos cristãos. Contudo, me ensine pastorear a VOSSA Igreja. Me ensine fugir das doutrinas perversas. Me ensine rezar da melhor forma possível. Me ensine evitar o pecado e a seguir o caminho da santificação. Me ensine viver com dignidade. Me ensine ajudar os fracos. Me ensine viver unido com todos. Me ensine viver com alegria, a VOSSA palavra. Me ensine ser consagrado na verdade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  21. Eu quero receber em ÁUDIO no meu Whatsapp me ajude como faço??

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

As duas mesas da Missa.

16 de abril de 2024    Terça-feira da 3ª Semana da Páscoa.       Evangelho.    Jo 6,30-35 Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: 30“Qu...

POSTAGENS MAIS VISTAS