PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A ORAÇÃO PESSOAL

A ORAÇÃO PESSOAL

Sem mim, vocês nada podem fazer (Jo 15,5)

13 de maio de 2020

Como Israel era um povo agrícola, a Bíblia está cheia de comparações com plantas frutíferas: oliveira, videira, vinha, figueira... A vinha é uma imagem tradicional do povo de Deus. Deus plantou seu povo naquela terra abençoada de Canaã, como quem planta uma vinha, um parreiral, uma linda roça de uva.

Jesus falou de uma forma alegórica, dizendo que ele é a videira, o Pai é o agricultor e nós somos os ramos. A cultura agrícola do seu povo permitia um imediato entendimento dessa comparação. Uma imagem muita rica, cheia de detalhes a nos falar de nossa unidade com Cristo e de nosso crescimento na vida cristã. No batismo, fomos enxertados em Cristo, como ramos enxertados na videira. Somos filhos adotivos. Nossa identidade está ligada a Jesus Salvador. Sem essa vinculação permanente com a videira, não prosperamos do ponto de vista espiritual. Não damos frutos. Separados da videira, o ramo seca. É de se pensar que muitos se batizam, mas não continuam unidos a Cristo, alimentando-se de sua Palavra e da Eucaristia, integrado à sua comunidade eclesial.

“Sem mim, vocês nada podem fazer”. Sem essa união com Cristo, videira verdadeira, não há como darmos fruto. O ramo não prospera separado da videira ou só aparentemente unido. Digo ‘aparentemente’, porque, em muitos casos, a pessoa não se mantém realmente vinculada a Cristo, não permanece unida a ele. O alerta de Jesus é sobre ‘permanecer’. Permanecer é perseverar na comunhão com ele, na comunhão com a comunidade dos discípulos e na prática dos seus mandamentos. Podemos desconfiar dessa vinculação com o Senhor quando a pessoa não tem uma vida de oração, não se alimenta da palavra de Deus, não frequenta a celebração eucarística.

“Sem mim, vocês nada podem fazer”. Fomos inseridos em Cristo pela fé e pelo batismo. Mas, isto não basta. A imagem da videira nos ajuda a perceber isso. Os frutos não surgem de repente, levam um tempo. Eles vêm, num certo momento do processo, num ramo que está profundamente unido ao tronco, alimentando-se permanentemente da seiva que vem dele e da fotossíntese que realiza na presença da luz solar. É preciso permanecer, crescer nele, para poder dar frutos.

“Nisto meu Pai é glorificado: que vocês deem muito fruto e se tornem meus discípulos”. Segundo essa palavra, dar fruto é o mesmo que tornar-se seus discípulos. De fato, que fruto maior se pode esperar de um filho de Deus, de uma filha de Deus senão tornar-se parecido com Jesus?! Tornar-se discípulo é chegar a pensar como Jesus, amar como ele e agir como ele; com o seu coração, com a sua entrega, com a sua fidelidade.

Guardando a mensagem

Jesus, em suas comparações, valia-se de imagens do ambiente conhecido pelo seu povo. A comparação com a videira já vinha do Antigo Testamento. Jesus falou de nossa comunhão com ele como a do ramo enxertado na videira. Se não permanecermos nele, não damos fruto. Para a aderência no tronco da videira, o ramo precisa ser limpo. Jesus nos limpou, nos purificou com sua morte redentora. A grande obra de nossa vida é nos tornarmos discípulos e discípulas do Senhor. E, assim, realizamos nossa vida, inspirada na sua, iluminada pelo seu exemplo, trilhando o seu caminho. Como discípulos, à imagem de Jesus, tudo o que fizermos agradará e glorificará o nosso Deus e Pai.

Sem mim, vocês nada podem fazer (Jo 15,5)

Senhor Jesus,
A nossa união contigo está figurada na alegoria da videira. Tu és a videira, o tronco. Nós somos os ramos, os galhos. O Pai é o agricultor. Ele cuida da videira, do tronco e dos ramos. Somos um contigo, somos a tua Igreja. Estamos unidos a ti, como ramos enxertados. Quanto mais permanecemos em ti, mais podemos florescer como filhos de Deus, com atitudes e ações de discípulos teus. Concede-nos, Senhor, o teu Santo Espírito que nos une a ti, videira verdadeira. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

A oração é uma forma de permanecermos em Cristo. Sem ele, nada podemos fazer. Reforce, hoje, seu compromisso com o seu momento diário de oração.

Nossa Senhora pediu a oração do Terço em todas as suas aparições em Fátima, Portugal, de maio a outubro de 1917.  Vivia-se a primeira guerra mundial. “Rezem o terço, todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra”, pediu ela na aparição de maio. O terço é a meditação do evangelho, na companhia de Maria. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

26 comentários:

  1. >>


    Receba o Santo Evangelho diariamente no seu celular pelas manhãs em texto, vídeo e áudio pela minha Lista de Transmissão do WhatsApp!

    Para ser cadastrado, bastará enviar "EVANGELHO DIÁRIO" para meu WhatsApp e registrar o número na sua agenda:
    - 11 99715-5319


    Obs: Não sou o Padre João Carlos e nem tampouco sou um Padre, okay!


    >>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito da reflexão ajuda no aprofundamento da fé e fortalece na oração e intimidade co
      m o senhor Jesus obrigado

      Excluir
    2. Boa noite pe.João carlos, muito obrigado pelas suas lindas palavras.

      Excluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas.

    ResponderExcluir
  3. A palavra de reflexão vem trazendo transformação em minha vida

    ResponderExcluir
  4. Obrigada padre pelas santas palavras,e um Santo dia a todos nossos irmãos!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João carlos. Peço oração e conversação por toda a minha familia especialmente pelo meu neto que tem vicios. Eu confio em deus que meu neto vai deixa esse vicios deus e misericordiosos tenho fé que ele vai ficar livre ta nas mãos de deus. Sua benção padre fica com deus.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre, sua reflexão da palavra de Deus me faz entender melhor com muita clareza, o que Jesus Cristo quer de mim.Que o Espírito Santo de Deus me ilumine e me de sabedoria, a cada dia compreender melhor o chamado de Deus, para esse tempo de tributação.
    Abençoe me
    E minha família,
    Aqui precisamos de conversão
    Esposo Deodato e nossos filhos, Gabriel e Welington.
    Amém

    ResponderExcluir
  7. Nossa Senhora de Fátima nos proteja e cubra nos com seu manto

    ResponderExcluir
  8. Que Nossa Senhora de Fátima venha nos livrar de todos os males.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos que
    Nossa senhora de Fátima te proteja sempre
    Que o senhor tenha um ótimo dia iluminado 🙋😇🌹💕

    Por mim mesmo, nada posso fazer
    Senhor Jesus,tu és tudo para mim.transforma o meu coração.Sacia minha fome de amor,paz e felicidade
    Cura meu coração com teu fogo divino e ensina me atrilhar o caminho da santidade na palavra, oração e caridade.
    Que eu possa fazer da oração uma prioridade em minha vida a cada dia.
    Agradeço por me preencheres completamente com teu amor 💕🙌🌹😘
    Nossa senhora de Fátima rogai por nós 🌹🙋💕

    ResponderExcluir
  10. José Lúcio13/5/20 08:10

    Obrigado, Pe. João Carlos pelas brilhantes mensagens diárias e em especial nesse Dia Nossa Senhora.
    Que nós, ramos da Videira procuremos ser limpos, firmes e que continuemos a nos alimentar intensamente da Luz, a fim brotarmos sementes vivas que contribuam para o crescimento espiritual nosso e dos irmãos.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos.
    OBRIGADO, MEU DEUS, pelo privilégio da vida. Que eu possa me converter e poder seguir teu caminho, sempre trilhar tua estrada, vivendo as palavras do teu Santo Evangelho.
    SENHOR, somos um contigo, somos a tua Igreja. Concedei-nos, SENHOR o teu Santo Espírito que nos une a ti, videira verdadeira. Sem ti, SENHOR, nada podemos fazer...mas com a tua graça seguiremos em frente na esperança dia melhores...
    À padre João Carlos e toda equipe da AMA , desejo um dia iluminado com muita saúde e muita paz.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia pe.João Carlos.
    Obrigado meu Deus, pela essa oportunidade agradecer por mais um dia de vida na sou presença. Deus nós abençoe! Bom dia

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre sua benção

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre João Carlos , que nossa senhora de Fátima nos proteja de todos os mal é que interceda a Deus por todos nós amém que nos proteja dessa pandemia que está no mundo que possar interceder à Deus os doentes é pela a saúde de todas aminha família é todos mundo inteiro amém...

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre Joao Carlos peço a Jesus e Maria Santisma Nossa Senhora de Fátima que lhe abençoe com muita saúde e paz. Ouvi o áudio e li a meditação do santo evangelho neste Jesus nos pede para obedece-lo para.SOCORRO sermos seus e assim seremos parecidos com Jesus e seremos salvos

    ResponderExcluir
  16. Obrigada padre João Carlos, por suas meditacões, que tanto nos enchem de fé e esperança de dias melhores.

    ResponderExcluir
  17. Obrigada padre João Carlos pela meditação do Evangelho. Que nós dá coragem para enfrentar as dificuldades da vida. Estou rezando o terço na minha casa todos os dias. Que nossa senhora de Fátima nós abençoe

    ResponderExcluir
  18. Padre João Carlos hoje eu fiquei feliz porque adisti as missas de nossa senhora de Fátima e resei os terços e ainda vou resar o das 18 obrigado por ajudar tanto com suas orações

    ResponderExcluir
  19. Eterno Pai, eu LHE agradeço pelas aparições da Santíssima Virgem. No entanto, me ajude ensinar com sabedoria e amor. Me ajude viver o meu apostolado e a minha fé. Me ajude na minha conversão. Me ajude observar a VOSSA Lei. Me ajude viver a VOSSA palavra, produzindo bons frutos. Me ajude permanecer unido ao meu REDENTOR. Me ajude glorificá-Lo da melhor forma possível. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite padre João Carlos que nossa senhora de Fátima interceda a Deus por e e nos livre de todo mal, graças a Deus e a Virgem Maria tô rezando o terço todos os dias no mês Mariano. Obrigado padre por essas santas meditações q nos fazem tão bem.

    ResponderExcluir
  21. Abençoada raça do Senhor. Que Deus te dê a Paz padre e te abençoe plenamente.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS