PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: NA CASA DE ANÁS

NA CASA DE ANÁS

Não és tu, também, um dos discípulos dele? (Jo 18, 25) 

10 de abril de 2020

Estamos na sexta-feira da paixão. Hoje, fazemos memória do julgamento, condenação, execução e sepultamento de Jesus. Estamos celebrando o Tríduo Pascal. O Tríduo é como um único dia, com três momentos: a entrega que Jesus fez de sua vida ao Pai e aos seus (a última ceia com o lava-pés da quinta-feira santa), sua paixão e morte na cruz (a celebração da Paixão do Senhor no dia de hoje) e sua ressurreição dos mortos (a Vigília Pascal do sábado santo). A alegria da vitória de Cristo, e de nossa vitória com ele, proclamada na Vigília continua no domingo da páscoa e em todos os domingos do ano. 

Para meditação do grande mistério da paixão, nesta sexta-feira, além da solene celebração das três da tarde, hora da morte do redentor, as comunidades realizam também vias sacras, procissão do Senhor Morto, sermão das sete palavras, encenações da paixão de Cristo, sermão do descimento e várias outras práticas piedosas. Uma de minhas tarefas pastorais no ano passado, neste dia, foi o sermão das sete palavras na Catedral da Sé, em São Paulo. 

Na narração da paixão, lendo João capítulos 18 e 19, há muita coisa a meditar. Vou meditar com vocês sobre um elemento apenas. Jesus assumiu sua identidade. Pedro escondeu sua identidade. Talvez você esteja fazendo como Pedro. Todos já passamos por isso. 

Depois da ceia de páscoa com os discípulos, o que chamamos de última ceia, Jesus foi para o Jardim das Oliveiras, com os discípulos. Como estava sendo perseguido e sob ameaça de prisão, ele se refugiava fora da cidade. Em lugares como aqueles, com árvores, era comum muitos romeiros acamparem durante a grande festa da páscoa. Judas tinha saído da ceia e não voltara mais. Mas, já tarde da noite, reapareceu ali no Jardim com soldados e guardas do Templo para Jesus. Ele já estava esperando e foi ao encontro deles. ‘Quem é que vocês estão procurando?'. ‘Jesus, o nazareno’. Jesus se identificou: ‘Sou eu’. Esse ‘sou eu’ deu um susto neles, que recuaram e caíram por terra. Jesus voltou a perguntar quem estavam procurando e a afirmar: ‘Sou eu’. 

Jesus não esconde sua identidade. Não se esconde. Pede para não fazerem nada com os discípulos. Mas, se apresenta: ‘Sou eu’. O susto deles certamente se refere ao conteúdo bíblico dessa afirmação de Jesus. ‘Sou eu’ é a forma como Deus se apresentou a Moisés no Monte Sinai. ‘Diga ao Faraó que ‘Eu sou’ mandou libertar o seu povo’. Essa é a identidade de Deus. Ele é. E ponto. Jesus já tinha se apresentado assim muitas vezes: Eu sou a luz do mundo; eu sou o pão descido do céu; eu sou a ressurreição e a vida; eu sou a porta das ovelhas; eu sou o bom pastor. Esse ‘eu sou’ ressoa como manifestação do próprio Deus. Certamente, por isso, a tropa recua e cai. Diante de Pilatos, Jesus também disse: ‘Eu sou’- ‘Eu sou rei’. Não se esconde, nem camufla sua identidade. Assume quem ele é, identifica-se aos soldados e à tropa do Templo: ‘Sou eu’. Enfrenta a traição e a injustiça da prisão com sua própria verdade: ‘Sou eu’. E o afirma por três vezes. 

Neste evangelho de São João, o interrogatório de Jesus na casa de Anás vem junto com o interrogatório de Pedro. Jesus está dentro da mansão do sumo-sacerdote. Pedro está no pátio da mansão, junto com serviçais e guardas. Lá dentro, Jesus assume sua identidade e sua missão. Lá fora, Pedro age bem diferente. 

Pedro, mesmo que ficasse exposto à perseguição, poderia ter confirmado: “Sou eu”. Primeiro, foi na porta do palacete de Anás. A empregada o reconheceu e perguntou se ele não era um discípulo do homem que chegara preso. Pedro respondeu: “Não sou”. Enquanto Jesus estava sendo interrogado e maltratado na mansão de Anás, Pedro, meio por fora, se esquentava na fogueira com guardas e criados. Fizeram-lhe a mesma pergunta. E ele, quase fazendo eco à bofetada que Jesus recebera dentro da mansão naquele momento, respondeu: “Sou não”. E Pedro ainda teve uma terceira chance. Um parente daquele que ele tinha cortado a orelha, lá no Jardim das Oliveiras, o identificou. ‘Eu vi você lá no Jardim.” ‘Eu? De jeito nenhum”. Por medo, para fugir da perseguição, Pedro negou sua identidade. Era discípulo. Mas, disse que não era. Andava com Jesus. Mas, disse que não o conhecia. Pedro o negou por três vezes. 

Guardando a mensagem 

Neste dia de jejum e oração, acompanhamos a paixão do nosso Redentor. Na narração da paixão, podemos contemplar a sua fidelidade, a sua obediência ao Pai, o seu amor misericordioso pelos pecadores pelos quais está entregando a vida. Não fugiu, não jogou culpa nos outros, não desconversou. Ele assumiu corajosamente a sua identidade: “Sou eu”. Disse isso por três vezes. Nesta sexta-feira da paixão, contemplemo-nos também nesse drama que marcou a história e deve marcar nossa vida igualmente. Nós somos Pedro. Na hora da provação, escondemos nossa identidade. Quando surgem críticas e oposições, tiramos o time de campo. Imitamos Pedro. “Sou não”. 

Não és tu, também, um dos discípulos dele? (Jo 18, 25) 

Rezando a palavra 

Senhor Jesus, 

O galo da madrugada alertou Pedro de sua infidelidade, de sua traição. Essa sua falta lhe trouxe um grande sofrimento, um grande arrependimento. Caiu num choro de dias. Chorava pela humilhação que tu estavas padecendo, chorava pela infidelidade do seu “Sou não”. Nesta sexta-feira da paixão, dá-nos, Senhor, verdadeira contrição dos nossos pecados, de nossas infidelidades. Dá-nos a conversão de Pedro. Queremos imitar-te em tua fidelidade, na firmeza de tua entrega à vontade de Deus. E assumir com destemor nossa identidade de discípulos teus. E sustentá-la abertamente nas horas difíceis, na hora da provação. Nós te adoramos, Senhor Jesus Cristo, e te bendizemos, porque pela tua santa cruz, remiste o mundo. Amém. 

Vivendo a palavra 

Hoje, você sabe, é dia de penitência e solidariedade. Praticamos o jejum (ficando uma boa parte do dia sem comer) e a partilha (reservando uma doação de alimentos para os mais necessitados).

Às três da tarde, una-se à Igreja que está aos pés da cruz do Senhor, na celebração transmitida em todas as redes sociais e nos meios de comunicação. Dê preferência à transmissão de sua comunidade.  

Uma sugestão a mais: aproveite o dia de hoje para rezar o terço com calma, contemplando os mistérios. Pra você que recebe a Meditação pelas redes sociais, já vou incluindo um link para você ver os mistérios dolorosos, no caso de você não lembrar bem deles. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 



TERÇO - MISTÉRIOS DOLOROSOS 


No Primeiro Mistério contemplamos a Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras. 

No Segundo Mistério contemplamos a Flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo 

No Terceiro Mistério contemplamos a Coroação de espinhos de Nosso Senhor. 

No Quarto Mistério contemplamos Nosso Senhor carregando penosamente a Cruz até o Calvário. 

No Quinto Mistério contemplamos a Crucifixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

25 comentários:

  1. Maria Emília muito bom dia Pe.e todo povo de Deus 🙏 Deus sempre está a caminhar a nossa frente 🙏 e nos guardar.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre, feliz sexta-feira Santa gratidão por esta mensagens todos os dias

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos sua bença temos que ter muita Fé Feliz semana santa pra o senhor e sua família muita oração quem mim tocou foi eu linda essa música.gosto muito de escutar quando o senhor Cantá sua bença

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre
    Sempre lembramos a traição de Pedro.
    Mas há um outro problema aí. Pedro estava lá. E os demais discípulos, também negaram. Se quer estavam lá.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Pé. João. Que essa Semana Santa seja para todos nós, um tempo para nos aproximarmos mais de Nosso Senhor Jesus Cristo e assim vivenciar, acompanhando com fervor cada celebração. Obrigada por nós proporcionar essa alegria.

    ResponderExcluir
  6. Amém padre, feliz sexta feira para todos e abençoada semana santa

    ResponderExcluir
  7. José Lucio10/4/20 07:08

    Que as negações de Pedro sejam ponto de reflexão e conversão para nósós cristãos.

    ResponderExcluir
  8. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas.que o nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe

    ResponderExcluir
  9. Muitas vezes somos iguais a Pedro, negamos Jesus.Bom dia Padre que Deus te abençoe tenha uma sexta feira abençoada. Que as sua reflexão sobre as negação de Pedro, nós ajude ser melhor como cristão.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado padre por suas palavras uma abençoando semana Santa a vc e sua família

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos, muito obrigado pelas meditações, que bela explicação, desejo ao Senhor uma sexta feira de muita paz, agradeço a Jesus pôr te enviando o Senhor e para nos ajudar a entender o caminho certo, às vezes somos iguais a Pedro, que essa bela reflexão nós leve a pensarmos diferente. Jesus te abençoe e te faça muito feliz. Sua benção.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos!Obrigada senhor por tanto amor

    ResponderExcluir
  13. Obrigado padre João pelas mensagem que nos da forcas.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos. Paz,saúde e sabedoria nesta Sexta-feira te desejo neste momento.
    Hoje, Sexta-feira da Paixão, dia de jejum e oração, acompanhamos a paixão e morte de JESUS o nosso REDENTOR.
    Podemos contemplar a sua fidelidade,sua obediência ao Pai, o seu amor misericórdia pelos pecadores pelos quais entregou sua vida... SENHOR, dá-me força para que eu possa viver o mandamento do amor fraterno para com os sofredores ...
    Nós te adoramos, SENHOR JESUS CRISTO, e te bendizemos, porque pela tua Santa Cruz,resiste o mundo.AMEM...
    Ester de Campinas São Paulo

    ResponderExcluir
  15. Abençoado dia para o senhor.Que o Espírito Santo continue te iluminando para nos iluminar todos os dias com suas sabias reflexões

    ResponderExcluir
  16. BOM DIA! padre João Carlos, DEUS o abençoe e sempre o proteja, obrigada por esta meditação e por esta bênção de JESUS todos os dias sobre nós, dia de fazermos silêncio em nosso coração e de nos recolhermos em preces, agradecermos por JESUS ter nos libertado da morte para a vida eterna.AMÉM.

    ResponderExcluir
  17. Obrigada padre por poder ler toda essa Programação. E que o Espírito Santo ilumine todos os seus dias e de todos que venha acompanhar hoje a morte e paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo amém.

    ResponderExcluir
  18. Padre bença, eu peço pela conversão do meu filho Victor ����

    ResponderExcluir
  19. Bom dia! Padre Joao Carlos, que Deus o abençoe . Peço a Deus , no dia de hoje, de sofrimento e paixao de Cristo. Que fiquemos em oraçao e suplica , pelo nosso Brasil , que sofre com essa pandemia de covid 19.



    ResponderExcluir
  20. Muito obrigado pela meditação.feliz páscoa.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia padre João, obrigada pela santa homilia,para nos enrriquece espiritualmente.

    ResponderExcluir
  22. Muito interessante tudo isso que acabei de lê uma mensagem muito verdadeira em relação às pessoas.

    ResponderExcluir
  23. Deus Onisciente e Eterno, eu LHE agradeço por tanto amor e carinho. Todavia, me conceda a graça de servi-Lo com fidelidade. Me conceda a graça de sofrer com paciência. Me conceda a graça, perdoando os meus pecados. Me conceda a graça de seguir o VOSSO caminho. Me conceda a graça de encontrar a verdadeira paz. Me conceda a graça de praticar somente o bem. Me conceda a graça de fazer a VOSSA vontade. Me conceda a graça de alcançar a luz e a ciência perfeita. Me conceda a graça de ser justo e obediente. Me conceda a graça de permanecer firme na fé. Me conceda a graça de vencer as provações. Me conceda a graça de aproximar-me com confiança, do VOSSO trono. Me conceda a graça de rezar com humildade. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça de ensinar com sabedoria e autoridade. Me conceda a graça de dar testemunho da verdade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  24. Maaria Emilia eu sei que o senhor me ama mais me ajude e me dê a graça meu Deus 🙏 e senhor te amar também da mesma forma. Porque o senhor Jesus é o senhor. Firme e forte que me sustenta e me coragem e segurança para eu vencer qual quer obstáculo

    ResponderExcluir
  25. Muito obrigado padre pela a palavra do senhor.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS