PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: QUARENTENA, TEMPO DE PERDÃO

QUARENTENA, TEMPO DE PERDÃO


Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério (Jo 8, 4)


30 de março de 2020

Para a meditação do evangelho de hoje, vamos começar com uma pergunta. Não se espante. O que é adultério? Ih, o padre começou pesado. Tranquilo. Adultério é quando alguém é infiel no seu casamento. Certo? Adultério tem a ver com infidelidade.

Estando de acordo, vamos a um segundo ponto. Deus fez aliança com o povo que ele tirou da escravidão do Egito. Você se lembra disso? No monte Sinai, Deus deu uma Lei ao seu povo, através de Moisés, uma Lei que ele mesmo escreveu com o dedo. Escreveu a lei nas tábuas de pedra. Com o dedo, diz o livro santo. Baseado nessa Lei, o povo celebrou uma aliança com Deus. A fórmula da aliança foi assim: “Eu serei o seu Deus. Vocês serão o meu povo”. A aliança é como um casamento. No casamento, um diz ao outro: “Ela: Eu te recebo como meu marido – Ele: Eu te recebo como minha mulher”. E juram amor e fidelidade, não é assim? Então, a aliança de Deus com o seu povo é como um casamento. Um promete ser para o outro e viver no amor e na fidelidade.


Então, adultério é a infidelidade no casamento. Bom, no caso da aliança de Deus com o seu povo, Deus nunca foi infiel. Mas, a comunidade do povo de Deus, muitas vezes, traiu a aliança. Os profetas reclamaram muito da infidelidade de Israel ao seu Deus. Mas, Deus foi sempre paciente. O Profeta Oseias chegou a fazer uma comparação: Deus seria como o marido traído que levou a mulher para o deserto para dar-lhe uma nova chance.


Mais uma coisa. É bom a gente se perguntar sobre o que Jesus veio fazer: qual foi a sua missão? Se olharmos por esse lado da aliança, podemos dizer que Jesus veio para reconciliar a comunidade pecadora com Deus. Veio para restaurar a aliança rompida pela infidelidade de Israel.

Bom, essas são bases para o entendimento do evangelho de hoje. Jesus estava no Templo, ensinando ao povo. Havia uma enorme roda de gente ouvindo-o. Nisso, chegaram os mestres da lei e os fariseus arrastando uma mulher e a jogaram aos pés de Jesus. Um metido a brabo foi logo dizendo: ‘Moisés manda apedrejar a mulher que for pega em adultério. E pegamos essa sujeita cometendo adultério. O que o senhor diz? É para cumprir a lei ou não?”. Era uma armadilha. Queriam incriminar Jesus. Dizendo que não, estaria contra a Lei. Dizendo que sim, negaria o seu ensinamento sobre o amor e o perdão. Jesus ficou calado. Abaixou-se e começou a escrever no chão, com o dedo. Ficou todo mundo calado, aguardando. Um deles perdeu a paciência e cobrou a resposta. Jesus se levantou com calma: “Quem de vocês não tiver pecado, atire a primeira pedra”. E abaixou-se de novo e continuou a escrever no chão. Um saiu, outro saiu... a começar pelos mais velhos, foram-se embora, um a um. Jesus ficou sozinho com a mulher, ali no meio do povo. Jesus lhe disse que ia condená-la, que ela podia ir embora, mas não pecasse mais. 

Diante desse texto, eu fico com três perguntas na cabeça: 1. Quem é essa mulher? 2. Onde está o marido traído? 3. Por que Jesus fica escrevendo no chão, com o dedo? Vamos tentar reponder. Essa mulher pode muito bem estar representando a comunidade de Israel. Israel é como essa mulher pecadora. E o pecado de Israel é, no final das contas, sua infidelidade à aliança, representada no adultério. E quem é o marido traído? Essa você responde. Quem é o marido traído? Respondeu ‘Deus’? Acertou. Deus é quem foi traído pelo povo infiel à aliança. E Jesus o representa. E por que Jesus está escrevendo com o dedo, no chão? Deixa que essa eu respondo. Você se lembra da lei da Aliança que Deus deu a Moisés? Deus a escreveu com o próprio dedo nas tábuas de pedra. Com esse gesto, Jesus está chamando atenção para a aliança, aliança que foi rompida e que precisa ser restaurada. 

Guardando a mensagem

A cena da mulher adúltera nos diz como estava sendo vivida a aliança que Israel fez com Deus. Israel estava vivendo em grande infidelidade, em adultério. Adultério é a infidelidade no casamento. A aliança é como um casamento. E o documento do casamento, o contrato, é a lei da aliança, que Deus pessoalmente entregou a Moisés, depois de tê-la escrito com o dedo, em tábuas de pedra. A mulher está representando todo aquele povo pecador, que se afastou da aliança com Deus. Os homens não puderam apedrejar a mulher, pois eles eram pecadores também. Aliás, a mulher está ali diante de Jesus representado toda a comunidade pecadora. Deus é o marido traído. Em vez de aniquilar a mulher (ou seja o povo infiel), Jesus quer restaurar a aliança, pela conversão e pelo perdão.

Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério (Jo 8, 4)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

Essa história da mulher adúltera nos fala da tua missão entre nós. Vieste para restaurar a aliança rompida pela nossa infidelidade. Na tua cruz, nos reconciliaste com Deus. No teu sangue, restauraste a nossa aliança com ele. Na Missa, ao renovarmos o teu sacrifício redentor, ouvimos as tuas palavras: “Este é o meu sangue. O sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos para a remissão dos pecados”. A mulher não foi condenada à morte, como parecia merecer pela lei. Tu, o justo, sem pecado, morreste no seu lugar. Obrigado, Senhor. Essa aliança com Deus cada um de nós a celebrou, com vestes brancas, como em núpcias, no batismo. No batismo, mergulhamos na tua morte e participamos de tua ressurreição. Somos a Igreja, a comunidade da nova aliança. Por isso o apóstolo Paulo falou da Igreja como tua esposa, santificada na tua páscoa. Ajuda-nos, Senhor, a responder com a conversão de nossas vidas, para vivermos esse tempo novo da reconciliação que nos alcançaste. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Você não pode deixar de ler, na sua Bíblia, o evangelho de hoje: João 8, 1-11.

Lembre de rezar a novena de Nossa Senhora Auxiliadora, para proteção de sua família. 

A gente se encontra, às 10 da noite, no facebook.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

19 comentários:

  1. Maria Emília, senhor esse povo ficaram, de queixo caído quando o senhor. Perdoou a pecadora

    ResponderExcluir
  2. Padre João Carlos BOM DIA!, DEUS e Nossa Senhora de Fátima te guarde e proteja. obrigada por esta meditação. PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  3. ornilda soares de areia Recife Bom dia padre João Carlos sua bença ,o obrigado por a prender mais todos dias a palavra de Deus e muito bom.fico muito Feliz com messa o dia.com a palavra do senhor meu pai.mande oração pra mim e minha família

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre sua benção qui Deus a sopre essa empidemia a calme essa tempestade Deus tem esse poder

    ResponderExcluir
  5. Sábias palavras e que Deus nos conceda sempre essa fidelidade para com ele amém!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos Obrigada por nós mandar todos os dias, palavras de Deus.sua benção

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pelas palavras de luz !

    ResponderExcluir
  8. Gratidão, SENHOR, pela vida...
    Bom dia Padre João Carlos. Agradeço a MEDITAÇÃO e a REFLEXÃO que recebo todos os dias em meu lar.
    Ajuda-nos, SENHOR, a responder com a conversão de nossas vidas, para vivermos esse tempo novo de reconciliação que nos alcançaste.
    SENHOR, peço-te que neste dia venhas encher nossos corações com teu AMOR. Protege Padre João Carlos, nossa casa, nossa família, nossos amigos dessa pandemia...
    Meu Deus, aqui estamos em suas mãos, acreditando, confiando, rezando e exercendo a nossa Fé...
    Abençoada seja a nossa semana...
    Ester de Campinas São Paulo

    ResponderExcluir
  9. Peço orações para minha família e amigos em especial agradecer Senhor, por essa data tão especial na família. Aniversário de meu irmão José Teles. Amém

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus, aqui estamos suas mãos,acreditando, confiando, rezando e exercendo a nossa fé...
    Abençoada seja nossa semana amém.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos, a sua bênção a toda minha familia.
    Marcelino Jose, Ouro Preto/Olinda.
    Que o povo de Deus nesse momento tão difícil, possa ter a consciência e renove a sua aliança com DEUS, é isso que devemos fazer, nos arrepender dos nossos pecados e seguir o caminho da salvação.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre João Carlos a cada dia vou aprendendo mais sobre o Evangelho com o Senhor, muito obrigada por nos ensinar a compreendê-lo de um jeito mais simples. O Senhor é uma pessoa muito especial. Que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  13. Senhor livrai a humanidade de todos os males.
    E perdoa a nossa infidelidade.

    ResponderExcluir
  14. Gratidão, este é o sentimento que sinto, em relação a Deus e Nsra.Obrigada sempre meus mestr3s.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia,irmäos,sua bêncäo padre. Lovo a Deus pela vida dos padres.Fique aqui por hj. Quem näo tem pecado atira a pedra. E aí? Serà q eu rompi a Aliança com Deus? Em q eu posso ser fiel? Esse momento da quarentena temos tempo demais para repensar em fidelidada p com Deus.Preciso mt de Deus. Perdäo pela minha infidelidade. Perdoe seu povo Senhor, santique-nos.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite padre João Carlos que Jesus e Maria SANTÍSSIMA lhe abençoe e lhe cubram com seu santo manto lhe guarde de todo mal principalmente deste corona viros que estamos todos vulneráveis, mais o senhor Jesus tem todo poder de acabar esta pandemia e nos deixar seguir mais de perto a Santa Igreja e receber os sacramentos enquanto não for possível eu faço o que é possível assisto a Santa Missa pêlos meios de comunicação peço perdão a Deus dos meus pecados e faço a minha comunhão espiritual

    ResponderExcluir
  17. Boa noite Padre João Carlos, obrigado pelas meditações, suas reflexões são uma CATEQUESE, o Senhor nos ensina com calma, tudo bem explicado. Jesus e a virgem Maria continuem abençoando sua MISSÃO, e te livre de todos os MALES. Sabe Padre.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS