PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: JESUS ENTREGOU AS CHAVES A PEDRO

JESUS ENTREGOU AS CHAVES A PEDRO

Sobre esta pedra construirei a minha Igreja (Mt 16, 18)

22 de fevereiro de 2020.



Hoje, festejamos a Cátedra de São Pedro.

Bem no início do cristianismo, foram se formando comunidades por todo o império romano. Havia uma florescente comunidade em Roma também. Naquele tempo, as comunidades se reuniam nas casas. Na carta de Paulo aos romanos se fala de um casal que reunia a comunidade em sua casa: Áquila e Prisca (Rm 16). O apóstolo Pedro, estando em Roma, participava das reuniões da comunidade, pregava, celebrava na casa deste casal, a casa da comunidade. Havia, ali, uma cadeira reservada ao apóstolo Pedro. Mesmo que ele não estivesse presente, todos, ao ver aquela cadeira, se recordavam dele. Sentado nela, ele ensinava aos irmãos a fé em Cristo. Esta cadeira, hoje muito enfeitada, está em um dos altares da Basílica de São Pedro, no Vaticano. É a Cátedra de São Pedro. Cátedra é a cadeira de quem ensina, a cadeira do mestre. Olhando para a cadeira de Pedro, lembramos o seu ministério de ensinar e testemunhar a fé em Cristo Jesus.

É oportuno recordar, hoje, o que o Concílio Vaticano II escreveu na Constituição Lumen Gentium: “Jesus Cristo, pastor eterno, edificou a Igreja tendo enviado os Apóstolos como Ele fora enviado pelo Pai; e quis que os sucessores deles, os Bispos, fossem pastores na Sua Igreja até ao fim dos tempos. Mas, para que o mesmo episcopado fosse uno e indiviso, colocou o bem-aventurado Pedro à frente dos outros Apóstolos e nele instituiu o princípio e fundamento perpétuo e visível da unidade de fé e comunhão” (37). A festa da Cátedra de Pedro celebra esse ministério de unidade de fé e comunhão do apóstolo Pedro.

No evangelho de hoje, Jesus fez uma pergunta muita séria aos discípulos: ‘E vocês, o que dizem que eu sou?’ Simão Pedro respondeu em nome do grupo: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Jesus o elogiou: ‘foi o Pai que te disse isso. Feliz és tu!’ Quem é o Filho, só o Pai sabe e aquele a quem o Pai o revela.

O que Pedro disse resume a fé de todos os que encontraram Jesus e acolheram sua Palavra. Jesus é o enviado de Deus, o prometido a Israel, o Messias. Mais: esse enviado, o Messias, é o Filho do Deus vivo. É uma confissão de fé na divindade de Jesus, ele é Deus com o seu Pai. Jesus ficou muito satisfeito com essa resposta. É nessa fé que ele edifica a comunidade que dá continuidade ao seu ministério nesse mundo. “Sobre esta Pedra, construirei a minha Igreja. E o poder do inferno nunca poderá vencê-la”. A fé confessada por Pedro é a pedra sobre a qual Jesus edifica a Igreja. A pedra é também a pessoa de Pedro, o discípulo que confessou a fé em Jesus-Messias-filho de Deus.

Guardando a mensagem

Nos alicerces de nossa vida cristã, está essa confissão de fé: cremos em Jesus, o filho do Deus vivo, enviado pelo Pai para nossa salvação. Jesus edificou a sua Igreja sobre a rocha firme dessa fé confessada por Pedro (Catecismo da Igreja Católica 424). Hoje é um dia especial para renovarmos a confissão de fé em Jesus. Cremos em Cristo Jesus, e o seguimos como discípulos e discípulas. Somos chamados a colocar Cristo no centro de nossa vida. Ele é o nosso pastor, nosso guia. Cremos na Igreja que ele edificou sobre a fé de Pedro. Sejamos, cada vez mais, filhos amorosos e obedientes da Igreja.

Sobre esta pedra construirei a minha Igreja (Mt 16, 18)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

Somos a tua Igreja fundada sobre a fé proclamada por Pedro. Dá a todos nós batizados nesta fé a graça da unidade. Abençoa os pastores que dirigem a tua Igreja, em continuidade histórica e doutrinária com os teus primeiros apóstolos, dando-lhes discernimento e sabedoria.  Livra-nos de embarcar na atual onda de críticas e suspeitas contra nossos bispos e contra o Santo Padre. São forças reacionárias semeando desunião e divisão na tua Igreja. Abençoa o Papa Francisco, e assiste-o com o teu Santo Espírito, nesta sagrada missão de conduzir todo o rebanho, na unidade da fé. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Faça, hoje, uma prece especial pelo Santo Padre que preside, na caridade, a Igreja de Cristo.

22 de fevereiro de 2020

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

13 comentários:

  1. Maria Emília Jesus diz apedro tú és pedra.e confiou

    ResponderExcluir
  2. Padre João Carlos nossa gratidão por todos os dias nos fortalecer na fé com a meditação que nos envia, nosso carinho e nossas orações para o sr. e seus familiares. DEUS sempre os abençoe e os proteja. BOM DIA!!!!.

    ResponderExcluir
  3. Quero agradecer por esses ensinamentos
    E que Deus lhe dê muita saúde

    ResponderExcluir
  4. Senhor, abençoa Pedro, meu neto, que nasceu exatamente hoje no dia da Festa da Cátedra de São Pedro.

    ResponderExcluir
  5. Que JESUS CRISTO tenha misericórdia do nosso Brasil e do mundo inteiro.
    Deus Pai de saúde ao nosso padre Fábio de Melo, ao nosso Papa Francisco.

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos, bom dia. Obrigada por essa reflexão, que Deus te abençoe sempre o nosso papa.

    ResponderExcluir
  7. Que o Senhor venha fortalecer a todos os padres, bispos e o Papa.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos senhor Jesus que minha fé seja uma rocha firme uma fortaleza que nada abale que eu continuei firme e forte na minha caminhada de evangelização amando o próximo os maginalizado e os não tem fé em ti mim ajudar a mostra que o senhor é o caminho . Meu Deus ilumine os seus pastores para que conduzam seus rebanhos para ti. Bendito seja o seu nome meu Deus que séria de mim sem o seu amor 💙🙌🙌 in

    ResponderExcluir
  9. Amém! Que Deus abençoe todos os Padre, Bispo,arcebispo, cardinal, o Papa Francisco do mundo inteiro e de todo universo. Que Paz e o amor reine nos nossos corações.AMÉM..........!!! O mundo do inteiro está precisando de PAZ......!!!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Padre João Carlos. Que as bênçãos do DEUS Altíssimo estejam contigo neste momento. Sobre esta pedra construírei a minha Igreja ( Mt 16,18). Hoje é um dia especial em que Jesus edificou sua Igreja sobre a Rocha firme da Fé confessada por Pedro e um dia especial para renovarmos a nossa confissão de fé em Jesus. Cremos em Cristo Jesus. Ele é o nosso pastor, nosso guia, cremos na Igreja que Ele edificou sobre a fé de Pedro. Sejamos filhos amorosos e obedientes da Igreja. Peçamos a Deus bênçãos para que o Papa Francisco continue firme na fé, presidindo na caridade, a Santa Igreja de Jesus Cristo o nosso Salvador. Desejo que Deus conceda a padre João Carlos e a toda equipe da AMA um dia de paz e um final de semana tranquilo e muito feliz... Campinas São Paulo

    ResponderExcluir
  11. Senhor Jesus todos nós que somos batizados somos chamados a ser mensageiros de Cristo , por isso senhor Jesus te peço ajuda-nos a ser verdadeiros cristãos como os primeiros dicipulos para testemunhar que tu é Jesus o filho do Deus vivo .

    ResponderExcluir
  12. Nesta pedra edificarei a minha igreja tu és a minha rocha senhor

    ResponderExcluir
  13. Senhor, nosso Deus e Pai, eu LHE agradeço por todos os presbíteros da VOSSA igreja. Todavia, me conceda a graça de cuidar, com um coração generoso, do VOSSO povo. Me conceda a graça de evitar o pecado da ganância. Me conceda a graça de alcançar a coroa da glória. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça de viver o meu profetismo batismal. Me conceda a graça de ter mais fé no meu SALVADOR. Me conceda a graça de continuar firme na VOSSA igreja, na igreja coordenada pelo papa. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS