PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: QUEM É O CENTRO DE SUA VIDA?

QUEM É O CENTRO DE SUA VIDA?

De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, se perde a própria vida (Mc 8, 36)

21 de fevereiro de 2020



O chamado de Jesus é para que o sigamos. “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga”. Começa-se por renunciar a si mesmo, já não ser mais o centro e a medida de tudo. Trata-se de você acolher Jesus como guia de sua existência, escolhendo o seu caminho. Caminhar com ele, nos caminhos dele. Não andar atrás de outro que não seja Jesus, nem ficar dando voltas em torno de si mesmo. Renunciar a ser o centro de sua própria vida. E carregar a própria cruz: o peso de suas responsabilidades, as dificuldades e os problemas que lhe tocam. Não fugir dos problemas próprios da existência. E não deixar que eles nos desviem do caminho do Mestre. Somos seguidores dele. Ele nos leva ao Pai. É para lá que a gente está indo. Com ele.

O que no final vai mesmo valer a pena? No fim do caminho, estaremos frente à frente com Deus ou teremos nos desviado tanto dele durante a vida, que poderemos estar irremediavelmente distantes, perdidos. É uma possibilidade, porque Deus nos criou dotados de liberdade.

É que a gente corre tanto, desgasta-se na luta pela sobrevivência, procurando dar conta das responsabilidades inerentes à existência humana (ou dos fardos que arrumamos por nossa conta pra carregar)... Corremos tanto que podemos até esquecer para onde nós estamos indo. Deus não nos chamou à vida apenas para passar de fase: ser criança, jovem, adulto, velho... velho não, idoso. E terminar o nosso tempo bem velhinhos. Deus tem um projeto maior, mais nobre: chegarmos à plenitude e à felicidade de filhos, herdeiros de sua glória. Essa é a meta.

Como é triste vermos uma pessoa viver agarrada exclusivamente às coisas desta terra, coisas que passam, que ninguém leva quando morre. É claro, a gente tem que lutar, tem que se empenhar pra ter as coisas, para melhorar a própria qualidade de vida. Mas, aqui não é tudo, nem isso é o mais importante. Deus é que é o nosso endereço, a nossa meta. Estamos aqui vivendo, por iniciativa dele. Saímos dele. Voltamos a ele. O caminho que nos leva a ele é Jesus. É em Deus, a nossa completa realização.

Guardando a mensagem

Jesus nos convida ao seu seguimento. Ele sabe para onde nos levar. Ele nos leva para nossa completa felicidade, nos leva ao Pai. Toda a nossa vida é uma grande caminhada. Seguindo Jesus, acertamos o caminho. Jesus colocou duas condições para quem aceita o convite para segui-lo: renunciar a si mesmo e carregar a própria cruz. Foi o caminho que ele também tomou: esvaziou-se a si mesmo, na sua encarnação; e carregou com fidelidade a cruz da paixão, cruz do nosso pecado. Foi assim que ele venceu. Ele é o caminho. Vale a pena a vida que trilhar esse caminho.

De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? (Mt 16, 26)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

O risco é nós sermos seguidores de nós mesmos. Esse sentimento de autonomia é uma coisa positiva, claro. Mas, Senhor, quando leva a pessoa a excluir Deus de sua existência, aí a pessoa fica dando voltas sobre si mesma, sem rumo, nem direção. Sem Deus, que é nossa meta última, nós acabamos endeusando os bens dessa terra ou pessoas que nos pareçam maravilhosas. No fim, os bens passam e as pessoas decepcionam. Senhor, como cristãos, escolhemos um caminho pra seguir. Renunciando a nós mesmos e carregando o peso dessa vida, nós seguimos contigo. Tu és o caminho, a verdade e a vida. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, escreva uma breve oração, inspirando-se no que Jesus nos disse: “Se alguém quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga”.

21 de fevereiro de 2020

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. Ó Deus, criador e salvador de todas as raças, eu LHE agradeço por ser filho da VOSSA igreja. Entretanto, me ensine ter uma fé que não faça acepção de pessoas. Me ensine evitar todo tipo de pecado. Me ensine cuidar bem, dos pobres deste mundo. Me ensine amar com perfeição. Me ensine cumprir a lei, conforme a escritura. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine viver o meu profetismo batismal. Me ensine vencer o sofrimento. Me ensine ter bons e santos pensamentos. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh Senhor ,Pai todo poderoso que sempre estejas a me guiar para as coisas boas da vida,perseverando minha fé cada vez mais seguir teus mandamentos sem me desbiar de ti.Amém

      Excluir
  2. Pai Amado Deus de Elia, de Moseis . criador do céu e da terra,eu agradeço por não me Abandonar, nos momentos mais difícil da minha vida Obrigada pai amado, e muito obrigada senhor padre por tudo

    ResponderExcluir
  3. Se alguém quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga”.
    Senhor Jesus, ensina-me a te seguir, a te eleger como centro da minha existência para que eu chegue ao pai e tenha uma vida plena! Assim seja. Gratidão pelas suas pregações padre! Deus abençoe você sempre nesta missão!

    ResponderExcluir
  4. JESUS tendes Piedade de nós.JESUS Cura-nos JESUS Salva-nos JESUS Liberta-nos.

    ResponderExcluir
  5. Pai ajuda- me encontrar o caminho certo dê sabedoria para superar as dificuldades que surgirem no meu caminho. Amém! Obrigado padre!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia e maravilhoso rezar com MARIA

    ResponderExcluir
  7. Amém padre João Carlos, bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas! Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  8. Maria Emília Jesus fala claramente alguém envergonhar de mim e das minhas palavras, também o filho do Homem se envrgonhara dee. Quando vier na glória de seu pai espírito santo santo vêm a meu encontro e cura meu coração

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos Que eu possa seguir o caminho que nos leva a Jesus. É em DEUS que encontrarmos nossa completa realização,a nossa completa felicidade. SENHOR, como cristão desejo carregar o peso dessa vida, no seguimento contigo... SENHOR, Tu és o caminho, a verdade e a vida. Ajuda-me, SENHOR, a trilhar o teu caminho. Desejo que Deus proporcione mútua paz, saúde e sabedoria a padre João Carlos e toda equipe da AMA. Deicho aqui o meu pedido de oração.... Campinas São Paulo

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos que papai do céu te ilumine sempre senhor Jesus sempre mim Gui no caminho certo para esta sempre com Tigo não deixe que eu faça outro caminho que não seja o seu eu quero ser seu seguidor segura na minha mão mim levar o caminho que devo trilha. 🙌🙌💙

    ResponderExcluir
  11. Bom DIA!!! Padre João Carlos, estamos sempre te agradecendo por todos os dias, este carinho em nos brindar com a meditação diária, para nos fortalecer em nossa caminhada, tem dias que está muito difícil. DEUS abençoe ricamente sua vida e sua missão. fique sempre com nossas preces daqui.

    ResponderExcluir
  12. Senhor da Glória, Deus de todos os povos, aumenta a nossa fé.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos, obrigado pelas meditações. Senhor, daí me forças pra te seguir. Pôr causa dá tua palavra lançarei sempre às REDES. Sua benção Padre.

    ResponderExcluir
  14. Senhor Jesus aumenta a minha fé amém

    ResponderExcluir
  15. Senhor pelas chagas fomos sarados quero te render graças é aprender contigo a carregar a minha cruz dando glória a Deus todos os dias que o Senhor me conceder nesta terra, sou apaixonada por ti.

    ResponderExcluir
  16. Deus Todo Poderoso te dou graças por td que és, Um Deus Maravilhoso,Soberano, Grandioso e Fiel. Obg Senhor por todas graças, bênçãos e milagres que já me concedestes. Bendito seja teu Santo Nome que nos salva e nos liberta de tds males.Glórias a Ti Senhor por ser nosso Deus e Senhor.

    ResponderExcluir
  17. Senhor todo poderoso tu és a minha vida !! . Ensina-me a te seguir em toda minha existência e ser forte na fé em ti e perseverar sempre no caminho do bem . Obrigada Senhor Jesus e meu Deus pai de todos nós .

    ResponderExcluir
  18. Deus Onisciente e Eterno, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. Contudo, me ajude colocar em prática a minha fé. Me ajude fazer boas obras. Me ajude ser sensato e justo. Me ajude segui-Lo carregando a minha cruz. Me ajude renunciar o pecado. Me ajude alcançar a vida eterna. Me ajude evangelizar com sabedoria e autoridade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS