PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AS TRÊS PEDRAS DE TROPEÇO

AS TRÊS PEDRAS DE TROPEÇO


Vai-te embora, Satanás, porque está escrito: ‘Adorarás ao Senhor, teu Deus, e somente a ele prestarás culto (Mt 4, 10).

01 de março de 2020.

Três tentações. Três é uma conta certa, completa. As três tentações resumem todas as tentações na vida de Jesus e na nossa vida também. 

A primeira tentação é esta: vida sem sacrifícios. Foi a tentação de transformar pedra em pão. O pão representa tudo o que toca a sobrevivência: a comida, a roupa, o trabalho, a saúde, o bem estar... Está com fome? Transforme pedra em pão. Nada de fome, de mortificação, de jejum. Nada de esforço, de luta, de sacrifício. E é isso mesmo! Queremos ganhar bem, mas com o mínimo de esforço possível. Possivelmente, ganhar na loteria. Ou ter um cargo comissionado, que só precise ir assinar uma vez por mês. Vida sem sacrifício. Cozinhar, demora, dá trabalho. Vai de fast-food, de refrigerante, de enlatados... Vida sem luta, nem sofrimento. Uma dorzinha de cabeça, corre, compra um remédio. Vai dar à luz, cesariana. Parto natural é doloroso. Desentendeu-se, separa, é mais fácil do que dialogar, do que perdoar. A primeira tentação é ‘vida sem sacrifícios’. Transformar pedra em pão. Na vida de Jesus, essa tentação foi vencida. Ele nunca usou o seu poder em benefício próprio. Levou vida itinerante, em grande despojamento. A cruz foi a grande marca de sua entrega em favor de todos. Para os seus seguidores, recomendou a renúncia a si mesmos, a partilha, a solidariedade com os sofredores, a caridade para com os pobres.

A segunda tentação é esta: religião sem obediência.  Foi a tentação de se atirar do pináculo do Templo, para obrigar a Deus a agir mandando seus anjos para ampará-lo na queda. Muita gente está buscando a religião apenas para obter solução para os seus problemas, procurando meios de condicionar Deus a agir em seu favor. Não faltam propostas religiosas mágicas:  “Venha buscar o seu milagre”. “Ele é Deus de promessas, tem que cumprir”. “Faço um voto, sacrifico, e ele se obriga a me abençoar”. “Daqui, eu não saio sem o meu milagre”. A segunda tentação é a ‘religião sem obediência’. Pular no abismo para obrigar Deus a me proteger com seus anjos. Na vida de Jesus, essa tentação foi vencida. Ele denunciou a religião de exterioridade e ostentação. Disse que o seu alimento era fazer a vontade do Pai. Um pouco antes de sua paixão, em grande angústia, mesmo pedindo ao Pai para afastar aquele cálice de sofrimento, preferiu realizar a vontade do Pai antes do que a própria. Na religião cristã, não é Deus que faz o que eu quero. Sou eu que me submeto à sua vontade. Seja feita a vossa vontade, foi como Jesus ensinou. 

A terceira tentação é esta: poder sem serviço. Foi a tentação de receber o poder dos reinos do mundo se adorasse Satanás. Muita gente que está no poder, tomara que eu me engane, está lá porque fez aliança com grupos poderosos, juntou-se com quem não presta, dobrou-se a interesses espúrios. E gente muita que, mesmo não estando em cargos de prestígio, sonha com isso, move-se nessa lógica ou reforça esse jogo com a bajulação. E não é preciso ir longe, porque o poder se exerce dentro de casa, na comunidade, na igreja, na empresa em que se trabalha.  E aí se manifesta a tentação do exercício do poder como manipulação, como centralização, como busca de privilégios. A terceira tentação é ‘poder sem serviço’.  Fazer aliança com o mal, para participar do seu poder. Na vida de Jesus, essa tentação foi vencida. Ele não veio para ser servido, mas para servir. Corrigiu seus apóstolos, tentados também eles pelo poder. Entre vocês, não seja assim. O maior seja o menor e servidor de todos. 

Vai-te embora, Satanás, porque está escrito: ‘Adorarás ao Senhor, teu Deus, e somente a ele prestarás culto (Mt 4, 10).

Guardando a mensagem

Por um lado, nos sentimos tentados, inclinados ao mal, como descendentes de Adão (Gn 3). Por outro lado, pela nossa união com Cristo, já somos vencedores sobre a tentação e o mal (Rm 5). Na vida de Jesus, estão representadas as tentações que também nos afligem: vida sem sacrifício, religião sem obediência, poder sem serviço.  Em nossa resistência contra o mal, contamos com a oração, a Palavra de Deus e sua graça. “Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal”. 

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Na quaresma, é como se estivéssemos em tua companhia, no deserto, enfrentando as tentações. Mais do que um episódio, a cena das tentações é um retrato de toda a tua vida. A luta contra o mal que nos assedia é um exercício permanente, que dura toda a nossa vida. Venceste a tentação de matar a fome, transformando pedras em pão: a vida sem sacrifícios. Em nossa quaresma, procuramos fazer exercícios de penitência para nos fortalecer na luta contra o mal. Venceste a tentação de fazer da religião um espetáculo de milagres, atirando-se de cima do pináculo do Templo: a religião sem obediência. Em nossa quaresma, procuramos renovar nossa vida de oração para aderirmos, de coração, à vontade de Deus. Venceste a tentação da busca de privilégios, idolatrando o autoritarismo: o poder sem serviço. Na nossa quaresma, procuramos exercitar a caridade, animados pela campanha da fraternidade. Abençoa, Senhor, nossa quaresma. Fortalece nossa luta contra o mal. Dá-nos, com a tua graça, derrotá-lo todos os dias. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Leia, na sua Bíblia, o evangelho de hoje: Mateus 4, 1-11. E faça todo esforço para participar da Santa Missa, neste primeiro domingo da Quaresma.

01 de março de 2020.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. Pe., o Ceará precisa de oração. Que a empatia prevaleça nas relações. Amém.

    ResponderExcluir
  2. Amooo A Meditação Da Palavra Do Senhor. Como tbm Amooo Compartilhar,Com Familiares Amigos E Amigas. Muitooo Obga, Pe. João Carlos, Q Deus O Abençoe Grandimente, Com Muitaaaa Saúde E O Livre De Todo Mal🙏🙏
    Todos Agradecem 👏👏❤

    ResponderExcluir
  3. Maria Emília manda Jesus os seus anjos, para nos livrar e nos guardar e, abençoe esse santo planeta.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos.Senhor Jesus não deixe eu caí em tentação livrame, que eu esteja sempre presente junto a ti na minha vida, queo só você presente em mim, não quero viver pó viver, bendito seja o seu nome 🙋👏💙

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos BOM DIA!!!! o ESPÍRITO SANTO te guie te acompanhe e proteja, meu carinho e agradecimento por esta meditação enviada. tenha um abençoado domingo com todos por ai. PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  6. Como faço pra baixar as mensagens diárias

    ResponderExcluir
  7. Padre João Carlos peço-lhe a sua bênção,muito importante a meditação da palavra de Deus e a meditação. Eu sou uma umilde serva de Deus sou fraca,sei que só através da oração sacrifício e mortificação é poderemos vencer as tentações Jesus sendo Deus o demônio ainda teve a audácia de tentalo,eu pobre pecadora,só posso me livrar se estiver sempre em oração aos pés de Jesus e oferecendo-lhe todos os meus sofrimentos que só ele sabe em oração para que Jesus possa me livrar de cair em tentação. Padre João Carlos eu sempre peço a Deus que me dê resignação para ter paciência de suportar todos os sofrimentos desta vida para que um dia possa estar junto de Deus isso é só o que me interessa. Para o snr. Pe.JOÃO CARLOS dezejolhe muita paz saúde que o continue sempre sendo este anjo de Deus aqui na terra nos esclarecendo o caminho através do evangelho que devemos seguir. Socorro Martins.

    ResponderExcluir
  8. Já não sou eu que vivo é Cristo que vive em mim amém.

    Bom dia Padre João Carlos que esse Domingo nos traga muita saúde, muita paz e muitas felicidades.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia muito obrigado por me deixar partilhar dessa meditação assim como todos me fortalece com suas palavras de conforto, que Deus te ilumine e abençoe,sua benção e amém

    ResponderExcluir
  10. Essa palavra foi discutida hoje em nossa celebração...muito reflexiva para colocarmos em prática e nos fortalecermos cada vez mais das tentações. Amém!

    ResponderExcluir
  11. Padre João Carlos.
    Um modelo para seguirmos e nos livrarmos das tentações que nos perseguem tanto...Obrigada padre Joào Carlos ...Momentos magníficos. Maria José Torres Holmes.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Padre João Carlos. A ti, SENHOR, toda minha GRATIDÃO... SENHOR, eu me entrego em tuas mãos.Que não me falte fé, força e coragem para continuar lutando. Que eu possa viver a quaresma de coração aberto à vida de oração e a prática caridade fraterna. SENHOR JESUS, ajuda-me a ser instrumento de misericórdia para todos aqueles que você colocou em meu caminho, em minha vida. Agradeço-te,SENHOR por este precioso dom do teu amor por mim. Abençoa, SENHOR nossa quaresma. Fortalece a nossa Fé. AMÉM.

    ResponderExcluir
  13. Pai Eterno e Todo Poderoso, eu LHE agradeço por tudo de bom que o SENHOR fez para a humanidade. Todavia, me ajude evitar o pecado. Me ajude obedecê-Lo. Me ajude com a VOSSA graça e o VOSSO amor. Me ajude alcançar a salvação. Me ajude ser conduzido pelo Espírito Santo. Me ajude vencer as tentações. Me ajude fazer bons e santos jejuns. Me ajude viver a VOSSA palavra. Me ajude adorar e a prestar culto somente ao Deus da bíblia. Me ajude servir o meu SALVADOR. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  14. O meu bom Jesus que por nós sacrificou sua própria vida para nós reconciliar com o pai dai-nos pela sua obediência ser obediente às palavras e encanamentos que Deus pai nos deixou

    ResponderExcluir
  15. Maria Emília, mais Jesus diz ao diabo nem só de pão vive o homem, mais de toda palavra que sai da boca de Deus.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Senhor, mostra-nos o Pai!

27 de abril de 2024    Sábado da 4ª Semana da Páscoa.       Evangelho    Jo 14,7-14 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós m...

POSTAGENS MAIS VISTAS