PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SEGUIR JESUS

SEGUIR JESUS

Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu (Lc 5, 28)

29 de fevereiro de 2020

Chegamos ao 4º dia da Quaresma. A Quaresma é um programa de crescimento espiritual. A cada dia, um novo passo. Nestes primeiros dias, o convite é claro: seguir Jesus. Hoje, temos o exemplo de Levi, o cobrador de impostos. Um exemplo de resposta ao chamado do Mestre. 

Jesus viu um cobrador de impostos (o tal Levi). Ele estava sentado na coletoria. Jesus o chamou: “Segue-me”. Agora, preste atenção à resposta dele: Deixou tudo, levantou-se e o seguiu. Depois, preparou em casa um grande banquete para Jesus. No banquete, estava um grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 

O evangelista narra a resposta de Levi em quatro ações: deixou tudo, levantou-se, seguiu Jesus e preparou, para ele, um banquete em sua casa. 

Ele era um funcionário, trabalhava coletando impostos para os romanos, profissão mal vista pelo seu povo. Deixou tudo. Tudo o quê? Tudo o que representava segurança, estabilidade, ser um elo na rede de arrecadação pública de impostos. Largou isso. Deu outro rumo à sua vida. Zaqueu também era um cobrador de impostos, mal afamado. Ao que parece, ele não deixou a sua profissão, como Levi, mas também deu novo rumo a ela. Prometeu reparar a quem prejudicou. Vá então pensando no seu caso. Deixar tudo pode significar dar um rumo novo ao seu trabalho, à sua profissão, ao seu casamento. 

Curiosamente, o evangelista anotou que Levi, que deixou tudo, levantou-se. Parece uma observação sem importância. Mas, veja: Jesus o viu sentado e o chamou; Ele, deixando tudo, levantou-se. Sentado é o sinal de instalação, acomodação, enquadramento. Levantar-se é a atitude de quem está se desinstalando, saindo de uma posição cômoda para enfrentar um novo desafio. Levantar-se para pôr-se a caminho. O Papa Francisco, escreveu na sua primeira encíclica, a Igreja tem que ser assim, “em saída”. O seguidor de Jesus, o cristão, há de ser uma pessoa “em saída”, disposta a caminhar, a empreender, a crescer, a partir. A igreja não é a casa dos acomodados, é o caminho dos que seguem Jesus. 

Bom, ele deixou tudo (deu um novo rumo ao que era e ao que fazia), levantou-se (venceu a acomodação de sua situação) e seguiu Jesus. Seguir é fazer-se aluno, discípulo. E segue Jesus, com os outros discípulos, faz comunidade com eles. Isto é a Igreja, que nasce por obra do Espírito Santo, unindo a Cristo os que se põem a caminho com ele. 

E a quarta ação de Levi foi o banquete em sua casa. O banquete é o sinal de alegria, de festa, de celebração da ressurreição. Levi é um novo homem. Ressuscitado em Cristo. É o que se vai fazer na Igreja todo domingo: celebrar a ressurreição, com Cristo. 

Guardando a mensagem

A Quaresma é um programa de crescimento em Cristo. Hoje, olhamos para a resposta de Levi. Jesus o chamou para o seu seguimento, como me chama e chama você. E Levi, numa resposta maravilhosa, completa (representada nas quatro ações), deixou tudo (deu novo rumo ao que era e fazia), levantou-se (rompeu com sua acomodação), seguiu Jesus (tomou Jesus como a direção de sua vida) e organizou um banquete em casa (celebrou, em comunidade, a vida nova em Cristo). É assim que deve ser a nossa resposta ao chamado de Jesus.

Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu (Lc 5, 28)

Rezando a palavra

Senhor Jesus, 

Obrigado por tua santa Palavra. Ela hoje me faz compreender que a conversão envolve toda a minha vida: é um novo rumo em tudo o que sou e faço, sob a tua direção. Na verdade, como disseste, tu és o caminho. Vamos por ti, andamos contigo, em ti está a realização completa do ser humano. Ajuda-nos, Senhor, a responder ao teu chamado com generosidade, com radicalidade, com alegria, como Levi. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Neste quarto dia da quaresma, vá se preparando para o banquete da vida nova, a Eucaristia, que celebramos em comunidade, no dia do Senhor. Programe, prepare-se, convide outros. Amanhã, vamos celebrar o primeiro domingo da Quaresma.

29 de fevereiro de 2020

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb




17 comentários:

  1. MUITOOO obgda, meu querido Pe. João Carlos, por todos os dias, nos presentear com esta Belíssima Meditação, todos os dias tbm compartilho, para familiares, amigos e amigas. Agradeço tbm por todo o seu Maravilhoso, nos meios de comunicações. Q Deus o abençoe grandemente, com Muitaaa Saúde, e o livre de todo mal 🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leio diariamente as meditações e e1nvio aos amigos e próximos.🙏🙏🙏🙏🙏

      Excluir
  2. Bom dia padre João Carlos obrigado por todos dia ter a palavra do meu senhor e saber mais todo dias escuto senhor pelo rádio FM gosto muito quando Cantá muita saúde padre 🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada padre para nos ajudar a compreender a palavra do senhor feliz quaresma

    ResponderExcluir
  4. Gloria a vós Senhor! !!Obrigado Senhor por me dar a oportunidade de todos os dias ouvir a sua palavra através desse Evangelizado Padre João Carlos

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos que Deus abençoe nosso dia...

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado pelas palavras santas.
    Que o ESPÍRITO SANTO de DEUS lhe abençoe sabiamente.
    👏

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos.Que o amor de DEUS e a chama da Fé e da esperança estejam contigo neste momento dando-lhe força para enfrentar cada dia a sua missão evangelizadora, com muito Amor e determinação!!!... Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu ( Lc 5,28 ) É assim que deve ser a nossa resposta ao chamado de Jesus. SENHOR JESUS, Tu és o caminho. Vamos por ti, andamos contigo, em ti está a realização completa do ser humano. Ajuda-me a estar sempre de coração aberto, SENHOR,para responder o teu chamado com generosidade, com alegria como Levi. Que Deus escreva um novo dia, cheio de vitórias, conquistas e paz.porque sei que tudo que Ele faz é perfeito.......Desejo um final de semana abençoado para padre João Carlos e toda equipe da AMA...........

    Campinas São Paulo

    ResponderExcluir
  8. Ajuda-nos senhor a responder ao teu chamado

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos um fim de semana abençoada e iluminada.SenhorJesus entrar na minha casa na minha vida, que eu seja uma verdadeira cristã. Que eu te siga,fazendo uma pessoa melhor, nunca deixe eu anda sozinha mim guia te amo porque te amo eu sou uma benção💙🙌🙌

    ResponderExcluir
  10. Padre João Carlos, sua bênção, muito obrigada por essa meditação enviada, tenha um sábado repleto das graças do SENHOR, nestes dias da quaresma, eu possa refletir e me tornar uma pessoa melhor e menos exigente, queria mesmo é ter uma fé maior, e deixar de reclamar dos percalços,ainda bem que tenho o sr. para me ajudar. GRATIDÃO sempre,fique com nossas orações daqui.

    ResponderExcluir
  11. Lendo e ouvindo a meditação me levou a entender que nos os os catequistas não podemos nos acomodar dentro das nossas comunidades temos que levantar como Levi e ir aí encontro dos nossos adolescentes para que possamos levar todos a entender como Jesus nos ama e quer o bem de todos nós vamos responder o chamado de Cristo e dizer como Maria esme aqui Fassa em mim segundo a vossa palavra assim seja

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, paz e bem a todos!!! Senhor Jesus,neste sábado eu quero te louvar pela Santa palavra, me ensinando o caminho onde deverei andar.Ajuda- me Senhor, a responder ao teu chamado com alegria, como Levo.Seja bendito o seu santo nome hoje e sempre. Amém!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A missa é a ceia de páscoa.

    19 de abril de 2024   Sexta-feira da 3ª Semana da Páscoa.     Evangelho   Jo 6,52-59 Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dize...

POSTAGENS MAIS VISTAS